Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

jamorim

Recommended Posts

Boa noite,

Sei que esta questão já foi aqui abordada, mas não consegui ainda obter uma conclusão.

Tenho o cartão Cetelem Black e no momento do contrato escolhi a modalidade "100% Fim do mês". Percebi que com esta modalidade, é cobrada uma taxa de 0.30€ quando é feito o débito direto.

Qual é a solução para evitar o pagamento desta taxa?:

- Posso pagar o cartão antes que o extrato seja fechado? Se não me engano, teria que pagar até o dia 16.

- Posso alterar a modalidade de pagamento e fazer eu o pagamento por entidade+referência? Neste caso, onde é que eu posso alterar a modalidade e quando é que devo fazer o pagamento? Não encontrei forma de alterar apartir do Homebanking.

Se alguem me poder esclarecer, agradeço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 17,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

957

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

53 minutes ago, Rui Leite said:

Boa noite,

Sei que esta questão já foi aqui abordada, mas não consegui ainda obter uma conclusão.

Tenho o cartão Cetelem Black e no momento do contrato escolhi a modalidade "100% Fim do mês". Percebi que com esta modalidade, é cobrada uma taxa de 0.30€ quando é feito o débito direto.

Qual é a solução para evitar o pagamento desta taxa?:

- Posso pagar o cartão antes que o extrato seja fechado? Se não me engano, teria que pagar até o dia 16.

- Posso alterar a modalidade de pagamento e fazer eu o pagamento por entidade+referência? Neste caso, onde é que eu posso alterar a modalidade e quando é que devo fazer o pagamento? Não encontrei forma de alterar apartir do Homebanking.

Se alguem me poder esclarecer, agradeço.

O que eu tenho feito é pagar o montante em dívida por entidade+referência mal o extrato é emitido. Assim já está contabilizado o cashback.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rui Leite disse:

Qual é a solução para evitar o pagamento desta taxa?

Numa modalidade "pagamento mínimo X%", podes pagar o extrato emitido.

Na modalidade "100% fim do mês", tens de o pagar antes do dia de fecho, de forma a que seja emitido sem valor a pagar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    23 minutes ago, JRJordao said:

Na modalidade "100% fim do mês", tens de o pagar antes do dia de fecho, de forma a que seja emitido sem valor a pagar.

Obrigado a ambos!

Posso alterar a modalidade para “pagamento mínimo x%” no homebanking?

Ou a modalidade é escolhida sempre que uso o cartão?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Paranoid disse:

O unibanco é normal após 10 dias de ser efectuado o pagamento de 30€ por débito directo ainda não ter reposto plafond e inclusive o extracto ter já fechado a 18 de maio e indicar que aquele valor está por pagar? 

Pelo que me aconteceu, os créditos demoram imensos dias a aparecer nos movimentos...

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 19/05/2021 às 21:57, Joao Resende disse:

Está a faltar ai descontares o cashback de 5€ todos os meses

por isso é tens que juntar os juros de 5€ Amanhã cai o meu 1º débito e já te confirmo quanto é o juro de 5€ num mês

pois mesmo que a taxa de juro seja 15% anos, tens que dividir os 15% por 12 que dá 1.25% ao mês e 1.25% de 5€ vai dar para ai 0.07€ / 0.08€

vou tentar mostrar as contas de novo

1º mês gastas 250€

2º mês pagas 98% (245€)

recebes 5€ de cashback

cobram-te 0.07€ de juros

gastas 250€

por isso ficou -250+245+5-0.07-250 = -250.07

3º mês pagas 98% (245€)

recebes 5€ de cashback

cobram-te 0.07€ de juros

gastas 250€

por isso ficou -250.07+245+5-0.07-250 = -250.14

4º = ao 3º

Se não quiseres que aumente os 0.07€/0.08€ dos juros gastas só 249.92€/249.93€

Desculpa, não percebi estas contas.

1 mês = gastas 250€. A 99%, pagas 247.5€. 2.5€ ficam para o seguinte, com juro.

2 mês = gastas 250€. Pagas 247.5€-5€ cashback do mês anterior + (2.5€* (taxa de juro/12)). Ou seja, 247.5-5+2.5€+0.03€= 245.03€

E assim sucessivamente daqui para a frente. Ou estou enganado em algum passo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Rui Leite disse:

Posso alterar a modalidade para “pagamento mínimo x%” no homebanking?

Ou a modalidade é escolhida sempre que uso o cartão?

No homebanking, em Consultar -> Definições

image.png.235954d34087a579fe0a7e46a305ba34.png 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    14 hours ago, flavio9 said:

Boas,

Não sei se já foi falado, se sim peço desculpa.

Neste momento não dando para aderir ao cartão cofidis, os atuais clientes do mesmo, que acontecerá? O cartão não será renovado? Ou irá manter-se?

cump

O cartão é renovado para quem já o tinha, é a SIBS que envia os cartões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, JRJordao disse:

Ou seja, na modalidade 100% fim do mês, se o fecho do extrato for dia 16 convém pagar antes do dia 16? Ao pagarmos antes de ser emitido o extracto já aparece o valor a pagar com cashback descontado? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Joao Resende
    7 hours ago, lfp said:

O cartão é renovado para quem já o tinha, é a SIBS que envia os cartões.

Alto lá, é a SIBS que renova enquanto tiver ordens da cofidis para produzir cartões.

Se a cofidis avisar os clientes que não renova o cartão quero ver a SIBS a fazer ;)

16 hours ago, Luka said:

Desculpa, não percebi estas contas.

1 mês = gastas 250€. A 99%, pagas 247.5€. 2.5€ ficam para o seguinte, com juro.

2 mês = gastas 250€. Pagas 247.5€-5€ cashback do mês anterior + (2.5€* (taxa de juro/12)). Ou seja, 247.5-5+2.5€+0.03€= 245.03€

E assim sucessivamente daqui para a frente. Ou estou enganado em algum passo?

Sim é mais ou menos isso + ou - 0.01€/0.02€

Editado por Joao Resende
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

@JRJordao (e restantes) obrigado pela explicação.

Entretanto liguei para a Cetelem para validar as informações que tinha e falei neste assunto da comissão de processamento do débito direito.

Após aguardar algum tempo, disseram-me que esta comissão deixou de ser aplicada, porque o Banco de Portugal proibiu que sejam cobradas estas comissões de processamento.

Alguém tem conhecimento disto? Procuro algo escrito que o confirme.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    37 minutes ago, Rui Leite said:

Viva,

Entretanto liguei para a Cetelem para validar as informações que tinha e falei neste assunto da comissão de processamento do débito direito.

Após aguardar algum tempo, disseram-me que esta comissão deixou de ser aplicada, porque o Banco de Portugal proibiu que sejam cobradas estas comissões de processamento.

Boas, recentemente aderi ao cetelem black, já tenho 2 extratos e 1 débito direto e não me cobraram comissão nenhuma.

Editado por eXurion
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A comissão ainda surge no preçário, secção 3.5. Outros serviços com cartões

image.png.b5c3e3fee9eff55b11d1958d8b04cb32.png

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Virtuosidade máxima

Viva,

Eu aderi há 2 meses, 2 débitos sem essa comissão de processamento. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Rui Leite disse:

Viva,

Cofirmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Diogo Duarte disse:

A mim continuam me a cobrar. 

Isso são só para novas adesões tal como nos novos créditos habitação deixaram de pagar. 

Quando passou tal lei? Não faz sentido não se aplicar aos que já estão em vigor, a meu ver.

O meu Black, como é recente, não cobra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, hmcosta disse:

O cartão foi logo por mim bloqueado no homebanking.

Tratou-se de um bloqueio definitivo, ou já existe a possibilidade de desativar/ativar como noutros cartões (Curve, Universo, etc)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 minutes ago, hmcosta said:

Continuo sem perceber como foram feitas estas compras, ainda mais sem ter sido usado o 3DSecure que tenho ativo e que eu próprio preciso de confirmar sempre que faço compras.

Pela minha experiência com cartões 3DSecure, nem sempre é pedido o código de verificação (mas deveria). Há algumas empresas/casos onde não é pedido verificação. Não sei qual o critério. 

8 minutes ago, hmcosta said:

Só usei o cartão em sites fidedignos (https, etc), considerava ser bastante conhecedor de segurança informática e acredito não ter caído em esquemas de phishing mas no entanto isto aconteceu.

Aqui o problema poderá não estar necessariamente relacionado com a fidedignidade dos sites onde usaste o cartão ou de teres sido alvo de phishing ou de alguém ter tido acesso físico ao teu cartão. Quando se usa o cartão na net há vários pontos pelo caminho entre o teu dispositivo e o destino onde a informação do cartão pode ser comprometida apesar de todas as medidas de segurança.

O ideal seria usar apenas cartãos virtuais descartáveis para compras na net.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 minutes ago, JCR said:

Aqui o problema poderá não estar necessariamente relacionado com a fidedignidade dos sites onde usaste o cartão ou de teres sido alvo de phishing ou de alguém ter tido acesso físico ao teu cartão. Quando se usa o cartão na net há vários pontos pelo caminho entre o teu dispositivo e o destino onde a informação do cartão pode ser comprometida apesar de todas as medidas de segurança.

Sim, estou ciente disso. Man in the middle, vírus, etc. Estou consciente dos riscos vs comodidade. Em largos anos de uso, foi a primeira vez.

5 minutes ago, JRJordao said:

Tratou-se de um bloqueio definitivo, ou já existe a possibilidade de desativar/ativar como noutros cartões (Curve, Universo, etc)?

Bloqueio definitivo e emissão de novo cartão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites