Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

jamorim

Recommended Posts

há 17 minutos, ruicarlov disse:

Fui pesquisar nos recantos antigos do fórum e o cartão em questão era o Caixa Classic, que com o tempo foi alterando os valores dos escalões que davam o cashback maior, até que um dia deixou de dar.

https://www.forumfinancas.pt/topic/10759-alternativas-ao-caixa-classic/?tab=comments#comment-102479

Isto já é quase arqueologia! :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 17,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

957

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

há 4 horas, xgoldpt disse:

E porque não ao contrário? Carregar Crypto com o Cofidis -> Com o Crypto carregar o Revolut -> Revolut para gastos do dia a dia ou transferir para a conta bancária?

No meu caso eu uso o cofidis via curve para carregar o revolut, depois faço top up para o cartão da CDC com um revolut virtual. 

Isto para dizer que apesar de conseguires pôr o cartão da crypto na Curve, o contrário não é possível, ou seja, não consegues fazer top up para o cdc atraves dum Curve, pois não é permitido. 

E para mim esta fora de questão pôr o numero dum cc físico, como o do cofidis, num site crypto.

Ja passei por um processo de clonagem de cc, onde tive que fazer queixa na PJ e sem bem o que andei preocupado. 

Hoje em dia sou bem mais criterioso, por exemplo o meu Curve, tem sempre selecionado o Curve cash que tem lá uma libra, só quando quero fazer um pagamento é que mudo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, ruicarlov disse:

Já tivemos um cartão da CGD desse tipo, se bem que na altura as taxas de cashback iam até aos 3%. Não é necessário  ser numa única compra, é o acumulado, e se mantiveram o mesmo esquema de funcionamento, vai por escalões, ou seja, se fizermos no mês uma 1º compra de 1000€, o cashback é de 0,35%. Só a partir do momento em que ultrapassamos aos 1249,99€ é que as compras subsequentes passam a dar 0,65%. Raciocínio semelhante para os 2000€. Logo fazer uma compra de 2000€ de uma assentada é o que permite mais cashback, pois entra-se logo no escalão máximo. Fazendo duas compras de 1000€, apenas a 2ª tem os 1,5%, a primeira tem os 0,35%.

Certo. Quando disse que o valor mínimo eram os 2000€ era com o intuito de aceder logo aos 1,5% de desconto (sem ter de receber valores a 0,35%).

há 54 minutos, mestredasfinancas disse:

Em tempos (creio que em meados de 2019...) tentei aderir a esse cartão, mas informaram-me ao balcão que não era possível. Na linha de apoio foi uma comédia a perceber o preçário e quais os cartões que se podem subscrever ou não.
    A CGD é mestre nestas coisas, o preçário tem uma secção exclusiva para cartões com comercialização suspensa, o CGD Leve não está nessa secção (está na outra, que se deduz serem os de comercialização ativa), mas não permitem adesões. É fabulástico, mas ao contrário.

É estranho ter o símbolo MB e não permitir utilização no CA dos CTT. Tens a certeza que não foi outra situação qualquer, possivelmente temporária, com o terminal? No preçário tem a informação que é VISA e MB, se bem que o preçário vale o que vale...

Por curiosidade, já tinhas o cartão antes de 2019? Ou é posterior a essa data?

Vou tentar ir a outros CTT para ver se por acaso ultrapassa este problema. Também acho estranho ter o símbolo de MB atrás e dar erro nos pagamentos. Será que alguma loja dos CTT aceita VISA? Talvez das mais modernas?

Relativamente à data do cartão, solicitei o mesmo no final de 2020. Como tinha um PPR leve consegui pedir o cartão.

Entretanto já não é possível pois o PPR Leve terminou a Dez2020, ficando apenas disponível para quem aderi-se, em 2020, a entregas programadas para o futuro.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, JRJordao disse:

Também faço isso e mantenho o Curve desativado, só o ativando quando o vou usar nos minutos seguintes. O mesmo para o moey e Universo.

Era bom que o Cetelem, Unibanco e restantes cartões "tradicionais" passassem a permitir a desativação temporária no site e app.

Felizmente nunca tive chatices, mas não preciso dessa experiência para ter receio.

Diz isso à COFIDIS, que nem APP tem (faça a gestão através da APP do BCP!)

O simples "desligar" do CONTACTLESS tem de ser feito pela linha de apoio e demora... SEMANAS!!!

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, marcolopes disse:

Diz isso à COFIDIS, que nem APP tem (faça a gestão através da APP do BCP!)

O simples "desligar" do CONTACTLESS tem de ser feito pela linha de apoio e demora... SEMANAS!!!

E agora que descontinuaram o cartão é que não vão certamente disponibilizar uma app.

Para esses cartões mais "atrasados", resta-nos deixá-los na gaveta e usá-los apenas via Curve.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, para quem achava que a novela esteve parada...não esteve...ora cá vai disto:

Depois de 3 contactos distintos no chat da Cofidis, com 3 pessoas diferentes, em que a primeira não reparou que o cartão de cidadão estava expirado, a segunda reparou e pediu os dados atualizados (os quais enviei textualmente no chat), só à terceira é que a assistente disse que era necessário enviar a digitalização do cartão...o que já fiz (enviando email) e agora é aguardar até ver os dados serem atualizados...dentro de 3 dias no máximo...foi o que responderam...

Quanto ao problema mais cabeludo, o da impossibilidade de fazer carregamentos MOEY, e depois de já ter sido acertado o número de telemóvel nos DADOS PESSOAIS do COFINET e, inclusivamente, já ter sido contactado por um assistente da área técnica da COFIDIS a dizer que já estava resolvido, e que podia testar e tal, a verdade é que...não está!

Aborrecido com a situação e com receio de que não me estivesse a fazer compreender enviei um testamento, por email, com printscreens do que acontece com o cartão da patroa quando se tenta o top-up MOEY, e fiz a comparação (com imagens) do que acontece com o meu cartão, para que não restassem dúvidas sobre o problema, mas entretanto já recebi um email "curto e grosso" da COFIDIS a dizer que "foi verificado que na SIBS o número de telemóvel está correto e tem o serviço de 3DSecure ativo" e...tchau...mais nada!

Confesso que não esperava...e agora faço o quê?

Falar diretamente com a SIBS???

O que se passa é que não sou redireccionado para aquela página com o logotipo da COFIDIS (página da autenticação 3DSecure) onde é solicitada a introdução do código do SMS a validar a operação...a responsabilidade disso é de quem?

A página não carrega...nem dá erro...fica o ecrã em branco e não se recebe nada nem por SMS nem no MBWAY (o que até faz sentido pois se a página não carrega...não há direito a código nenhum...não é preciso...)

Editado por zarkov
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, zarkov disse:

Bem, para quem achava que a novela esteve parada...não esteve...ora cá vai disto:

Depois de 3 contactos distintos no chat da Cofidis, com 3 pessoas diferentes, em que a primeira não reparou que o cartão de cidadão estava expirado, a segunda reparou e pediu os dados atualizados (os quais enviei textualmente no chat), só à terceira é que a assistente disse que era necessário enviar a digitalização do cartão...o que já fiz (enviando email) e agora é aguardar até ver os dados serem atualizados...dentro de 3 dias no máximo...foi o que responderam...

Quanto ao problema mais cabeludo, o da impossibilidade de fazer carregamentos MOEY, e depois de já ter sido acertado o número de telemóvel nos DADOS PESSOAIS do COFINET e, inclusivamente, já ter sido contactado por um assistente da área técnica da COFIDIS a dizer que já estava resolvido, e que podia testar e tal, a verdade é que...não está!

Aborrecido com a situação e com receio de que não me estivesse a fazer compreender enviei um testamento, por email, com printscreens do que acontece com o cartão da patroa quando se tenta o top-up MOEY, e fiz a comparação (com imagens) do que acontece com o meu cartão, para que não restassem dúvidas sobre o problema, mas entretanto já recebi um email "curto e grosso" da COFIDIS a dizer que "foi verificado que na SIBS o número de telemóvel está correto e tem o serviço de 3DSecure ativo" e...tchau...mais nada!

Confesso que não esperava...e agora faço o quê?

Falar diretamente com a SIBS???

O que se passa é que não sou redireccionado para aquela página com o logotipo da COFIDIS onde é solicitada a introdução do código do SMS a validar a operação...a responsabilidade disso é de quem?

EU quanto tenho problemas destes envio emails para todas as entidades que eu julgo puderem estar envolvidas!

O 3D secure é uma NOVELA mexicana!!!

Se para adicionar cartões a certos serviços, agora passa pela APP MBWAY SIBS, para outros (dependendo do banco emissor) depende da APP do próprio banco!!! (não conseguia adicionar cartões do BCP porque não tinha activado o MBWAY na app do banco!!!)

Depois disso há serviços que ainda enviam confirmação por SMS (é o caso das CONTAS ASSOCIADAS - é como faço a gestão do COFIDIS via APP BCP, cuja adição / renovação é feita pelo portal WEB da COFIDIS com envio de SMS!)

Boa sorte... nesta fase de transição vamos todos sofrer com algum problema...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, marcolopes disse:

EU quanto tenho problemas destes envio emails para todas as entidades que eu julgo puderem estar envolvidas!

O 3D secure é uma NOVELA mexicana!!!

Se para adicionar cartões a certos serviços, agora passa pela APP MBWAY SIBS, para outros (dependendo do banco emissor) depende da APP do próprio banco!!! (não conseguia adicionar cartões do BCP porque não tinha activado o MBWAY na app do banco!!!)

Depois disso há serviços que ainda enviam confirmação por SMS (é o caso das CONTAS ASSOCIADAS - é como faço a gestão do COFIDIS via APP BCP, cuja adição / renovação é feita pelo portal WEB da COFIDIS com envio de SMS!)

Boa sorte... nesta fase de transição vamos todos sofrer com algum problema...

Obrigado pela resposta, mas desculpa a pergunta, se me permites: o que é que o BCP tem a haver com a COFIDIS?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, zarkov disse:

Obrigado pela resposta, mas desculpa a pergunta, se me permites: o que é que o BCP tem a haver com a COFIDIS?

A COFIDIS não tem APP... mas desde o ano passado que a SIBS implementou o SIBS API MARKET, que permite que qualquer entidade consulte os movimentos / dados de conta de outras entidades, após devida autorização do cliente.

A APP do BCP implementou, e a COFIDIS é suportada (eu andei meses a trocar emails entre a COFIDIS, o BCP e a SIBS para acertar o sistema, porque fui uma cobaia!)

O BCP não tem nada a ver com a COFIDIS, mas para controle de conta corrente, é possível usar qualquer APP que suporte contas ASSOCIADAS para gerir a conta COFIDIS. Referi o BCP porque é a APP que eu uso.

Para mais informação sobre a API MARKET: https://www.sibsapimarket.com/accounts-2/

Existem APPs que não estão ligadas a qualquer conta bancária para fazer "agregação" de contas...

https://www.unido.pt/ (da Wizink)

https://www.dabox.pt/Paginas/default.aspx (da CGD)

NOTA: Não gostei de nenhuma! Mas façam os vossos testes :D

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, marcolopes disse:

A COFIDIS não tem APP... mas desde o ano passado que a SIBS implementou o SIBS API MARKET, que permite que qualquer entidade consulte os movimentos / dados de conta de outras entidades, após devida autorização do cliente.

A APP do BCP implementou, e a COFIDIS é suportada (eu andei meses a trocar emails entre a COFIDIS, o BCP e a SIBS para acertar o sistema, porque fui uma cobaia!)

O BCP não tem nada a ver com a COFIDIS, mas para controle de conta corrente, é possível usar qualquer APP que suporte contas ASSOCIADAS para gerir a conta COFIDIS. Referi o BCP porque é a APP que eu uso.

Obrigado pelo esclarecimento!

Regressando à minha telenovela dos carregamentos MOEY, gostaria de lançar aqui uma pergunta a todos, antes sequer de falar com a SIBS:

Algum de vós faz carregamentos (top-up) ao MOEY, utilizando o cartão COFIDIS, em que o código de autenticação 3D Secure seja recebido na APP do MBWAY? (ou de outra qualquer forma alternativa que não seja o SMS)

Estou a pensar que, como consegui adicionar o cartão da patroa ao CURVE, e nessa situação recebi a notificação na APP do MBWAY, será que o cartão dela está configurado para receber código no MBWAY e a operação de top-up do MOEY só se consegue finalizar através do envio de SMS?

Editado por zarkov
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

estive a pensar sobre uso cartões credito e pode não ser vantajoso pagar cetelen e o unibanco com cofidis.

se usar cofidis por exemplo ctesouro ou c aforro posso ter cashback proximo 20€ enquanto se usar para pagar outros cartões fico com cashback 10-13€ mês(1% pagamento multibanco)

logo pode ser mais util debito da conta em vez pagar cartão com cartãO

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Ruicor disse:

Ja passei por um processo de clonagem de cc, onde tive que fazer queixa na PJ e sem bem o que andei preocupado. 

Como é que isso foi acontecer?!

Eu só coloco os cartões "físicos" em sites seguros, como continente, decathlon, amazon, dominos pizza, etc. Em sites duvidosos, crio um cartão virtual no Universo e uso esse. Só ganho 1%, mas é o que é.

No Curve, tenho lá os cartões que uso quando me dão cashback naquelas 3 lojas selecionadas. Cofidis para Amazon e Black Plus para Continente e Auchan.

Se e quando tiver o Crypto, vou por o Crypto no Curve para quando o Cofidis terminar de cashback.

No Crypto, vou carregar com transferência moey. Não vou por lá um cartão de crédito.

Presencialmente, vou usar o Cetelem Black para as 3 coisas que dá cb, o Cofidis no resto. Quando Cofidis terminar, uso o Crypto.

Editado por Luka
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, superkinas disse:

estive a pensar sobre uso cartões credito e pode não ser vantajoso pagar cetelen e o unibanco com cofidis.

se usar cofidis por exemplo ctesouro ou c aforro posso ter cashback proximo 20€ enquanto se usar para pagar outros cartões fico com cashback 10-13€ mês(1% pagamento multibanco)

logo pode ser mais util debito da conta em vez pagar cartão com cartãO

A regra geral é usar os cartões em despesas normais (não fazer despesas extra de propósito) ou em investimentos / transferências entre contas, de forma a obter o cashback anual máximo.

Não sei se estás todos os meses apenas a pagar cetelem+unibanco com cofidis, e depois o cofidis com dinheiro.

Podes também, limitado aos plafonds, pagar esses cartões com o cofidis, no mês seguinte pagar o cofidis com o cetelem ou unibanco, no mês seguinte novamente cetelem+unibanco com cofidis, e assim sucessivamente. Isto juntando todos os meses as novas despesas. Rapidamente os montantes pagos com cada cartão vão aumentar. Cada despesa vai andar a "saltar" mensalmente entre cartões e passar várias vezes pelo Cofidis, dando 1% cada vez. Mas é uma gestão algo complicada.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, JRJordao disse:

A regra geral é usar os cartões em despesas normais (não fazer despesas extra de propósito) ou em investimentos / transferências entre contas, de forma a obter o cashback anual máximo.

Não sei se estás todos os meses apenas a pagar cetelem+unibanco com cofidis, e depois o cofidis com dinheiro.

Podes também, limitado aos plafonds, pagar esses cartões com o cofidis, no mês seguinte pagar o cofidis com o cetelem ou unibanco, no mês seguinte novamente cetelem+unibanco com cofidis, e assim sucessivamente. Isto juntando todos os meses as novas despesas. Rapidamente os montantes pagos com cada cartão vão aumentar. Cada despesa vai andar a "saltar" mensalmente entre cartões e passar várias vezes pelo Cofidis, ou seja vai dar várias vezes o 1%. Mas é uma gestão algo complicada.

Já fiz de tudo. Uso cartões para despesas normais nada extra. Aproveito resto até limite cartão para subscrever certo aforro. Depois ideia e trocar certo. Aforro por CTPM.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Luka disse:

Como é que isso foi acontecer?!

Eu só coloco os cartões "físicos" em sites seguros, como continente, decathlon, amazon, dominos pizza, etc. Em sites duvidosos, crio um cartão virtual no Universo e uso esse. Só ganho 1%, mas é o que é.

No Curve, tenho lá os cartões que uso quando me dão cashback naquelas 3 lojas selecionadas. Cofidis para Amazon e Black Plus para Continente e Auchan.

Se e quando tiver o Crypto, vou por o Crypto no Curve para quando o Cofidis terminar de cashback.

No Crypto, vou carregar com transferência moey. Não vou por lá um cartão de crédito.

Presencialmente, vou usar o Cetelem Black para as 3 coisas que dá cb, o Cofidis no resto. Quando Cofidis terminar, uso o Crypto.

A questão é mesmo o que são sites seguros...

Compras online, independentemente do site é só via universo virtual, mesmo que me dê menos CB. 

Depois tenho o Curve, que introduzi no moey e no Revolut, mas de qualquer maneira, está sempre na opção Curve cash só com 1 libra disponível. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, xgoldpt disse:

E porque não ao contrário? Carregar Crypto com o Cofidis -> Com o Crypto carregar o Revolut -> Revolut para gastos do dia a dia ou transferir para a conta bancária?

Porque o Crypto não dá cashback no carregamento do revolut.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 hours ago, JRJordao said:

Não é aceite em top-ups (no moey). Acontece a vários users do fórum, embora outros consigam. Pode ser causado por um problema no registo 3ds, mas conseguir passar isso ao apoio ao cliente é um desafio.

A  minha resposta do curve hoje foi esta

Mar 29, 2021, 16:42 GMT+1

Hi João,

Thanks for getting in touch and I'm sorry for the delay in getting back to you. We're currently receiving a high volume of messages which means we're unable to respond to you as quickly as we'd like. I'm also sorry to hear that this issue is still occurring.

Please can you kindly try attempting this transaction using a different browser from the one you are currently using? Also, if you've saved your details to your browser please manually fill in your Curve card details instead.

Please let us know how you get on and let us know if there are any further issues.

Looking forward to your reply.

Best wishes,
    David S
    Team Curve

Agora como vou testar com outro browser se só tem APP

Hoje virei-me para o apoio do MOEY vamos ver

Editado por Joao Resende
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Joao Resende disse:

Hi João,

Thanks for getting in touch and I'm sorry for the delay in getting back to you. We're currently receiving a high volume of messages which means we're unable to respond to you as quickly as we'd like. I'm also sorry to hear that this issue is still occurring.

Please can you kindly try attempting this transaction using a different browser from the one you are currently using? Also, if you've saved your details to your browser please manually fill in your Curve card details instead.

Please let us know how you get on and let us know if there are any further issues.

Best wishes,
    David S
    Team Curve

Agora como vou testar com outro bowser se só tem APP

Instalas outro browser no teu smartphone e torna-o predefinido no sistema android.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Joao Resende disse:

Hi João,

Best wishes,
    David S
    Team Curve

Agora como vou testar com outro browser se só tem APP

Também estou interessado nos desenvolvimentos deste tema, agradecia novidades quando as houver.

Sobre o "testar com outro browser" podes sempre instalar outro browser (eu por exemplo uso o Opera) no teu smartphone e torná-lo pré-definido no android. Fiz isso no meu, não devido a problemas com apps bancárias, mas porque o browser nativo aborrecia-me solenemente... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, Diogo Duarte disse:

Então afinal não confiam no curve? Eu a mim não me suscita muita segurança realmente. Estar a colocar dados de cartões de crédito numa plataforma. 

Eu pessoalmente não vejo problema no Curve. De qualquer forma, os cartões de crédito têm sistemas anti-fraude. Podes fazer "chargeback" e recuperar sempre qualquer dinheiro que tenha sido gasto indevidamente. 

Contudo, o meu uso com o Curve é muito recente, portanto vou deixar users que usem o Curve há mais tempo expressarem a sua opinião. Gosto do cashback extra de 1%, e do Go Back in Time, caso seja necessário usar.

Podes sempre usar os 3 meses para obter o cashback extra de 1%, e depois cancelar. Ou, se gastares mais de 12.000€ anuais numa única loja, o 1% cashback permanente é bastante útil (custo 120€ anuais). Geralmente, é difícil gastar tanto dinheiro numa única loja... mas se tiveres gastos profissionais nessa loja, então o cashback compensa. 

Imagina alguém que faz imensas compras para a sua atividade no Leroy, Apple, Amazon, ou mete muito combustível na BP. Se gastar 20.000€ anuais nisso, e tendo em conta que o cartão custa 120€, consegue ganhar 200-120=80€. Not bad! 

Editado por Luka
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Diogo Duarte disse:

Então afinal não confiam no curve? Eu a mim não me suscita muita segurança realmente. Estar a colocar dados de cartões de crédito numa plataforma. 

Penso que aqui niguem disse que não confiava no Curve. 

Temos dois cá em casa à mais de um ano e sempre os usámos. 

O que já me aconteceu por mais que uma vez é estar numa loja é ir a fazer um pagamento e execionalmente dar recusado, mas ficar cativo na mesma no cartão fundiário como se a compra tivesse sido efetuada. 

Todas as situações foram sempre resolvidas pelo suporte. 

Já agora uma questao em relação ao suporte do Universo na app, eu fiz um pedido, mas agora quando vou às mensagens com o suporte não aparece lá nada, só vai aparecer quando eles responderem? , não era suposto aparecer o texto que enviei para eles? 

Obrigado. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites