Ir para o conteúdo
CIVISMILES

Fundo de Garantia Social

Recommended Posts

CIVISMILES

Boa tarde.

A minha mulher foi despedida por extinção do posto de trabalho em 30-09-2014.

Todos os ordenados à data ficaram pagos, sendo que a indemnização, ficou acordada ser paga na forma de uma prestação mensal, durante um bom par de anos. Isso ficou vertido numa declaração de divida.

No entanto nos últimos meses, começaram a falhar com a prestação, pelo que queremos acautelar a melhor forma de recebermos o que nos devem.

A empresa estava e ainda está em grandes dificuldades, mas ainda não entrou em insolvência.

1- Para acedermos ao fundo de garantia salarial, temos de primeiro pedir a insolvência da empresa?

2- Esse pedido é fácil ou é moroso e complexo?

3- Como desempregados, estamos um pouco curtos de liquidez para solicitar os serviços de um advogado. Onde nos devemos dirigir para resolver esta situação? Seg. Social, Tribunal, ACT?

Muito Obrigado.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

O pedido creio que é fácil. O processo que se segue é complexo mas para aceder ao FGS creio que basta comprovativo de que se meteu o pedido.

Podem ir à SS pedir apoio jurídico, se estão em más condições financeiras.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
CIVISMILES

Olá Paulo.

Quando diz que o pedido é fácil, refere-se ao pedido de insolvência ou ao pedido de garantia salarial.

È que me já me disseram que primeiro temos de pedir a insolvência da empresa, com base no incumprimento do reconhecimento de divida, e só depois poderemos aceder ao FGS.

De qualquer forma, a minha mulher hoje vai ao ACT, pedir mais esclarecimentos.

Cumprimentos.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Referia-me ao pedido de insolvência. O outro também...

Não é que não seja preciso alguma documentação e papelada, mas depois de tudo reunido, é só entregar o pedido. E isso basta para poder recorrer ao FGS acho eu.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
CIVISMILES

Tanto no ACT, como na Seg. Social disseram que primeiro temos de fazer um pedido de insolvência junto de um tribunal, e que só havendo aí decisão positiva, poderemos avançar para FGS.

Aqui surgem 2 problemas:

1- Terei de arranjar um advogado (não é bem um problema, mas sim uma obrigatoriedade);

2- E principalmente, enquanto não sai o processo de insolvência, poderá expirar o prazo de um ano, após o fim do contrato (Ago.15), para recorrer ao FGS.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Estive a ver as condições de acesso ao FGS no site da SS (http://www4.seg-social.pt/fundo-de-garantia-salarial) e realmente lá diz que uma das condições é ter sido proferida a sentença de insolvência.

Em qualquer caso, mesmo que não possas recorrer ao FGS, podes sempre recorrer aos tribunais para reclamar da dívida da empresa (leva é mais tempo - na prática é isso que depois o FGS faz, só que te adianta o dinheiro primeiro)

Quanto à questão do advigado, como já referi, podes pedir um na SS: http://www4.seg-social.pt/protecao-juridica

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
CIVISMILES

Lá consegui arrnajar uns trocos para falar com um advogado e não tenho boas noticias:

1º - De facto é necessário que seja proferida uma sentença de declaração de insolvência do empregador, o que segundo o advogado é um processo que demora poucas semanas (portanto ainda ia a tempo);

2º - O problema é que ele dia que nenhum Juíz irá decretar a insolvência da empresa, tendo por base apenas a minha divida (apesar da empresa estar parada e me parecer que apenas está activa porque também tem clientes/casos perdidos que lhes devem). Teria que arranjar provas que também deviam a outros trabalhadores, ou ainda melhor á Segurança Social e Finanças. E isto não tenho como conseguir.

3º - Mesmo que quisesse colocar um processo executivo (que apenas tinha pensado recorrer em ultimo caso), não poderia, uma vez que a assinatura da Confissão de Divida, não foi autenticada por um Notário;

Resumindo a situação é negra e o tempo não corre a nosso favor.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Erga Omnes

Lá consegui arrnajar uns trocos para falar com um advogado e não tenho boas noticias:

1º - De facto é necessário que seja proferida uma sentença de declaração de insolvência do empregador, o que segundo o advogado é um processo que demora poucas semanas (portanto ainda ia a tempo);

2º - O problema é que ele dia que nenhum Juíz irá decretar a insolvência da empresa, tendo por base apenas a minha divida (apesar da empresa estar parada e me parecer que apenas está activa porque também tem clientes/casos perdidos que lhes devem). Teria que arranjar provas que também deviam a outros trabalhadores, ou ainda melhor á Segurança Social e Finanças. E isto não tenho como conseguir.

3º - Mesmo que quisesse colocar um processo executivo (que apenas tinha pensado recorrer em ultimo caso), não poderia, uma vez que a assinatura da Confissão de Divida, não foi autenticada por um Notário;

Resumindo a situação é negra e o tempo não corre a nosso favor.

Se você requerer a insolvência da empresa eles têm 10 dias para contestar e, se o não fizerem, a insolvência é imediatamente decretada... Você não tem que arranjar provas...basta-lhe alegar e eles depois é que se têm que defender...

Quanto ao processo executivo, tem que meter 1.º uma injunção (demora uns 2 meses e meio) e depois já pode entrar com o processo executivo.

Veja se a empresa se encontra numa destas situações:

[table][tr][td]  Artigo 20.º

Outros legitimados[/td][/tr][tr][td]1 - A declaração de insolvência de um devedor pode ser requerida por quem for legalmente responsável pelas suas dívidas, por qualquer credor, ainda que condicional e qualquer que seja a natureza do seu crédito, ou ainda pelo Ministério Público, em representação das entidades cujos interesses lhe estão legalmente confiados, verificando-se algum dos seguintes factos:

a) Suspensão generalizada do pagamento das obrigações vencidas;

B) Falta de cumprimento de uma ou mais obrigações que, pelo seu montante ou pelas circunstâncias do incumprimento, revele a impossibilidade de o devedor satisfazer pontualmente a generalidade das suas obrigações;

c) Fuga do titular da empresa ou dos administradores do devedor ou abandono do local em que a empresa tem a sede ou exerce a sua principal actividade, relacionados com a falta de solvabilidade do devedor e sem designação de substituto idóneo;

d) Dissipação, abandono, liquidação apressada ou ruinosa de bens e constituição fictícia de créditos;

e) Insuficiência de bens penhoráveis para pagamento do crédito do exequente verificada em processo executivo movido contra o devedor;

f) Incumprimento de obrigações previstas em plano de insolvência ou em plano de pagamentos, nas condições previstas na alínea a) do n.º 1 e no n.º 2 do artigo 218.º;

g) Incumprimento generalizado, nos últimos seis meses, de dívidas de algum dos seguintes tipos:

i) Tributárias;

ii) De contribuições e quotizações para a segurança social;

iii) Dívidas emergentes de contrato de trabalho, ou da violação ou cessação deste contrato;

iv) Rendas de qualquer tipo de locação, incluindo financeira, prestações do preço da compra ou de empréstimo garantido pela respectiva hipoteca, relativamente a local em que o devedor realize a sua actividade ou tenha a sua sede ou residência;

h) Sendo o devedor uma das entidades referidas no n.º 2 do artigo 3.º, manifesta superioridade do passivo sobre o activo segundo o último balanço aprovado, ou atraso superior a nove meses na aprovação e depósito das contas, se a tanto estiver legalmente obrigado. [/td][/tr][/table]

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
CIVISMILES

Obrigado Erga Omnes pelo esclarecimento.

De facto, o advogado disse-me que era muito dificil um Juíz decretar a insolvência da empresa com base numa divida a um trabalhador de 5000€.

O que me diz de facto é mais animador.

Só uma questão muito prática:

Imaginemos, que peço a insolvência e a empresa no prazo de 10 dias não contesta (porque até lhe interessa ir para insolvência). O Juíz, por ausência de resposta, decreta automaticamente a insolvência, sem indagar se a empresa tem ou não capacidade de fazer face ás dividas?

Grato.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Erga Omnes

Obrigado Erga Omnes pelo esclarecimento.

De facto, o advogado disse-me que era muito dificil um Juíz decretar a insolvência da empresa com base numa divida a um trabalhador de 5000€.

O que me diz de facto é mais animador.

Só uma questão muito prática:

Imaginemos, que peço a insolvência e a empresa no prazo de 10 dias não contesta (porque até lhe interessa ir para insolvência). O Juíz, por ausência de resposta, decreta automaticamente a insolvência, sem indagar se a empresa tem ou não capacidade de fazer face ás dividas?

Grato.

Sim... E atenção que a empresa, caso conteste, tem uma trabalheira enorme...tem que juntar balancetes e análises financeiras para demonstrar a sua solvência...

Aquilo que se costuma fazer, quando a empresa não quer ir para a insolvência, é chegar a acordo consigo durante aqueles 10 dias e você desiste do pedido...

Seja como for é uma situação para si...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
CIVISMILES

Bem, muito obrigado pelos esclarecimentos.

Sendo assim, não percebo porque o advogado me tentou demover de pedir a insolvência.

Já marquei o seu blog para leitura de fim de semana e segunda-feira vou actuar. Não posso perder mais tempo.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
CIVISMILES

Bem, já passou mais de 1 ano, pelo que vou fazer um ponto da situação:

- Para não obrigar quem chega de novo a ler todo o tópico, falamos de uma caso de despedimento por extinção de posto de trabalho, onde ficou por pagar uma parte substancial da indemnização.

- De lá para cá, através de um advogado, foi colocada, no final do ano anterior, uma acção no tribunal de trabalho, contra a ex-empresa;

- Após isso, foi convocado pelo tribunal, uma audiência de partes, à qual a empresa faltou;

- Na mesma altura, e com a acção em mão, requeremos junto da Segurança Social, o acesso ao Fundo de Garantia Salarial;

- Consequentemente, foi decretada sentença do tribunal condenando a empresa ao pagamento da divida.

Devo dizer, que durante este período de tempo, não pedi a insolvência da empresa (tinha um motivo de força maior para não o fazer), nem nenhum dos outros credores a fez.

A minha dúvida é: existe prazo de validade dos créditos na segurança social. E, se a única solução for pedir a insolvência, como o devo fazer?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa