Ir para o conteúdo
Visitante gsb

Mais Valias

Recommended Posts

Visitante gsb

Boas

Gostaria de colocar uma questão pois não tenho grandes conhecimentos fiscais, se me poder ajudar agradecia.

Sou herdeiro entre outros (meus irmãos, tios e tias) de uns terrenos que eram da minha avó (já falecida como também o meu pai)‎ os quais acabaram de ser vendidos em Maio.

Gostaria de saber como funciona e como chego ao valor das mais valias?

Vou ter de declarar no irs ?

Obrigado

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Sim, a venda de imóveis é de declaração obrigatória na declaração de IRS.

Para obter as mais valias, grosso modo, subtrai-se o valor da venda ao valor que os imóveis tinham quando foram arrendados (subtraindo ainda eventuais encargos com o IMT e os registos na altura da aquisição).

O fisco depois aplica o imposto sobre metade do valor da mais valia.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
quim

Bom dia.

Gostaria (se possível) que me dessem aqui uma ajuda:

Tenho um terreno rústico que herdei e pretendo vender. Ao simular o irs reparo que a venda não me será benéfica pois as mais valias irão alterar em muito o meu irs familiar.

As minhas dúvidas:

Tenho dois filhos a estudar no ensino superior, será possível eu fazer uma doação desse terreno a um dos filhos,  em seguida ele fazer a venda e no próximo ano ele fazer o irs em separado do agregado familiar para desta forma baixar as mais valias a pagar?

Obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia
Tenho um terreno rústico que herdei e pretendo vender. Ao simular o irs reparo que a venda não me será benéfica pois as mais valias irão alterar em muito o meu irs familiar.
Vendes por 1000, pagas 300 de imposto (exemplo)... estás a dizer que os 700 não são benéficos?

É que não percebi esta parte (talve com números a sério...)

Tenho dois filhos a estudar no ensino superior, será possível eu fazer uma doação desse terreno a um dos filhos,  em seguida ele fazer a venda e no próximo ano ele fazer o irs em separado do agregado familiar para desta forma baixar as mais valias a pagar?
É possível isso tudo, sim. Admitindo que ele não tem rendimentos, seria tributado a uma taxa bastante mais baixa, é um facto. No entanto, ao ter recebido o imóvel por doação, as mais valias no caso dele serão a totalidade do valor da venda, enquanto que no teu caso serão, à partida, de um valor bastante mais baixo.

Não te esqueças que ao retirar o teu filho do agregado familiar deixas de poder deduzir despesas com ele. E se as mais-valias não forem muito altas, pode não conseguir deduzir tudo no IRS dele... E que a doação de imóveis entre pais e filhos está sujeita a uma taxa de 0,8%.

O mais provável é que não compense, mas só com números concretos será possível dizer...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
quim

Obrigado pela resposta.

Desconhecia que sendo o imóvel recebido por doação as mais valias incidirão sobre o total da venda tal como desconhecia a taxa de 0,8% sobre as doações. Sendo assim já tenho que pensar duas vezes antes de vender.

O valor do imóvel rondará os 60000€, despesas de educação serão mais que os 2700€ maximo para dedução e 300€ saúde, valor patrimonial do imovel 50€

Será possivel dares uma ajuda nesta simulação para ver se bate certo com a minha?

Obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia
Desconhecia que sendo o imóvel recebido por doação as mais valias incidirão sobre o total da venda
Se ganhas um imóvel a custo zero, obviamente o valor por que ele é vendido é igual à mais valia: <valor da venda> - <valor da compra> = <valor da venda> - 0 = <valor da venda>

Acho que o problema é que às vezes as pessoas não pensam no significado das palavras :)

De qualquer forma, sou capaz de ter de corrigir o que disse. Segundo o que diz o CIRS, nas aquisições a título gratuito, será considerado como valor de aquisição o valor que teria servido de base ao cálculo do imposto de selo, ou seja, o valor por que o imóvel está avaliado nas Finanças.

O valor do imóvel rondará os 60000€, despesas de educação serão mais que os 2700€ maximo para dedução e 300€ saúde, valor patrimonial do imovel 50€

Será possivel dares uma ajuda nesta simulação para ver se bate certo com a minha?

Não me interessa o valor do imóvel. O que interessa é o lucro que vais ter com a venda. Qual o valor que ele tinha quando o herdaste? E em que ano foi isso? E quais foram os encargos com o imóvel que podes abater às mais-valias?

A julgar pela falta de informação dada, dá-me ideia que estás com medo de pagar um imposto que não conheces... Sugiro que dês uma leitura a um artigo que explique melhor como se calculam as mais valias e como são tributadas, dá os dados que faltam, e depois pergunta novamente.

Ex:

http://mil.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601520/article.jhtml?articleID=2743

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/investidor_privado/detalhe/como_se_calcula_o_ganho_obtido.html

http://contasconnosco.pt/simulador/mais_valias_habitacao

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa