Ir para o conteúdo
Wakka

Dúvida - Recusa na emissão de factura

Recommended Posts

Wakka

Boa tarde pessoal,

Infelizmente tive um problema com uma infiltração causada pelo vizinho de cima, no qual tive que chamar um piquete de urgência.

Os senhores fizeram a reparação, passaram-me uma folha com os valores descriminados e no final dizia o seguinte:

Sub Total ___

IVA ___

Total 800€

Neste momento, por causa da seguradora necessito de uma factura a sério que na altura eles dissera que passariam, mas que na altura não tinham forma de o fazer. O problema começa aqui, eles dizem que eu não paguei o IVA e como tal tenho de o fazer para eles me passarem a factura.

A questão é que eu já paguei um valor exorbitante (um roubo segundo o perito da seguradora) visto que o arranjo custaria cerca de 140€ e neste momento eles dizem que eu é que não paguei o IVA. Parece-me uma tentativa clara de fuga ao fisco e como tal contactei a AT para saber como denunciar estes casos.

O que me responderam foi que necessitava do contribuinte do prestador e do adquirente (eu) para fazer a denuncia, a questão é que como eles não me passou factura não faço ideia do contribuinte da empresa.

Alguém tem alguma experiência em casos semelhantes?

Muito obrigado.

Cumprimentos,

João Espírito Santo.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Wakka

Esse piquete nao tem nome?

Tem sim e a empresa também. Entretanto através de outros meios já consegui obter o NIF da empresa.

A AT diz-me que o IVA deveria ser 6% pois é uma reparação na habitação, eles dizem-me que é 23%.

Encontrei isto, que penso que será o caso.

Lista I

Os serviços, na área da construção, sujeitos a uma taxa reduzida do IVA (6%), são os seguintes:

2.27 - As empreitadas de beneficiação, remodelação, renovação, restauro, reparação ou conservação de imóveis ou partes autónomas destes afectos à habitação, com excepção dos trabalhos de limpeza, de manutenção dos espaços verdes e das empreitadas sobre bens imóveis que abranjam a totalidade ou uma parte dos elementos constitutivos de piscinas, saunas, campos de ténis, golfe ou minigolfe ou instalações similares. A taxa reduzida não abrange os materiais incorporados, salvo se o respectivo valor não exceder 20 % do valor global da prestação de serviços."

Alguém consegue confirmar?

Já alguém efectuou uma denúncia destas? É viável chamar a polícia ao local nestes casos?

Obrigado.

Cumprimentos.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa