Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

jamorim

Recommended Posts

• Respostas 17,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

957

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

26 minutes ago, Investidor_casual said:

Ja agora? Com que bancos trabalhas?? Para o dia a dia e para investimentos??

Uso o Best para o dia a dia, onde tenho também obrigações. Tenho CT e CTPM do estado, bem como depósitos a prazo antigos, alguns com possibilidade de reforço, em diversas filiais (países) do Privatbank. E um PPR na Zurich.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual
    há 2 horas, JRJordao disse:

Uso o Best para o dia a dia, onde tenho também obrigações. Tenho CT e CTPM do estado, bem como depósitos a prazo antigos, alguns com possibilidade de reforço, em diversas filiais (países) do Privatbank. E um PPR na Zurich.

Muito bem....bom portfólio....!

CTPM,  cetelem black e unibanco serão os meus próximos passos.

Vou dando feedback dos meus cartões de crédito novos. E talvez te va pedindo mais alguns conselhos........

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    3 hours ago, Luizi said:

O cartão do Cetelem também atribui os 3% nas compras do Recheio / Makro?

"Recheio - Cash & Carry, SA desenvolve a sua atividade com o CAE 46390 - Comércio por grosso não especializado de produtos alimentares, bebidas e tabaco."

Duvido. Penso que apenas o CAE 47111 dá cashback.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

O Cetelem está agora com uma campanha em que oferece um crédito Odisseias (voucher ou gift card, ainda estou a esclarecer esse ponto) correspondente a 10% das compras efetuadas entre 1 Novembro e 31 Dezembro. É necessário registar antes de começar a participar.

https://www.cetelem.pt/campanha.html

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

mais um cetelem black aqui, tomei conhecimento graças a este tópico, obrigado. :)

Não gostei muito do contacto com a cetelem, Por mail demoraram imenso a responder e por telefone tambem não foi fácil, mas já tenho o cartão e até agora estou a gostar, nao sabia que dava para usar como multibanco (para pagar nos restaurantes que não aceitam cartão de crédito) o que tambem dá jeito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"nao sabia que dava para usar como multibanco (para pagar nos restaurantes que não aceitam cartão de crédito) o que tambem dá jeito. "  tens a certeza disso? esse cartao e mastercard, isso so custuma dar nos visa?

eu tenho3 diferentes do cetelem a 1000 cada mas queria trocar pelo black e ficar so com esse tipo 3000, sera q fazem isso ou tenho d ter o black tb com 1000 e ficar c 4 cartoes diferentes da mesma entidade?(visto serem acordos diferentes,fnac universo etc)

nao e nada pratico preferia ter so um para tudo, abraco

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    8 hours ago, Guest guest said:

"nao sabia que dava para usar como multibanco (para pagar nos restaurantes que não aceitam cartão de crédito) o que tambem dá jeito. "  tens a certeza disso? esse cartao e mastercard, isso so custuma dar nos visa?

eu tenho3 diferentes do cetelem a 1000 cada mas queria trocar pelo black e ficar so com esse tipo 3000, sera q fazem isso ou tenho d ter o black tb com 1000 e ficar c 4 cartoes diferentes da mesma entidade?(visto serem acordos diferentes,fnac universo etc)

nao e nada pratico preferia ter so um para tudo, abraco

Uso o Cetelem em farmácias, supermercados que não aceitam cartão de crédito, portagens (onde nem se introduz pin) e máquinas do metro. Até agora não falhou em qualquer terminal de débito (nem de crédito).

Grande coleção de cartões! :) Quanto a teres um só cartão com 3000, suponho que depende acima de tudo do teu ordenado e situação profissional.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o problema com o black nao é tanto o plafond (se, pontualmente, for curto pode-se refoçar o pagamento antecipado) mas o limite baixo (na minha opiniao) de desconto que se pode ter por ano. Acho que se atinge o limite bem antes do final do proximo ano. Basta gastar pouco mais de 3000e (num ano, e não faço compras só para mim) e ja se atinge o limite de desconto.

Não sei se dá para ter 2 cartões black mas desconfio que não. :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 minute ago, lowfin said:

o problema com o black nao é tanto o plafond (se, pontualmente, for curto pode-se refoçar o pagamento antecipado) mas o limite baixo (na minha opiniao) de desconto que se pode ter por ano. Acho que se atinge o limite bem antes do final do proximo ano. Basta gastar pouco mais de 3000e (num ano, e não faço compras só para mim) e ja se atinge o limite de desconto.

Não sei se dá para ter 2 cartões black mas desconfio que não. :P

Atinge-se o limite anual do cashback aos 3333,33€ de compras em supermercados, hipermercados, gasolineiras e restaurantes.

Se não se protegessem com esse limite, o cartão tornava-se inviável e acabavam com ele.

Cá em casa temos cada um o seu, o que resolveu o problema.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Entao mas quais cartoes espeficios do cetelem( que sao todos mastercard) dao para pagar em sitios que so aceitam credito?

eu pensava que era por serem visa que alguns d credito dao para pagar em lojas que so tem MB. mas ha mastercards que tb dao? expliquem me la isso!

pelo que vejo o salario nao influencia directamente porque acho que separam as diversas entidades q fornecem cartoes, fnac, ikea etc etc embora sejam todas do cetelem.. por ex: pessoa tem salario 1000 cada uma das entidades da lhe um cartao d 1000 se contares todas as entidades sao ikea fnac mediamarkt euronics, universo,conforama, ctt etc etc etc

na minha cabeca pensava que a financeira(cetelem) atribuia um plafond geral ao individuo, independentemente de qts cartoes possua.mas  parece me que nao, o plafond mesmo directo do cetelem é o do Black, os outros é como se fossem entidades autonomas... portanto se essa pessoa pedir 4000 ao cetelem black nao lhe dao... mas se pedir 1000 a cada um diferente todos dao...

mas nao sei ao certo, deem os vossos inputs!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

penso que deve ser feita uma analise de risco e devem impedir que se acumule uma quantidade exagerada de cartões. mas nao impedem que se tenham 2, 3 ou 4 ativos se lhes parecer viável que se consigam pagar, nao tiver dívidas, etc..

em relação ao mastercard/multibanco, acho que depende mesmo do que o emissor do cartão define. tanto o universo como o black sao mastercard, o black permite uso em MB mas o universo não. Outro exemplo era o santander 5% (pena ter deixado de dar desconto, para mim era o melhor) este tambem funcionava como MB.

nao sei quais sao as comissoes cobradas por transacoes MB, tenho ideia que sao inferiores ao visa/mastercard, claro.

Editado por lowfin
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 hours ago, Guest guest said:

Entao mas quais cartoes espeficios do cetelem( que sao todos mastercard) dao para pagar em sitios que so aceitam credito?

Referia-me ao Cetelem Black, que dá para pagar em terminais que só aceitam débito. Os outros não conheço.

2 minutes ago, lowfin said:

nao sei quais sao as comissoes cobradas por transacoes MB, tenho ideia que sao inferiores ao visa/mastercard, claro.

Creio que os comerciantes pagam 0,2% em débito (mb) e 0,3% em crédito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 minutes ago, JRJordao said:

Creio que os comerciantes pagam 0,2% em débito (mb) e 0,3% em crédito.

nao me parece que seja tao pouco, no minimo deve rondar 1% e para MB.

encontrei uma tabela que não é facil de interpretar mas da a ideia de ser de 1% para cima.

Ainda assim, questiono-me como fazem 3% de desconto sem perderem dinheiro, (pode ser compensado tambem pelos que nao pagam 100% do saldo.)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    8 minutes ago, lowfin said:

nao me parece que seja tao pouco, no minimo deve rondar 1% e para MB.

encontrei uma tabela que não é facil de interpretar mas da a ideia de ser de 1% para cima.

Ainda assim, questiono-me como fazem 3% de desconto sem perderem dinheiro, (pode ser compensado tambem pelos que nao pagam 100% do saldo.)

Pois, eu estava-me a basear nisto: https://www.publico.pt/2014/02/20/economia/noticia/comissao-dos-assuntos-economicos-do-parlamento-europeu-aprova-limites-as-comissoes-nos-cartoes-1624480

Certamente que não conseguem cobrar aos comerciantes os 3% que dão de cashback, logo nessas compras perdem dinheiro. Exceto claro se os clientes não pagarem o extrato no fim do mês... No fundo, tal como nos restantes cartões, o "sustento" vem dos clientes que pagam juros.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

a logica dos pagamentos em terminais que só aceitam MB deve ser: se o cartao permite pagamento de serviços em MB tb permite pagamentos em lojas que so tenham MB.

o universo nao permite nem um nem outro.

por exemplo o Black permite pagar serviços no MB e como tal deixa tb pagar compras em terminais só de MB.  

tenho um Fnac q tb pemrite pagamento servicos no MB portanto tenho d o experimentar numa loja q so tenha MB a ver se dá...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    21 hours ago, Guest guest said:

a logica dos pagamentos em terminais que só aceitam MB deve ser: se o cartao permite pagamento de serviços em MB tb permite pagamentos em lojas que so tenham MB.

o universo nao permite nem um nem outro.

por exemplo o Black permite pagar serviços no MB e como tal deixa tb pagar compras em terminais só de MB.  

tenho um Fnac q tb pemrite pagamento servicos no MB portanto tenho d o experimentar numa loja q so tenha MB a ver se dá...

Acho que não é bem assim. Os cartões de crédito do Best, por exemplo, permitem fazer pagamento de serviços, mas não são aceites em terminais exclusivamente de débito.

Penso que são relativamente raros os cartões de crédito que funcionam em terminais de débito.

Como o cartão Fnac é emitido pela Cetelem, talvez dê. Depois diz se funcionou...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim vamos ter de descobrir qual é a logica por tras dos cartoes de credito que sao aceites em terminais de debito!

Ja vimos que: 

-não é por serem visa ou mastercard.

-não é por permitirem pagamento de serviços.

-não é por serem cetelem.

terá de haver uma razão qualquer por tras disso...

Esse cartão do BEST parece muito bom; a conta é sem comissoes e o cartao custa 20 por ano é visa e tem TAN 7,5% só andava a pensar ir la abrir conta so por causa disso, aconselhas me? è que é a melhor taxa do mercado e permite pagamento d serviços... 

que outras funçoes tem? permite por exemplo ser pago o extracto/reforços por MB ? acho que o unico defeito é so permitir pagar minimo 10% o que é mau para valores altos de gastos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O cartão que tenho do Best é o AMEX (sem anuidade), que já foi descontinuado.

Não estou a par das características dos cartões atuais. Referes-te ao Best Gold Visa com TAEG 10,8%? Não recorro ao pagamento com juros, logo a taxa para mim é irrelevante. Mas atenção que o pagamento de serviços a crédito tem uma comissão de 1% (preçário).

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

segundo li no documento essa comissao esta isenta  "Pagamentos na EEE em EUR: isento"

ainda nao percebi bem qual a diferenca dos cartoes american express? te algumas vantagens? esses devem ter imensos sitios onde nao sao aceites, nao? ja os mastercard falham me em imensos lugares, esses entao...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, Guest guest said:

segundo li no documento essa comissao esta isenta  "Pagamentos na EEE em EUR: isento"

ainda nao percebi bem qual a diferenca dos cartoes american express? te algumas vantagens? esses devem ter imensos sitios onde nao sao aceites, nao? ja os mastercard falham me em imensos lugares, esses entao...

Isso são compras. Procura "Pagamento de serviços a crédito".

Optei pelo AMEX porque era gratuito e funciona também como cartão de débito (uso-o para levantamentos em ATM). Não tenho experimentado em lojas, mas sei que há uns tempos das grandes cadeias de hipermercados apenas o Intermarché não o aceitava. Não tenho tido problemas com cartões Mastercard, em particular o Cetelem Black que uso em todo o lado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    22 minutes ago, ruicarlov said:

Eu ainda tenho o iSavings Black do Best, que sempre deu para pagamentos em terminais só Multibanco. Pena terem posto a comissão de 1% de pagamentos de serviços, que anteriormente era gratuita. Desde então nunca mais o usei.

E agora vai ser descontinuado e substituído pelo Best Gold Visa, com anuidade.

https://www.bancobest.pt/ptg/BESTSite/best_docs/Comunicacao_alteracao_Conta_Ordenado_e_Cartoes_V5.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites