Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

jamorim

Recommended Posts

há 6 horas, h1ghland3r disse:

Pois, fiz sim.

O físico novo nem chegou a chegar. A fraude ocorreu no atual cartão virtual na minha interpretação. Não sei informar se o Curve anterior ainda continua válido.

O físico ainda não chegou mas também não marcaste na app para o activar, certo? Continua por activar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 17,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

957

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

há 6 minutos, Vacuum disse:

O físico ainda não chegou mas também não marcaste na app para o activar, certo? Continua por activar?

Sim, continua por activar. Mas se o número do virtual for mesmo igual ao físico, não haveriam limitações para o uso caso tenha sido extraviado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, megamaster disse:

Nao sei se será o caso, mas hoje em dia existem esquemas onde no circuito postal te roubam os dados do cartão antes que o recebas. Eu mesmo já recebi cartas com cartões abertas, com o carteiro a fazer questão de falar comigo e dizer que já lhe chegou assim, o que bem acredito, já passou por muita gente antes de chegar a ele. Também já li que conseguem extrair os dados mesmo sem abrir a carta, sinceramente não fixei como.

É um problema em particular com o Curve porque o cartão virtual tem o mesmo numero que o físico que virá no correio, só altera a validade

E depois ainda há empresas que teimam em não enviar documentos por email!!! Tem de ser por "correio"!!!!

EU tenho um MEDO dos correios... cruzes canhoto.

E esta é mais uma prova... qualquer um pode abrir a carta (um pouco de calor e descola) e está feito!

Por aqui, metade das cartas são entregues nos vizinhos! Ou outras ruas! Tantas que eu devolvo, e algumas são de bancos (e nota-se que tem um cartão). Já recebi uma carta registada que não era para mim...

Os cartões de crédito deveriam ser enviados por serviço PREMIUM de confiança... ainda por cima cartões enviados do estrangeiro... quando meu curve renovar, já fico com o pé atrás... talvez o melhor seja melhor fazer um LOCK CARD na app entre utilizações, pelo menos até o cartão físico chegar...

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, JRJordao disse:

Sempre! Desde que o tenho.

E já agora uma dúvida... com o card LOCKED, uma tentativa de utilização fraudulenta fica registada??

É que se não ficar, ninguém é notificado e um dia, mais tarde ou mais cedo, há azar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, marcolopes disse:

E já agora uma dúvida... com o card LOCKED, uma tentativa de utilização fraudulenta fica registada??

É que se não ficar, ninguém é notificado e um dia, mais tarde ou mais cedo, há azar...

Como o @megamaster já disse, não.

Só deixando ativo mas apontando para um cartão que por sua vez esteja bloqueado ou sem saldo suficiente. Uma possibilidade é deixar uns cêntimos no Curve Cash (do cashback ou bónus de "amigos") para o efeito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Revolut tem agora um plano acima do Metal, o Ultra: https://www.revolut.com/pt-PT/ultra-plan/

Para além de um cartão em platina, em comparação com o Metal as principais vantagens são: transferências internacionais grátis, 2000€ mensais de limite de levantamento em multibanco sem taxas, subscrições de parceiros, 1,2% de cashback no Revolut Pro, seguro para cancelamento de viagens e eventos, taxas mais reduzidas em investimentos e acesso ilimitado aos lounges dos aeroportos (em vez de ser só em caso de atraso do voo como acontece com o Metal).

Fica aqui o comparativo: https://www.revolut.com/pt-PT/our-pricing-plans/

Para além do acesso ilimitado aos lounges as subscrições de parceiros parecem-me algo bastante interessante. Poderão consultar a lista completa AQUI mas basicamente significa que ao aderir a este plano têm direito a assinaturas Premium de uma série de parceiros. Como por exemplo, uma subscrição Gold do Tinder, caso queiram usar o vosso novo cartão de platina para engatar umas "criadoras de conteúdo" 😂

O preço deste plano infelizmente não é muito meigo, 540€ por ano o que vai dar 45€/mês, mas um serviço com este nível de vantagens associadas nunca poderia ser barato. O que suscita a questão: há alguma forma de maximizar os cashbacks da Revolut, por exemplo fazendo top-up de outras apps que permitam depois enviar o dinheiro de volta para a minha conta ou comprando Certificados de Aforro nos CTT, de forma a ter isto pago só com o cashback?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, JRJordao disse:

Como o @megamaster já disse, não.

Só deixando ativo mas apontando para um cartão que por sua vez esteja bloqueado ou sem saldo suficiente. Uma possibilidade é deixar uns cêntimos no Curve Cash (do cashback ou bónus de "amigos") para o efeito.

E apontar para um cartão virtual SIBS? (qual é o valor mínimo de um cartão virtual?)

há 6 horas, megamaster disse:

O facto de o virtual ter o mesmo numero que o físico que vem no correio tinha-me deixado de pé atrás. Não é assim tao difícil adivinhar a validade do virtual tendo o numero e validade do cartão físico, já que serão 1 ou 2 meses de diferença de um para outro

Mas o cartão virtual CURVE pode ser bloqueado também, certo?

Já não me recordo... ele só fica activo enquanto o físico não chega pela primeira vez...

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, marcolopes disse:

Mas o cartão virtual CURVE pode ser bloqueado também, certo?

Já não me recordo... ele só fica activo enquanto o físico não chega pela primeira vez...

Só há um cartão CURVE. Quando bloqueias, bloqueias tudo.

São os mesmos dados tanto no plástico como na app. A única exceção é enquanto se espera que o cartão físico chegue tem-se logo acesso aos dados com uma data de expiração temporária, que é atualizada (substituída) depois quando se ativa o cartão após receção.

há 52 minutos, marcolopes disse:

E apontar para um cartão virtual SIBS? (qual é o valor mínimo de um cartão virtual?)

Qualquer cartão deverá servir. Não sei o mínimo, mas podes sempre gastá-lo até sobrar só poucos cêntimos.

A vantagem do Curve Cash é que não ocupa um dos poucos/preciosos slots disponíveis de quem está no plano gratuito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 26/07/2023 às 22:15, marcolopes disse:

A chance de recuperar é grande... mas é preciso fazer as coisas bem feitas...

Queixa na PSP (não sei para quê, quem deveria fazer a queixa deveria ser o EMISSOR do cartão!), queixa na financeira, e andar em cima da questão!

Aconselho o seguimento deste grupo Vítimas de fraude em cartão Universo (a quantidade de burlas é astronómica!) https://www.facebook.com/groups/2471921766302965

Antes pelo contrário... as probabilidades de recuperar são grandes.

E a queixa na MASTERCARD não será aceite, porque em Portugal os emissores dos cartões fazem acordos que não são bons para os consumidores (a MASTERCARD vai remeter para o intermediário financeiro)

Dou o exemplo do CONTACTLESS, quando a UE, alegremente, aumentou o LIMITE para 150 euros, eu fiquei com o pé atrás, e estive em contacto com a MASTERCARD, uma vez que, nos USA por exemplo, uma "fraude" por contactless protege o cliente (está nas condições do cartão), mas cá... NÃO! Para ser mais barato, provavelmente, as financeiras de cá abdicam de todas essas "regalias", e criam um SEGURO DE TRETA que obriga sempre a franquia!

De qualquer forma, neste caso trata-se de uma utilização não autorizada, e se ficar provado que não houveram confirmações 3DS, fornecimento de códigos, etc, a financeira terá de devolver os valores.

Obrigado pelo esclarecimento. Muito útil na verdade.

Pelo contacto telefónico parece-me que falaram como que, irão devolver caso se comprove que não foram feitos por mim.

Situações que eu ressalvo que podem estar na origem da fraude / relevantes para o caso:

- Tive recentemente nas Maldivas e Dubai. Usei o Cofidis algumas vezes lá, o meu outro cobra bastantes comissões para o efeito (Cetelem Black).

- O cartão estava para caducar no próximo mês de Agosto. Disseram-me que não tinham emitido outro para reposição ainda, mas era uma suspeita minha que se pudessem ter apropriado do novo cartão. Após ter contactado desta situação trataram de me enviar um novo (O número e o CVC são diferentes) mas tenho algum receio de o fazer confesso.

- Pelos vistos os dois movimentos no AIRBNB, que volto a assinalar, nunca usei nem instalei a app/serviço, foram feitos no Brasil.

- Não tenho nada no MBWay de pedidos de autorização desde que surgiram estes movimentos. Por isso, o 3DS não pode ter funcionado.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 7 horas, JRJordao disse:

Qualquer cartão deverá servir. Não sei o mínimo, mas podes sempre gastá-lo até sobrar só poucos cêntimos.

Não interessa o plafond do cartão, os cartões mbnet nao funcionam para compras no curve. Consegues adicionar ao curve e verificar, mas depois qualquer transação é rejeitada independentemente do valor disponivel

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, megamaster disse:

Não interessa o plafond do cartão, os cartões mbnet nao funcionam para compras no curve. Consegues adicionar ao curve e verificar, mas depois qualquer transação é rejeitada independentemente do valor disponivel

Então serve bem (apenas) para detetar tentativas de utilização fraudulenta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/07/2023 às 13:56, JRJordao disse:

Só há um cartão CURVE. Quando bloqueias, bloqueias tudo.

A vantagem do Curve Cash é que não ocupa um dos poucos/preciosos slots disponíveis de quem está no plano gratuito.

Mas o Curve Cash não pode ser seleccionado como forma de pagamento (seria bom fail-safe porque geralmente não tem saldo), portanto, não serve para a questão em apreço (que seria a de ter um cartão "dummy" seleccionado para evitar burlas)

há 21 horas, megamaster disse:

Então é uma solução "perfeita"... o único problema é ocupar um slot...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, marcolopes disse:

Mas o Curve Cash não pode ser seleccionado como forma de pagamento (seria bom fail-safe porque geralmente não tem saldo), portanto, não serve para a questão em apreço (que seria a de ter um cartão "dummy" seleccionado para evitar burlas)

Claro que pode. Tens é que ter algum saldo.

rsz_11rsz_thumbnail.jpg.1d4cf1265404ad7c7859bf5630becad5.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, JRJordao disse:

Claro que pode. Tens é que ter algum saldo.

rsz_11rsz_thumbnail.jpg.1d4cf1265404ad7c7859bf5630becad5.jpg

Não... o Curve Cash não pode ser seleccionado como cartão de pagamento... o saldo é usado automáticamente e caso não seja suficiente, o débito é feito no cartão seleccionado.

A 29/07/2023 às 20:36, Diogo Duarte disse:

Basta teres la um cêntimo e da para ter o curve cash on

Eu tenho o Curve Cash on... mas em que é que isso me protege? Não pode ser seleccionado! Tenho de ter um cartão de débito ou crédito seleccionado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não... o Curve Cash não pode ser seleccionado como cartão de pagamento... o saldo é usado automáticamente e caso não seja suficiente, o débito é feito no cartão seleccionado.

Eu tenho o Curve Cash on... mas em que é que isso me protege? Não pode ser seleccionado! Tenho de ter um cartão de débito ou crédito seleccionado...

image.png.59e7997f8f569d993539e21df95f9130.png

Eis como transformar o Curve Cash num cartão normal para pagamentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 31/07/2023 às 09:02, JRJordao disse:

image.png.59e7997f8f569d993539e21df95f9130.png

Eis como transformar o Curve Cash num cartão normal para pagamentos.

Eu acho que continuamos a não nos entender no que toca ao Curve Cash... eu quando aderi tive cash-back durante uns meses... e foi acumulado no Curve Cash. Para poder descontar esse saldo, tinha de ter essa opção activa.

O débito é feito no Curve Cash se o "cartão" tiver saldo... caso contrário passa automaticamente para o cartão de débito ou crédito "seleccionado"

Ora, no contexto do debate, teria de haver a possibilidade de DESSELECCIONAR o cartão de débito / crédito para que a operação fosse tentada através do CURVE CASH e posteriormente não fosse tentado um débito no cartão seleccionado, o que não é possível.

Dito isto, a utilização "automática" do Curve Cash não resolve o problema...

Presumo que estejam a ter este problema de certificado ao aceder ao forum finanças... o chato é que, até para "responder" o browser volta a pedir autorização para aceder ao site que considera inseguro... Vou reportar ao Dr. Finanças...

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estão a ter problemas com o acesso ao fórum, certo?

O certificado expirou (provavelmente) e o browser pede sempre autorização para aceder...

O problema é que também pede essa autorização a cada tentativa de RESPOSTA, e nem sequer consigo anexar imagens.

Já reportei ao Dr. Finanças...

EDIT: Consegui anexar a imagem, mas tive primeiro de responder, e só depois EDITAR o post e inserir a imagem!

image.png.3ac6bdf6db354e2cd37a46bc196ba02b.png

Editado por marcolopes
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou tentar mais uma vez.

Se tiveres saldo no Curve Cash e na sua configuração desligares a opção "Use Automatically", ele passa a funcionar como um cartão normal "selecionável", em que o pagamento falha quando o saldo não é suficiente (sem qualquer redirecionamento).

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, JRJordao disse:

Vou tentar mais uma vez.

Se tiveres saldo no Curve Cash e na sua configuração desligares a opção "Use Automatically", ele passa a funcionar como um cartão normal "selecionável", em que o pagamento falha quando o saldo não é suficiente (sem qualquer redirecionamento).

:D TOP!! Agora está percebido, confirma-se sim senhor... não me lembrava disso.

Boa dica!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, marcolopes disse:

:D TOP!! Agora está percebido, confirma-se sim senhor... não me lembrava disso.

Boa dica!

Manter o Curve Cash com saldo 0,0x selecionado sempre que não estamos a fazer um pagamento acaba por ser o mais recomendado. Nesse caso nem vale a pena bloquear (parece-me).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites