Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

jamorim

Recommended Posts

23 minutes ago, JRJordao said:

@Mikeluz

Só agora percebi que te referias a compras no Continente Online. Não costumo utilizar, devido em parte a essas chatices de falta de produto e também porque não compro frescos sem os ver primeiro.

A pergunta óbvia que se impõe é, porquê investir tanto numa cadeia onde se compra tão pouco? Ou quando empataste esses 2k/4k gastavas bem mais?

Sim, em fraldas de incontinencia para o meu sogro, que entretanto faleceu. O agregado familiar era maior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 17,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

957

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

há 19 minutos, Mikeluz disse:

Sim, em fraldas de incontinencia para o meu sogro, que entretanto faleceu. O agregado familiar era maior.

?

Concerteza já sabes que podes também gastar o saldo na Zippy (roupa infantil), MO (roupa), Sportzone (desporto), GeoStar (viagens), Well’s (saúde), Bom Bocado (refeições), Bagga (refeições), note! (papelaria) , Go Natural (alimentação) e Dr. Wells (consultas).

Tirando isso, só se tiveres familiares ou amigos que gastem bastante na cadeia e te possam comprar algum do crédito. Se o tiveres dividido por vários cartões será mais fácil, claro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado, sim, mas não costumo ir muito a esses sítios. O único que talvez possa interessar é mesmo a Go Natural. As consultas da Dr. Wells não conheço, mas isso não é só para consultas nutricionais? (se calhar ando a perder vantagens da SONAE e não me apercebi ainda...) o Plano de Saúde do Continente, vale a pena? É que se valer a pena, poderá interessar, não só para usar cartões Dá, como para acumular vantagens nos cartões de crédito de suporte :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Plano de Saúde Wells é tão bom como a generalidade dos planos/cartões de saúde do mercado, tornando-se um pouco mais económico com o desconto de 15% atribuído em cartão Continente. Podes associar até 12 familiares ao teu cartão Continente para efeitos deste plano. https://www.planosaudewells.pt/consultar-precos

O Dr. Wells nunca utilizei. Já o vi em resultados na pesquisa do Plano de Saúde Wells, mas para o que eu pretendia na altura (consulta dentista) ficava mais caro que outros prestadores. Tem consultas de medicina dentária e medicina estética. https://www.drwells.pt/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 hours ago, Mikeluz said:

começo a achar que a SONAE deve andar em maus lençóis, mas alguém tem outra opinião (mais positiva) acerca deste fenómeno? 

Não tiveram promoção nenhuma desde o início do ano até ao fim de março. Parece que estão a gastar agora o orçamento para campanhas que não usaram nos primeiros 3 meses do ano

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recebi agora SMS a informar que se encontra disponível o cashback de 20% da compra que fiz na Worten dia 17 com o meu cartão Universo temporário. ?

Penso que só quando ativar o cartão definitivo terei acesso ao valor, mas tudo bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 5/22/2019 at 11:21 AM, dsd ded said:

Sim. Especialmente está da worten. 

Perdia a cabeça e meti 1000 no cartão da

recebi 200 cartão continente. Porreiro

Muito bom, não fiz o mesmo porque tinha gasto o meu crédito no SixthContinent a comprar vales bitnovo, não consegui carregar o cartão Universo a tempo e perdi a oportunidade de por mais um bom dinheiro nisto.

On 5/22/2019 at 11:31 AM, M_R_J said:

Hora de pôr um lembrete para antes de 1 ano, se esses 1000€ ainda não tiverem sido gastos, fazer um carregamento de 5€ no cartão para revalidar a validade do saldo.

É boa ideia :)

On 5/22/2019 at 12:15 PM, blueray said:

Ganda maluco! :D

Eu não tinha assim tanta liquidez, mas pus lá uns trocos e também já me aparecem no cartão continente.

Quando cheguei lá a worten na sexta, não tinham cartões Dá, e eu pensei já me lixaram. Mas fui a continente e comprei lá um e carreguei com o mínimo e depois apareço outra vez na worten, e já com o cartão Dá e mando a moça carregar :D...queriam me lixar :D

Hoje vou aproveitar mais uns trocos e carrego hoje no continente para aproveitar os 5%, não é muito mas como fico mesmo perto de casa, não perco nada e passo lá.

Faria exatamente o mesmo, acho que até sugeri isso nos dias antes da campanha.

On 5/22/2019 at 12:22 PM, megamaster said:

A mim disseram-me que se estava a pensar que ganhava os 20% a carregar o cartão dá avisavam logo que não dava ?

Obviamente ignorei

@megamaster devias ter confiado no empregado :) brincadeira, testar sempre é que é o correto.

On 5/22/2019 at 12:47 PM, Mikeluz said:

Isso não poderá ser um sinal de pouca liquidez da SONAE? Eu tenho 2k€ empatados em cartões Dá, e , infelizmente não sei como me livrar deles rapidamente (não vou assim tanto ao CNT, e não consumo na Worten, porque acho-os ambos careiros... começo a achar que a SONAE deve andar em maus lençóis, mas alguém tem outra opinião (mais positiva) acerca deste fenómeno?

Eu carreguei os "cartões Dá" divididos em quantidades aproximadas para um mês, gasto lá em média 250€, foi isso que carreguei em cada um.

On 5/22/2019 at 12:53 PM, Mikeluz said:

Ainda não terem sido prepotentes como foram com o @FreeAtMind (salvo erro)... Eu não fui a essa campanha pelos motivos que acima referi.

BTW, tenho estado a ver post antigos (para acompanhar-vos, vou na pág 46), e alguém (salvo erro o @banidO) sugeriu haver uma compilação dos Pros e dos Cons dos cartões aqui discutidos. Já alguém fez isso? Penso que deveria seguir um template, para conseguir-se compara mais facilmente características. Fica a sugestão, e a disponibilidade para dar um template. Pessoalmente, tenho numa folha de Excel todas as características que acho relevantes de todos os meus cartões, posso sugerir algumas.

Eu fiz um apanhado na pág. 63 sobre os cartões que tenho, é uma compilação do que fui aprendendo neste post, também tenho algumas coisas mais no meu blog.

Já agora gostava que partilhasses esse exel, se der até em anexo por aqui ou num mega, gdrive ou dropbox. Informação nunca é demais.

EDIT: Melhor ainda, criei um ficheiro público no google drive que todos podemos editar e acrescentar conteúdo, está em branco, vamos lá adicionar informação, tem o nome de "Cartões de crédito" :)

Editado por FreeAtMind
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, JRJordao said:

Recebi agora SMS a informar que se encontra disponível o cashback de 20% da compra que fiz na Worten dia 17 com o meu cartão Universo temporário. ?

Penso que só quando ativar o cartão definitivo terei acesso ao valor, mas tudo bem.

Embora não esteja certo do que vou dizer - porque já aderi ao cartão Universo há muitos anos -, mas penso que apesar do cartão Universo ser temporário, os descontos vão para o cartão Continente que associaste ao cartão Universo. Assim, uma visita ao homebanking do  teu cartão Universo, ou melhor ainda, uma ida ao www.cartaocontinente.pt » A Minha Conta » Compras, e conseguirás ver lá os 20% de desconto. (penso). Depois dá feedback, sff.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    10 hours ago, Mikeluz said:

Isso não poderá ser um sinal de pouca liquidez da SONAE? Eu tenho 2k€ empatados em cartões Dá, e , infelizmente não sei como me livrar deles rapidamente (não vou assim tanto ao CNT, e não consumo na Worten, porque acho-os ambos careiros... começo a achar que a SONAE deve andar em maus lençóis, mas alguém tem outra opinião (mais positiva) acerca deste fenómeno? 

Isto é uma acção concertada para que as pessoas usem o cartão Universo em detrimento dos da concorrência, porque as taxas de cartões de crédito são muito mais caras que as do Multibanco. (Se alguém souber quanto custa cada uma agradecia que dissessem, tenho curiosidade, entre VISA, Mastercard e Multibanco.) O cartão Universo é mais uma área de negócios do grupo Sonae, eles querem rentabilizar isto, fazem-no forçando as pessoas a aderirem ao cartão com promoções destas malucas, por outro lado deixam de ter bons preços no folhetos, para poupares tens mesmo de usar o cartão de crédito deles, ao mesmo tempo estão a criar o hábito de o usares, depois muita gente não consegue pagar a horas e paga juros, eles também recebem comissão sobre esses juros cobrados pelo BNP Paribas, ter acesso aos clientes do grupo Sonae deve vir com um preço puxado, eles têm uma base de clientes gigante. Portanto já temos ganhos com, as transações e os juros. Por outro lado tens um orçamento para gastar em promoções por cada insígnia, Continente, Worten, Wells, SportZone, Mo, etc, que vai sendo repartida por diversas estratégias de marketing, umas vezes puxam por uma insígnia outras vezes por outra, ao mesmo tempo que divulgam e fomentam o uso de serviços novos para baixar custos ou para gerar novos rendimentos, o Universo é apenas mais uma das áreas de negócio deles, mais uma ferramenta que lhes permite lançar campanhas em pouco tempo e reagir a qualquer manobra da concorrência, por exemplo o Pingo Doce não tem esta área de negócio.

O Universo tem muitos anos, era uma parceria com o BPI, que chegaram a querer entrar no mercado como banco independente este Universo, pode ser que eles estejam para fazer renascer essa ideia, talvez o Banco CTT ter aparecido lhes tenha dado ideias. Chegaram a "forçar", oferecendo aos empregados deles cartões Universo, isto para terem uma base alargada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mikeluz disse:

Embora não esteja certo do que vou dizer - porque já aderi ao cartão Universo há muitos anos -, mas penso que apesar do cartão Universo ser temporário, os descontos vão para o cartão Continente que associaste ao cartão Universo. Assim, uma visita ao homebanking do  teu cartão Universo, ou melhor ainda, uma ida ao www.cartaocontinente.pt » A Minha Conta » Compras, e conseguirás ver lá os 20% de desconto. (penso). Depois dá feedback, sff.

Não pude associar o meu cartão Continente ao Universo no momento de adesão. Segundo me disseram, o cashback fica num novo cartão Continente "virtual" que foi criado automáticamente associado ao Universo. Quando receber o cartão Universo definitivo, poderei escolher entre continuar a usar esse novo cartão Continente, ou transferir o seu saldo para o meu cartão Continente atual.

Não me é também ainda possível registar no homebanking do cartão Universo, dá-me erro indicando que só o poderei fazer com o cartão definitivo.

Talvez estas situações sejam hoje diferentes do que eram quando aderiste. Obrigado de qualquer forma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alterações ao Preçário Unibanco apartir de 1 de Setembro... pena não destacarem com fundo amarelo as alterações! Alguém vislumbra alguma açteração relevante para a nossa comunidade?

Editado por Mikeluz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 5/23/2019 at 12:38 PM, megamaster said:

Isso já era. Desde 2015 que a União Europeia tem a "Interchange fee cap", que limita a comissão a 0.2% para cartões de débito e 0.3% para cartões de crédito. Isto é o que todos cobram. Exceção é o MBWAY que cobra "metade", de acordo com uma notícia que vi há uns tempos, pelo que deverá ser 0.15%

Por comparação estas mesmas comissões fora da UE estão à volta de 2 ou 3%

Realmente assim não entendo porque estão a dar cashbacks tão bons aos clientes.

A norma europeia PSD2 dos pagamentos é que vai mexer novamente com isto, foi o que permitiu o aparecimento do Revolut, N26, etc. 

A verdade é que a banca anda muito antiquada, aderiram aos computadores mas ainda andam a ter tudo em duplicado em papel, os documentos andam fisicamente a ser transportados, etc. Algumas limitações são artifícios para que o dinheiro circule mais devagar apenas para que eles lucrem mais um pouco.

On 5/23/2019 at 12:40 PM, Mikeluz said:

Alterações ao Preçário Unibanco apartir de 1 de Setembro... pena não destacarem com fundo amarelo as alterações! Alguém vislumbra alguma açteração relevante para a nossa comunidade?

Editado por FreeAtMind
    Já vi, fiz confusão com o Universo em vez de Unibanco... 
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, megamaster disse:

De certeza que as instituições que comercializam os cartões discutidos nesta thread não andam a ganhar dinheiro com esses cartões 

Penso que elas, tal como as restantes, ganham acima de tudo com os juros cobrados.

Não será o caso dos participantes frequentes deste fórum, mas (estou convencido que) muitos clientes de cartão de crédito gastam com frequência acima do que conseguem pagar no fim do mês, ou compram logo em modalidades de pagamento fraccionado com juros. Comprar uma tv gigante ou umas férias no estrangeiro pagando 50€ por mês (durante anos) apela a muita gente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, FreeAtMind disse:

Realmente assim não entendo porque estão a dar cashbacks tão bons aos clientes.

Estão numa fase de conquista de mercado.

Também a Cetelem há uns anos deu 10% em vale Odisseias e a WiZink 25€ numa compra de 100€(?).

O Universo tem certamente maior orçamento, além de que o cashback é na realidade creditback sonae. Todos pensamos que usamos o crédito ganho em compras aos melhores preços, mas se calhar por vezes enganamo-nos. Se calhar o que comprámos na Worten/Sport Zone ficava mais barato no Media Markt/Decathlon. O mesmo para Continente vs Minipreço, Lidl, etc. Será que o facto de já termos o crédito não afeta a nossa escolha ou a pesquisa de preços na concorrência?

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, megamaster said:

Isso já era. Desde 2015 que a União Europeia tem a "Interchange fee cap", que limita a comissão a 0.2% para cartões de débito e 0.3% para cartões de crédito. Isto é o que todos cobram. Exceção é o MBWAY que cobra "metade", de acordo com uma notícia que vi há uns tempos, pelo que deverá ser 0.15%

Por comparação estas mesmas comissões fora da UE estão à volta de 2 ou 3%

Esta norma é o motivo de nos últimos anos termos visto a aceitação de "cartões de crédito" (Visa, MasterCard) aumentar bastante. É também o motivo de a American Express ter abandonado muitos mercados.

Não é portanto nas comissões das operações que o Universo está a ir buscar dinheiro. Se formos ver a nível europeu, Portugal é um caso anómalo nos cartões que tem. Na maior parte dos países o melhor que se arranja é 0.5% de cashback e com uma anuidade à volta de 100€. Toda a gente, inclusivamente os próprios bancos que baixaram muito os benefícios atribuídos culpa a "Interchange fee cap"

De certeza que as instituições que comercializam os cartões discutidos nesta thread não andam a ganhar dinheiro com esses cartões 

A "interchange fee" do que li é outra coisa, é o que cobra a VISA ou Mastercard pelo uso da sua rede e marca em cada utilização, são os valores que falas-te, mas o banco cobra mais, pode chegar aos 2% em transação, por isso não estão a perder dinheiro. Encontrei valores para os EUA, não estou a encontrar para a Europa, mas também não devem ser muito diferentes.

MasterCard de 1.55% a 2.6%

Visa de 1.43% a 2.4%

Também a propósito: "Por que existem limites mínimos de 5 euros nos pagamentos com Multibanco?", falam num taxa 0,90% e um mínimo de 0,06 euros na rede MB.

É interessante saber como isto funciona e quanto cobram :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 minutes ago, FreeAtMind said:

nterchange fee" do que li é outra coisa, é o que cobra a VISA ou Mastercard pelo uso da sua rede e marca em cada utilização, são os valores que falas-te, mas o banco cobra mais, pode chegar aos 2% em transação, por isso não estão a perder dinheiro

Estás a confundir várias coisas. A Interchange fee é o que é pago à rede pelo "acquirer bank" (o banco com o qual o comerciante tem contrato). A rede fica com uma pequena parte disso e dá o resto ao "issuer bank" (o nosso banco, com o qual temos o cartão).

Em cima disso, acquirer bank pode cobrar ao comerciante o que quiser e tiver em preçário, mas nada disso vai para o emissor do cartão.

https://www.europeanpaymentscouncil.eu/news-insights/insight/18-months-impact-interchange-fee-regulation-european-union-cards-market

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A interchange fee é apenas uma das comissões cobradas, tem outras envolvidas.

Teria sido mais simples e rápido de entender.

Realmente tinha razão @megamaster isto na Europa é um mundo à parte, andam a perder dinheiro para angariar clientes, a única forma que têm de se protegerem é porem um limite no cashback.

Editado por FreeAtMind
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    29 minutes ago, FreeAtMind said:

Teria sido mais simples e rápido de entender.

Atenção que esse vídeo é da perspetiva do comerciante e as regras europeias não permitem o mesmo acumular de taxas que existe no mercado americano. A Interchange fee cobre tudo menos o que eles no vídeo chamam de "processor fee", que é a parte que fica com o banco dono do TPA. O comerciante é cobrado o bolo total, que são as taxas que aparecem nos preçários

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ia aderir ao unibanco, pois tinha uma oferta que me interessava, uma action cam, contudo mudaram e já não está disponivel....já não vou aderir..

fica o aviso para quem também aderiu a pensar na action cam. agora é 1 ano pack prestige. ainda fui a tempo de não aderir.

Editado por Vítor A
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, GMCristiano disse:

E não deve ser pouco.

As taxas de juro são muito altas comparado com o que devolvem em cashback. Se gastassem a % de cashback em marking mais agressivo, seria muito mais caro.

Não só maior partes das pessoas pede cartão de crédito pelo crédito, como nunca conseguem ir buscar a totalidade do cashback, porque logo no primeiro mês já grande parte estoirou o crédito quase todo e não vai repor o plafond.

Quantos de vocês já não fizeram "publicidade" aos cartões de crédito que têm a amigos ou familiares que sabem que secalhar vão acabar por pedir o cartão de crédito para se endividar? Até nós acabamos por contribuir indiretamente para o marking do cashback.

Por acaso farto-me de fazer publicidade ao COFIDIS +por 1 euro, mas... SEMPRE na óptica de pagamento a 100%! SEMPRE!

Agora...se alguém a quem eu recomendei o cartão se vai endividar?...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites