Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

jamorim

Recommended Posts

• Respostas 17,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

957

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

5 hours ago, banid0 said:

Eu sei que sim, mas não deviam dar uma satisfação?

nao fiz nada de ilegal...

Aqui somos todos anónimos, por isso pergunto: será que houve algum "abuso" (não me interpretes mal), no cashback do CETELEM BLACK, i.e., será que maximizaste o cashback durante este ano ou outros (e tenhas dado menos rentabilidade)? Será que reclamaste de alguma situação? Será que houve alguma situação que tu te lembres que os tenha chateado?

Cumps

P.S.: A CGD fez-me o mesmo, quando eu retirei de lá umas "massas"... também fiquei lixado, ninguém gosta de ser deixado, mas como disseram, está previsto no contrato, sem necessidade de justificação, quando se cumpre o pré-aviso [tipicamente, de 60 dias].

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, banid0 disse:

Recebi uma carta registada com aviso de recepção a denunciar o contrato com a Cetelem para o Cetelem Black com efeitos daqui a 60 dias.

Não apresentam qualquer justificação, liguei para eles não sabem informar, estive 40 minutos ao telefone a pagar chamada para o 707, dizem para expor por e-mail ao provedor.

Alguém já lhe aconteceu alguma coisa semelhante? Nunca tive qualquer situação de incumprimento. Eles simplesmente se reservam ao direito de cancelar porque sim.

O que me espanta não é a iniciativa do Cetelem denunciar o contrato... mas sim de alguém ficar 40 minutos ligado a um 707 :\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Mikeluz disse:

+1 aqui

O meu dedo que adivinha diz que tem que ver com os erros de IT que aconteceram nos levantamentos das mensalidades.

Eu tinha pago a mensalidade por ATM e mesmo assim eles foram à conta e levantaram. Reclamei, passado 3 dias devolveram o dinheiro na conta e disseram que foi um erro informático. Aconteceu = com a minha companheira. Os 10 euros são para compensar o pessoal que teve erros decerteza.

Bons juros para 3 dias de empréstimo :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 hours ago, Mikeluz said:

como disseram, está previsto no contrato, sem necessidade de justificação, quando se cumpre o pré-aviso

Não quer dizer que seja correto da parte deles não darem nenhuma justificação. Quando o cliente desiste do serviço tem de passar por linhas de retenção e é perguntado  mil e uma vezes quais os motivos e tentam de toda a forma demover o cliente da decisão. Seria o mínimo de cortesia dizer que o perfil de despesa do cliente não corresponde ao tipo de uso projetado para o cartão, admitindo que é esse o caso.

Isto até para que o cliente possa perceber se está "banido" temporariamente, ou só daquele produto ou de qualquer produto da Cetelem.

Houve há uns tempos notícia de que a Cetelem andava a terminar cartões Fnac de clientes que lhes dessem pouco uso, mas aí eles explicaram isso mesmo na carta enviada aos clientes

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 48 minutos, megamaster disse:

Não quer dizer que seja correto da parte deles não darem nenhuma justificação. Quando o cliente desiste do serviço tem de passar por linhas de retenção e é perguntado  mil e uma vezes quais os motivos e tentam de toda a forma demover o cliente da decisão. Seria o mínimo de cortesia dizer que o perfil de despesa do cliente não corresponde ao tipo de uso projetado para o cartão, admitindo que é esse o caso.

Isto até para que o cliente possa perceber se está "banido" temporariamente, ou só daquele produto ou de qualquer produto da Cetelem.

Houve há uns tempos notícia de que a Cetelem andava a terminar cartões Fnac de clientes que lhes dessem pouco uso, mas aí eles explicaram isso mesmo na carta enviada aos clientes

Correcto ou incorrecto pouco interessa... a questão é se é legal ou não.

Da mesma forma que aqui foi relatado que a COFIDIS recusa adesões ao cartão sem explicar as razões, e por exemplo a WORTEN já me recusou a adesão ao cartão deles sem uma explicação também (remetendo a decisão para a financeira que está por trás), etc etc etc

Recentemente uma certa empresa removeu-me do programa pilotos no qual estava há mais de 1 ano e meio a colaborar, e não me disse absolutamente nada sobre as razões!

Infelizmente é assim que a sociedade funciona... e só nos mostra quais são as empresas em quem confiar e quais aquelas que devemos evitar (aliás, CETELEM está riscada da minha lista há anos... débitos directos bloqueados por ENTIDADE, para não ter surpresas desagradáveis...)

