Ir para o conteúdo
Visitante gsb

Mais Valias

Recommended Posts

Visitante gsb

Boas

Gostaria de colocar uma questão pois não tenho grandes conhecimentos fiscais, se me poder ajudar agradecia.

Sou herdeiro entre outros (meus irmãos, tios e tias) de uns terrenos que eram da minha avó (já falecida como também o meu pai)‎ os quais acabaram de ser vendidos em Maio.

Gostaria de saber como funciona e como chego ao valor das mais valias?

Vou ter de declarar no irs ?

Obrigado

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Sim, a venda de imóveis é de declaração obrigatória na declaração de IRS.

Para obter as mais valias, grosso modo, subtrai-se o valor da venda ao valor que os imóveis tinham quando foram arrendados (subtraindo ainda eventuais encargos com o IMT e os registos na altura da aquisição).

O fisco depois aplica o imposto sobre metade do valor da mais valia.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
quim

Bom dia.

Gostaria (se possível) que me dessem aqui uma ajuda:

Tenho um terreno rústico que herdei e pretendo vender. Ao simular o irs reparo que a venda não me será benéfica pois as mais valias irão alterar em muito o meu irs familiar.

As minhas dúvidas:

Tenho dois filhos a estudar no ensino superior, será possível eu fazer uma doação desse terreno a um dos filhos,  em seguida ele fazer a venda e no próximo ano ele fazer o irs em separado do agregado familiar para desta forma baixar as mais valias a pagar?

Obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia
Tenho um terreno rústico que herdei e pretendo vender. Ao simular o irs reparo que a venda não me será benéfica pois as mais valias irão alterar em muito o meu irs familiar.
Vendes por 1000, pagas 300 de imposto (exemplo)... estás a dizer que os 700 não são benéficos?

É que não percebi esta parte (talve com números a sério...)