Ir para o conteúdo
Visitante Mariana Pereira

Dúvida sobre cartão refeição

Recommended Posts

Bom dia!

A minha pergunta não é totalmente sobre impostos mas sim relativamente aos cartões refeição. A minha empresa vai optar por nos pagar o subsídio de alimentação em cartão refeição e diz no site que o prazo de validade são 4 anos. Após esse prazo, o que acontece ao dinheiro no cartão? Como tenho 21 anos e não tenho casa própria, não consigo gastar 100€+/mês em alimentação, por isso tenho algum receio de perder o dinheiro que ganhar.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JRJordao

Bom dia!

A minha pergunta não é totalmente sobre impostos mas sim relativamente aos cartões refeição. A minha empresa vai optar por nos pagar o subsídio de alimentação em cartão refeição e diz no site que o prazo de validade são 4 anos. Após esse prazo, o que acontece ao dinheiro no cartão? Como tenho 21 anos e não tenho casa própria, não consigo gastar 100€+/mês em alimentação, por isso tenho algum receio de perder o dinheiro que ganhar.

Não é o que perguntaste, mas deverás também poder usar esse cartão na maioria dos super e hipermercados, mesmo na compra de produtos não alimentares.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
caçote

Bom dia!

Se for o cartão ticket restaurante, não tem de ser só em produtos alimentares, podes utilizar o cartão nos Continentes, Pingo Doce, Lidl e outros e comprares o que quiseres.

Em alternativa podes entregar o cartão a um teu familiar em troca do valor que a tua empresa credita todos os meses.

Tenho amigos na tua situação e procedem desta forma:

Foi creditado no cartão 140€ ( o familiar dá os 140€ em dinheiro ao meu colega e o familiar quando for fazer compras nos Continentes, Pingo Doce, Lidl e outros pagam com o cartão em vez de pagarem com dinheiro fisico, ou seja funciona exatamente como o cartão multibanco.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Mercenario

Já tive a mesma duvida que tu, e o que te posso dizer é, o dinheiro que tens no cartão tem a duração do mesmo cartão, ou seja pelo que mencionaste de validade de 4 anos, poderás ter lá o dinheiro acumulado durante 4 anos! Como não tens casa própria e afins podes também usa-lo em lojas tipo worten(dentro de superfícies como o continente) e comprar o que quiseres, tvs, telemóveis, jogos, frigoríficos, etc isto tudo através da conversão do valor do teu cartão de refeição para vales em dinheiro (modelo usado em wortens).

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
zero

Aqui ja vai perto de 1000€ acumulados. Ainda hoje ia para pagar 25€ num restaurante "ah temos o MB avariado". Mercearia "aqui nao temos MB", vou almocar a um restaurante num hotel da nao autorizado porque o cae e outro, etc

Esta treta do subsidio em cartao e a maior treta que inventaram e condiciona claramente as opcoes de consumo de uma pessoa. Se alguem tiver um restaurante faco de bom grado um pagamento de 1000€, em troca do dinheiro, e dou uma grojeta boa so para tirar o dinheiro desta porcaria.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Mercenario

Aqui ja vai perto de 1000€ acumulados. Ainda hoje ia para pagar 25€ num restaurante "ah temos o MB avariado". Mercearia "aqui nao temos MB", vou almocar a um restaurante num hotel da nao autorizado porque o cae e outro, etc

Esta treta do subsidio em cartao e a maior treta que inventaram e condiciona claramente as opcoes de consumo de uma pessoa. Se alguem tiver um restaurante faco de bom grado um pagamento de 1000€, em troca do dinheiro, e dou uma grojeta boa so para tirar o dinheiro desta porcaria.

Estas a ver isso da perspectiva errada, já pensaste o que poupaste de impostos com esses 1000€ de parte? O que dizes é correcto, ir a mercearia e não puder pagar é chato e com isto terás sempre de ir a grandes superfícies comerciais com MB, mas isso também quem abre negocio tem de se actualizar e meter MB pois irá captar mais compradores, ok com compras mínimas superiores a 5/10€ mas irá compensar sempre! Se te queres ver livre do dinheiro podes sempre usar a velha táctica de ir à worten comprar coisas ate 1000€ e passado uns dias ir lá dizer que não estas satisfeito e eles devolvem-te o dinheiro!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
zero

A minha prespectiva, e que devia ser a unica, e receber em cartao se quiser, e se nao quiser nao o receber. Nao dar opcao de escolha e que nao faz o minimo sentido. Provavelmente o que vai acontecer numa superficie comercial e ainda me creditarem o valor em cartao nao sei que, ou e, talao xpto em caso de ir la devolver alguma coisa. Mas isto sou eu a falar, nem sei sequer como isso funciona. Alem de que antes disso ainda tinha de conseguir usar isso com outro esquema de cartoes presente ou a coisa mais cara dentro do continente. Enfim, isto e so tretas.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
M_R_J

Mariana,

Quando recebi o meu cartão há uns anos fiz a pergunta à euroticket/à la card se o dinheiro creditado no cartão-refeição expiraria. Responderam-me "informamos que não existe qualquer prazo para utilização do saldo disponivel no cartão"

O cartão físico há de ter uma prazo de validade. Findo o prazo de validade ele deverá ser substituído por outro e o teu dinheiro continuará lá. É o mesmo princípio de um cartão multibanco normal. Ou pelo menos foi o depreendi.

zero,

Estou um pouco espantado que ainda haja alguém que só faça as compras na mercearia do bairro que não tem multibanco. Não é uma crítica, estou simplesmente espantado... Porque quem faz compras do dia a dia em supermercados (ou as compras da semana, ou as compras do mês nos hipermercados), os cento e tal euros que pingam mensalmente nesse cartão vão-se num instante! Vale o mesmo que dinheiro na conta para mim, com a diferença que está livre de impostos.

Quanto a compras e devoluções com esse cartão. Sempre que fiz uma compra com esse cartão e devolvi algum produto (seja no Continente, no Pingo Doce ou no Minipreço) devolveram-me sempre em notas e moedas.

Não percebi que esquemas é que poderias fazer com cartão-presente... Só se for para converter em crédito para usar noutras lojas do grupo onde normalmente não podias usar o cartão-refeição (no caso do Continente: Worten, Wells, Zippy...) Mas aí ficas restringido a essas lojas desse grupo e à validade do cartão. Só se tiveres qualquer coisa em mente para comprar...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada a todos pelas respostas!

Entrei em contacto com o banco e disseram-me que o dinheiro nunca se perde aconteça o que acontecer ao cartão, mesmo que este expire. "Se o dinheiro nunca for gasto e o cartão expirar, o banco transferirá o dinheiro de volta para a empresa ou para o titular do cartão. Nunca perderá o seu dinheiro".

Aproveito para mencionar que também não acho muita piada a limitarem o uso deste cartão em estabelecimentos de alimentação, mas o dinheiro extra acaba sempre por compensar.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
m--m

Aproveito para mencionar que também não acho muita piada a limitarem o uso deste cartão em estabelecimentos de alimentação, mas o dinheiro extra acaba sempre por compensar.

Não acha piada?! Afinal trata-se do subsidio de alimentação... ;)

Pq acha que tem o beneficio fiscal acrescido? Estando limitado ao uso electrónico, reduz a economia paralela.

Cumprimentos,

M

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Pipovki

Bom Dia!

Não sei se me podem ajudar com esta dúvida. 

Tenho o Cartão Euroticket e fui a um supermercado que é aderente a este cartão.

Sempre paguei qualquer valor com o cartão mas o dono da loja diz que agora só valores superiores 5 euros é que posso pagar com o cartão! Isto é legal??

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Pedro Pais
há 6 horas, Visitante Pipovki disse:

Bom Dia!

Não sei se me podem ajudar com esta dúvida. 

Tenho o Cartão Euroticket e fui a um supermercado que é aderente a este cartão.

Sempre paguei qualquer valor com o cartão mas o dono da loja diz que agora só valores superiores 5 euros é que posso pagar com o cartão! Isto é legal??

Sim, se tiver essa indicação por escrito nalgum placard. É uma prática habitual, mais nos restaurantes, mas até há relativamente pouco tempo o Pingo Doce só deixava pagar com cartão valores a partir de €20.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa