Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Dúvida sobre cartão refeição

Visitante Mariana Pereira

Recommended Posts

Bom dia!

A minha pergunta não é totalmente sobre impostos mas sim relativamente aos cartões refeição. A minha empresa vai optar por nos pagar o subsídio de alimentação em cartão refeição e diz no site que o prazo de validade são 4 anos. Após esse prazo, o que acontece ao dinheiro no cartão? Como tenho 21 anos e não tenho casa própria, não consigo gastar 100€+/mês em alimentação, por isso tenho algum receio de perder o dinheiro que ganhar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

A minha pergunta não é totalmente sobre impostos mas sim relativamente aos cartões refeição. A minha empresa vai optar por nos pagar o subsídio de alimentação em cartão refeição e diz no site que o prazo de validade são 4 anos. Após esse prazo, o que acontece ao dinheiro no cartão? Como tenho 21 anos e não tenho casa própria, não consigo gastar 100€+/mês em alimentação, por isso tenho algum receio de perder o dinheiro que ganhar.

Não é o que perguntaste, mas deverás também poder usar esse cartão na maioria dos super e hipermercados, mesmo na compra de produtos não alimentares.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Se for o cartão ticket restaurante, não tem de ser só em produtos alimentares, podes utilizar o cartão nos Continentes, Pingo Doce, Lidl e outros e comprares o que quiseres.

Em alternativa podes entregar o cartão a um teu familiar em troca do valor que a tua empresa credita todos os meses.

Tenho amigos na tua situação e procedem desta forma:

Foi creditado no cartão 140€ ( o familiar dá os 140€ em dinheiro ao meu colega e o familiar quando for fazer compras nos Continentes, Pingo Doce, Lidl e outros pagam com o cartão em vez de pagarem com dinheiro fisico, ou seja funciona exatamente como o cartão multibanco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já tive a mesma duvida que tu, e o que te posso dizer é, o dinheiro que tens no cartão tem a duração do mesmo cartão, ou seja pelo que mencionaste de validade de 4 anos, poderás ter lá o dinheiro acumulado durante 4 anos! Como não tens casa própria e afins podes também usa-lo em lojas tipo worten(dentro de superfícies como o continente) e comprar o que quiseres, tvs, telemóveis, jogos, frigoríficos, etc isto tudo através da conversão do valor do teu cartão de refeição para vales em dinheiro (modelo usado em wortens).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aqui ja vai perto de 1000€ acumulados. Ainda hoje ia para pagar 25€ num restaurante "ah temos o MB avariado". Mercearia "aqui nao temos MB", vou almocar a um restaurante num hotel da nao autorizado porque o cae e outro, etc

Esta treta do subsidio em cartao e a maior treta que inventaram e condiciona claramente as opcoes de consumo de uma pessoa. Se alguem tiver um restaurante faco de bom grado um pagamento de 1000€, em troca do dinheiro, e dou uma grojeta boa so para tirar o dinheiro desta porcaria.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aqui ja vai perto de 1000€ acumulados. Ainda hoje ia para pagar 25€ num restaurante "ah temos o MB avariado". Mercearia "aqui nao temos MB", vou almocar a um restaurante num hotel da nao autorizado porque o cae e outro, etc

Esta treta do subsidio em cartao e a maior treta que inventaram e condiciona claramente as opcoes de consumo de uma pessoa. Se alguem tiver um restaurante faco de bom grado um pagamento de 1000€, em troca do dinheiro, e dou uma grojeta boa so para tirar o dinheiro desta porcaria.

Estas a ver isso da perspectiva errada, já pensaste o que poupaste de impostos com esses 1000€ de parte? O que dizes é correcto, ir a mercearia e não puder pagar é chato e com isto terás sempre de ir a grandes superfícies comerciais com MB, mas isso também quem abre negocio tem de se actualizar e meter MB pois irá captar mais compradores, ok com compras mínimas superiores a 5/10€ mas irá compensar sempre! Se te queres ver livre do dinheiro podes sempre usar a velha táctica de ir à worten comprar coisas ate 1000€ e passado uns dias ir lá dizer que não estas satisfeito e eles devolvem-te o dinheiro!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha prespectiva, e que devia ser a unica, e receber em cartao se quiser, e se nao quiser nao o receber. Nao dar opcao de escolha e que nao faz o minimo sentido. Provavelmente o que vai acontecer numa superficie comercial e ainda me creditarem o valor em cartao nao sei que, ou e, talao xpto em caso de ir la devolver alguma coisa. Mas isto sou eu a falar, nem sei sequer como isso funciona. Alem de que antes disso ainda tinha de conseguir usar isso com outro esquema de cartoes presente ou a coisa mais cara dentro do continente. Enfim, isto e so tretas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mariana,

Quando recebi o meu cartão há uns anos fiz a pergunta à euroticket/à la card se o dinheiro creditado no cartão-refeição expiraria. Responderam-me "informamos que não existe qualquer prazo para utilização do saldo disponivel no cartão"

O cartão físico há de ter uma prazo de validade. Findo o prazo de validade ele deverá ser substituído por outro e o teu dinheiro continuará lá. É o mesmo princípio de um cartão multibanco normal. Ou pelo menos foi o depreendi.

zero,

Estou um pouco espantado que ainda haja alguém que só faça as compras na mercearia do bairro que não tem multibanco. Não é uma crítica, estou simplesmente espantado... Porque quem faz compras do dia a dia em supermercados (ou as compras da semana, ou as compras do mês nos hipermercados), os cento e tal euros que pingam mensalmente nesse cartão vão-se num instante! Vale o mesmo que dinheiro na conta para mim, com a diferença que está livre de impostos.

Quanto a compras e devoluções com esse cartão. Sempre que fiz uma compra com esse cartão e devolvi algum produto (seja no Continente, no Pingo Doce ou no Minipreço) devolveram-me sempre em notas e moedas.

Não percebi que esquemas é que poderias fazer com cartão-presente... Só se for para converter em crédito para usar noutras lojas do grupo onde normalmente não podias usar o cartão-refeição (no caso do Continente: Worten, Wells, Zippy...) Mas aí ficas restringido a essas lojas desse grupo e à validade do cartão. Só se tiveres qualquer coisa em mente para comprar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada a todos pelas respostas!

Entrei em contacto com o banco e disseram-me que o dinheiro nunca se perde aconteça o que acontecer ao cartão, mesmo que este expire. "Se o dinheiro nunca for gasto e o cartão expirar, o banco transferirá o dinheiro de volta para a empresa ou para o titular do cartão. Nunca perderá o seu dinheiro".

Aproveito para mencionar que também não acho muita piada a limitarem o uso deste cartão em estabelecimentos de alimentação, mas o dinheiro extra acaba sempre por compensar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aproveito para mencionar que também não acho muita piada a limitarem o uso deste cartão em estabelecimentos de alimentação, mas o dinheiro extra acaba sempre por compensar.

Não acha piada?! Afinal trata-se do subsidio de alimentação... ;)

Pq acha que tem o beneficio fiscal acrescido? Estando limitado ao uso electrónico, reduz a economia paralela.

Cumprimentos,

M

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

Bom Dia!

Não sei se me podem ajudar com esta dúvida. 

Tenho o Cartão Euroticket e fui a um supermercado que é aderente a este cartão.

Sempre paguei qualquer valor com o cartão mas o dono da loja diz que agora só valores superiores 5 euros é que posso pagar com o cartão! Isto é legal??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Visitante Pipovki disse:

Bom Dia!

Não sei se me podem ajudar com esta dúvida. 

Tenho o Cartão Euroticket e fui a um supermercado que é aderente a este cartão.

Sempre paguei qualquer valor com o cartão mas o dono da loja diz que agora só valores superiores 5 euros é que posso pagar com o cartão! Isto é legal??

Sim, se tiver essa indicação por escrito nalgum placard. É uma prática habitual, mais nos restaurantes, mas até há relativamente pouco tempo o Pingo Doce só deixava pagar com cartão valores a partir de €20.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...
    Cláudia Castelhano
    Boa tarde, 
    Recebo em cartão o subsidio de alimentação. 
    Tenho o do Santander Refeição e ainda lá tenho dinheiro mas a minha empresa agora alterou para o Euroticket Refeição Visa.
    Alguem por acaso experimentou em bombas de combustivel dos hipers, tipo intermache ou Eleclerc, ou outras e conseguiram, se sim em quais ?
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Cláudia Castelhano
    Boa tarde, 
    Tenho o do Santander Refeição e ainda lá tenho dinheiro mas a minha empresa agora alterou para o Euroticket Refeição Visa.
    Alguem por acaso experimentou em bombas de combustivel dos hipers, tipo intermache ou Eleclerc, ou outras e conseguiram, se sim em quais ?
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Cláudia Castelhano disse:
    Boa tarde, 

Claudia, pode sempre carregar o Cartão Presente Gasolineira e usá-lo nas gasolineiras Jumbo. Ver mais aqui e aqui

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    • 5 months later...
    • 1 month later...
    Visitante HugoMendes
    A ‎10‎-‎01‎-‎2019 às 13:32, daniel__ disse:

Já usei o cartão presente do continente, calculo que seja idêntico. Paga na caixa do supermercado e usa nas lojas do grupo.

Fui ao continente (norte shopping) e tentei comprar esse cartão presente com o cartão refeição, disseram-me que não era possível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Visitante HugoMendes disse:

Fui ao continente (norte shopping) e tentei comprar esse cartão presente com o cartão refeição, disseram-me que não era possível.

Também me aconteceu pela primeira vez há umas semanas. Mas um mês antes deixaram-me carregar sem problemas num outro Continente.

Aparentemente, apesar de funcionar, alguns funcionários do Continente terão ordens para não carregar cartões Dá com cartões refeição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 months later...
    Visitante Diogo Tristão

Olá, vim só aqui dizer que há uma maneira de transferir o dinheiro do cartão ticket restaurante para dinheiro físico so teem que ir num estabelecimento continente que tenha MoneyGram e podem transferir o dinheiro que teem no cartão ticket restaurante por uma certa taxa que teem de pagar que no meu caso transferi 250€ e só tive de pagar uma taxa de 12€ mas para levantar tem que ser em um outro continente com MoneyGram..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    • 6 months later...
    A 29/06/2015 às 18:21, m--m disse:

Não acha piada?! Afinal trata-se do subsidio de alimentação... ;)

Pq acha que tem o beneficio fiscal acrescido? Estando limitado ao uso electrónico, reduz a economia paralela.

Adoro as opiniões destas pseudo autoridades quando lhes chegar a casa as alterações contratuais cuja maioria não se digna a ler com as respectivas comissões... Estes iluminados parecem sempre esquecerem-se que os bancos nunca beneficiaram ninguém a não ser eles próprios e afinal de contas é um produto financeiro como qualquer outro.  Não há qualquer obrigação legal que obrigue um colaborador a receber esse valor por essa via.  Fica o reparo e o pedido para que leiam a ficha de informação normalizada do produtor. É por isso que eles fazem o que querem deste povo . Não há nada pior do que a pobreza de espírito e a iliteracia financeira.

Cumprimentos,

M

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 9 months later...
    Visitante utilizador
    On 3/1/2019 at 9:29 AM, M_R_J said:

Também me aconteceu pela primeira vez há umas semanas. Mas um mês antes deixaram-me carregar sem problemas num outro Continente.

Aparentemente, apesar de funcionar, alguns funcionários do Continente terão ordens para não carregar cartões Dá com cartões refeição.

Também dá para adicionar o cartão de refeição ao mbway e depois pedir para pagar por mbway assim eles não sabem com que cartão esta ser pago o cartão presente

https://www.mbway.pt/use-o-seu-cartao-de-refeicao-euroticket-atraves-do-mb-way/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites