Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

jamorim

Recommended Posts

Boas. Alguém aqui já teve grandes problemas com cartões de crédito (do tipo "ser enganado" ou assim)?

Eu digo isto pois neste momento ainda sou estudante, quase a entrar no mercado de trabalho, e dava-me jeito um cartão sem comissões por pagamentos em outras moedas, como é o caso do Cofidis +1 euro, ainda por cima com a benesse do cashback em pagamentos...

Muitas pessoas assustam-se só de ouvir o nome de cartão de crédito, pois se não for bem gerido, é uma carga de trabalhos, eu sei, mas não é bem isto que eu estou a perguntar.

Resumindo, quero saber se, mesmo fazendo "tudo bem" e gerindo bem as despesas, ou seja, pagar a tempo e horas, já teve surpresas desagradáveis que deram trabalho e custos para resolver.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 17,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

957

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

há 4 horas, Zezituh disse:

Boas. Alguém aqui já teve grandes problemas com cartões de crédito (do tipo "ser enganado" ou assim)?

Eu digo isto pois neste momento ainda sou estudante, quase a entrar no mercado de trabalho, e dava-me jeito um cartão sem comissões por pagamentos em outras moedas, como é o caso do Cofidis +1 euro, ainda por cima com a benesse do cashback em pagamentos...

Muitas pessoas assustam-se só de ouvir o nome de cartão de crédito, pois se não for bem gerido, é uma carga de trabalhos, eu sei, mas não é bem isto que eu estou a perguntar.

Resumindo, quero saber se, mesmo fazendo "tudo bem" e gerindo bem as despesas, ou seja, pagar a tempo e horas, já teve surpresas desagradáveis que deram trabalho e custos para resolver.

Obrigado

Como a generalidade das coisas, se feito "com juízo" não dá problemas nenhuns. Se não gastares acima do que podes pagar no final do mês, e pagares depois dentro do prazo, é pacífico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, JRJordao disse:

Como a generalidade das coisas, se feito "com juízo" não dá problemas nenhuns. Se não gastares acima do que podes pagar no final do mês, e pagares depois dentro do prazo, é pacífico.

E se tens medo de deixares passar um prazo, o débito direto é amigo. Se houver algum azar (como a conta não estar aprovisionada, p/ex) sujeitas-te a penalizações, sim, mas se não deixares arrastar a coisa não há de cair o Carmo e a Trindade. Já falhei prazos de pagamento por desconhecer regras e regrinhas de alguns cartões e acabei por nunca pagar 1 cêntimo de juros ou penalizações. Mas atenção que fui sempre rápido a regularizar e a esclarecer com o apoio ao cliente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/07/2018 às 14:18, M_R_J disse:

Neste sábado, dia 14 de julho, todas as compras online com o Cartão Universo dão cashback de 10% em cartão Continente.

No site deles não econtrei nada relativo a isto. Foi comunicação por mail? A última que vi falava era de 5% de desconto no Continente às 4as feiras, pagando com cartão universo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, ruicarlov disse:

No site deles não econtrei nada relativo a isto. Foi comunicação por mail? A última que vi falava era de 5% de desconto no Continente às 4as feiras, pagando com cartão universo.

Recebi ontem por e-mail e há uns 15 minutos por SMS. Já essa promo das quartas-feiras em compras no Continente nunca recebi.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, M_R_J disse:

Recebi ontem por e-mail e há uns 15 minutos por SMS. Já essa promo das quartas-feiras em compras no Continente nunca recebi.

A das quartas feiras vi hoje no mail com o folheto para este fim-se-semana. Todas as quartas feiras de 18 Julho até 30 Setembro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 7/5/2018 às 19:24, Marco Lopes disse:

Confusão monumental!

Tenho compras no PayPal que são debitadas no mesmo dia (movimentos COFINET) e outras no dia seguinte... e depois tenho situações destas:

Pago com
    MasterCard x-3153
    Irá ver "PAYPAL *GEARBEST" no extrato do seu cartão.
    (SEM INDICAÇÃO DE DATA!)

Pago com
    MasterCard x-3153
    Irá ver "PAYPAL *DECATHLONPT" no extrato do seu cartão.
    em 30 de junho de 2018

De notar que este pagamento DECATHLONPT apareceu nos movimentos COFINET com data de dia 3 de Julho!

A data dos movimentos no COFINET foi ajustada! (está agora correcta, com data de 30 de junho) :| isto é deveras confuso! :| Nada como esperar pelo extracto para confirmar os movimentos...

E acabei de perceber que ATINGI o limite de CASH-BACK! (o período de 1 ano deveria contar a cada ANO CIVIL e não desde a adesão ao cartão :\)

Ou seja... agora terei 6 meses sem qualquer cash-back!!! que mau...

Sugestões?

Editado por Marco Lopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Luizi disse:

Cetelem Black

Bankintercard

Affinity Card

https://www.bankinterconsumerfinance.pt/cartoes/cartao-gold

5% das compras feitas durante os primeiros 12 meses, no máximo de 10€ por mês, até 120€ no ano.

Alguém já tentou negociar com a COFIDIS o LIMITE de CashBack?

Editado por Marco Lopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Marco Lopes disse:

Alguém já tentou negociar com a COFIDIS o LIMITE de CashBack?

Não tenho o cartão, mas acredito que as Financeiras não negoceiam esse tipo de coisas.

Se eles aumentarem muito o cashback ao cliente, o cartão torna-se inviável / sem lucro para a financeira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Luizi disse:

Não tenho o cartão, mas acredito que as Financeiras não negoceiam esse tipo de coisas.

Se eles aumentarem muito o cashback ao cliente, o cartão torna-se inviável / sem lucro para a financeira.

Se o cliente o deixar de usar após o limite do cashback...?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Marco Lopes disse:

Provavelmente farão esse tipo de contas. Se o limite de cashback é X será porque o cliente já deu Y de lucro. Será preferível o cliente deixar de usar e manter esse rácio do que ter prejuízo com o cliente.

Não tenho certezas, mas parece-me o mais lógico. Também não acredito que o valor de cashback seja sequer negociável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual
    A 18/07/2018 às 00:37, Marco Lopes disse:

Se o cliente nao pagar juros......tb interessa pouco à financeira.....

Comecei este mes a usar a tríade..... cetelem black - cofidis - CGD com capitais proprios (bom ou mau CGD é o meu banco para o dia a dia). O objectivo será ir liquidando na totalidade logo após a emissão do extrato...vamos ver como corre

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também já esgotei o cashback do Cofidis+1euro nos dois cartões lá de casa.

Estive a ver, mas não encontro limite no cashback do Affinity. Sabem se é ilimitado? Só é válido para compras em lojas fisicas ou também em lojas online e pagamentos por Paypal?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Visitante wanthd disse:

Também já esgotei o cashback do Cofidis+1euro nos dois cartões lá de casa.

Estive a ver, mas não encontro limite no cashback do Affinity. Sabem se é ilimitado? Só é válido para compras em lojas fisicas ou também em lojas online e pagamentos por Paypal?

Obrigado.

O Affinity dá cashback ilimitado mas eles têm um plafond muito limitado. Após muito pedir eles lá to sobem até os 800 e tal € mas mais do que isso não sobem. Imagino que para quem esgotou 2 cartões Cofidis um plafond de 800€ não chegue.

Nesse caso o Cartão Universo será opção melhor. Mas só se vocês forem clientes frequentes do Continente para dar vazão ao saldo em cartão Continente...

Ambos dão para lojas físicas e online que aceitem Mastercard. Não dão para terminais que aceitam só Multibanco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Chegou hoje o 1 extrato do Cetelem Black e estou um pouco confuso <_<

1) No extrato informa que posso pagar via ATM (opção para fugir dos 0,30€ do débito directo) até dia 07 de Agosto. Mas depois logo à frente diz que o valor vai a DD a partir de 01 de Agosto. Será que só vai a DD depois de dia 07 ou para desativar o DD tenho de pagar por ATM antes do dia 01?

2) O valor do Cashback deste mês só é creditado no próximo mês?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Luizi disse:

1) No extrato informa que posso pagar via ATM (opção para fugir dos 0,30€ do débito directo) até dia 07 de Agosto. Mas depois logo à frente diz que o valor vai a DD a partir de 01 de Agosto. Será que só vai a DD depois de dia 07 ou para desativar o DD tenho de pagar por ATM antes do dia 01?

Nos extratos cá de casa o débito em conta vem sempre com data 01.01.0001 :wacko:

Joga pelo seguro e paga até ao final do mês.

há 10 horas, Luizi disse:

2) O valor do Cashback deste mês só é creditado no próximo mês?

Deveria ser creditado já nesse extrato. Não tens uma linha "DEVOLUCAO % COMPRAS ACUMULADAS" no final do detalhe de movimentos? E logo no início da primeira página um "TOTAL ACUMULADO PARA DEVOLUÇÃO"?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 7/18/2018 às 11:18, NunoRSilva disse:

Provavelmente farão esse tipo de contas. Se o limite de cashback é X será porque o cliente já deu Y de lucro. Será preferível o cliente deixar de usar e manter esse rácio do que ter prejuízo com o cliente.

Não tenho certezas, mas parece-me o mais lógico. Também não acredito que o valor de cashback seja sequer negociável.

RESPOSTA:

Estimado Senhor

Acusamos a receção do seu email o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Após uma análise cuidada, informamos que neste momento não é possível atender ao seu pedido.

Sem mais, ficamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento que considere necessário.

há 2 horas, JRJordao disse:

Nos extratos cá de casa o débito em conta vem sempre com data 01.01.0001 :wacko:

Joga pelo seguro e paga até ao final do mês.

A propósito de datas... não é possível alterar o PERÍODO do extracto no COFIDIS? Eles processam sempre de 15 a 15... isto troca-me as voltas, preferia de 1 a 1, com débito logo no final do período...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual

Creio q as datas a que dizem respeito cada um dos extratos, tem a ver com a data escolhida préviamente para o DD.

No meu caso, CC Cofidis DD a 10 e extratos com periodicidade de 25 a 25 de cada mes.....(mais ou menos... acho q muda se for FDS)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Marco Lopes disse:

RESPOSTA:

Estimado Senhor

Acusamos a receção do seu email o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Após uma análise cuidada, informamos que neste momento não é possível atender ao seu pedido.

Sem mais, ficamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento que considere necessário.

A propósito de datas... não é possível alterar o PERÍODO do extracto no COFIDIS? Eles processam sempre de 15 a 15... isto troca-me as voltas, preferia de 1 a 1, com débito logo no final do período...

Não tenho certezas mas se mudarem o débito direto para outra data, o período do extrato deve mudar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sobre o débito direto no Cetelem Black, acho que já sei o problema. Fiz uma compra no IKEA e escolhi a opção de "Fim do Mês" a pensar que seria incluido no extrato. Erro meu, será cobrado por DD e inivitavelmente lá terei de pagar os 0.30€ ... não volto a cair nessa brincadeira.

Mas agora tenho outro problema :huh:

Recebi 4,74€ em cashback que segundo o extrato seria devolvido neste mesmo mês. Mas curiosamente, tenho uma parcela no extrato que me anula o cashback recebido. Alguém sabe o que é isto? Enviei mensagem ao Cetelem, mas duvido que respondem...

N0ZcQPP.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Luizi disse:

Sobre o débito direto no Cetelem Black, acho que já sei o problema. Fiz uma compra no IKEA e escolhi a opção de "Fim do Mês" a pensar que seria incluido no extrato. Erro meu, será cobrado por DD e inivitavelmente lá terei de pagar os 0.30€ ... não volto a cair nessa brincadeira.

Mas agora tenho outro problema :huh:

Recebi 4,74€ em cashback que segundo o extrato seria devolvido neste mesmo mês. Mas curiosamente, tenho uma parcela no extrato que me anula o cashback recebido. Alguém sabe o que é isto? Enviei mensagem ao Cetelem, mas duvido que respondem...

N0ZcQPP.png

Pois, quanto ao IKEA eu já tinha avisado. Nessa loja (e outras com parceria) é usar outro cartão.

O valor negativo de "DEVOLUÇÃO % COMPRAS ACUMULADAS" é o cashback no seu estado normal, a ser deduzido do total de compras. Não é uma anulação do cashback. Se somares o valor de todas as compras, não te dá 4,74 acima do valor que tens a pagar? Pode também ser que o cashback vá ser deduzido no débito direto.

A secção "DETALHE DE VALORES ANTECIPADOS" é para mim outro "mistério habitual" do extrato Cetelem. Aparece sempre, embora no meu caso com o valor total de compras (antes da dedução do cashback), sem impacto nas contas.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites