Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

jamorim

Recommended Posts

2 hours ago, jotix said:

Existe como solução, o cartão da neteller que oferece pontos por cada compra.  

Mas bem.. O retorno é muito baixo 

Pois, para mim o verdadeiro retorno é o desconto no extrato :)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 17,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

957

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

5 hours ago, jotix said:

Sinceramente, não sou simpatizante da ideia de receber um factura mensal de um cartão de crédito.

São opções... Mas claro que @JRJordao é sempre simpático receber-se um desconto :)

Como assim? Como podes usar um cartão de crédito sem receber extratos? Tal como as facturas mensais de todos os serviços (eletricidade, TV, etc) que usas?

Ou queres dizer que não simpatizas com a ideia de usar um cartão de crédito, no geral?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, atlas disse:

Porquê?

Com um cartão de crédito não te consegues controlar?

Não sei sobre ele mas há quem (compreensivelmente) não goste do conceito de pagamento diferido. Usando o cartão de débito paga-se e o dinheiro sai logo da conta, está feito. Sabemos quanto dinheiro temos disponível. Com um cartão de crédito, mesmo pagando a 100% com débito direto, perde-se um pouco a noção de quanto dinheiro se tem efetivamente disponível (saldo à ordem menos dívida do cartão a saldar). É uma questão de hábito mas compreendo que haja quem não queira trazer essa pequena complexidade ao dia a dia.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, M_R_J disse:

Não sei sobre ele mas há quem (compreensivelmente) não goste do conceito de pagamento diferido. Usando o cartão de débito paga-se e o dinheiro sai logo da conta, está feito. Sabemos quanto dinheiro temos disponível. Com um cartão de crédito, mesmo pagando a 100% com débito direto, perde-se um pouco a noção de quanto dinheiro se tem efetivamente disponível (saldo à ordem menos dívida do cartão a saldar). É uma questão de hábito mas compreendo que haja quem não queira trazer essa pequena complexidade ao dia a dia.

O cartão de crédito exige disciplina. 

No meu caso, eu nunca usava cartão de crédito. Fui forçado a ter um cartão de crédito e a usá-lo por causa do crédito à habitação. Para o meu spread não ser agravado, tenho de o usar todos os meses. O que faço é usá-lo, mensalmente, até ao montante que necessito por causa do crédito à habitação. Depois, arrumo-o imediatamente para um canto até ao próximo mês. Por outro lado, tento pagar o que gastei o mais rapidamente que me for permitido. Por isso antecipo-me ao vencimento (normalmente pago cada extrato com 15 dias de antecipação e sem esperar pela data do vencimento).

Confesso que me estou a habituar a este sistema e estou a gostar do cash back. Não me causa qualquer problema.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    34 minutes ago, atlas said:

Confesso que me estou a habituar a este sistema e estou a gostar do cash back. Não me causa qualquer problema.

Em breve vais ver que não queres outra coisa ;). Qual é o cartão com cashback que usas?

No meu caso aderi ao primeiro cartão de crédito, o antigo Universo (hoje BPI Prémio), para poder reservar vôos e hoteis online.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá

O que determina que um cartao de credito seja aceite num terminal que seja só para multibanco? Qual será a razao, e como poderemos saber?

Já aqui vimos que o BLACK e o ACTIVOBANK sao aceites.

Ha mais alguns que conhecam a ser aceites?

um abraço e obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ah outra questao que tinha era se fizer um cash advance e ao fim do mes pagar 100% no extracto, se essa funcao( alem da comissao ) conta sempre juros, ou tb é como as compras que se pagar ao fim do mes nao pago juros?

sempre tive a ideia que o cash advance é diferente das compras, que se o pedires comeca logo a contar juros mesmo que pagues no fim do mes 100%.

outra questao é se alguem sabe se os juros é ao dia ou ao mes.

por exemplo se passar o dia de pagamento de JANEIRO  em 10 dias, se pago juros desses 10 dias que passei o prazo  em FEVEREIRO 

ou se durante esse extracto de FEVEREIRO pagar tudo, depois no fim do mes FEVEREIRO  nao me cobram juros?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    10 hours ago, jotix said:

Pagar o cartão A com o cartão B. Mas que ginástica @jrjordao :)

Requer algum planeamento, mas é prático em termos de liquidez. Hoje em dia já só pago o condomínio e pequenas despesas ocasionais sem cartão de crédito. Posso assim ir pondo praticamente tudo o que entra a render em 9 ou 10 meses do ano, e pagar os cartões nos restantes 2 ou 3.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    20 hours ago, Guest Brace said:

Ah outra questao que tinha era se fizer um cash advance e ao fim do mes pagar 100% no extracto, se essa funcao( alem da comissao ) conta sempre juros, ou tb é como as compras que se pagar ao fim do mes nao pago juros?

sempre tive a ideia que o cash advance é diferente das compras, que se o pedires comeca logo a contar juros mesmo que pagues no fim do mes 100%.

outra questao é se alguem sabe se os juros é ao dia ou ao mes.

por exemplo se passar o dia de pagamento de JANEIRO  em 10 dias, se pago juros desses 10 dias que passei o prazo  em FEVEREIRO 

ou se durante esse extracto de FEVEREIRO pagar tudo, depois no fim do mes FEVEREIRO  nao me cobram juros?

Acho que os colaboradores habituais deste tópico não recorrem a operações que envolvam pagamento de juros.

Provavelmente será mais fácil obteres estas respostas pela linha de apoio de um dos teus cartões. E depois partilha-as aqui, já agora. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podes explicar melhor como fazes a gestao dos pagamentos dum cartao com o outro? Acho muito interessante compreender outras tacticas de longo prazo.

Eu faço parecido  mas tenho de adaptar me as caracteristicas dos cartoes porque alguns deixam receber pagamentos

outros deixam fazer, e so alguns deixam fazer ambas as funcionalidades e nao e facil terem o mesmo plafond para poderem cobrir os gastos uns dos outros

os que so permitem fazer pagamentos e nao permitem receber por multibanco precisam de ser alimentados com dinheiro real da conta a ordem.

os que so permitem receber sao os ultimos da cadeia e o dinheiro que entra la ja nao se consegue voltar a meter de novo no ciclo.

pelas minhas contas, corrige me se estou errado se é para aguentar 9 ou 10 meses a pagar todas as despesas que facas tens de ter:

-um plafond gigante em ambos e depois

-tem uma desvantagem que é so poderes usar metade do plafond total dos dois cartoes para poderes ir sempre tendo plafond para circular entre um e outro.

-ambos tem de permitir ser pagos por MB e efectuar pagamentos MB

a vantagem é nunca ter de entrar com dinheiro real do teu, so ao fim dos 10 meses como disseste ou infinitamente até!

Sera do genero?:

cartao A faz uma compra em janeiro

Cartao B paga o extracto total do cartao A em fevereiro.

Cartao A paga o extracto total do cartao B em Março

e a medida que se vai aumentado o valor gasto num cartao o plafond do outro vai cobrindo / teem de ser iguais plafonds) assim sucessivamente?

Pegrunto por querer melhorar estrategias de reciclagem e reaproveitamento eficiente dos fundos!

Um abraço obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu disse que durante ou 9 ou 10 meses do ano (não disse seguidos) pagava as despesas com CC. Varia um pouco, mas tem sido por volta de 6 em 6 meses, portanto 2 vezes por ano, que pago os extratos com dinheiro e levo ambos os cartões a zero.

Não tenho plafonds gigantes, mas tenho despesas reduzidas. Por mês, em média, gasto menos de 15% de um plafond.

A sequência é algo do género, começando no ponto em que ambos os cartões estão a zero,

• mês 1: pagar despesas do mês com cartão A
    • mês 2: pagar despesas do mês com cartão A, pagar extrato A (despesas do mês 1) com cartão B
    • mês 3: pagar despesas do mês com cartão A, pagar extrato A com cartão B, pagar extrato B com cartão A
    • mês 4: (igual a mês 3)
    • ...
    • mês X: pagar despesas do mês com cartão A, pagar extrato A com dinheiro, pagar extrato B com dinheiro
    • mês X+1: pagar despesas do mês com cartão A, pagar extrato A (despesas do mês X) com cartão B
    • ...

Tendo ambos os cartões o mesmo plafond, poderia pagar as despesas do mês com qualquer um. Opto no entanto pelo cartão A (Cetelem Black) porque tem cashback, e uso o cartão B (Unibanco Classic) apenas para pagar os extratos A.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    9 hours ago, jotix said:

E isso tudo compensa @JRJordao numa taxa total de cashback de quanto?

O esquema não tem como objetivo o cashback. Até porque não se obtém cashback ao pagar o extrato de um cartão de crédito (via pagamento de serviços), apenas em compras diretas em lojas e sites. O objetivo é sim controlar a necessidade de liquidez, "só precisar de dinheiro" X vezes por ano, sabendo com antecedência de quanto se irá precisar.

O cashback que obtenho são os 3% nos supermercados e restaurantes, cerca de 2% em combustíveis (3% - 0,50€) e 1% em tudo o resto que aceite cartão de crédito (ZON, médicos, etc). Nada de extraordinário, mas sendo os cartões gratuitos é ganho.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É boa tactica sim.

Gostava de fazer aqui um inquerito para sabermos quais os cartoes mais faceis de ser aceites? Serao os do barclays?

Ou serão quando se abre uma conta a ordem e se usa isso em nosso favor ?(tipo  ok eu abro uma conta convosco se me derem um cartao credito)

Ou serão os em parcerias com lojas? Segundo me parece é esta opção.

Quais os cartoes mais faceis de ter? eu diria o afinity mas é o de plafond mais fraquinho...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual
    A 12/08/2016 at 15:18, JRJordao disse:

Eu disse que durante ou 9 ou 10 meses do ano (não disse seguidos) pagava as despesas com CC. Varia um pouco, mas tem sido por volta de 6 em 6 meses, portanto 2 vezes por ano, que pago os extratos com dinheiro e levo ambos os cartões a zero.

Não tenho plafonds gigantes, mas tenho despesas reduzidas. Por mês, em média, gasto menos de 15% de um plafond.

A sequência é algo do género, começando no ponto em que ambos os cartões estão a zero,

• mês 1: pagar despesas do mês com cartão A
    • mês 2: pagar despesas do mês com cartão A, pagar extrato A (despesas do mês 1) com cartão B
    • mês 3: pagar despesas do mês com cartão A, pagar extrato A com cartão B, pagar extrato B com cartão A
    • mês 4: (igual a mês 3)
    • ...
    • mês X: pagar despesas do mês com cartão A, pagar extrato A com dinheiro, pagar extrato B com dinheiro
    • mês X+1: pagar despesas do mês com cartão A, pagar extrato A (despesas do mês X) com cartão B
    • ...

Tendo ambos os cartões o mesmo plafond, poderia pagar as despesas do mês com qualquer um. Opto no entanto pelo cartão A (Cetelem Black) porque tem cashback, e uso o cartão B (Unibanco Classic) apenas para pagar os extratos A.

Aplaudo e agradeço estas dicas.

Tanto aplaudo q estou tentado em fazer o mesmo....e provavelmente com os mesmos cartões do que tu utilizas.

Ainda nao tenho nenhum deles.....mas vou ver se proximo mes, como estou de férias, começo a tratar disso.

Na verdade, terao q ser esses dois. Por causa do casback do cetelem e porque o outro cartão tem tb que permitir fazer pagamentos de serviços no ATM.

Assim sendo, nunca permites que seja feito o débito direto na tua conta, certo???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    8 hours ago, Investidor_casual said:

Aplaudo e agradeço estas dicas.

Tanto aplaudo q estou tentado em fazer o mesmo....e provavelmente com os mesmos cartões do que tu utilizas.

Ainda nao tenho nenhum deles.....mas vou ver se proximo mes, como estou de férias, começo a tratar disso.

Na verdade, terao q ser esses dois. Por causa do casback do cetelem e porque o outro cartão tem tb que permitir fazer pagamentos de serviços no ATM.

Assim sendo, nunca permites que seja feito o débito direto na tua conta, certo???

Fico satisfeito de ter inspirado alguém :)

Não mencionei na explicação para não a complicar mais, mas o meu "cartão A" são na realidade dois, Cetelem Black + Affinity Card. Uso o Affinity para ter 1% cashback em tudo o que aceite CC e não seja supermercado, restaurante ou combustível. Pago a ZON com ele (online), por exemplo. Nos meses comuns pouco mais, mas quando vou de férias uso nos hoteis e nas despesas no estrangeiro. Atenção que o Affinity tem "truque" para usar online, se fores por aí pergunta aqui (ou por mensagem privada) antes de o usares.

O Unibanco tem diversos cartões, classic, atitude, life ... penso que as diferenças são mínimas, mas lê as condições para perceber qual te interessa mais, ou pergunta na linha de apoio. Outro desvio à explicação é que na realidade também uso o Unibanco para algumas despesas do mês, nomeadamente tudo o que é pagamento de serviços (água, eletricidade, etc), porque o permite fazer no site de cliente, enquanto com o Cetelem tem que ser num ATM ("multibanco"). A única chatice é que para alguns pagamentos não te dá comprovativo, mas podes pedir ao apoio quando precisares (não me importo com isso, quando consigo ver a despesa paga no site do fornecedor). Assim também vou dividindo melhor as despesas do mês entre o Cetelem e o Unibanco ou seja, demora mais até atingir o plafond de cada um.

Sim, pago sempre tudo por minha iniciativa, não deixo chegar à data do débito direto. E coloquei um limite de 1€ nos débitos diretos para que não haja chatices.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    14 hours ago, Guest Brace said:

Gostava de fazer aqui um inquerito para sabermos quais os cartoes mais faceis de ser aceites? Serao os do barclays?

Ou serão quando se abre uma conta a ordem e se usa isso em nosso favor ?(tipo  ok eu abro uma conta convosco se me derem um cartao credito)

Ou serão os em parcerias com lojas? Segundo me parece é esta opção.

Quais os cartoes mais faceis de ter? eu diria o afinity mas é o de plafond mais fraquinho...

Eu diria que os cartões mais fáceis de obter são aqueles que nos são propostos, em vez de sermos nós a pedir. Mesmo aí, ao apresentar a situação profissional, podem bem recusar. Pelo que tenho visto gostam pouco de trabalhadores por conta própria, preferem o clássico assalariado.

Não me parece que a abertura de uma conta à ordem seja um grande motivador. Além disso, poderá implicar saldos mínimos ou despesas de manutenção.

Mesmo o Affinity, conheço quem o tenha pedido, com uma situação profissional perfeitamente estável, e sido recusado.

Eu próprio fui rejeitado pelo Unibanco há 2 anos, e no ano passado obtive o cartão sem problemas, com uma situação profissional semelhante. Penso que por vezes também há quotas que os emissores pretendem atingir, e quando a procura é muita começam a rejeitar mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual
    há 23 horas, JRJordao disse:

Fico satisfeito de ter inspirado alguém :)

Não mencionei na explicação para não a complicar mais, mas o meu "cartão A" são na realidade dois, Cetelem Black + Affinity Card. Uso o Affinity para ter 1% cashback em tudo o que aceite CC e não seja supermercado, restaurante ou combustível. Pago a ZON com ele (online), por exemplo. Nos meses comuns pouco mais, mas quando vou de férias uso nos hoteis e nas despesas no estrangeiro. Atenção que o Affinity tem "truque" para usar online, se fores por aí pergunta aqui (ou por mensagem privada) antes de o usares.

O Unibanco tem diversos cartões, classic, atitude, life ... penso que as diferenças são mínimas, mas lê as condições para perceber qual te interessa mais, ou pergunta na linha de apoio. Outro desvio à explicação é que na realidade também uso o Unibanco para algumas despesas do mês, nomeadamente tudo o que é pagamento de serviços (água, eletricidade, etc), porque o permite fazer no site de cliente, enquanto com o Cetelem tem que ser num ATM ("multibanco"). A única chatice é que para alguns pagamentos não te dá comprovativo, mas podes pedir ao apoio quando precisares (não me importo com isso, quando consigo ver a despesa paga no site do fornecedor). Assim também vou dividindo melhor as despesas do mês entre o Cetelem e o Unibanco ou seja, demora mais até atingir o plafond de cada um.

Sim, pago sempre tudo por minha iniciativa, não deixo chegar à data do débito direto. E coloquei um limite de 1€ nos débitos diretos para que não haja chatices.

Nao tenho interesse no Affinity card.

Porque nao pagas ZON com  Cetelem Black? O cetelem tb permite pagamento de serviços no MB, certo??? Pretendo fazer esses pagamentos só com cetel (apesar que acho q isso nao dá cash back...)

Puseste limite de 1€ no teu banco para débitos directos, é isso??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Investidor_casual said:

Porque nao pagas ZON com  Cetelem Black? O cetelem tb permite pagamento de serviços no MB, certo??? Pretendo fazer esses pagamentos só com cetel (apesar que acho q isso nao dá cash back...)

Com o Affinity tenho cashback. O pagamento é online (como na Amazon, por exemplo) no site de cliente, não via pagamento de serviços.

O Cetelem tb deve dar (sem cashback), tal como o Unibanco.

2 hours ago, Investidor_casual said:

Puseste limite de 1€ no teu banco para débitos directos, é isso??

Exato. Assim se por alguma razão tentarem cobrar apesar de eu já ter pago, não dá. Mas respeito os prazos de pagamento, claro.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites