Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

jamorim

Recommended Posts

há 22 minutos, Diogo Duarte disse:

Mudei para o Black da cetelem 

Então para já deves deixar esse montante no Universo quietinho. Daqui a um mês ou isso verás se ele lá continua, ou se foi também migrado para o Cetelem.

Creio que ainda ninguém reportou aqui como se processou um GBiT com reembolso IVAucher.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 17,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

957

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

há 2 minutos, JRJordao disse:

Então para já deves deixar esse montante no Universo quietinho. Daqui a um mês ou isso verás se ele lá continua, ou se foi também migrado para o Cetelem.

Creio que ainda ninguém reportou aqui como se processou um GBiT com reembolso IVAucher.

Isso é porque ninguém está a usar o Curve para o IVAucher...
    Ainda não percebi bem como é que sequer funcionou... @Diogo Duarte, não será que te aconteceu como o @joaoleonardo, que fez confusão com dois pagamentos do mesmo valor no mesmo comerciante, mas com cartões diferentes? Ou outra confusão qualquer?

Desculpa estar a duvidar, mas é mesmo muito estranho.
    A única forma de ver isso funcionar é o Universo ver que foi um restaurante (independentemente de ser aderente ou não) e automaticamente "pedir" o reembolso ao Estado... Sei lá, não estou por dentro do mecanismo do IVAucher.

Alguém vê alguma possibilidade de isto acontecer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@andre611

UPDATE: Percebi depois que devias estar a questionar simplesmente a possibilidade de compras via Curve originarem reembolso IVAUcher. Suponho que pelo menos em pagamentos online pode ser possível, pois bastará a identificação do site (e não do TPA) chegar ao cartão. Deixo abaixo o meu raciocínio para tal caso.

1) Compra feita com Curve + Universo em estabelecimento IVAucher

2) Correspondente reembolso creditado no Universo

3) GBiT da compra para outro cartão IVAucher

Suponho que o reembolso deveria ser retirado do Universo e devolvido ao saldo IVAucher, tal como se de uma devolução se tratasse. No outro cartão, a compra seria processada normamente e novo reembolso recebido.

Vamos ver se a SaltPay se preparou para estes casos "bicudos".

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, andre611 disse:

Isso é porque ninguém está a usar o Curve para o IVAucher...
    Ainda não percebi bem como é que sequer funcionou... @Diogo Duarte, não será que te aconteceu como o @joaoleonardo, que fez confusão com dois pagamentos do mesmo valor no mesmo comerciante, mas com cartões diferentes? Ou outra confusão qualquer?

Desculpa estar a duvidar, mas é mesmo muito estranho.
    A única forma de ver isso funcionar é o Universo ver que foi um restaurante (independentemente de ser aderente ou não) e automaticamente "pedir" o reembolso ao Estado... Sei lá, não estou por dentro do mecanismo do IVAucher.

Foi a única compra que fiz nesse comerciante e desse valor portanto foi certamente. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, JRJordao disse:

UPDATE: Percebi depois que devias estar a questionar simplesmente a possibilidade de compras via Curve originarem reembolso IVAUcher. Suponho que pelo menos em pagamentos online pode ser possível, pois bastará a identificação do site (e não do TPA) chegar ao cartão. Deixo abaixo o meu raciocínio para tal caso.

Sim, antes de pensar na devolução ainda fiquei a pensar na transação inicial.
    Suponho que sim, seja possível. É como digo, não estou por dentro do mecanismo.

há 5 minutos, Diogo Duarte disse:

Foi a única compra que fiz nesse comerciante e desse valor portanto foi certamente.

A compra foi online?

Ainda vamos chegar à conclusão que o TPA também não interessa para nada...
    Mais valia transferirem o valor correspondente na primeira compra, como no AUTOvoucher 🤣

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, andre611 disse:

Ainda vamos chegar à conclusão que o TPA também não interessa para nada...

Mais valia transferirem o valor correspondente na primeira compra, como no AUTOvoucher 🤣

:lol:

O "mecanismo" deve ser à base de elásticos e fita cola. Com as constantes alterações que andaram a fazer...

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, razzz disse:

Sabem se dá para carregar um cartão Dá nas caixas selfservice do Continente? Queria ver se conseguia carregar com cartão refeição.

Acho que o @Diogo Duarte já explicou há uns tempos uma forma de o fazer. Tem que se pedir à assistente, mas o resto não me lembro.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, razzz disse:

Boas,

Sabem se dá para carregar um cartão Dá nas caixas selfservice do Continente? Queria ver se conseguia carregar com cartão refeição.

Sim dá. Comprar um novo ou carregar um já em tua posse, vais a assistente da self service e dizes com quanto queres carregar 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, andre611 disse:

Em todas as transações com o Curve, o comerciante é oficialmente o Curve, no que diz respeito aos dados da transação, pelo que por esse motivo nunca deveria dar com o ivaucher. Agora, depende do método que estejam a usar para aferir se deve dar ou não. Segundo já pude perceber são os bancos que pedem o dinheiro às SaltPay, esta entidade não nos vê as transações todas e escolhe, é o banco que faz a seleção e envia para eles já só a pedir o reembolso. É bem possível que cada banco tenha inventado o seu método de selecionar as transações para ivaucher. Também não descartava que o Universo simplesmente pedisse reembolso para todas as transações nas categorias relevantes, ignorando se o comerciante é ou não aderente.

Também faz pensar se o motivo para os reembolsos do moey levarem 15 dias é terem funcionários manualmente a olhar para a lista das nossas transações todas.

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, megamaster disse:

Em todas as transações com o Curve, o comerciante é oficialmente o Curve, no que diz respeito aos dados da transação, pelo que por esse motivo nunca deveria dar com o ivaucher.

O Curve transmite ao cartão a identificação do comerciante. Só assim é que as compras com Curve + Vivid podem dar direito aos cashbacks específicos de marca (Lidl, Uber Eats, etc).

Numa compra online, também me parece provável/fácil incluir a identificação do site (ex: www.ubereats.com).

Em compra presencial, será que inclui a identificação do TPA? É um detalhe técnico que me parece menos provável terem antecipado a sua necessidade. Mas tambem, como dizes, quem nos diz que esse identificador está a ser tido em conta pelos bancos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, JRJordao said:

O Curve transmite ao cartão a identificação do comerciante. Só assim é que as compras com Curve + Vivid podem dar direito aos cashbacks específicos de marca (Lidl, Uber Eats, etc).

Eu fiquei com a ideia de que no Vivid o cashback é atribuído com base no nome (ou parte do nome) do comerciante que aparece na compra. Digo isto porque tenho feito compras no Auchan com o Curve sem nenhum problema, mas quando comprei um cartão presente Auchan não foi atribuído cashback. Diferença: compras são nos TPAs das caixas e a designação da compra é "Auchan <cidade>" enquanto que para comprar o cartão presente foi no TPA da caixa central e a desginação da compra é "Aph Pos <cidade>". Daí que a minha dedução é que o sistema do Vivid se perdeu quando viu "Aph Pos". Tive q contactar o suporte e enviar a factura para darem o cashback.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, megamaster disse:

Não, um comerciante nunca se pode fazer passar por outro nos metadados da transação. Permite-me não ir agora às procura disso mas na documentação de suporte do curve fala nisso, que o comerciante de qualquer transação com o curve é sempre o Curve. 

O que o curve faz, tal como o PayPal, é adicionar um prefixo no descritivo, o "crv" e preenche o resto com o descritivo que o próprio curve recebeu na transacção original, entre o comerciante e o curve. O vivid procura keywords, por exemplo "Auchan" nos descritivos e atribui cashback com base nisso. Se fosses por exemplo, pedir ao vivid para disputar essa transação por qualquer motivo, eles iriam abrir uma disputa junto do "comerciante" curve e não junto do auchan

Eu não disse que se fazia passar por, disse que transmitia ou seja que incluia essa informação (de alguma forma) nos dados que faz chegar ao cartão. Estamos de acordo.

Acho no entanto estranho que essa identificação venha apenas de algo do género "CRV*Nome_da_Loja". Será também incluído o NIF algures? Por exemplo para o Cetelem identificar um supermercado "obscuro" não pertencente a uma cadeia, apenas um nome (eventualmente abreviado) parece-me complicado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, JRJordao disse:

Eu não disse que se fazia passar por, disse que transmitia ou seja que incluia essa informação (de alguma forma) nos dados que faz chegar ao cartão. Estamos de acordo.

Acho no entanto estranho que essa identificação venha apenas de algo do género "CRV*Nome_da_Loja". Será também incluído o NIF algures? Por exemplo para o Cetelem identificar um supermercado "obscuro" não pertencente a uma cadeia, apenas um nome (eventualmente abreviado) parece-me complicado.

Desculpa se não entendi, eu quando digo que não deveria dar é precisamente partindo do pressuposto que estariam a usar um método mais fiável.

Não tendo o cartão Cetelem, estou no entanto bastante certo que eles o que usam é o MCC, que faz parte dos metadados de qualquer transação e identifica a categoria em que se enquadra a despesa. Acho possível que é isso que o Universo está a fazer, uma vez que é o que costumam usar quando têm aquelas promos em compras de tipo a ou b.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, JCR disse:

Diferença: compras são nos TPAs das caixas e a designação da compra é "Auchan <cidade>" enquanto que para comprar o cartão presente foi no TPA da caixa central e a desginação da compra é "Aph Pos <cidade>". Daí que a minha dedução é que o sistema do Vivid se perdeu quando viu "Aph Pos". Tive q contactar o suporte e enviar a factura para darem o cashback.

Tive esse problema, mas com compra normal, apareceu esse APH no vivid. A loja em questão parece usar o APH em tudo, uma vez que isso aconteceu numa caixa perfeitamente normal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JRJordao disse:

Não é pelo Nome nem pelo NIF nem pelo CAE. É pelo MCC do TPA.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Vacuum said:

Não é pelo Nome nem pelo NIF nem pelo CAE. É pelo MCC do TPA.

https://www.creditcards.com/credit-card-news/glossary/term-merchant-category-code-mcc/

"a four-digit number that denotes the type of business providing a service or selling merchandise"

O MCC parece ser o código do tipo de negócio do comerciante (e não o código do comerciante) e nesse caso não pode ser usado pelo Vivid para identificar o comerciante, apenas o seu tipo de negócio - isto em cada transacção.

Ou cada TPA está predefinido com um MCC?

Editado por JCR
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, JCR disse:

https://www.creditcards.com/credit-card-news/glossary/term-merchant-category-code-mcc/

"a four-digit number that denotes the type of business providing a service or selling merchandise"

O MCC parece ser o código do tipo de negócio do comerciante (e não o código do comerciante) e nesse caso não pode ser usado pelo Vivid para identificar o comerciante, apenas o seu tipo de negócio - isto em cada transacção.

Ou cada TPA está predefinido com um MCC?

Estava-me a referir ao caso do Cetelem, que usa o MCC para identificar supermercados/restaurantes/etc.

No Vivid talvez seja MCC+nome.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O universo deixou de ter taxa de combustível? Alguém Confirma?

https://view.sf.marketing.universo.pt/?qs=e14b5e4a579880fd0e387ecc057af7ecccd69d5067c320aad6b41377063b3071a5dd00ba9a02ff30daf03d5810e85d7694c91366541221f0f62d3c7e403f039fc70fd3624b094b9c9e6f5588bbd14ba2

Se for assim quando o cetelem voltar aos 3% começa a compensar usar o universo para abastecer...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites