Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

jamorim

Recommended Posts

• Respostas 17,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

957

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

1 hour ago, FreeAtMind said:

Se alguém souber de um bom que cobre baixas comissões e tenha bom homebanking, não pretendo bancos online

As três melhores opções seriam o Big, o Bankinter e o BCP. Nao posso falar quanto ao homebanking a não ser o do BCP, que é ligeiramente melhor que por exemplo o da caixa ou o do Novo Banco. Quanto a comissões:

- BIG: isenção de manutenção de conta e 14€ de anuidade do cartão de débito

-Bankinter: isenção de manutenção de conta se domiciliado o ordenado/pensão e 17€ de anuidade do cartão de débito 

- BCP: isenção de manutenção de conta se domiciliado o ordenado/pensão a partir de certo valor (julgo que são 600€) e 18€ de anuidade de cartão, com um gasto mínimo de 150€/mês no cartão para manter a isenção da manutenção de conta

Se não tiveres mais contas bancárias em Portugal, talvez uma conta de serviços mínimos bancários seja a melhor escolha. Custam 2 ou 3€ por ano

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 5/18/2019 at 10:57 PM, Guest rflmota said:

Fiz hoje um abastecimento na Galp com o Universo através do Curve e foi-me cobrada a comissão de 0,50€. Existe algum truque para funcionar? 

Isso é novidade. Fui agora verificar e nunca me foi cobrada a taxa de 0.50€. Parece que andam ficar mais espertos...

Assim sendo, a única forma de evitar a taxa será usando a vertente de débito do Universo, quer seja com ou sem Curve

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, megamaster disse:

Isso é novidade. Fui agora verificar e nunca me foi cobrada a taxa de 0.50€. Parece que andam ficar mais espertos...

Assim sendo, a única forma de evitar a taxa será usando a vertente de débito do Universo, quer seja com ou sem Curve

Chegaste a experimentar o Cetelem Black com Curve numa gasolineira? Cobra a taxa de gasolineiras?

(Estou um bocado farto de postos de combustível que não estão registados como tal. Quando for abastecer num posto que não conheça, gostaria de usar o Curve para que possa fazer go-back-in-time caso não atribua cashback)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 minutes ago, M_R_J said:

Chegaste a experimentar o Cetelem Black com Curve numa gasolineira? Cobra a taxa de gasolineiras?

Não tenho o Cetelem Black. Ia há uma semana ou duas meter os documentos e apareceu a notícia do "novo" black, pelo que decidi esperar a ver como fica tudo. Acho que realmente só experimentando e ver se cobra ou não. Seria também de esperar que se cobrar e fizeres go back in time para outro cartão a taxa fosse devolvida

6 minutes ago, M_R_J said:

(Estou um bocado farto de postos de combustível que não estão registados como tal. 

Será que é isto que também influencia se a taxa é cobrada ou não? Eu com o Universo costumo ir sempre ao mesmo posto

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, megamaster disse:

Não tenho o Cetelem Black. Ia há uma semana ou duas meter os documentos e apareceu a notícia do "novo" black, pelo que decidi esperar a ver como fica tudo. Acho que realmente só experimentando e ver se cobra ou não. Seria também de esperar que se cobrar e fizeres go back in time para outro cartão a taxa fosse devolvida

Ah pois, é verdade, esqueci-me que não tinhas o Black.

Citação

Será que é isto que também influencia se a taxa é cobrada ou não? Eu com o Universo costumo ir sempre ao mesmo posto

Sim, é possível que esse posto esteja mal catalogado na SIBS. E não há maneira de o verificar sem ser experimentando. A SIBS recusa-se a responder como estão catalogados os seus clientes.

Editado por M_R_J
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, megamaster disse:

Também usei a pouco o curve num abastecimento na galp, e cobraram os 0.5€. Também tinha lido em algum lado que não cobravam, mas já devem ter mudado a politica deles. Andam a ficam espertos :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    16 hours ago, FreeAtMind said:

Sou em ex-cliente do Santander Totta, acabei a conta com eles em dezembro 2018, por estarem sempre a aumentar as comissões, tinha conta Mundo 123 (passou de 2,5€/mês para 3,5€, 4,5€ e quando saí eram 5,25€) e o cartão de crédito com 1% de cashback, achei que não compensava, a única coisa que sinto falta era do homebanking  que funcionava bem e tinha gestão de tudo.

Mudei para o Banco CTT, para não pagar comissões, mas não estou muito satisfeito, o homebanking deles é muito básico além de sofrer muito de problemas de juventude do banco, falta muita coisa e falha demasiadas vezes, sinto-me uma cobaia. O banco CTT é a nova CGD, muitos velhotes e estou a ver que daqui por uns anos vai ser impossível ser atendido aos balcões deles, acabei com a CGD por causa disso e fui meter-me no mesmo.

Se alguém souber de um bom que cobre baixas comissões e tenha bom homebanking, não pretendo bancos online, já tive Banco Best e fartei-me, gosto que tenha balcões, aceito sugestões...

Sou cliente BST desde 2010, também gosto muito do Netbanco, também vi o aumento das comissões na conta ordenado Mundo 123. Estou prestes a abandonar o BST, porque deixar-me-á de compensar ter o cartão Mundo 123 (o cashback de 1% será apenas para que tiver um Seguro de Porteção a partir de 15 de Junho, conforme postei mais em cima). Portanto, só compensará a quem tem Seguro de Proteção que realmente necessite, mas, pelo que sei, os Seguros comercializados pelos bancos são sempre mais caros. O que vai mantendo o Banco Santander é a inércia de alguns clientes mais velhos (40+), que não se estão para dar ao trabalho de mudar de Banco (Crédito à Habitação). Eu já estou 40's mas gosto da jovialidade, e nunca me conforme com as injustiças! No ano passado, fartei-me da batalhar por causa da "Campanha Primavera/Verão" e lá me deram o que era devido (30€/CC). O Banco Santander Totta foi um banco que já "deu uvas", mas desde 2015 fechou a torneira, e a breve tempo irá perder muitos clientes "jovens" que não se contentam em ser comissionados de uma maneira quase exponencial, sem quaisquer contrapartidas.

Como sugestão, sugiro o BCTT (que já conhece), e, especialmente o Bankinter (conta "Mais Ordenado": 5% TANB no 1.º ano, 2% TANB no 2.º ano, sem comissões). Transferências SEPA "normais" (gratuitas) em menos de 1 d.u. (às vezes no próprio dia). Muito bom, em minha opinião, é capaz de "pulverizar" o BST!

Editado por Mikeluz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 5/18/2019 at 2:37 PM, joao dias said:

Reparei que a Cetelem, no homebanking, em descrição do serviço tem como vantagem: " Extrato de Conta imediatamente disponível após data de fecho de conta"

Na minha conta nunca acontece isso quando chega a data do fecho , tenho que andar a ver quando o extracto em pdf fica disponível, para ter as referências MB e não deixar ir a débito directo.  

Same here! É mal de todos os cartões emitidos pelo BNP Paribas (CETELEM, bCTT, Universo,...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, M_R_J disse:

Só usei uma vez o Black com o Curve para abastecer e não foi cobrado os 50 cêntimos. Agora não sei se é sempre assim ou se as bombas estão mal catalogadas, como foi referido anteriormente...

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    16 hours ago, banid0 said:

ActivoBank...

Realmente acho que de momento o ActivoBank será a única alternativa que tenho, embora tenho a perceção que o BCP é muito careiro e o ActivoBank é do grupo, temo mudanças num futuro próximo.

15 hours ago, megamaster said:

As três melhores opções seriam o Big, o Bankinter e o BCP. Nao posso falar quanto ao homebanking a não ser o do BCP, que é ligeiramente melhor que por exemplo o da caixa ou o do Novo Banco. Quanto a comissões:

- BIG: isenção de manutenção de conta e 14€ de anuidade do cartão de débito

-Bankinter: isenção de manutenção de conta se domiciliado o ordenado/pensão e 17€ de anuidade do cartão de débito 

- BCP: isenção de manutenção de conta se domiciliado o ordenado/pensão a partir de certo valor (julgo que são 600€) e 18€ de anuidade de cartão, com um gasto mínimo de 150€/mês no cartão para manter a isenção da manutenção de conta

Se não tiveres mais contas bancárias em Portugal, talvez uma conta de serviços mínimos bancários seja a melhor escolha. Custam 2 ou 3€ por ano

O BiG acho que é de capitais angolanos, não confio. O BCP pelas razões acima não me identifico com eles. Sobra o Bankinter que até tenho gostado do cartão de crédito deles, tenho um perto de casa e também pode ser uma alternativa, vou lá um dia destes informar-me.

14 hours ago, IceMan1910 said:

ActivoBank. 10 - 0 a todos.

Obrigado. Talvez ainda abra 2 contas, uma no ActivoBank outra no Bankinter.

25 minutes ago, Mikeluz said:

Sou cliente BST desde 2010, também gosto muito do Netbanco, também vi o aumento das comissões na conta ordenado Mundo 123. Estou prestes a abandonar o BST, mas deixar-me-á de compensar. Só compensa a quem tem Seguro de Proteção que realmente necessite, mas, pelo que sei, os Seguros comercializados pelos bancos são sempre mais caros.

Como sugestão, sugiro o BCTT (que já conhece), e, especialmente o Bankinter (conta "Mais Ordenado": 5% TANB no 1.º ano, 2% TANB no 2.º ano, sem comissões). Transferências SEPA "normais" (gratuitas) em menos de 1 d.u. (às vezes no próprio dia). Muito bom, em minha opinião, é capaz de "pulverizar" o BST!

Eu tinha "Seguro de Proteção", fui ver na concorrência e encontrei mais barato até nos mediadores, acabei por contratar um na Fidelidade por menos 60€ ano, tenho a dizer que também baixei ligeiramente a avaliação da casa e do recheio, menos uns 15 mil euros, um dos extras que para mim é imprescindível, é o risco sísmico que adiciono sempre.

Quando vamos a comparar o Santander cobra mais caro todos os produtos e oferece o cashback mínimo de 1%, pelas minhas contas na altura entre comissões que deixei de pagar , o seguro que baixou, o cashback mais elevado que tenho na concorrência, vou encaixar mais de 600€ ano. Pena mesmo é que o banco CTT esteja a ter tantos problemas técnicos, tive a pouco tempo 3 dias sem conseguir pagar referências MB, fazias e revertia-as no momento, foi frustrante. Agora tenho vindo a repensar o uso e como contornar em parte estes problemas, estou a dar mais uso aos cartões de crédito e menos ao banco. Vou mesmo abrir conta noutro banco, só ainda não decidi qual, porque cheguei naquela fase em que não consigo confiar em pleno no banco para a gestão diária.

O meu uso:

- Faço muitas transferências por IBAN, até internacionais, os limites de 10 mês para mim são baixos, tem meses que excedo isso.

- Pagar referências MB, muitas

- Depósitos ao balcão são raros, mas gosto de poder fazê-los se precisar

- Comissões de disponibilização de cartões de débito deixam-me mal disposto

- Comissões de mensais ainda mais...

Por estas razões é que as contas de serviços mínimos não me servem, eles limitam as transferências.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    18 minutes ago, FreeAtMind said:

Realmente acho que de momento o ActivoBank será a única alternativa que tenho

Também recomendaria em primeiro lugar o ActivoBank, só não o mencionei devido aos poucos balcões que eles têm 

18 minutes ago, FreeAtMind said:

Faço muitas transferências por IBAN, até internacionais, os limites de 10 mês para mim são baixos, tem meses que excedo isso

As transferências em ordenadas em ATM não contam para esse limite, são ilimitadas

Edit: não li com atenção quanto às transferências serem internacionais. Parece que contas de serviços mínimos não dão mesmo então ?

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, FreeAtMind disse:

...

O BiG acho que é de capitais angolanos, não confio. O BCP pelas razões acima não me identifico com eles. Sobra o Bankinter que até tenho gostado do cartão de crédito deles, tenho um perto de casa e também pode ser uma alternativa, vou lá um dia destes informar-me.

...

Acho que é o BIC que tem capitais angolanos e não o BIG, são banco diferentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 minutes ago, Filip€ said:

É verdade, não parecem haver acionistas angolanos no BIG. https://www.big.pt/QuemSomos/CapitalAccionistas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 minutes ago, Filip€ said:

O BiC e o BNI são angolanos, o BiG fiz confusão, realmente não vejo que seja angolano.

10 minutes ago, megamaster said:

É verdade, não parecem haver acionistas angolanos no BIG. https://www.big.pt/QuemSomos/CapitalAccionistas 

Na verdade até tem um com World Wide Capital (WWC), 9,30%, o atual e um ex-presidentes do banco com 11,31 e 5,67%, de resto não encontrei mais nada, é fácil de camuflar as empresas ao fazê-las dependerem umas de outras em cascata.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    52 minutes ago, FreeAtMind said:

Realmente acho que de momento o ActivoBank será a única alternativa que tenho, embora tenho a perceção que o BCP é muito careiro e o ActivoBank é do grupo, temo mudanças num futuro próximo.

Obrigado. Talvez ainda abra 2 contas, uma no ActivoBank outra no Bankinter.

Eu tinha "Seguro de Proteção", fui ver na concorrência e encontrei mais barato até nos mediadores, acabei por contratar um na Fidelidade por menos 60€ ano, tenho a dizer que também baixei ligeiramente a avaliação da casa e do recheio, menos uns 15 mil euros, um dos extras que para mim é imprescindível, é o risco sísmico que adiciono sempre.

Quando vamos a comparar o Santander cobra mais caro todos os produtos e oferece o cashback mínimo de 1%, pelas minhas contas na altura entre comissões que deixei de pagar , o seguro que baixou, o cashback mais elevado que tenho na concorrência, vou encaixar mais de 600€ ano. Pena mesmo é que o banco CTT esteja a ter tantos problemas técnicos, tive a pouco tempo 3 dias sem conseguir pagar referências MB, fazias e revertia-as no momento, foi frustrante. Agora tenho vindo a repensar o uso e como contornar em parte estes problemas, estou a dar mais uso aos cartões de crédito e menos ao banco. Vou mesmo abrir conta noutro banco, só ainda não decidi qual, porque cheguei naquela fase em que não consigo confiar em pleno no banco para a gestão diária.

O meu uso:

- Faço muitas transferências por IBAN, até internacionais, os limites de 10 mês para mim são baixos, tem meses que excedo isso.

- Pagar referências MB, muitas

- Depósitos ao balcão são raros, mas gosto de poder fazê-los se precisar

- Comissões de disponibilização de cartões de débito deixam-me mal disposto

- Comissões de mensais ainda mais...

Por estas razões é que as contas de serviços mínimos não me servem, eles limitam as transferências.

Bankinter + cartão de crédito Unico (sem anuidade, tem funcionamento dual, não precisa de cartão de débito)

40 minutes ago, Filip€ said:

BIC é agora EuroBIC e sim tem capitais angolanos e o homebanking é muito rude. Sou cliente também deste banco.

Editado por Mikeluz
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 minutes ago, Mikeluz said:

Bankinter + cartão de crédito (sem anuidade). (tem funcionamento dual, não precisa de cartão de débito)

Esse cartão já não é comercializado, de acordo com o preçário desde 2017

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Abri conta em Abril 2018 e tenho esse cartão (cor preta), o de uma familiar (abriu conta em Fevereiro 2016) é cor de laranja.

Nota: o melhor é mesmo falarem com o balcão, no meu balcão foram super acessiveis.

Editado por Mikeluz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Mikeluz said:

Abri conta em Abril 2018 e tenho esse cartão (cor preta), o de uma familiar (abriu conta em Fevereiro 2016) é cor de laranja.

Há é o Bankinter Clássico. Será esse? É o único que eles dizem estar atualmente em comercialização e que não tem comissões. É também MB e Visa, resta saber se a parte mb é débito 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, FreeAtMind disse:

Se alguém souber de um bom que cobre baixas comissões e tenha bom homebanking, não pretendo bancos online, já tive Banco Best e fartei-me, gosto que tenha balcões, aceito sugestões...

Sou cliente Activobank e recomendo. Em Lisboa há 4 ou 5 balcões - mais uma dúzia espalhados pelo país. Qualquer balcão Millenium BCP aceita depósitos.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Da vossa experiência, como é que o cetelem black e o cofidis calculam o limite de cashback?

- Ano civil?

- De 12 em 12 meses, começando no mês de emissão do cartão?

- 12 meses rollback (a cada mês somam os 11 meses anteriores e determinam se o limite foi atingido)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, megamaster said:

Há é o Bankinter Clássico. Será esse? É o único que eles dizem estar atualmente em comercialização e que não tem comissões. É também MB e Visa, resta saber se a parte mb é débito 

O meu diz "Unico" na parte da frente (é preto, ano de produção 2018-04), o da familiar diz "unico" na pare da frente (é laranja, ano de produção 2016-02). Se calhar o "Classico" sera (ou não) o que eu tenho, mas não há nada como inquirir a linha deles, ou ir a um balcão. No meu caso foram super acessíveis, super-prestáveis. Testei se ia a débito ou crédito, numa loja que só aceitava MB, e foi a débito. Nunca o usei para levantamentos, mas se vai a débito no TPA MB, logo, no Multibanco ( na caixa MB) deverá ir a débito. Nada como ver se aparece a opção 1-6 (cash advance) ou opção 1-9 (levantamento a débito).

Notas:
    o CC que designo por Bankinter é o do Banco (embora emitido pela financeira Bankinter Consumer Finance - BKCF);
    há também o cartão de crédito "Bankinter Card Gold 5%" que é emitido pela BKCF, mas que nada tem a ver com a parte Banco!

1 hour ago, netnuno said:

Da vossa experiência, como é que o cetelem black e o cofidis calculam o limite de cashback?

- Ano civil?

- De 12 em 12 meses, começando no mês de emissão do cartão?

- 12 meses rollback (a cada mês somam os 11 meses anteriores e determinam se o limite foi atingido)?

COFIDIS: No dia de emissão do cartão renova (rolling year); se quiseres saber o dia de emissão, tens de lhes perguntar.

CETELEM Black: tenho, mas só usei uma vez ou outra... não estou para estar a confirmar CAEs e tenho outras alternativas, como o CC "BKCF Gold 5%"

Editado por Mikeluz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    23 minutes ago, Mikeluz said:

o CC que designo por Bankinter é o do Banco (embora emitido pela financeira Bankinter Consumer Finance - BKCF);
    há também o cartão de crédito "Bankinter Card Gold 5%" que é emitido pela BKCF, mas que nada tem a ver com a parte Banco!

Então esse cartão já não deve estar mesmo disponível. O Bankinter Gold parece ser o sucessor do Único.

É que tenho um familiar que abriu conta + ordenado no Bankinter e eles disseram que não tinham nenhum cartão de débito ou com funcionalidade débito que não tivesse comissões.

Edit: mas vendo o preçário dá a idea que o cartão classic, sem comissões, tem funcionalidade débito 

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 hours ago, megamaster said:

Também recomendaria em primeiro lugar o ActivoBank, só não o mencionei devido aos poucos balcões que eles têm 

Ainda não abri conta no Activobank por uma única razão, estou a reservar dinheiro para os depósitos promocionais (dantes o voucher só tiha uma validade de 90 dias), pelo que não posso comentar acerca deste AB.

Sei, que no Colombo estão abertos ao Sábado, o que pode ser uma mais valia para quem gosta de ir ao balcão.

Contudo, tenho algumas questões:

• como ficará a data-valor de um depósito de numerário:
      • feito ao balcão do ActivoBank, ao Sábado de manhã?
      • feito numa CATS (se aplicável) do Activo Bank, também no Sábado de manhã?
      • pode ser depositado numerário numa CATS do MBCP, com um cartão do AB?

Se alguém souber, agradeço o feedback.

P.S.: Sei que nas CATS no MBCP, os depósitos de numerário ficam com data-valor do d.u. seguinte (2.a feira).

5 minutes ago, megamaster said:

Então esse cartão já não deve estar mesmo disponível. O Bankintercard Gold parece ser o sucessor do Único. Os cartões que costumavam ser emitidos mesmo pelo "banco" (antes da BKCF existir) foram todos descontinuados. O único era um deles 

É que tenho um familiar que abriu conta + ordenado no Bankinter e eles disseram que não tinham nenhum cartão de débito ou com funcionalidade débito que não tivesse comissões 

Sim, mas repare que se calhar existe algum cartão de crédito dual, pelo que aconselho a reformular a questão para "existe algum cartão [de crédito] sem anuidade, que possibilite levantar dinheiro a débito nas caixas MB?" Fica a sugestão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites