Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

jamorim

Recommended Posts

há 8 horas, dsd ded disse:

Liga lhes. E fala com eles. Provavelmente isso resolve se  porque pagaste a mais e ficas com crédito para o mês seguinte. 

Agora é Preciso ter cuidado com abater a dívida no Bakinter. 

Por exemplo se tivermos uma dívida de 100€. E pagar 90€ Perto da data limite pagamento.  Anula o debito direto. E  Os 10€ de dívida transitam para o mês seguinte e paga-se juros desse valor. Apesar de ter débito direto a 100% da divida. 

Só soube disso ontem. Porque liguei para eles. Se não ia fazer asneira. 

uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, isso para mim anula logo o uso do Bankinter... armadilhas, não. Muito feio!!!

Já usei o pagamento antecipado no COFIDIS porque esgotei o pladond (e para não aguardar pelo fecho do extracto, limitei-me a libertar plafond...) e não seria bonito ver saldo remanescente ou que viesse a ser ainda debitado no mesmo período passar para o seguinte! 100% é 100%!! Alguma dúvida aqui? ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 17,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

957

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

É o meu primeiro mês como cofidis, verifiquei agora que o extrato fecha a dia 15, por acaso tinha metido data de debito dia 1, mas sendo assim se calhar fica muito desfasado, a que dia costumam meter o debito?

Já agora se quiser pagar antes do debito é só usar a entidade e referencia que estão na minha pagina com o valor que eles mandaram por sms? É que não aparece nada no extrato e na fatura apenas aparece a cena de 1€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    39 minutes ago, nunorfa said:

É o meu primeiro mês como cofidis, verifiquei agora que o extrato fecha a dia 15, por acaso tinha metido data de debito dia 1, mas sendo assim se calhar fica muito desfasado, a que dia costumam meter o debito?

Já agora se quiser pagar antes do debito é só usar a entidade e referencia que estão na minha pagina com o valor que eles mandaram por sms? É que não aparece nada no extrato e na fatura apenas aparece a cena de 1€.

Tens no mínimo 20 dias de crédito sem juros, o que quer dizer que o débito vai ser 20 dias após o fecho do extrato. Não sei em especifico como a cofidis faz, mas se mudares a data de  débito vais provavelmente mexer  na data de fecho do extrato. Os dias que dizes (15) é porque talvez se tenha metido um fim-de-semana?

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Marco Lopes disse:

uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, isso para mim anula logo o uso do Bankinter... armadilhas, não. Muito feio!!!

Já usei o pagamento antecipado no COFIDIS porque esgotei o pladond (e para não aguardar pelo fecho do extracto, limitei-me a libertar plafond...) e não seria bonito ver saldo remanescente ou que viesse a ser ainda debitado no mesmo período passar para o seguinte! 100% é 100%!! Alguma dúvida aqui? ?

sim, tambem ja o fiz na cofidis.

o que acontece no bakinter é que se libertares plafond perto do prazo para debito directo inibe o debito directo.

sim tambem achei feio.

o que há a fazer é pagar o total da divida a 100% por entidade e referencia ou esperar que vá a debito directo no banco.

ou fazer com muita antecedencia (aqui nao sei se nao anula o debito directo)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje recebi o extracto da Celetem e vem com a comissão 0.3€.

Nos detalhes do extracto em "detalhes do valor a pagar" tenho duas alíneas: - mensalidade 4% e aqui aparece a comissão 0.3; - pagamento fim do mês e aqui aparece o valor gasto menos o cashback. 

Se pagar por multibanco sem deixar ir a debito directo tenho que pagar esta taxa de 0.3? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/01/2019 às 11:17, joao dias disse:

Hoje recebi o extracto da Celetem e vem com a comissão 0.3€.

Nos detalhes do extracto em "detalhes do valor a pagar" tenho duas alíneas: - mensalidade 4% e aqui aparece a comissão 0.3; - pagamento fim do mês e aqui aparece o valor gasto menos o cashback. 

Se pagar por multibanco sem deixar ir a debito directo tenho que pagar esta taxa de 0.3? 

Para evitares a taxa deves estar numa modalidade de "pagamento mínimo X%" e pagar a totalidade por multibanco no fim do mês.

Já agora, deves também pagar os combustíveis com a opção multibanco, para evitar a taxa de 0.5€.

Editado por JRJordao
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Falei hoje com um promotor do BANKINTER card, e ele diz que de acordo com informação dos supervisores dele, a partir do segundo ano são garantidos 3% de Cash-back.

O limite de 200 euros por mês (pelo menos no primeiro ano) é que é mau...

Alguém confirma os 3% nos anos seguintes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Marco Lopes disse:

Falei hoje com um promotor do BANKINTER card, e ele diz que de acordo com informação dos supervisores dele, a partir do segundo ano são garantidos 3% de Cash-back.

O limite de 200 euros por mês (pelo menos no primeiro ano) é que é mau...

Alguém confirma os 3% nos anos seguintes?

Penso que o cartão ainda não fez um ano em Portugal, e por isso ainda ninguém saberá responder a isso! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 1/19/2019 at 7:02 PM, netnuno said:

Usei o curve + cetelem black em 29 de dezembro no continente. Chegou hoje o extrato. Deu os 3% de cashback...

Interessante. O curve no fim de novembro mudou a maneira como processa as transações, precisamente para passar melhor a informação do comerciante, mas continua a ter proveniência "London, GB". Talvez o Cetelem não se importe desde que o CAE do comerciante esteja registado em Portugal.

Eu não tenho o Black, mas tenho o BP PowerPlus que era a mesma situação de só dar cashback em Portugal, vou experimentar da próxima vez que for à BP, até porque assim acumula com o cashback do curve de 1% na BP 

Editado por megamaster
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou deixar aqui a minha analise do cartão AffinityCard ao fim de 2 meses de utilização.

Prós

- 1% em todas as compras POS sem qualquer limite ( o que será que acontece se alguém andar abusar deste cartão e conseguir sacar uns 300€ por ano :P) 

- A referencia multibanco para pagar antecipadamente é sempre a mesma e não têm de esperar por carta/extrato

- enviam sem falhas sms a dizer o valor de cada compra e o plafond remanescente

- sem taxas de gasolina

- suporte por telefone funciona bem e é gratuito

- Cashback é bem calculado e os arredondamentos não prejudicam o cliente.

- Consegui usar num site de Jogo Online

Cons (preparem-se)

- Site de gestão da conta horrível. Interface super antiga, textos mal escritos e às vezes em Espanhol. certificados de segurança https estão expirados e o google chrome avisa que é uma falha de segurança grave. Por vezes o login só funciona se forem para o Internet Explorer e com sessão privada.

- Mesmo que recebam bem, é difícil ter um plafon superior a 600€

- Se pagarem manualmente o extracto, podem ter de  esperar até quase 3 dias para renovarem o plafond.

- No meu caso, tenho o extrato a finalizar a dia 13, mas por algum motivo (talvez o fim de semana), fecharam o extrato a meio do dia 10 (quinta feira).

- No 2º extrato o valor que seria debitado não estava certo. Uma diferença de menos 2€ e tal que não fazem match com nada. (pouco importa se pagarem manualmente)

- Extracto é exclusivamente enviado por carta e demora 1 semana. (talvez culpa dos correios). Se quiserem receber por e-mail têm de ligar para lá todos os meses.

- Contacto deles acho que é só por telefone (mas funciona bem)

- Por duas vezes tive se usar o cartão da Cofidis porque este não funcionava. (Restaurante Rural e Mc Donalds)

Editado por GMCristiano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acrescento alguns pontos, baseados na minha experiência desde 2014. Eventualmente algumas coisas poderão já ter mudado entretanto.

há 31 minutos, GMCristiano disse:

- 1% em todas as compras POS sem qualquer limite ( o que será que acontece se alguém andar abusar deste cartão e conseguir sacar uns 300€ por ano :P) 

Para obter 300€ de cashback seria necessário um plafond de 2.500€, que não é possível.

há 35 minutos, GMCristiano disse:

- A referencia multibanco para pagar antecipadamente é sempre a mesma e não têm de esperar por carta/extrato

Atenção que a referência só fica ativa a partir do dia 17 (e provavelmente até uns dias antes do débito em conta). Antes disso, o pagamento dará erro.

Outros prós

- Pedido de cartão adicional para 2º titular é gratuito e simples de efetuar via site

há 37 minutos, GMCristiano disse:

- Site de gestão da conta horrível. Interface super antiga, textos mal escritos e às vezes em Espanhol. certificados de segurança https estão expirados e o google chrome avisa que é uma falha de segurança grave. Por vezes o login só funciona se forem para o Internet Explorer e com sessão privada.

O site é realmente muito básico, nem permite ver o valor do cashback acumulado ou fazer download dos extratos. Este último já foi possível, mas posteriormente deixou de o ser. Praticamente só serve para ver os movimentos com mais de 48 horas úteis.

Truque: se depois do login ficar numa página em branco, navegar para "https://www.affinitycard.pt" (no meu caso carrego novamente no favorito).

há 50 minutos, GMCristiano disse:

Fiquei com 850€ após dois pedidos de aumento. Ao terceiro pedido disseram-me que não iam acima desse valor, independentemente dos rendimentos apresentados.

Suspeito que é porque 850€ x 1% cashback x 12 meses = ~100€ cashback anual

há 52 minutos, GMCristiano disse:

Podes também usar o affinitycard@bbvacf.pt , mas como dizes o contacto telefónico funciona bem e é gratuito.

Outros cons

- O cartão não funciona em terminais multibanco

- Ao pagar em alguns sites, é-se redireccionado para uma página do BBVA onde é necessário indicar o pin do cartão e o nosso "DNI" que consiste no número de cartão cidadão com o prefixo P (P0 para o pessoal mais velho com número de 7 digitos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, GMCristiano disse:

Vou deixar aqui a minha analise do cartão AffinityCard ao fim de 2 meses de utilização.

Prós

- enviam sem falhas sms a dizer o valor de cada compra e o plafond remanescente

- sem taxas de gasolina

- suporte por telefone funciona bem e é gratuito

- Cashback é bem calculado e os arredondamentos não prejudicam o cliente.

- Consegui usar num site de Jogo Online

Cons (preparem-se)

- Se pagarem manualmente o extracto, podem ter de  esperar até quase 3 dias para renovarem o plafond.

- No meu caso, tenho o extrato a finalizar a dia 13, mas por algum motivo (talvez o fim de semana), fecharam o extrato a meio do dia 10 (quinta feira).

- No 2º extrato o valor que seria debitado não estava certo. Uma diferença de menos 2€ e tal que não fazem match com nada. (pouco importa se pagarem manualmente)

- Extracto é exclusivamente enviado por carta e demora 1 semana. (talvez culpa dos correios). Se quiserem receber por e-mail têm de ligar para lá todos os meses.

- Por duas vezes tive se usar o cartão da Cofidis porque este não funcionava. (Restaurante Rural e Mc Donalds)

PÉSSIMO... nem o consideraria como alternativa... ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    43 minutes ago, JRJordao said:

Para obter 300€ de cashback seria necessário um plafond de 2.500€, que não é possível.

Se fizeres pagamentos pontuais por multibanco vais regenerando o plafond e assim podes ter cashback teoricamente infinito, ou está a falhar-me alguma coisa?

Eu peço sempre o mínimo de plafond que puder nos cartões todos porque tenho por hábito pagar semanalmente os cartões e regenerar assim o plafond, portanto uns 500€ de plafond chegam bem. Não há necessidade de estar a carregar o mapa de dívidas do BdP, até porque para concederem novos cartões têm em conta os plafond dos cartões que a pessoa já tem

A mim o que me afasta do Affinity (cancelei o meu) são os 25€ para qualquer investigação de uma transação ou abertura de disputa com a MasterCard. Por mais raro que seja essa necessidade, quando for preciso lá se vai o cashback todo de vários meses

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, megamaster disse:

Se fizeres pagamentos pontuais por multibanco vais regenerando o plafond e assim podes ter cashback teoricamente infinito, ou está a falhar-me alguma coisa?

Penso que nem todos os cartões permitem utilizar acima do valor do plafond ao longo do mês (ultrapassagem de crédito), independentemente de pagamentos pontuais. Pode haver um custo associado.

No caso específico do Affinity, só se pode fazer um pagamento por mês. Se não pagares tudo, apanhas juros sobre o resto.

há 9 minutos, megamaster disse:

A mim o que me afasta do Affinity (cancelei o meu) são os 25€ para qualquer investigação de uma transação ou abertura de disputa com a MasterCard. Por mais raro que seja essa necessidade, quando for preciso lá se vai o cashback todo de vários meses

Nunca tive esse tipo de problemas. É habitual nos outros cartões não cobrarem por esses serviços?

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, megamaster disse:

Eu peço sempre o mínimo de plafond que puder nos cartões todos porque tenho por hábito pagar semanalmente os cartões e regenerar assim o plafond, portanto uns 500€ de plafond chegam bem. Não há necessidade de estar a carregar o mapa de dívidas do BdP, até porque para concederem novos cartões têm em conta os plafond dos cartões que a pessoa já tem

O Jordao corrigiu a minha afirmação e disse "Atenção que a referência só fica ativa a partir do dia 17". Ou seja não podes estar constantemente a rnovar o plafond

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, GMCristiano disse:

O Jordao corrigiu a minha afirmação e disse "Atenção que a referência só fica ativa a partir do dia 17". Ou seja não podes estar constantemente a rnovar o plafond

E no caso do Affinity só se pode fazer um pagamento por mês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    10 minutes ago, JRJordao said:

Penso que nem todos os cartões permitem utilizar acima do valor do plafond ao longo do mês (ultrapassagem de crédito), independentemente de pagamentos pontuais. Pode haver um custo associado.

Nunca tive esse tipo de problemas. É habitual nos outros cartões não cobrarem por esses serviços?

Quanto à primeira questão, nunca pode ser considerado ultrapassagem de crédito, o limite de crédito é o máximo que podes ter emprestado a qualquer dado momento, não o montante que podes usar durante o mês.

Quanto à segunda, em Portugal que eu tenha conhecimento só o Affinity e o Deutsche Bank cobram tal comissão. Para além disso o Affinity ainda cobra outros 25€ por inibição do cartão, e aí nem o Deutsche Bank acompanha. Se for vítima de fraude a última coisa que quero é a instituição de crédito a cobrar-me comissões para resolver o problema e nem é garantido que resolva

Editado por megamaster
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, megamaster disse:

Quanto à primeira questão, nunca pode ser considerado ultrapassagem de crédito, o limite de crédito é o máximo que podes ter emprestado a qualquer dado momento, não o montante que podes usar durante o mês.

Utilizei o termo incorreto, mas creio mesmo assim que há cartões com um limite de utilização mensal (= valor do plafond). Os do Unibanco por exemplo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    29 minutes ago, JRJordao said:

Utilizei o termo incorreto, mas creio mesmo assim que há cartões com um limite de utilização mensal (= valor do plafond). Os do Unibanco por exemplo.

Os do Unibanco posso garantir que não funcionam assim. No meu PowerPlus em Dezembro gastei cerca de 4000€ num plafond de 1000€, não paguei qualquer taxa e fiz uns 7 ou 8 pagamentos parciais por multibanco.

O Affinity pode só deixar fazer um pagamento por mês, não sei, mas se é assim também deve ser o único. Agora se fazes um pagamento, esse tem obrigatoriamente de ir abater ao saldo em dívida, há é alguns que creditam logo o pagamento, outros que leva 3 dias a aparecer. O Unibanco leva 2

Quando ao plafond, o Unibanco chama-lhe "limite de utilização", atenção que "mensal" não é mencionado e há quem lhe dê outros nomes, mas é sempre a mesma coisa. A partir do momento que te deixam ir fazendo pagamentos parciais ou totais, esses valores têm sempre de ir abatendo à dívida, regenerando o plafond disponível 

Edit: há ainda cartões em que podes por exemplo se tens um plafond de 1000 fazer um pagamento multibanco de 500 para o cartão e fazer uma compra de 1500. A CGD deixa fazer isso, nunca experimentei com outros cartões

Editado por megamaster
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, megamaster disse:

Edit: há ainda cartões em que podes por exemplo se tens um plafond de 1000 fazer um pagamento multibanco de 500 para o cartão e fazer uma compra de 1500. A CGD deixa fazer isso, nunca experimentei com outros cartões

Então isso é que seria uma ultrapassagem de crédito, certo? Fazer uma compra de 1500 com um cartão com plafond 1000.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 minutes ago, JRJordao said:

Então isso é que seria uma ultrapassagem de crédito, certo? Fazer uma compra de 1500 com um cartão com plafond 1000.

Não, uma ultrapassagem de crédito seria ter um plafond de 100 e gastar 120. Se tiveres 100, carregares com mais 50 e gastares 150, gastaste o dinheiro que meteste a mais e o plafond de 100, mas não ultrapassaste os 100. Mas como disse, na Caixa podes fazer isto, na Cofidis por exemplo continuavas a estar limitado aos 100 e os 50 ficavam de reserva e só após gastares mais de 50 dos 100 é que entravam nas contas, pelo que o limite para uma única transação continuava a ser de 100

Editado por megamaster
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dei agora por concluída a minha epopeia de adesão ao bankinter quase um mês depois, chegou o cartão e fiz a ativação por telefone.

Voltaram a confirmar os 5% em pagamento de serviços, e pagamentos ao estado.

Disse-me também que dava para associar a via verde, mas pelos vistos tal como o cofidis não dá com MBway :)

A ideia será usar o cofidis e depois paga-lo com o bankinter para gerar mais 5%.

Edit: Por acaso testei e consegui adicionar no MBway embora apareça sem imagem! não sei se funciona.

Editado por nunorfa
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, nunorfa disse:

Dei agora por concluída a minha epopeia de adesão ao bankinter quase um mês depois, chegou o cartão e fiz a ativação por telefone.

Voltaram a confirmar os 5% em pagamento de serviços, e pagamentos ao estado.

Disse-me também que dava para associar a via verde, mas pelos vistos tal como o cofidis não dá com MBway :)

A ideia será usar o cofidis e depois paga-lo com o bankinter para gerar mais 5%.

Edit: Por acaso testei e consegui adicionar no MBway embora apareça sem imagem! não sei se funciona.

sxr56Rh.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites