Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• fousa

Conta conjunta para crédito habitação

Recommended Posts

fousa

Estou em processo de compra de um apartamento e pretendo avançar com um crédito habitação na CGD.

O crédito habitação tem 2 proponentes, eu e a minha namorada, e ambos temos contas na CGD em separado.

Foi-me dito que o melhor seria abrir uma conta conjunta para associar o crédito habitação.

Fiquei a pensar, quais as implicações? A tal questão do saldo mínimo para evitar as despesas de manutenção também se coloca? E se tiver na minha conta pessoal o saldo mínimo, também não pago nesta conta conjunta? Ou funciona em separado e tenho que ter nas duas contas o saldo mínimo?

ABCD

Estou em processo de compra de um apartamento e pretendo avançar com um crédito habitação na CGD.

O crédito habitação tem 2 proponentes, eu e a minha namorada, e ambos temos contas na CGD em separado.

1. Foi-me dito que o melhor seria abrir uma conta conjunta para associar o crédito habitação.

Fiquei a pensar, quais as implicações? A tal questão do saldo mínimo para evitar as despesas de manutenção também se coloca? E se tiver na minha conta pessoal o saldo mínimo, também não pago nesta conta conjunta? Ou funciona em separado e tenho que ter nas duas contas o saldo mínimo?

1. Não observo qual seja o problema de ter uma conta conjunta para associar ao CH. Se o CH tem 2 proponentes, parece-me que seja natural uma conta com os dois proponentes... Chegou a colocar essa questão, ambos são clientes com conta aberta, ao funcionário do banco?

Preocupava-me mais em "observar" as restantes condições na constituição desse CH!...

fousa

Obrigado pela resposta. Felizmente as restantes condições da constituição do CH estão estudadas ao pormenor, já ando há muito tempo de volta do assunto..

A conta conjunta assumi que é o procedimento lógico. A minha única questão está relacionada com a questão das comissões de manutenção da conta, qual o modo de funcionamento no caso de ter conta em separado e outra conta em conjunto. Se é englobado como um todo ou não?

Na altura não me lembrei de colocar essa questão, pelo que me acudi do forum  :)

pauloaguia

A minha sugestão: manda a pergunta pela página de contactos do banco. Pode ser que tenhas uma resposta por escrito que te poderá valer de alguma coisa caso um dia venhas a ter problemas e decidam dar o dito por não dito...

Há bancos que olham para cada conta individualmente; há bancos que consideram todo o património que aquele cliente tem com o banco. Não sei qual é o caso da CGD, mas eu preferiria sempre primeiro a resposta dada pelo banco que a resposta dada por algum desconhecido num fórum... mesmo sendo neste ;)

ABCD

Obrigado pela resposta.

1. Felizmente as restantes condições da constituição do CH estão estudadas ao pormenor, já ando há muito tempo de volta do assunto..

A conta conjunta assumi que é o procedimento lógico.

2. A minha única questão está relacionada com a questão das comissões de manutenção da conta, qual o modo de funcionamento no caso de ter conta em separado e outra conta em conjunto. Se é englobado como um todo ou não?

3. Na altura não me lembrei de colocar essa questão, pelo que me acudi do forum  :)

1. Não deverá ser por andar à volta do assunto à muito tempo, que o levará a constituir a melhor opção. Pelo que contou o banco está a precaver-se. E no dia em que o "casal" de namorados se tornarem desavindos, o banco pouco se importará com a situação!...

2. Em geral, na CGD, por "ordem" do titular das contas estas podem ser englobadas. Uma das razões prende-se com o valor relativo às despesas de manutenção!...

3. Mas ainda vai a tempo... e como cliente do banco, tem vários meios para os questionar!...

fousa

Obrigado pelas respostas.

Dirigi-me ao balcão como sugeriram e confirma-se, deram-me a indicação que na CGD as contas são independentes para efeito das taxas de comissão de manutenção de conta.

Neste caso, a conta conjunta necessita da domiciliação ordenado e a conta pessoal de depósitos a prazo superiores a 3.5k.

ABCD, a minha área de formação não é a área financeira, mas tenho um particular interesse pela área, razão pela qual frequento este e outros fóruns. Cada tópico aberto é um conhecimento novo pelo qual agradeço. Em relação ao crédito habitação, penso ter a coisa controlada e qualquer dúvida, por muito estúpida que seja, não tenho receio de a colocar..

E no dia em que o "casal" de namorados se tornarem desavindos' date=' o banco pouco se importará com a situação[/quote']

Cada um zela pelos seus interesses,  tanto serve para o banco como para o cliente.

ABCD

Obrigado pelas respostas.

Dirigi-me ao balcão como sugeriram e confirma-se, deram-me a indicação que na CGD as contas são independentes para efeito das taxas de comissão de manutenção de conta.

Neste caso, a conta conjunta necessita da domiciliação ordenado e a conta pessoal de depósitos a prazo superiores a 3.5k.

ABCD, a minha área de formação não é a área financeira, mas tenho um particular interesse pela área, razão pela qual frequento este e outros fóruns. Cada tópico aberto é um conhecimento novo pelo qual agradeço. Em relação ao crédito habitação, penso ter a coisa controlada e qualquer dúvida, por muito estúpida que seja, não tenho receio de a colocar..

Ainda bem que tem tudo sob controle. Boa sorte no decorrer do CH!...

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa