Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Calcular IVA na compra e venda de produto

Visitante Bruno Lopes

Recommended Posts

Visitante Bruno Lopes

Boa tarde

Estou em vias de entrar num negócio sobre tinteiros , dos quais os mesmos são importados.

A minha questão prende-se com o IVA que pago na alfândega e o IVA que posteriormente tenho que cobrar ao cliente final.

A minha dúvida é:

Compro um tinteiro a 10 euros e com IVA fica-me a 12.30€

Ora eu quero ganhar neste tinteiro 5€ de lucro...

Então sairia ao cliente final 15 + IVA = 18.30€

Assim sendo, se eu já paguei 2.30 de IVA ao estado posteriormente não vou entregar os 3,45€ que foram cobrados ao cliente final também ao estado certo? Neste caso o que vou entregar é a diferença que fica 1,15€...

Neste caso específico de forma a poder vender o produto mais barato , ao invés de vender por 18.30 posso vender por 16.45 a contar com o que realmente vou entregar ao estado?

Não sei se me faço entender, nem tenho a certeza se para quem vende e compra produtos fazem este tipo de cálculos no IVA de forma a vender o produto mais barato..

Agradeço a quem me puder dissipar estas dúvidas.

Obrigado

Bem Haja

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

Estou em vias de entrar num negócio sobre tinteiros , dos quais os mesmos são importados.

A minha questão prende-se com o IVA que pago na alfândega e o IVA que posteriormente tenho que cobrar ao cliente final.

A minha dúvida é:

1. Então sairia ao cliente final 15 + IVA = 18.30€

Assim sendo, se eu já paguei 2.30 de IVA ao estado posteriormente não vou entregar os 3,45€ que foram cobrados ao cliente final também ao estado certo? Neste caso o que vou entregar é a diferença que fica 1,15€...

Neste caso específico de forma a poder vender o produto mais barato , ao invés de vender por 18.30 posso vender por 16.45 a contar com o que realmente vou entregar ao estado?

Não sei se me faço entender, nem tenho a certeza se para quem vende e compra produtos fazem este tipo de cálculos no IVA de forma a vender o produto mais barato..

Agradeço a quem me puder dissipar estas dúvidas.

Obrigado

Bem Haja

1. O valor a cobrar para que tenha um lucro de 5€ deverá ser de 17,30€!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Bruno Lopes

Obrigado ABCD

Pois é essa parte que não percebo, seria possível fazer um exemplo prático sff?

Neste caso :

O que me está a dizer é que no produto que vou vender ao cliente coloco os 23% de IVA mas a diferença acima referida, no fundo também vai ser o meu lucro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se o tinteiro te fica por 10€ e queres um lucro de 5€, deves cobrar 15€. Os 2,3€ na prática são suportados pelo cliente, sim, mas tu pagas esse montante à mesma, certo? Senão repara - tu gastas 10€ com o tinteiro, pagas 2,3€ de IVA... se só cobras 16,45€, donde ainda tens de pagar o IVA que o cliente te entrega, onde é que ficam os teus 5€ de lucro?

Já agora, o valor final a cobrar ao cliente quando o preço base são 15€ é de 18,45€.

Tipicamente é possível baixar um ou dois cêntimos sem afetar a margem de lucro porque, por causa dos arredondamentos é ao IVA que esses cêntimos são retirados primeiro (é por isso que há tantos preços a acabar em ,99€ ou ,98€). Mas cortes maiores abatem à margem de lucro, naturalmente...

Agora, se andas a praticar preços 50% superiores corres o risco de os teus potenciais clientes irem buscar ao mesmo fornecedor que tu...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado ABCD

Pois é essa parte que não percebo, seria possível fazer um exemplo prático sff?

Neste caso :

O que me está a dizer é que no produto que vou vender ao cliente coloco os 23% de IVA mas a diferença acima referida, no fundo também vai ser o meu lucro?

Há algo que não percebi... dai que a resposta tenha incidido sobre a parte que sublinhei...

Se compra a 10€, como disse, neste valor já não está incluído o IVA?

Se for esse o caso, parece-me que está a fazer demasiadas contas!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 years later...
    Visitante Alexandre Pereira

Bom, já lá vão 4 anos, mas pode ser que sirva para alguém.

Preço de Custo: 10€ (+23% Iva) 

Para ganhar 5€:

10€+5€= 15€ (+23% Iva) 

Preço final público = 18,45€

Agora, andando para trás:

18,45€/ 1,23 = 15€ (valor de venda sem Iva)

15€ - 10€ (valor de compra sem Iva) = 5€ de lucro

"ao invés de vender por 18.30 posso vender por 16.45" -- Não.

Ao vender por 16,45€ teremos:

16,45€/1,23 = 13,37 (isto é 13,37 + 23% = 16,45€)

Ora 13,37€ - 10€ = 3,37€ de lucro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Alexandre Pereira
    A 25/06/2015 às 12:38, ABCD disse:

Se compra a 10€, como disse, neste valor já não está incluído o IVA?

O Bruno Lopes começa por dizer:

"Compro um tinteiro a 10 euros e com IVA fica-me a 12.30€" Para evitar levar as pessoas ao engano e a criar confusões, convém ler e reler o que foi postado.

"1. O valor a cobrar para que tenha um lucro de 5€ deverá ser de 17,30€!..." - Como é que chegou a este valor?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites