Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

jamorim

Recommended Posts

On 5/28/2019 at 1:12 AM, FreeAtMind said:

Fui pagar o IMI e o IUC às finanças com o Curve em par com Affinity e conto receber o cashback no próximo mês, lá aceitam Visa e Mastercard. 

Na página 74.

On 6/3/2019 at 2:59 PM, contadoc said:

Boas!

Os TPA's das finanças aceitam todos os tipos de cartões. Já tinha sido anunciado como medida do Simplex 2017. Penso que passados quase 2 anos desde o anuncio da medida, que já todos os serviços de finanças a nível nacional aceitem o pagamento com cartão de crédito.
    Segue link da notícia de 26 de junho de 2017: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/financas-vao-aceitar-cartoes-de-credito-no-pagamento-de-impostos

Na página 76.

1 hour ago, Mikeluz said:

A propósito do Curve, não funciona nos CTT... Funcionará nas Finanças?

E ainda vens perguntar o mesmo? Quantas mais pessoas precisas a responder à pergunta para a resposta ser válida?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 17,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

957

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

4 hours ago, FreeAtMind said:

Na página 74.

Na página 76.

E ainda vens perguntar o mesmo? Quantas mais pessoas precisas a responder à pergunta para a resposta ser válida?

Caro FreeAtMind, quer atenção? Estou a dar-lha!

Obrigado por responder, com uma das suas respostas - que eu me recordava, a dá página 74. Uma única amostra não significa uma boa extrapolação e

A resposta desta pagina 76 já tinha lido. Mas como o Contadoc ressalvou, com muita sapiência, " Já tinha sido anunciado como medida do Simplex 2017. Penso que passados quase 2 anos desde o anuncio da medida, que já todos os serviços de finanças a nível nacional aceitem o pagamento com cartão de crédito. "

Estamos aqui para ajudar-nos. Para despejarmos frustrações não vale a pena! Viram-nos costas e depois sentimo-nos ainda mais frustrados. Peço-lhe encarecidamente que não se sinta diminuído com estas considerações, mas de facto, é sempre bom perguntar. Reprovar perguntas deverá a todo o custo ser evitado. Paz!

Aproveito para perguntar:

Se as Finanças aceitam VISA e Mastercard posso usar diretamente o Affinity?

Confesso que esperava que o Curve fosse aceite nos CTT, desde que vi a sua resposta das Finanças.

Grato desde já pelos esclarecimentos (ou pelas observações empíricas) que me possam prestar!

Editado por Mikeluz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 6/5/2019 at 6:08 PM, megamaster said:

Os CTT só aceitam multibanco, não aceitam MasterCard. Julgo que as finanças atualmente aceitem todo o tipo de cartões 

Obrigado megamaster pela sua resposta. É, em regra, verdadeira.

Contudo posso dizer que os cartões de crédito do Banco Santander Totta funcionam nos CTT, emulando um cartão MB, indo à conta cartão (a crédito).

Esta resposta também serve para o FreeAtMind, que julga que uma regra não tem excepções, e que, concomitantemente, uma amostra constitui uma regra.

Fica aqui este segredo dos cartões do Banco Santander Totta. Pssst! Não digam a ninguém dos fóruns :):):) Paz!

Editado por Mikeluz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O melhor é perguntar a cada utilizador em qual das repartições de finanças ele pagou com cartão de crédito, depois podemos ir sabendo quais aceitam ou não. (É sarcasmo... :D)

@Mikeluz Se quisesse atenção ia para o facebook, instagram ou outra coisa qualquer, aqui do que tenho lido e conversado é um fórum com muita gente com conhecimento e que gosta de o partilhar.

Chateia-me que passem a vida a fazerem sempre as mesmas perguntas, eu li tudo desde a página 1. Vou para de fazer juízos de valor, o meu tempo é melhor usado noutras coisas.

As pessoas só têm a importância que nós lhes dermos. As atitudes são de quem as pratica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 minutes ago, Mikeluz said:

Contudo posso dizer que os cartões de crédito do Banco Santander Totta funcionam nos CTT, a crédito

Isso é porque esses cartões são Multibanco/MasterCard, crédito/crédito, ou seja a parte multibanco também está ligada à linha de crédito ?

O Bankintercard Gold ou os cartões da Unicre são semelhantes e vão funcionar em sítios que só aceitem rede Multibanco, como os CTT

Editado por megamaster
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 minute ago, megamaster said:

Isso é porque esses cartões são Multibanco/MasterCard, crédito/crédito, ou seja a parte multibanco também está ligada à linha de crédito ?

O Bankintercard Gold ou os cartões da Unicre dão semelhantes e vão funcionar e sítios que só aceitem rede Multibanco, como os CTT

Obrigado megamaster. Editei o post com informaçao mais concreta e precisa acerca dos cartões de crédito do Banco Santander com funcionalidade dual (e.g. Mundo 123, Light). Experimentei o cartão Unibanco nos CTT, mas não deu. Este é emitido pela Unicre, mas é um cartão de crédito "puro". Quais os cartões Unicre/Unibanco que dão nos CTT?

Grato!

7 minutes ago, FreeAtMind said:

O melhor é perguntar a cada utilizador em qual das repartições de finanças ele pagou com cartão de crédito, depois podemos ir sabendo quais aceitam ou não. (É sarcasmo... :D)

@Mikeluz Se quisesse atenção ia para o facebook, instagram ou outra coisa qualquer, aqui do que tenho lido e conversado é um fórum com muita gente com conhecimento e que gosta de o partilhar.

Chateia-me que passem a vida a fazerem sempre as mesmas perguntas, eu li tudo desde a página 1. Vou para de fazer juízos de valor, o meu tempo é melhor usado noutras coisas.

As pessoas só têm a importância que nós lhes dermos. As atitudes são de quem as pratica. 

É esse o espírito que deve reinar neste fórum!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 minutes ago, Mikeluz said:

Experimentei o cartão Unibanco nos CTT, mas não deu. Este é emitido pela Unicre, mas é um cartão de crédito "puro". Quais os cartões Unicre/Unibanco que dão nos CTT?

De acordo com o preçário da Unicre, atualmente todos os cartões deles têm a funcionalidade multibanco, a crédito, uma vez que são todos cartões de crédito puros.

Eu costumo usar o BP PowerPlus nos CTT (emitido pela Unicre). Pode ser que cartões emitidos há mais tempo ainda não tenham a funcionalidade. O cartão deverá ter um logotipo "MB" algures na parte de trás

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 minutes ago, megamaster said:

De acordo com o preçário da Unicre, atualmente todos os cartões deles têm a funcionalidade multibanco, a crédito, uma vez que são todos cartões de crédito puros. 

Eu costumo usar o BP PowerPlus nos CTT (emitido pela Unicre). Pode ser que cartões emitidos há mais tempo ainda não tenham a funcionalidade. O cartão deverá ter um logotipo "MB" algures na parte de trás

OK, obrigado megamaster.

Quando leio os Preçarios, analiso exatamente essa mesma info (secção 3 dos Preçários). Os meus cartões Unicre são o VISA BiG e o Unibanco Clássico (ambos dizem VISA Credit na frente, e MBSpot no verso). Foram emitidos há cerca de 18 meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 minutes ago, Mikeluz said:

(ambos dizem VISA Credit na frente, e MBSpot no verso

MBSpot julgo que seja só funcionalidades Multibanco em ATMs, mas não compatibilidade com TPAs rede Multibanco. O meu diz mesmo "MB" e "Visa Credit" na frente.

Há 18 meses julgo que ainda não emitiam os cartões Visa/MB

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

https://www.unibanco.pt/wp-content/uploads/2019/04/Preçario-Abril-2019-Unicre.pdf

página 7:

BP PowerPlus e VISA Big têm as mesmas características (VISA/MB)

Se me afianças que o BP dá nos CTT então vou testar novamente com o meu VISA BiG. Pode ser que tenham atualizado qualquer coisa nos sistemas, entretanto.

Entretanto li o teu post anterior, e o meu não diz MB na frente.

Editado por Mikeluz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@ FreeAtMind (e outros que queiram partilhar):

Aproveito para perguntar:

Se as Finanças aceitam VISA e Mastercard posso usar diretamente o Affinity? Confesso que esperava que o Curve fosse aceite nos CTT, desde que vi a sua resposta das Finanças (a da pagina 74). Pensei que o Curve (Debit) fosse o que emularia MB nas Finanças. Nas Finanças da minha área de residência não aceitam senão cartões MB, advertem logo! Daí a minha questão!

Grato desde já pelos esclarecimentos (ou pelas observações empíricas) que me possam prestar!

Editado por Mikeluz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    31 minutes ago, Mikeluz said:

Entretanto li o teu post anterior, e o meu não diz MB na frente.

Queria dizer Visa à frente e MB atrás ?

Mas se o teu diz só MBSpot e não MB, então pode ser que não dê

32 minutes ago, Mikeluz said:

Nas Finanças da minha área de residência não aceitam senão cartões MB

Pode ser que até já aceitem e os funcionários não tenham informação disso. Também me disseram uma vez nas finanças que não aceitavam pagamentos em numerário, o que legalmente têm de aceitar e acabaram por aceitar quando eu lhes referi a lei. Eram 50€

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola

A COFIDIS, desde que fizeram o update aos sistemas (durante este f-d-s), anda com algumas "partcularidades".

Nada como perguntar e/ou reclamar, caso se justifique.

Da minha experiência, sei que existem algumas falhas ocasionais/cobranças indevidas, mas nada que uma reclamação - razoavelmente documentada -, não resolva.

Demora alguns dias/semanas ou mesmo meses, mas desde que a razão esteja do teu lado consegues o reembolso (nem que seja via Centro de Arbitragem).

Atenta no razoavelmente documentada, mune-te de printscreens, PDFs que corroborem os teus argumentos, porque às vezes a informação que é relevante desaparece (porque é atualizada nos dias seguintes), e  depois torna-se bem mais dificil de explicares.

Tenta sempre obter respostas escritas.

Cumps

Editado por Mikeluz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos.

Não é realmente fácil toda esta logística para quem está a entrar neste mundo.. Muitas dúvidas e muitos "e se"..

Do que percebi até agora (e corrijam-me pf. se estiver errado), mas é a estratégia que vou usar:

1) Bankinter card Gold - os 5% de cashback até ao limite de 100 10€ por mês durante os 12 meses parece-me impecável. Na linha de apoio, informaram-me que não dão cashback sobre pagamento de serviços, mas nas páginas anteriores li que alguém conseguiu. Confirmam?

2) O cartão cofidis +1  -. parece-me muito interessante, para quanto estourar o plafond do 1)  Aqui dá de certeza 2% sobre compras normais e 1% sobre os pagamentos de serviços.

3) para quem puder, o Universo, que faz 1% ilimitado sobre tudo... Em conjugação com o cartão dá, é realmente interessante e com a acção de 17 Maio e outras, é realmente espetacular!

Isto foi o que consegui "aprender"

Agora algumas dúvidas..

a) Todos os cartões têm uma área online onde se pode ir controlando os gastos de cada 1, para se jogar com as coisas, certo?

b) O pagamento de serviços tem de ser feito obrigatoriamente em multibanco? Li um caso de alguém que pagou nas finanças IUC, IVA e IMI nas próprias Finanças, conseguindo assim 2% cashback (porque saiu como compra do cartão universo, penso) Se tivesse pago individualmente cada uma das parcelas como pagamento de serviços no MB, provavelmente só receberia 1% de cada, certo?

c)O cashback que se recebe num cartão, tem prazo de consumo? isto é, posso ter um cartão com 10 ou 20€ parado uns meses na gaveta?

E penso que está tudo :)

Obrigado,

Zorza

Editado por Zorza
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Zorza disse:

b) O pagamento de serviços tem de ser feito obrigatoriamente em multibanco? Li um caso de alguém que pagou nas finanças IUC, IVA e IMI nas próprias Finanças, conseguindo assim 2% cashback (porque saiu como compra do cartão universo, penso) Se tivesse pago individualmente cada uma das parcelas como pagamento de serviços no MB, provavelmente só receberia 1% de cada, certo?

Boas!

A situação que reportei do pagamento que fiz nas finanças, em que recebi um cashback de 2%, deve ter sido um caso pontual de uma promoção do cartão Universo, no meio de tantas que eles fazem durante o ano e da qual não tinha conhecimento. Em situações normais receberia 1%. O facto de pagar os vários tipos de impostos individualmente ou em conjunto, não influencia o cashback.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 hours ago, Zorza said:

Bom dia a todos.

Não é realmente fácil toda esta logística para quem está a entrar neste mundo.. Muitas dúvidas e muitos "e se"..

Do que percebi até agora (e corrijam-me pf. se estiver errado), mas é a estratégia que vou usar:

1) Bankinter card Gold - os 5% de cashback até ao limite de 100€ por mês durante os 12 meses parece-me impecável. Na linha de apoio, informaram-me que não dão cashback sobre pagamento de serviços, mas nas páginas anteriores li que alguém conseguiu. Confirmam?

2) O cartão cofidis +1  -. parece-me muito interessante, para quanto estourar o plafond do 1)  Aqui dá de certeza 2% sobre compras normais e 1% sobre os pagamentos de serviços.

3) para quem puder, o Universo, que faz 1% ilimitado sobre tudo... Em conjugação com o cartão dá, é realmente interessante e com a acção de 17 Maio e outras, é realmente espetacular!

Isto foi o que consegui "aprender"

Agora algumas dúvidas..

a) Todos os cartões têm uma área online onde se pode ir controlando os gastos de cada 1, para se jogar com as coisas, certo?

c)O cashback que se recebe num cartão, tem prazo de consumo? isto é, posso ter um cartão com 10 ou 20€ parado uns meses na gaveta?

E penso que está tudo :)

Obrigado,

Zorza

Olá,

Nota prévia: Acho que o user @FreeAtMind irá chatear-se (mais uma vez), por mais um utilizador perguntar o que já foi respondido... :) Oxalá não se chateie cotigo como se chateou comigo (no inicio da página 77).

Bom, comecemos então:

1) Bankinter card Gold - os 5% de cashback até ao limite de 10€/mês (dez euros) e não 100€/mês (cem euros). Poderá ter sido erro de digitação, mas fica aqui a correção. Quanto à questão do Pagamento de Serviços contar para o cashback salvo erro o user @M_R_J reportou que sim.

2) COFIDIS com serviço "+1€/mês" ativo:    2% em Compras + 1% Pagam. Serv, ;
         COFIDIS sem serviço "+1€/mês" ativo:    1% em Compras + 0% Pagam. Serv,

3) O cartão Dá é "espetacular" para quem faz compras nas lojas com insignia SONAE (Continente, Worten, Zippy, etc...), porque só nestas lojas é que é aceite!
         O 1% de cashback é creditado no cartão Cliente do Continente (que dá no Continente, e também na GALP)

Respostas:

a)Todos têm área pessoal (vulgo "homebanking")

b) respondido pelo user @contadoc no post anterior

c) não tem prazo de validade declarado.

Cumps

Editado por Mikeluz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

Depois de atingir os 300eur em pagamento de serviços / compras alguém me sabe dizer se para receber a oferta da adesão ao unibanco classic é necessário fazer alguma coisa, ou ligar para os serviços ou eles enviam a oferta para a morada directamente?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, lcardoso said:

Boa tarde

Depois de atingir os 300eur em pagamento de serviços / compras alguém me sabe dizer se para receber a oferta da adesão ao unibanco classic é necessário fazer alguma coisa, ou ligar para os serviços ou eles enviam a oferta para a morada directamente? 

Liga para lá com essa dúvida, que assim tens a certeza que não ficas esquecido ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom, isto realmente é sempre complicado.. e cada linha que se lê, outras dúvidas surgem.

Uma pequena: Quando fazem pagamentos de serviços, exemplo de carregamentos telemóvel, pagar a água ou a luz (enfim, dados de multibanco com entidade, referência e valor), podem fazê-lo na app do cartão ou têm que fisicamente ir a um Multibanco, meter o cartão e pagar lá?

Zorza

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    16 minutes ago, Zorza said:

Quando fazem pagamentos de serviços, exemplo de carregamentos telemóvel, pagar a água ou a luz (enfim, dados de multibanco com entidade, referência e valor), podem fazê-lo na app do cartão ou têm que fisicamente ir a um Multibanco, meter o cartão e pagar lá?

Depende do qual é o cartão de crédito, com site ou app onde se podem pagar as referências multibanco tens Cofidis, Universo e Unibanco, dos outros cartões que tenho e só se pode pagar no multibanco são Bankinter e Cetelem, o Affinity não dá sequer para pagar referências MB em nenhum lado, só compras .

Editado por FreeAtMind
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    15 hours ago, FreeAtMind said:

VISA e Mastercard" para quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto.

Excelente artigo, só tenho uma pequena correção

"Os cartões são de rede Visa ou de Matercard, porque são duas empresas diferentes, logo obrigaria a pagar duas vezes pelo mesmo serviço e seria redundante, sem trazer nenhuma vantagem acrescida"

Da mesma forma que se pode ter cartões dual MB e Visa, por exemplo, poder-se-ia ter um cartão Visa e MC, escolhendo-se uma delas no terminal de pagamento e não implicando custos acrescidos. O problema é que nem a Visa, nem a MasterCard abdicam de ter controlo no design dos cartões e de ter o seu logotipo na frente do cartão, como o Multibanco aceita. Há no entanto cartões MasterCard/Maestro e até cartões MC/MC/MC/MC/MC... como é o caso do cartão Universo que tem múltiplas instâncias de rede MasterCard, para cada uma das modalidades de pagamento, algo que tanto quanto sei só se faz em Portugal. Noutros países as entidades de crédito provavelmente julgam que as pessoas não vão entender ter de escolher entre opções de pagamento no terminal

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites