Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Guest Bruno Lopes

Calcular IVA na compra e venda de produto

Recommended Posts

Guest Bruno Lopes

Boa tarde

Estou em vias de entrar num negócio sobre tinteiros , dos quais os mesmos são importados.

A minha questão prende-se com o IVA que pago na alfândega e o IVA que posteriormente tenho que cobrar ao cliente final.

A minha dúvida é:

Compro um tinteiro a 10 euros e com IVA fica-me a 12.30€

Ora eu quero ganhar neste tinteiro 5€ de lucro...

Então sairia ao cliente final 15 + IVA = 18.30€

Assim sendo, se eu já paguei 2.30 de IVA ao estado posteriormente não vou entregar os 3,45€ que foram cobrados ao cliente final também ao estado certo? Neste caso o que vou entregar é a diferença que fica 1,15€...

Neste caso específico de forma a poder vender o produto mais barato , ao invés de vender por 18.30 posso vender por 16.45 a contar com o que realmente vou entregar ao estado?

Não sei se me faço entender, nem tenho a certeza se para quem vende e compra produtos fazem este tipo de cálculos no IVA de forma a vender o produto mais barato..

Agradeço a quem me puder dissipar estas dúvidas.

Obrigado

Bem Haja

ABCD

Boa tarde

Estou em vias de entrar num negócio sobre tinteiros , dos quais os mesmos são importados.

A minha questão prende-se com o IVA que pago na alfândega e o IVA que posteriormente tenho que cobrar ao cliente final.

A minha dúvida é:

1. Então sairia ao cliente final 15 + IVA = 18.30€

Assim sendo, se eu já paguei 2.30 de IVA ao estado posteriormente não vou entregar os 3,45€ que foram cobrados ao cliente final também ao estado certo? Neste caso o que vou entregar é a diferença que fica 1,15€...

Neste caso específico de forma a poder vender o produto mais barato , ao invés de vender por 18.30 posso vender por 16.45 a contar com o que realmente vou entregar ao estado?

Não sei se me faço entender, nem tenho a certeza se para quem vende e compra produtos fazem este tipo de cálculos no IVA de forma a vender o produto mais barato..

Agradeço a quem me puder dissipar estas dúvidas.

Obrigado

Bem Haja

1. O valor a cobrar para que tenha um lucro de 5€ deverá ser de 17,30€!...

Guest Bruno Lopes

Obrigado ABCD

Pois é essa parte que não percebo, seria possível fazer um exemplo prático sff?

Neste caso :

O que me está a dizer é que no produto que vou vender ao cliente coloco os 23% de IVA mas a diferença acima referida, no fundo também vai ser o meu lucro?

pauloaguia

Se o tinteiro te fica por 10€ e queres um lucro de 5€, deves cobrar 15€. Os 2,3€ na prática são suportados pelo cliente, sim, mas tu pagas esse montante à mesma, certo? Senão repara - tu gastas 10€ com o tinteiro, pagas 2,3€ de IVA... se só cobras 16,45€, donde ainda tens de pagar o IVA que o cliente te entrega, onde é que ficam os teus 5€ de lucro?

Já agora, o valor final a cobrar ao cliente quando o preço base são 15€ é de 18,45€.

Tipicamente é possível baixar um ou dois cêntimos sem afetar a margem de lucro porque, por causa dos arredondamentos é ao IVA que esses cêntimos são retirados primeiro (é por isso que há tantos preços a acabar em ,99€ ou ,98€). Mas cortes maiores abatem à margem de lucro, naturalmente...

Agora, se andas a praticar preços 50% superiores corres o risco de os teus potenciais clientes irem buscar ao mesmo fornecedor que tu...

ABCD

Obrigado ABCD

Pois é essa parte que não percebo, seria possível fazer um exemplo prático sff?

Neste caso :

O que me está a dizer é que no produto que vou vender ao cliente coloco os 23% de IVA mas a diferença acima referida, no fundo também vai ser o meu lucro?

Há algo que não percebi... dai que a resposta tenha incidido sobre a parte que sublinhei...

Se compra a 10€, como disse, neste valor já não está incluído o IVA?

Se for esse o caso, parece-me que está a fazer demasiadas contas!...

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa