Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

jamorim

Recommended Posts

• Respostas 17,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

957

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

Sabem se o FNAC e o UNIVERSO

se  pagar o valor do extracto no multibanco isso inibe o debito directo?

eu acho que nao, porque consideram isso apenas um pagamento adicional para liquidar mais uma parte do que se deve,  e se tem de pagar a prestacao a mesma depois, mas nao tenho a certeza. 

por exemplo se  deveres total 750€ e la fores pagar tudo ao multibanco antes da data do debito directo, se calhar ja nao te cobram depois o debito directo porque senao ficam nos eles a dever a nos, pois ja tinhamos pagado tudo e iamos pagar 2 vezes....

mas se tiveres a dever 750 e acordado no extracto pagamento minimo de 37.50  e o fores pagar ao multibanco,

eles consideram isso um pagamento adicional para abate de divida e depois fazem te o debito directo normalmente dos 37.5 mensais.

alguem pode esclarecer?

obrigado e um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Visitante brace disse:

Sabem se o FNAC e o UNIVERSO

se  pagar o valor do extracto no multibanco isso inibe o debito directo?

eu acho que nao, porque consideram isso apenas um pagamento adicional para liquidar mais uma parte do que se deve,  e se tem de pagar a prestacao a mesma depois, mas nao tenho a certeza. 

por exemplo se  deveres total 750€ e la fores pagar tudo ao multibanco antes da data do debito directo, se calhar ja nao te cobram depois o debito directo porque senao ficam nos eles a dever a nos, pois ja tinhamos pagado tudo e iamos pagar 2 vezes....

mas se tiveres a dever 750 e acordado no extracto pagamento minimo de 37.50  e o fores pagar ao multibanco,

eles consideram isso um pagamento adicional para abate de divida e depois fazem te o debito directo normalmente dos 37.5 mensais.

alguem pode esclarecer?

obrigado e um abraço!

Cada cartão tem a sua politicazinha.

Relativamente ao Universo, quando fazes um pagamento por referências Multibanco não estás a liquidar o extrato anterior. O movimento [de abate de dívida do cartão de crédito] entra no extrato que estiver vigente 1 ou 2 dias úteis a seguir ao dia em que fizeste esse pagamento...

Assim, pegando no teu exemplo, se o extrato do Universo saiu no dia 20 e tens a tal dívida de 750€, se pagas por ref.ªs MB no dia 21, o débito direto vai à mesma movimentar os tais 37,50€. Como neste caso já pagaste mais do que tinhas em dívida ao cartão de crédito, se entretanto não fizeste mais nenhum movimento, ficas com um saldo em teu favor de 37,50€ no cartão. 

Se queres evitar que isso aconteça, se souberes que o extrato fecha dia 20, tens de pagar até dia 18 o mais tardar (ou antes; cuidado com os dias não úteis) para garantir que o movimento ainda é considerado no próprio extrato. Se pagares a totalidade do valor em dívida e não fizeres mais compras até ao fecho do extrato, o valor do extrato é zero e, consequentemente, o débito direto não te vai movimentar 1 cêntimo da tua conta.

Quanto ao cartão da Fnac, não sei.

Cumprimentos.

Editado por M_R_J
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Estudante

Olá boa tarde, sou estudante e estou a pensar aderir ao Affinity Card.

Estou na universidade e não estou a trabalhar. Seria aceite mesmo que com um plafond baixo?

Se, por exemplo, receber um plafond de 800€ e precisar de fazer um pagamento de 1000€, posso transferir os 200€ antecipadamente? E ganho o cashback de 1% sobre os 1000€?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Visitante Estudante disse:

Olá boa tarde, sou estudante e estou a pensar aderir ao Affinity Card.

Estou na universidade e não estou a trabalhar. Seria aceite mesmo que com um plafond baixo?

Se, por exemplo, receber um plafond de 800€ e precisar de fazer um pagamento de 1000€, posso transferir os 200€ antecipadamente? E ganho o cashback de 1% sobre os 1000€?

Obrigado!

Embora pudesse fazer sentido que se pudesse fazer uma compra de 1000€ nesta situação (temos 200€ de crédito em nosso favor + 800€ de plafond livre para gastar), ela não vai ser autorizada. Pelo menos no affinity (e imagino que na maioria se não todos os cartões de crédito), o crédito não vai acumular com o plafond do cartão e se se passa o plafond, a transação não é autorizada.

No caso do affinity eles permitem transações até 10% acima do plafond sem quaisquer penalizações. O teu plafond na prática será sempre 10% superior ao anunciado. Se é de 800€, então na prática é de 880€.

Atenção que o affinity é emitido com plafond para compras fora do grupo Inditex bastante baixo (200€? Já não me lembro...). Pode-se ir pedir para ir aumentando mas não costumam ser muito generosos. Não estando tu a trabalhar, realmente não há de ter grande esperança de que venham a ser generosos. Tampouco sei se te emitem o cartão sem pedir fiadores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Estudante
    A 2 Apr 2016 at 18:09, M_R_J disse:

Desvantagens do affinity:
    - impossível ter um plafond elevado. Mas, pedindo, consegue-se chegar a pelo menos ao 850€.
    - apesar de dar para pagar o extrato por MB, não para fazer reforços por MB (tem de ser por transferência bancária... e demora uns 3 dias úteis a ser refletido no saldo)

Obrigado pela resposta rápida! Então sendo assim, o que eram os "reforços" que referia?

Eu as vezes ao longo do ano preciso de fazer pagamentos de 1000-2000 libras para pagar as propinas ou as residencias da universidade aqui na Inglaterra, e o meu objetivo era conseguir cashback nessas despesas. Qual seria a melhor solução para mim?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Visitante Estudante disse:

Obrigado pela resposta rápida! Então sendo assim, o que eram os "reforços" que referia?

Eu as vezes ao longo do ano preciso de fazer pagamentos de 1000-2000 libras para pagar as propinas ou as residencias da universidade aqui na Inglaterra, e o meu objetivo era conseguir cashback nessas despesas. Qual seria a melhor solução para mim?

Os reforços podem ser feitos por transferências bancárias. Basicamente podes renovar o plafond livre para gastar nesse período de extrato. Se já gastaste 300€ do teu plafond de 800€ (=tens 500€ para gastar), se queres fazer uma compra de, digamos 750€ na semana que vem, podes fazer um reforço de 250€ para, se não gastares mais nada, teres 750€ disponíveis do cartão. Agora, se neste cenário a compra que quisesses fazer fosse de 900€, não era por estares a fazer um reforço de 400€ que irias ter plafond suficiente para fazer essa compra.

Quanto a usar o cartão em Inglaterra, confesso que nunca saí da zona euro com ele. Converter de euros para libras tem custos. Podes ver o preçário aqui.

Já aqui alguém postou o Revolut como uma boa solução para minimizar os custos de conversão. Mas é um cartão de débito. E nunca usei...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá MRJ e restantes companheiros, obrigado por todas as ajudas mesmo!

Tenho uma duvida acerca do passar o limite 10% do plafond.

disseram que o affinity permite isto, ha mais alguns a permitir? tipo fnac? universo?

sei que o activobank nao permite, e tem de se deixar algum plafond livre para cobrarem os juros porque senao paga-se logo uma comissao de 15 euros mais impostos, ja me aconteceu. por isso de um plafond de 250 euros, agora deixo sempre la 4 para no fim do mes me cobrarem 3,84.

Sobre essa utilizacao extra, ela pode ser quando ja estas a zero de plafond? tipo: ja ter usado os 200 do affinity e ainda conseguir fazer mais uma compra de 20? ou é tem de se ter la ainda plafond e fazer uma ultima compra maior do que o plafond? tipo so ter 1 euro e fazer uma compra de 20 e ficar com 19 negativo?

Outra questao era sobre o visa classic do activobank, funciona realmente para fazer pagamentos a credito em lojas que nao aceitam visa nem mastercard e so permitem pagamentos por multibanco ?

e ja agora confirmo que o pagamento do minimo do extracto do afinity 5 euros, inibe o debbito directo.

abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    19 hours ago, Guest Estudante said:

No seu caso é complicado, pois sendo estudante dificilmente lhe concedem algum cartão de crédito, sobretudo com um plafond desses. Como disseram anteriormente, mais vale um método de pagamento que minimize as taxas de câmbio do que um que lhe ofereça cashback. Normalmente as comissões sobre moeda estrangeira são superiores a qualquer cashback.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 58 minutos, Visitante Brace disse:

Olá MRJ e restantes companheiros, obrigado por todas as ajudas mesmo!

Tenho uma duvida acerca do passar o limite 10% do plafond.

disseram que o affinity permite isto, ha mais alguns a permitir? tipo fnac? universo?

sei que o activobank nao permite, e tem de se deixar algum plafond livre para cobrarem os juros porque senao paga-se logo uma comissao de 15 euros mais impostos, ja me aconteceu. por isso de um plafond de 250 euros, agora deixo sempre la 4 para no fim do mes me cobrarem 3,84.

De nada.

Penso que esses 10% de plafond extra é mesmo uma peculiaridade do affinity. O Universo não permite. O cartão da Fnac não sei.
    E é preciso sempre cuidado e olhar para o preçário se vamos tentar fazer uma compra para além do plafond disponível. Os cartões da Unicre/Unibanco por exemplo têm preto no branco no preçário que se cobram comissões quando fazes isso. Vou assumir que a compra passará mas até preferiria que não passasse...

Citação

Sobre essa utilizacao extra, ela pode ser quando ja estas a zero de plafond? tipo: ja ter usado os 200 do affinity e ainda conseguir fazer mais uma compra de 20? ou é tem de se ter la ainda plafond e fazer uma ultima compra maior do que o plafond? tipo so ter 1 euro e fazer uma compra de 20 e ficar com 19 negativo?

Sim, funciona mesmo quando já tens 'a priori' da compra um consumo de plafond acima do limite. No fundo, o teu plafond real é sempre o comunicado mais os 10% sem mais quaisquer restrições.

Citação

Outra questao era sobre o visa classic do activobank, funciona realmente para fazer pagamentos a credito em lojas que nao aceitam visa nem mastercard e so permitem pagamentos por multibanco ?

Sim, há uns anos só não me funcionavam nas máquinas automáticas do Metro de Lisboa. Hoje em dia, até aí funcionam, nunca mais houve um terminal de pagamento Multibanco que me recusasse o cartão...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente funcionou o visa classic activobank em loja que so tinha multibanco MRJ tinhas razao!

obrigado, super dica!

para quem soube:

tenho uma questao sobre o afinity:

será que esses no saldo de 200 geral os 10% que permite usar extra de plafond nao sao na verdade do plafond dos 300 da inditex? Eu pensei numa teoria em que aquilo sao 200€+300€ de plafond juntos e que da em todo o lado, mas eles preferem que so usemos na inditex.... sabes esclarecer isso? Hoje ja ultrapassei os 200 com sucesso e vou experimentar ate quanto me vai deixar gastar...

uma questao sobre juros em geral:

gostava de perceber se pago os mesmos juros independentemente da data que faça uma compra naquele periodo de extracto ex: 1 a 30, ou se fizer a compra a dia 1 pago mais juros do que faze la a dia 30 ? os juros é ao dia, ou é ao extracto ?

Outra questao é se tiver 1000 euros de divida que ja vem de tras a 19,14% e depois a taxa de juro do banco mudar para 17.41% no extracto desse mes depois cobram me so 17.41% dos meus 1000 de divida ?  ou seja vou pagando os juros consoante eles sejam actualizados? Porque vi que as taxas de juros dos cartoes baixaram agora todas em todos os meus cartoes e nao sei se isso aplica a novos clientes, mas tb nao me faz sentido cada um ter um cartao com um juro diferente...  estas mudancas devem se as mudancas das taxas de juro a nivel do banco central europeu?

Gostava mesmo de ter o cetelem black, ja tenho dois cartoes deles e plafond total 2000 acham que é ma onda estar a pedir um terceiro cartao na mesma instutuiçao e gera receio em relacao a mim, ou pelo contrario como sou cliente d ha 5 anos cumpridor teem ate vontade que contrate mais um produto seu?  Ou acham possivel por exemplo pedirlhes o black em troca de me cancelarem o fnac ou universo, fazem este tipo de trocas e contrapartidas?

abraço e obrigado pela ajuda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Visitante Brace disse:

Realmente funcionou o visa classic activobank em loja que so tinha multibanco MRJ tinhas razao!

obrigado, super dica!

Fixe ;)

Citação

para quem soube:

tenho uma questao sobre o afinity:

será que esses no saldo de 200 geral os 10% que permite usar extra de plafond nao sao na verdade do plafond dos 300 da inditex? Eu pensei numa teoria em que aquilo sao 200€+300€ de plafond juntos e que da em todo o lado, mas eles preferem que so usemos na inditex.... sabes esclarecer isso? Hoje ja ultrapassei os 200 com sucesso e vou experimentar ate quanto me vai deixar gastar...

O Plafond da Inditex só funciona mesmo em lojas da Inditex. Se desse, as compras que tinha feito quando estive com experimentalismos teriam passado. Em princípio tens um plafond "Mastecard" (fora da Inditex) efetivo de 220€.

Citação

uma questao sobre juros em geral:

gostava de perceber se pago os mesmos juros independentemente da data que faça uma compra naquele periodo de extracto ex: 1 a 30, ou se fizer a compra a dia 1 pago mais juros do que faze la a dia 30 ? os juros é ao dia, ou é ao extracto ?

Outra questao é se tiver 1000 euros de divida que ja vem de tras a 19,14% e depois a taxa de juro do banco mudar para 17.41% no extracto desse mes depois cobram me so 17.41% dos meus 1000 de divida ?  ou seja vou pagando os juros consoante eles sejam actualizados? Porque vi que as taxas de juros dos cartoes baixaram agora todas em todos os meus cartoes e nao sei se isso aplica a novos clientes, mas tb nao me faz sentido cada um ter um cartao com um juro diferente...  estas mudancas devem se as mudancas das taxas de juro a nivel do banco central europeu?

Sobre isso deixo outro responder. Nunca paguei um cêntimo de juros, fujo deles como a peste. Usar modalidades com juros pode ser muito perigoso e anular quaisquer benefícios que os cartões tragam, é preciso muito cuidado...

Citação

Gostava mesmo de ter o cetelem black, ja tenho dois cartoes deles e plafond total 2000 acham que é ma onda estar a pedir um terceiro cartao na mesma instutuiçao e gera receio em relacao a mim, ou pelo contrario como sou cliente d ha 5 anos cumpridor teem ate vontade que contrate mais um produto seu?  Ou acham possivel por exemplo pedirlhes o black em troca de me cancelarem o fnac ou universo, fazem este tipo de trocas e contrapartidas?

abraço e obrigado pela ajuda

Possível, é, mas só eles saberão dizer. Não tenho 3 cartões pelo Cetelem (tenho 2, como tu) mas por exemplo da Unicre/Unibanco tenho 3 (estão todos na gaveta mas tenho).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu gostava era de falar com alguem que ja tivesse trabalhado nestas instituicoes de credito e cartoes para saber como elas pensam e como eles decidem, seria mesmo util, nao sei se alguem conhece alguem? Nao sei como lidar com esta malta, nao respondem aos mails , para vir um cartao demora meses... depois nao vem os descontos tem de se reclamar e nada acontece... funciona tudo muito mal... ate no montepio aderi a um cartao ha mais de 2 meses e eles nem conheciam o produto nem sabem que pode ser contratado por clientes de outros bancos nem o sabem processar e mentem a toda a hora e comecaram me a obrigar a abrir conta com eles e a dar papeis que nao vem no contracto, a inventarem...isso tem de ser ilegal... nao podem pedir nem obrigar o cliente a fazer nada que nao venha la no contracto e ficha de inscricao, eu dei tudo o pedido e estou ha espera 2 meses e agora mais 3 semanas porque quem me atendeu esta d ferias 3 semanas... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    A 02/04/2016 at 11:19, Helder Silva disse:

Esta promoção foi renovada para os últimos fins de semana de julho, agosto e setembro (mesmo link).

Até pensei que não iria aproveitar esta promoção mas até tenho dado uso para umas compras online aqui e ali.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Investidor_casual said:

É sempre preciso ter muito cuidado com os cartões de crédito.

A sua utilização "abusiva" traz sempre problemas......

Eu chamar-lhe-ia antes utilização descontrolada

Devem ser vistos como um meio (diferido) de pagamento, não como dinheiro adicional disponível.

Editado por JRJordao
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 hours ago, Investidor_casual said:

Ainda aguardo pelo "melhor" cartão de crédito.....

Melhor em que aspeto?

O Cetelem Black não tem anuidade, 3% cashback em supermercados, restaurantes e (com a taxa de 0.50€) combustíveis, permite efetuar pagamento de serviços e funciona em terminais que aceitam apenas cartão de débito.

Também sem anuidade, 1% cashback em todas as compras e combustíveis sem a taxa de 0.50€, tens o Affinity Card. Só não funciona grande coisa na internet. 

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, JRJordao disse:

Melhor em que aspeto?

O Cetelem Black não tem anuidade, 3% cashback em supermercados, restaurantes e (com a taxa de 0.50€) combustíveis, permite efetuar pagamento de serviços e funciona em terminais que aceitam apenas cartão de débito.

Só é pena que tenha um limite máximo anual de 100euros de cashback...já estou quase a chegar a esse valor e ainda falta tanto para o fim do ano (agora fiquei a pensar se é anual em relação a cada ano civil, ou se é um período de um ano a partir da data da subscrição do cartão ???). 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual
    A 4 de Agosto de 2016 at 09:07, JRJordao disse:

Melhor em que aspeto?

Também sem anuidade, 1% cashback em todas as compras e combustíveis sem a taxa de 0.50€, tens o Affinity Card. Só não funciona grande coisa na internet. 

O Affinity Card sendo do BBVA, para mim, está completamente fora de  cogitação!

O Cetelem Black, não da 3% de cashback em todo o lado, mas admito que não se trata de um mau produto!

Da Unibanco/Unicre têm algum feedback?

Pretendo cartão com cashback, que permita pagamento de serviços, que seja possível alterar o plafond e com baixa taxa de juro!

Apesar de pagar quase sempre a 100%, por vezes pode ser necessário pagar em duas ou três vezes quando se fazem comprar mais avultadas!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    36 minutes ago, Investidor_casual said:

O Affinity Card sendo do BBVA, para mim, está completamente fora de  cogitação!

Porquê, tiveste problemas com o BBVA no passado?

O cartão é gerido pela BBVA Consumer Finance, uma empresa distinta do banco de retalho. Tanto que não podes ir a um balcão BBVA tratar do cartão.

O Cetelem Black, não da 3% de cashback em todo o lado, mas admito que não se trata de um mau produto!

Como tinha dito, dá em supermercados, restaurantes e (com a taxa de 0.50€) combustíveis. Basta para isso que o estabelecimento esteja registado com o CAE adequado.

Da Unibanco/Unicre têm algum feedback?

Tenho o Unibanco Classic, que utilizo apenas para pagamento de serviços (incluindo os outros cartões). É gratuito e o site de cliente tem bastantes funcionalidades (como os tais pagamentos de serviços), mas não dá cashback ou qualquer vantagem especial por utilização.

Pretendo cartão com cashback, que permita pagamento de serviços, que seja possível alterar o plafond e com baixa taxa de juro!

Podes ver cartões com cashback aqui: http://www.comparaja.pt/cartao-de-credito/cashback . Não sei se as taxas de juro estão atualizadas.

O Best dá para pagamento de serviços, mas tem anuidade e um custo de 1% nesses pagamentos. O BPI Prémio não dá (exceto talvez para clientes BPI), penso que o Sonae Universo também não.

Que eu saiba, em nenhum cartão o pagamento de serviços dá cashback, só as compras. A alteração de plafond deverá ser possível em qualquer cartão sem grande dificuldade, desde que apresentes prova de vencimento compatível.

Provavelmente não encontras um só cartão "perfeito", mas podes combinar

• O Cetelem, que tem o maior cashback, para supermercados, restaurantes e combustíveis, bem como pagamentos de serviços.
    • Outro que dê cashback nas restantes compras. Não sei é se encontrarás uma alternativa à altura do Affinity.
    Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual

Sim, tive problemas com o BBVA. Desses apenas quero distância....também creio q estão em vias de extinção em portugal.

Vou analisar melhor o cartão do Cetelem e o Unibanco classic.

Obrigado pelas dicas.....qualquer novidade, se puderes avisar, agradeço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites