Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

jamorim

Recommended Posts

há 1 hora, megamaster disse:

Mudando de assunto, recebi o seguinte sms: "5€ para si, ao pagar com o Universo em qualquer lado ate 16/11. Desconto Cartao Continente numa compra Fim do Mes acima de 20€. StopSMS universo.pt"

Alguém sabe se uma compra com o curve conta?

Segundo relatos, via Curve não funciona automáticamente (recebe-se o cashback base 1%). Tem depois de se reclamar via apoio ao cliente e por norma creditam o cashback em falta.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 17,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

957

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

há 4 horas, megamaster disse:

deteto aí alguma ofuscação nessas informações que te deram. Há as regalias derivadas de ter uma categoria superior de cartão, Visa Infinity, MC Platinum, etc., que efetivamente é muito mais comum ter nos EUA, e há a proteção básica que todos os cartões Visa e MC têm e de que nenhuma entidade financeira pode abdicar. Podem sim tentar-te desviar para os seguros deles com franquia, cabe ao cliente dizer que não quer. 

A Mastercard requer é que o chargeback seja bem fundamentado, cabe ao teu banco preparar uma participação em condições. Se não o fizer, claro que a MC manda para trás.

Nos EUA (e outros países), os MASTERCARD têm protecção de uso abusivo CONTACTLESS (apenas os cartões de empresa, etc, não estão cobertos)

Essa informação está nas páginas oficiais: https://www.mastercard.us/en-us/personal/get-support/zero-liability-terms-conditions.html

image.thumb.png.11cf942263fbade7573eead0a3bf7c1a.png

https://www.mastercard.us/en-us/frequently-asked-questions.html

image.thumb.png.6e174425d085f116e42fcfd8957aecc5.png

Em Portugal, nenhum cartão tem protecção de uso ABUSIVO através do CONTACTLESS, daí as financeiras "oferecerem" um seguro da TRETA com franquia de 100 EUROS!!!

Por alguma razão será!

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, marcolopes disse:

Nos EUA (e outros países), os MASTERCARD têm protecção de uso abusivo CONTACTLESS (apenas os cartões de empresa, etc, não estão cobertos)

Essa informação está nas páginas oficiais: https://www.mastercard.us/en-us/personal/get-support/zero-liability-terms-conditions.html

Também em Portugal: https://www.mastercard.pt/pt-pt/consumidores/obter-apoio/zero-liability.html

Em Portugal, nenhum cartão tem protecção de uso ABUSIVO através do CONTACTLESS, daí as financeiras "oferecerem" um seguro da TRETA com franquia de 100 EUROS!!!

São 50€ no máximo e o Banco de Portugal não dá nenhuma abébia por ser ou não contactless: https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/direitos-e-deveres-na-utilizacao-de-cartoes

Por alguma razão será!

Porque os processos da Visa e Mastercard são onerosos e pagarem eles diretamente ainda mais. Esses seguros existem para os proteger a eles e se o cliente vir as respetivas condições não vai ser tentado a procurar mais informação e descobrir que afinal as coberturas a que também têm direito da MC ou Visa (a que eu já recorri por mais que uma vez) são melhores. 

Mais concretamente nos publicitados casos do Universo e Wizink, estamos a falar de entidades fundamentalmente desonestas cuja segurança é um queijo suiço e depois imputam ao cliente a falha em manter os seus dados seguros e dão-lhe informação errada ou no mínimo incompleta

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, megamaster disse:

Essa informação é nova e não estava disponível quando investiguei o assunto (até desliguei o contactless na altura quando o limite foi aumentado para 150 euros!). Vou tentar saber junto da COFIDIS (por exemplo) se a política deles relativamente à protecção contra FRAUDE está a cobrir o uso fraudulento do contactless!!! (não me parece que algo tenha mudado)

São 50€ no máximo e o Banco de Portugal não dá nenhuma abébia por ser ou não contactless: https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/direitos-e-deveres-na-utilizacao-de-cartoes

Estás a fazer confusão caro amigo!

O LIMITE são 150 euros (e foi esse "aumento" alegremente decretado pelo governo que me suscitou a investigação de todo este assunto!) https://www.bportugal.pt/page/pagamentos-contactless-sabe-o-que-sao

Quem te apanhar o cartão pode gastar IMEDIATAMENTE 150 euros sem PIN! A única ressalva é que CADA transacção não pode ser superior a 50 euros (caso contrário pede o PIN). Mas, sabendo desta regra, qualquer larápio pode fazer 3 transacções de 50 euros (ou até menos por precaução)

É certo que, cada entidade pode, por razões de segurança (é o caso do CURVE) pedir o PIN após um valor ACMUMULADO de compras no dia (acontece-me) ou até aleatoriamente... mas a regra geral é 150 EUROS por dia SEM PIN (desde que cada transacção não ultrapasse os 50 euros)

Em RESUMO: o uso do contactless está sujeito, em caso de perda, a um possível rombo de 150 EUROS para o titular do cartão! Por forma a mitigar este risco, as emissoras de cartões criaram seguros que protegem em caso de fraude, mas EXIGEM UMA FRANQUIA DE 100 EUROS!!! (na prática, eles nunca ficam prejudicados...)

SEGURO de uso fraudulento COFIDIS - MAPFRE

image.png.60cc1e06c9e27cbec37fe59c5a602bb5.png

NOTA: O Wizink nem seguro tem...

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 56 minutos, marcolopes disse:

Quem te apanhar o cartão pode gastar IMEDIATAMENTE 150 euros sem PIN!

Estamos a falar de coisas diferentes. 50€ é o maximo que pode ser imputado ao cliente em caso de uso abusivo ou fraudulento. O resto tem de cobrir o banco

há 58 minutos, marcolopes disse:

Por forma a mitigar este risco, as emissoras de cartões criaram seguros que protegem em caso de fraude, mas EXIGEM UMA FRANQUIA DE 100 EUROS!!! (na prática, eles nunca ficam prejudicados...)

Mas o risco é para eles, não é para ti! Se tu voluntariamente aceitares ir pela via do seguro eles já não se responsabilizam pelas perdas acima de 50€ e ainda pagas a franquia. Repito, o seguro é para beneficio deles, não teu! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, megamaster disse:

Estamos a falar de coisas diferentes. 50€ é o maximo que pode ser imputado ao cliente em caso de uso abusivo ou fraudulento. O resto tem de cobrir o banco

ah!! Estás a referir-te às directivas do BdP...

"Se forem efetuadas operações não autorizadas antes da notificação ao emitente do cartão (ou a entidade designada por este último), o titular do cartão suporta as perdas relativas a essas operações dentro do limite do saldo disponível ou da linha de crédito associada à conta ou ao cartão, até ao máximo de 50 euros."

Agora entendo este limite de 50 euros relativa à responsabilidade do titular em caso de uso fraudulento... bate perfeitamente com o limite de operações SEM PIN através do CONTACLESS...

Desconhecia esta imposição legal...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, marcolopes disse:

Agora entendo este limite de 50 euros relativa à responsabilidade do titular em caso de uso fraudulento... bate perfeitamente com o limite de operações SEM PIN através do CONTACLESS...

Desconhecia esta imposição legal...

Sim, era para ter citado essa parte, esqueci-me 😅

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, era para ter citado essa parte, esqueci-me 😅

Então, a existência de um seguro com franquia de 100 euros só é interessante quando possa existir negligência / negligência grosseira (nesse caso a lei não protege o titular do cartão) https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/direitos-e-deveres-na-utilizacao-de-cartoes

"Se o titular do cartão tiver atuado com negligência grave, suporta as perdas resultantes de operações não autorizadas até ao limite do saldo disponível ou da linha de crédito associada à conta ou ao instrumento de pagamento, ainda que essas perdas sejam superiores a 50 euros, dependendo da natureza dos dispositivos de segurança personalizados do instrumento de pagamento e das circunstâncias do seu extravio, roubo, furto ou apropriação abusiva."

Sinto-me mais seguro com um seguro!! Basta ver a SAGA que estão a passar os clientes do cartão UNIVERSO: https://www.facebook.com/groups/2471921766302965

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, marcolopes disse:

Então, a existência de um seguro com franquia de 100 euros só é interessante quando possa existir negligência / negligência grosseira (nesse caso a lei não protege o titular do cartão) https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/direitos-e-deveres-na-utilizacao-de-cartoes

Sim, exatamente. O problema é que eles vão fazer de tudo para te empurrar para o seguro mesmo que não se trate de negligência, daí eu dizer que o seguro é mais para beneficio deles. 

Deixo um exemplo de um seguro a sério, sem franquia, e que cobre não só uso fraudulento como roubo de bens comprados com o cartão e numerário levantado com o mesmo (pdf): https://www.abanca.pt/files/documents/condicoes-cobertura-assaltos-usofraudulento-84f191a8.pdf

Edit: quanto ao Universo, tenho o meu, mas neste ponto não é cartão que recomendasse a ninguém. Andam a sacar dinheiro à malta com o "Plano Light" que oferecem 3 meses e depois começam a cobrar. Ora, é proibida a subscrição de serviços sem consentimento expresso (Lei n.º 24/96, de 31 de Julho, al. 4, art. 9.º)

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, megamaster disse:

quanto ao Universo, tenho o meu, mas neste ponto não é cartão que recomendasse a ninguém. Andam a sacar dinheiro à malta com o "Plano Light" que oferecem 3 meses e depois começam a cobrar. Ora, é proibida a subscrição de serviços sem consentimento expresso (Lei n.º 24/96, de 31 de Julho, al. 4, art. 9.º)

Há realmente que ter cuidado com essa "oferta". Felizmente, detetei-a no email da renovação do cartão, pois tenho o hábito de ler as letras pequeninas.

Rende nas campanhas no Continente. Só este ano já fizeram 10% cashback em abril, 8% em outubro, 5% semanalmente em outubro/novembro.

Também é prático por permitir a criação de cartões virtuais e a definição de limites e alertas. E a desativação do cartão, algo que qualquer cartão devia permitir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia, 

Fiz o cartão cetelem black no final do mês passado (pq da promoção dos vales em vigor) , tendo o cartão chegado agora. No entanto, por lapso não guardei as condições da promoção (vales) e já não está no site. 

Alguém por sorte terá guardado essa informação? A minha dúvida é especialmente se o gasto de 100€ para ter direito aos vales era até dia 17/11 ou 30 dias depois do contrato? 

Obrigada 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 53 minutos, DReese disse:

Fiz o cartão cetelem black no final do mês passado (pq da promoção dos vales em vigor) , tendo o cartão chegado agora. No entanto, por lapso não guardei as condições da promoção (vales) e já não está no site. 

Alguém por sorte terá guardado essa informação? A minha dúvida é especialmente se o gasto de 100€ para ter direito aos vales era até dia 17/11 ou 30 dias depois do contrato?

image.png.1b3c381eafe5754cc738821841fa87ad.png

Dia 17/11 era a data limite para adesão. Mas parece que terminaram a campanha antecipadamente.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, JRJordao disse:

Há realmente que ter cuidado com essa "oferta". Felizmente, detetei-a no email da renovação do cartão, pois tenho o hábito de ler as letras pequeninas.

Rende nas campanhas no Continente. Só este ano já fizeram 10% cashback em abril, 8% em outubro, 5% semanalmente em outubro/novembro.

Também é prático por permitir a criação de cartões virtuais e a definição de limites e alertas. E a desativação do cartão, algo que qualquer cartão devia permitir.

E também serve para fazer compras na worten e depende do valor, e podes pagar em 3x sem juros. Também existe para outros períodos (6x, 12x, e 24x) depende das promos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, DReese disse:

Bom dia, 

Obrigada 

Screenshot_2023-11-07-12-48-29-473_org.mozilla.firefox.jpg

Screenshot_2023-11-07-12-48-48-172_org.mozilla.firefox.jpg

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais ninguém tem problemas com o unibanco?

3 extratos não me deram cashback, tive de reclamar

Agora só me têm dado 10€, da 1ª vez nem reparei se usei os 500, mas desta ultima vez fiz um pagamento de serviços 500€ e creditaram 10€ em vez dos 20€...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    55 minutes ago, jgjgjg said:

Agora só me têm dado 10€, da 1ª vez nem reparei se usei os 500, mas desta ultima vez fiz um pagamento de serviços 500€ e creditaram 10€ em vez dos 20€...

Pagamento de serviços agora conta para cashback no Unibanco? Talvez seja melhor ler as condições...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, jgjgjg disse:

Atenção que os 500 eur são contabilizados por mês civil (e não por extrato). Pex, se esse pds de 500 foi antes de fechar o extrato, mas já em novembro, ainda não entrou nas contas do cashback.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Miguel Mike

Bom dia. Desculpem se esta questão já foi colocada ao fórum mas não encontrei nada.

Sempre usei um Cetelem Black para fazer top-up no meu Revolut. Há coisa de 2 meses enviaram-me um cartão novo (porque o antigo estava a expirar) e desde então deixei de conseguir fazê-lo. Já liguei várias vezes à Cetelem e obtive várias respostas a) que deveria associar o cartão ao MBway (para efeitos de autorização dos débitos) - coisa que fiz mas continu sem conseguir carregar o revolut, b) que estavam a ter problemas técnicos, c) Hoje disseram-me que o Black não era compatível com Revolut para top-up via APP.

Alguém teve experiência semelhante ou sabe explicar o que se passa de errado?

Muito obrigado   

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

por acaso agora não sei, mas quando não me deram cashback e reclamei, lá deram

Alguém sabe se é possível aderir ao cartão universo através da APP?

Já tive, contactei o suporte que não consegui fazer login, é a única coisa que aparece, disseram-me para ir a uma loja, eu disse-lhes que no site diz que dá para fazer a adesão na APP, e responderam-me que tmb é possível na APP mas não me disseram COMO

só me aparece a porcaria do email e password, não tem absolutamente mais nada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, jgjgjg disse:

aposto que aparece depois de introduzir o nif?

como já fui cliente em vez de me mostrar isso mostra-me o login mas não consigo fazer login

Já não me recordo haha Mas de teto, nunca fui cliente Universo. Só aderi dessa vez para uma compra fracionada na Worten. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites