Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

Recommended Posts

Bom dia

Uso actualmente o cartão de crédito ISIC, mas a validade já não é muito longa e como já não sou estudante não o posso renovar. Sendo assim, ando a estudar outros cartões de crédito para o substituir, e vim perguntar opiniões aqui ao fórum.

Uso principalmente o CC para compras online e pago sempre o cartão no dia em que sai o extracto. Estou à procura de um cartão que ofereça bons benefícios (cashbacks, descontos, seguros) e baixa/nenhuma anuidade. Sou cliente CGD e Millennium (apesar deste só ser usado para uma poupança).

Neste momento ando com interesse no Barclaycard Classic (aquele que vendem nos centros comerciais) por não ter anuidade e oferecer um seguro de compras online.

Tendo isto em conta, que cartões de crédito utilizam e qual a vossa opinião sobre eles? Que cartão me aconselhariam?

• Replies 17.5k
    • Created
    • Last Reply

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1742

• Diogo Duarte

955

• andre611

556

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

Eu tenho o Barclaycard Classic, apenas utilizo para compras online, reservar hotéis ou alugar veículos (no caso de ser obrigatório CC).

Nunca tive anuidade, nem custos, pago sempre a 100%, mas para além disso nunca tive outras vantagens, tb não conheço quais as vantagens do CC. Na altura fiz o CC para receber um tablet :) ,  o CC foi ficando e até tem servido para algumas coisas.

Eu tenho o Barclaycard Classic, apenas utilizo para compras online, reservar hotéis ou alugar veículos (no caso de ser obrigatório CC).

Nunca tive anuidade, nem custos, pago sempre a 100%, mas para além disso nunca tive outras vantagens, tb não conheço quais as vantagens do CC. Na altura fiz o CC para receber um tablet :) ,  o CC foi ficando e até tem servido para algumas coisas.

Também não sendo um "grande" cliente não estou à espera de ter benefícios extraordinários. Só o facto de não ter custos já é suficiente para mim, já que o uso que lhe vou dar é mais ou menos o mesmo que o teu.

Estou também a estudar o Unibanco Atitude, parece-me ser semelhante ao BC Classic.

• 2 months later...
    JRJordao

Vejam aqui neste site tem vários a ser comparados!

Espero ter ajudado

http://www.comparaja.pt/cartao-de-credito/cashback

Lista interessante, mas falta pelo menos o Affinity Card, sem anuidade e com 1% cashback direto no extrato, sem máximo.

Ver também http://trocospormiudos.blogs.sapo.pt/poupar-com-cartoes-de-credito-9943 , do nosso colega ruicarlov  :)

JRJordao

Esta discussão fez-me olhar melhor para o Cetelem Black.

3% de cashback em supermercados, hipermercados, restaurantes e gasolineiras nacionais (embora nestas últimas sem isenção da taxa de 0,50€). Descontados diretamente no extrato. Limitados a 100€, ou seja 3333€ de compras, por ano.

Anuidade gratuita no primeiro ano, nos seguintes continua desde que ao longo do ano se faça uma utilização total superior ao plafond escolhido.

Penso ter encontrado um substituto parcial para o Affinity, que irei assim relegar a despesas noutras áreas (ex: médicos) e se/quando ultrapassar os 3333€ no ano.

Anuidade gratuita no primeiro ano, nos seguintes continua desde que ao longo do ano se faça uma utilização total superior ao plafond escolhido.

Onde viste essa info? No site apenas diz que as anuidades são gratuitas... Chegaste a falar com eles?

Já contemplei aderir a esse cartão mas não me ficou claro se funciona bem ou se só me vai dar chatices... :/ E o meu medo irracional de IC especializadas em crédito pessoal também tem contribuído para adiar aderir ao cartão. :)

JRJordao

Onde viste essa info? No site apenas diz que as anuidades são gratuitas... Chegaste a falar com eles?

Já contemplei aderir a esse cartão mas não me ficou claro se funciona bem ou se só me vai dar chatices... :/ E o meu medo irracional de IC especializadas em crédito pessoal também tem contribuído para adiar aderir ao cartão. :)

Estive ontem ao telefone com o departamento de crédito a colocar uma série de questões. A anuidade foi uma delas.

Esqueci-me de perguntar sobre utilização online. No meu caso se não funcionar até é uma vantagem (segurança), pois pretendo utilizá-lo exclusivamente nas compras de super/hipermercado (que não faço online), combustível e eventuais restaurantes.

Quando o começar a utilizar reportarei aqui qualquer dificuldade que me surja. Mas o meu perfil de utilização pode ser distinto do teu, por isso para teres a certeza só experimentando :) . Não tenho tido problemas a aderir nem a cancelar cartões de crédito, por isso costumo aproveitar as oportunidades que vão surgindo.

Estive ontem ao telefone com o departamento de crédito a colocar uma série de questões. A anuidade foi uma delas.

E a tua prudência recompensou-te. Nem me lembraria de perguntar sobre isso. Se no site diz que as anuidades são gratuitas - ponto - é efetivamente publicidade enganosa... Não que seja uma condição difícil de cumprir mas é de surpresas destas que não vou querer ter.

Encontrei uma FIN (para plafond 500€) no site observar.pt: http://observar.pt/FINs/cartao124.pdf

A anuidade está no ponto 3.2.3. A comissão de processamento de prestações (ponto 3.2.2) segundo percebi não se aplica quando efetuamos nós o pagamento com entidade+referência.

Olha que não sei. No FIN dá a entender que há essa despesa mensalmente... OK, 30 cêntimos/mês= só 3,60€/ano...

JRJordao

Olha que não sei. No FIN dá a entender que há essa despesa mensalmente... OK, 30 cêntimos/mês= só 3,60€/ano...

Na FIN tens

3.2.2. Comissões de processamento de prestações (se aplicável)

As modalidades de reembolso disponíveis são: (i) Fim do Mês: pagamento total do saldo em dívida no dia 1 do mês seguinte para as utilizações efectuadas até aos 5 dias anteriores ao fecho de extracto (o fecho de extracto ocorre 11 dias úteis antes do fim do mês), ou no dia 1 do mês imediatamente a seguir para as utilizações efectuadas após essa data

No contrato que me enviaram tenho também

Comissão de processamento de prestação: 0,30€* (só cobrada na modalidade Fim do Mês e nas modalidades de pagamento promocionais);

A minha perceção é por isso que se formos nós a pagar antecipadamente por entidade referência, haverá isenção dessa comissão. Que no fundo serve para pagar a utilização do débito direto.

ruicarlov

Esta discussão fez-me olhar melhor para o Cetelem Black.

3% de cashback em supermercados, hipermercados, restaurantes e gasolineiras nacionais (embora nestas últimas sem isenção da taxa de 0,50€). Descontados diretamente no extrato. Limitados a 100€, ou seja 3333€ de compras, por ano.

Penso ter encontrado um substituto parcial para o Affinity, que irei assim relegar a despesas noutras áreas (ex: médicos) e se/quando ultrapassar os 3333€ no ano.

A minha hesitação com esse cartão prende-se apenas com a "rede de parceiros convencionados". Dá mesmo todos os restaurantes e hipermercados ou só alguns que eles assim entendem? Que puder dar feedback disto era ótimo.

JRJordao

A minha hesitação com esse cartão prende-se apenas com a "rede de parceiros convencionados". Dá mesmo todos os restaurantes e hipermercados ou só alguns que eles assim entendem? Que puder dar feedback disto era ótimo.

Foi uma das questões que coloquei. Responderam-me que era baseado no CAE do estabelecimento. De facto a expressão "rede de parceiros convencionados" parece sugerir uma lista mais restrita, mas no site mencionam "Supermercados, Hipermercados, Gasolineiras e Restaurantes, desde que o comerciante esteja catalogado nestas atividades."

Se o cashback não se aplicar à generalidade de super e hipermercados, é cancelamento garantido da minha parte, pois é mesmo aí que pretendo utilizar o cartão.

A minha perceção é por isso que se formos nós a pagar antecipadamente por entidade referência, haverá isenção dessa comissão. Que no fundo serve para pagar a utilização do débito direto.

É melhor perguntares para não teres a surpresa.

Repara que o FIN menciona 3 modalidades de reembolso disponíveis i) fim do mês ii) revolving (uma cena qualquer com juros) e iii) campanhas promocionais.

Se vires mais abaixo ainda dentro da descrição do que é a "i) Fim do mês:" tens

Caso não o faça, pode sempre efectuar o pagamento do total do saldo

em dívida nos ATM ou via pagamento de serviços (internet) do Banco da sua

conta depósitos à ordem, até ao 7º dia do mês seguinte à data de emissão do

extracto, que consta do mesmo;

Ou seja, dá a entender que pagares por MB é a mesma modalidade do que a Fim do mês.

Pelo contrato que te deram então terias de pagar e aparentemente só isentam aqueles que lá andam a pagar juros como se não houvesse amanhã...

JRJordao

É melhor perguntares para não teres a surpresa.

Perguntei e tens razão. Sempre que se paga a totalidade, seja por débito direto ou pagamento de serviços, é cobrada essa comissão. Obrigado pela chamada de atenção :)

Continua a ser mais vantajoso os 3%-0,30€ que os 1% do Affinity. Mas gosto pouco de comissões... Tenho que pensar melhor.

Perguntei e tens razão. Sempre que se paga a totalidade, seja por débito direto ou pagamento de serviços, é cobrada essa comissão. Obrigado pela chamada de atenção :)

Continua a ser mais vantajoso os 3%-0,30€ que os 1% do Affinity. Mas gosto pouco de comissões... Tenho que pensar melhor.

De nada.

Tens de fazer pagamentos válidos de >15€/mês para teres rendimento superior ao do affinity. Perfeitamente tranquilo. Se nos meses que não houver extrato para pagar não te tiverem a cobrar essa comissão então não é assim tão mau de gerir.

Gosto de cartões que possa pôr na gaveta quando me convier (neste caso se atingisse os tais 3333€ lá ia para a gaveta até ao ano seguinte).

• Upvote 1
    • 2 weeks later...