Editado por Marco Lopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Marco Lopes disse:

Infelizmente é assim que a sociedade funciona... e só nos mostra quais são as empresas em quem confiar e quais aquelas que devemos evitar (aliás, CETELEM está riscada da minha lista há anos... débitos directos bloqueados por ENTIDADE, para não ter surpresas desagradáveis...)

Se não é proibido, então é permitido, logo as empresas devem poder cessar os contratos com os particulares e estes com as empresas livremente e sem constrangimentos. Se a empresa A ou B é rude ou demonstra falta de atenção ou falta de confiança para com o cliente, este só tem que a por de lado e escolher outra...felizmente é assim que a sociedade ainda funciona em muitos campos...ou se calhar querias que viesse o Pai Estado a impor mais uma catrafada de leis que protegessem os clientes vitimas do laissez faire do direito das empresas se defenderem de andarem a perder dinheiro com cashbacks e afins.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    16 hours ago, banid0 said:

Recebi uma carta registada com aviso de recepção a denunciar o contrato com a Cetelem para o Cetelem Black com efeitos daqui a 60 dias.

Não apresentam qualquer justificação, liguei para eles não sabem informar, estive 40 minutos ao telefone a pagar chamada para o 707, dizem para expor por e-mail ao provedor.

Alguém já lhe aconteceu alguma coisa semelhante? Nunca tive qualquer situação de incumprimento. Eles simplesmente se reservam ao direito de cancelar porque sim.

Era interessante perceber as razões deles, do que sabemos é normal as empresas imporem limites e políticas de "utilização razoável" que não estão muitas vezes escritas em lado nenhum, justificam-no por apenas uma ínfima parte atingir estes patamares... Acho errado, falta de transparência.

@banid0 deves ter de certo algumas pistas do que terá precipitado está decisão deles...? Se puderes partilha aqui com o pessoal, pode ajudar outros...

Acho muito importante ter muitos cartões de crédito para balancear os gastos por todos, exatamente para que as empresas não sintam que estamos a ser um fardo para elas. Pessoalmente já ando a balancear os gastos do Universo e Affinity, que neste momento são os que mais uso, os outros já fui esgotando os plafonds, excepto o Cetelem Black, que carreguei os cartões Dá e nem tenho como lhe dar uso, acho que até vai sobrar no fim do ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, IceMan1910 disse:

O meu dedo que adivinha diz que tem que ver com os erros de IT que aconteceram nos levantamentos das mensalidades.

Eu tinha pago a mensalidade por ATM e mesmo assim eles foram à conta e levantaram. Reclamei, passado 3 dias devolveram o dinheiro na conta e disseram que foi um erro informático. Aconteceu = com a minha companheira. Os 10 euros são para compensar o pessoal que teve erros decerteza.

Bons juros para 3 dias de empréstimo :)

Ding-ding-ding. Acertaste, já recebi um SMS deles a dizer isso mesmo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    11 minutes ago, M_R_J said:

+1, conforme dei conta no post anterior.

Mas cheira-me que para darem 10 EUR, se calhar era devida uma compensação maior a alguns users. ..Com a COFIDIS por causa duma brincadeira destas tive 200 EUR de danos (por causa de não ter pago um CC do WiZink, por falta de provisão devida a Débito indevido). Mas atenção, aí tive de comprovar o que aleguei e fi-lo em Centro de Arbitragem.

De qualquer das formas, no caso do Universo, se eu não pagasse no dia de DD teria de pagar Juros, Taxas e Comissões, que certamente ultrapassariam 25 EUR (vendo o Precário haveria Comissão por processamento de pagamento em atraso, Ultrapassagem de Crédito, ...).

Portanto, se aplicassemos a Reciprocidade neste caso, o BNP Paribas/Universo ao "dar" apenas 10 EUR estão a diminuir as suas Perdas...e portanto compensa-lhes fazer esta manobra. Os menos atentos até agradecem.

Editado por Mikeluz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Mikeluz disse:

+1, conforme dei conta no post anterior.

Mas cheira-me que para darem 10 EUR, se calhar era devida uma compensação maior a alguns users. ..Com a COFIDIS por causa duma brincadeira destas tive 200 EUR de danos (por causa de não ter pago um CC do WiZink, por falta de provisão devida a Débito indevido) Mas atenção, aí tem-se de comprovar o que se alega.

De qualquer das formas, no caso do Universo, se eu não pagasse no dia de DD teria de pagar Juros, Taxas e Comissões, que certamente ultrapassariam 25 EUR (vendo o Precário haveria Comissão por processamento de pagamento em atraso, Ultrapassagem de Crédito, ...).

Portanto, se aplicassemos a Reciprocidade neste caso, o BNP Paribas/Universo ao "dar" apenas 10 EUR estão a diminuir as suas Perdas...e portanto compensa-lhes fazer esta manobra. Os menos atentos até agradecem.

Não tinha visto o edit. Acho que darem um bónus é um gesto de boa-fé. Se tiveres realmente danos por culpa deles não é por te terem dado o bónus que tens menos direitos quando te queixares. Pior é quando fazem mal e nem tentam compensar.

No meu caso, como recebo todas as ordens de débito direto na véspera ou ante-véspera de serem executadas, limitei-me a telefonar para o banco a pedir para não o executarem e continuei descansado da vida.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    29 minutes ago, M_R_J said:

Por mim agradeço que tenham o mesmo erro todos os meses, já tinha pago e a conta nem tinha provisão para o total do débito direto, mas eu tinha anulado os débitos diretos do Universo. Para mim foi uma excelente prenda ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Mikeluz disse:

Lembro-me de alguém, num outro fórum - acerca da portabilidade numa operadora que ocrreu mal durante 15 dias -, a quem a operadora quis "compensar" oferecendo 1 mensalidade de um VF RED (cca de 20 EUR). O user, ciente dos seus direitos, recusou a "generosa" oferta. Reclamou dos seus legítimos direitos (compensação legal de 20 EUR/dia * 15 dias = 300 EUR).

Há casos - não sei se será este o caso -, em que a "compensação", oferecida pela empresa prevaricadora, é uma fração daquilo que é legitimamente devido. Cá para mim, deram-nos uma "salsicha" de 10 EUR e tínhamos direito a um "porco", principalmente se interpuséssemos uma ação conjunta (como tantas vezes se houve acontecer nos EUA).

Se alguém, mais "sabedor" de leis (ou mais conhecedor das CGU do cartão Universo) tiver na ideia um montante para a (legítima) compensação devido a este "erro informático", sff poste aqui!

Nos Preçários estão sempre previstas compensações em caso de incumprimento por parte do cliente, mas nada em sentido contrário [incumprimento por parte do Intermediário Financeiro (Banco, Financeira, ...).

Pela Reciprocidade, devia-se exigir os mesmos valores - previstos nos Preçários do IF -,  nos casos de incumprimento por parte destes [IF's].

Em minha opinião, assim é que seria justo, porque senão nós - Consumidores -, estaremos sempre a ser penalizados duplamente: [legitimamente] quando incumprimos e [ilegitimamente] quando não incumprimos e o IF incumpre!

UPDATE]: recebemos SMS a dar conta de que os 10 EUR creditados no cartão Continente foram compensação devido ao problema técnico que ocorreu no Débito em conta Universo. E agradecem a Confiança [e sermos  Consumidores "mansos"]

Desculpem o desabafo!

Cumps

Agora fizeste-me lembrar a minha portabilidade de um cartão NOS livre para UZO (Meo livre - sem custos de permanência caso o cartão não seja usado). Foram só 3 ou 4 semanas a brincar... a portabilidade não entrou, primeiro era por causa de uma data "errada" no impresso de portabilidade, depois foi por incompetência deles. Sei que tinha direito a 40 euros de compensação (atraso na portabilidade) e tive de andar SEMANAS a reclamar por todas as vias para finalmente ter 30 euros de crédito em chamadas! (Segundo saldo! - seja lá o que isso for!)

As leis existem, mas depois o consumidor esgota-se para as ver cumpridas... ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 hours ago, Marco Lopes said:

Agora fizeste-me lembrar a minha portabilidade de um cartão NOS livre para UZO (Meo livre - sem custos de permanência caso o cartão não seja usado). Foram só 3 ou 4 semanas a brincar... a portabilidade não entrou, primeiro era por causa de uma data "errada" no impresso de portabilidade, depois foi por incompetência deles. Sei que tinha direito a 40 euros de compensação (atraso na portabilidade) e tive de andar SEMANAS a reclamar por todas as vias para finalmente ter 30 euros de crédito em chamadas! (Segundo saldo! - seja lá o que isso for!)

As leis existem, mas depois o consumidor esgota-se para as ver cumpridas... ?

É verdade, esgotamo-nos, mas sabe bem quando vencemos as batalhas.

Kudos para ti e todos os outros (incluindo-me), que reclamam com razoabilidade.

Editado por Mikeluz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/06/2019 às 17:07, banid0 disse:

Sim. Cancelaram-me o cartão Universo o ano passado. Sem justificação também, mas tirei perto de 1000€ em cartão continente. Sou ENI, carreguei as despesas todas de publicidade no cartão.

Entretanto estou com o Wizink, mas convertendo para Cartao surpresa dá uns 0.6%. CGD Leve não me sobem o limite de 2500€/mes nem deixam fazer pagamentos antecipados... senão daria 1 e tal % em PPR

Editado por Phones
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 20/06/2019 às 01:57, Phones disse:

Cancelaram-me o cartão Universo o ano passado. Sem justificação também, mas tirei perto de 1000€ em cartão continente. Sou ENI, carreguei as despesas todas de publicidade no cartão.

O valor de cashback obtido (durante um ano?) e a utilização em despesas profissionais provavelmente foram a causa... mas deviam ter avisado em vez de cancelar logo o cartão.

Editado por JRJordao
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, JRJordao disse:

O valor de cashback obtido (durante um ano?) e a utilização em despesas profissionais provavelmente foram a causa... mas deviam ter avisado em vez de cancelar logo o cartão.

Sim, esperava um aviso, até porque o cartão em si dá jeito para outras coisas para além do cashback.

Sim foi em menos de um ano. A malta do Wizink por outro lado anda super satisfeita, 2 em 2 meses aumentam-me a linha de crédito, pago sempre a 100% tho. A CGD nem me respondeu ao pedido de aumento.

Bom bom era um Chase dos USA, 4 milhas por $ gasto, mas sem credit history lá nem SSN nada feito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 6/21/2019 at 12:36 PM, Phones said:

A CGD nem me respondeu ao pedido de aumento.

Não obter resposta da CGD é comum e não é intencional da parte deles. Simplesmente as coisas são reencaminhadas de uns departamentos para outros e por vezes acabam por se perder. É preciso insistir

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Não consegui ler as páginas todas deste tópico, mas li a maior parte.

Devido a ter poucos gastos mensais e sendo a maioria em Gasolina, Restaurantes e Hipermercados decidi optar pelo Cetelem Black.

Não percebi um comentário que um user fez na sua síntese de todos os cartões:

Citação

A modalidade fim do mês paga a comissão, mas podes escolher parcial e a
    percentagem 100%, assim fazem o débito do valor total mas não pagas a comissão de
    débito bancário de 0,31€

Qual é a opção que devo escolher aquando do pedido do cartão? Pagamento parcial ou fim do mês?

Li ainda que se pagava 0.50€ de comissão por pagar com o cartão em gasolineiras, ainda se aplica? Sempre dá para contornar isto escolhendo pagar com Multibanco?

A última pergunta que faço a quem puder ajudar é relativamente ao cashback, é devolvido na conta à ordem ou reduzido no débito que nos fazem do cartão?

Desde já Obrigado a todos os que contribuiram neste tópico, são uma ótima ajuda para quem quer começar a orientar a sua vida financeira da melhor forma!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, CountingCents disse:

Qual é a opção que devo escolher aquando do pedido do cartão? Pagamento parcial ou fim do mês?

Podes deixar em pagamento parcial (qualquer percentagem) e depois pagas o extrato antecipadamente via pagamento de serviços.

há 11 horas, CountingCents disse:

Li ainda que se pagava 0.50€ de comissão por pagar com o cartão em gasolineiras, ainda se aplica? Sempre dá para contornar isto escolhendo pagar com Multibanco?

Exato, escolhendo Multibanco não se paga.

Não recomendo a utilização deste cartão no IKEA, pois o terminal vai-te apresentar uma série de opções de pagamento (em prestações, fim do mês, etc) e não sei se te consegues safar de pagar comissão no fim do mês (eu pelo menos lixei-me). Talvez se aplique também à FNAC, mas não tenho a certeza.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recebi agora este email:

Citação

Sr(a).

Informamos que o extrato de conta relativo ao seu contrato de crédito COFIDIS nºxxxxx se encontra disponível na sua área de cliente Cofidis.

Consulte os seus extratos de conta acedendo a www.cofinet.pt

O Cofinet é um serviço gratuito, onde para além de poder consultar todo o detalhe dos seus créditos de forma rápida, comoda e segura, pode também manter o arquivo dos seus extratos dos últimos 12 meses.

Os extractos dos CARTÕES COFIDIS deixaram de ser enviados para o email do cliente??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites