Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

jamorim

Recommended Posts

• Respostas 17,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

957

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

há 1 hora, Diogo Duarte disse:

Se formos a ver pelos valores o cofidis é o melhor para quem o usa há anos. Pois no primeiro ano não é o que dá mais cashback. 

Cofidis 200€ - 12€ = 188€

Unibanco 200€ 

Cetelem 130€

Bankinter 60€

Numa análise estritamente do valor do cashback do primeiro ano tens toda a razão, mas para mim o Cofidis agrega mais valor, e como não tenho cartão Unibanco, se comparar o Cofidis com o Cetelem destaco as seguintes vantagens do Cofidis:

1) Seguro de saúde (só na rede RNA mas pode dar jeito)

2) Cashback em todas as utilizações em que o cartão é apresentado (2%) e ainda 1% de cashback nos pagamentos de serviços

2) Funciona em todos os TPAs e ATM (os que já precisei de utilizar), e tanto o Cetelem como até o próprio Curve já me deixaram mal em TPAs onde não aceitam Mastercard

4) Não se paga taxa nos abastecimentos de combustível (e não é preciso estar atento e escolher a opção certa como acontece no Cetelem)

5) Seguro contra uso fraudulento

Assim de memória penso que o principal está acima, e é por essas razões que considero o Cofidis a solução com mais valor - para mim enquanto cliente -, dada a sua versatilidade. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, zarkov disse:

No meu caso tenho de ser sincero só comecei a ter problemas no PAYPAL com o cartão cofidis que atualmente tenho (infelizmente no ano de 2020 o meu cartão foi trocado duas vezes pois, por duas vezes foram feitos movimentos no estrangeiro, que não foram realizados por mim).

Problemas tive com o cartão original e também com o primeiro substituto ao nível do contactless, pois esta funcionalidade deixou inexplicavelmente de funcionar (até por teoria da conspiração - gerada na minha cabeça - comecei a achar que o contactless deixar de funcionar é um sinal de que algo está mal...teoria essa que carece de validação...).

No cartão original o problema com o contactless surgiu depois de muitas utilizações durante mais de um ano sem quaisquer problemas. O serviço de apoio ao cliente informou que só com a troca do cartão se conseguiria resolver o problema. Não fiz a troca pois já estávamos em plena pandemia e a troca poderia demorar bastante tempo...

No primeiro cartão substituído o contactless funcionou logo, mas durante pouco mais de 1 mês...depois nunca funcionava...até que inexplicavelmente funcionou uma vez (sem eu querer pois para mim o contactless já estava morto) numa compra numa pizzaria num TPA do Millennium BCP (não sei qual a relevância do banco) e depois nunca mais funcionou...testasse eu onde testasse...até que este cartão foi cancelado também devido a fraude.

No cartão atual está tudo ok (acho eu) mas praticamente já não o utilizo pois o Curve é que avança sempre!

Para que ninguém fique com a impressão errada sobre aquilo que escrevi acima, tenho de ser sincero e afirmar que, na minha humilde opinião, continuo a achar que o Cofidis é o melhor cartão de crédito, o mais equilibrado, com uma oferta mais completa e atractiva (até o seguro de saúde já cheguei a usufruir, e poupei quase 100 euros na fatura do serviço de saúde a que recorri) na versão "Mais por um". É a minha opinião, vale o que vale...

Problemas com o parte de hardware CONTACTLESS também já tive! O cartão simplesmente "morreu"... mas isso não tem nada a ver com os problemas de inconsistência que tenho discutido com a COFIDIS... são secundários, é verdade, mas o que me incomoda é as transacções serem sistematicamente CANCELADAS ao invés de ser pedido PIN, ao que parece de forma totalmente aleatória e sem qualquer valor limite atingido (por vezes na primeira oparação do DIA!). Na verdade o site da UNICRE justifica este comportamento parcialmente (o facto da tansacção ser cancelada e ser necessario a introdução FISICA do cartão no leitor parece que depende do TERMINAL em questão???!!! muito confuso!!!): "Ocasionalmente, e como medida de segurança adicional, pode ser solicitada a inserção do PIN do cartão em transações Contactless aleatórias, mesmo que respeitado o montante máximo definido.https://www.reduniq.pt/tpa-fisico/contactless

Quanto ao PAYPAL, quero uma justificação válida da COFIDIS sobre as razões de tanta gente estar a ter problemas. O que é que aconteceu afinal para tantos cartões estarem a ser recusados nas transacções PayPal.

Sobre ser o melhor cartão, sem sombra de dúvidas... e o CASHBACK é apenas uma parte... a paz de espírito de saber que em qualquer parte do mundo, em qualquer tipo de operação, NÃO será cobrada qualquer taxa, comissão ou similar, seja qual for o VALOR da operação, leva este cartão para o top dos tops!

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, zarkov disse:

Numa análise estritamente do valor do cashback do primeiro ano tens toda a razão, mas para mim o Cofidis agrega mais valor, e como não tenho cartão Unibanco, se comparar o Cofidis com o Cetelem destaco as seguintes vantagens do Cofidis:

1) Seguro de saúde (só na rede RNA mas pode dar jeito)

2) Cashback em todas as utilizações em que o cartão é apresentado (2%) e ainda 1% de cashback nos pagamentos de serviços

2) Funciona em todos os TPAs e ATM (os que já precisei de utilizar), e tanto o Cetelem como até o próprio Curve já me deixaram mal em TPAs onde não aceitam Mastercard

4) Não se paga taxa nos abastecimentos de combustível (e não é preciso estar atento e escolher a opção certa como acontece no Cetelem)

5) Seguro contra uso fraudulento

Assim de memória penso que o principal está acima, e é por essas razões que considero o Cofidis a solução com mais valor - para mim enquanto cliente -, dada a sua versatilidade. 

1) Nunca usei, mas é uma vais valia!

2) Um cartão que dá algo de volta é sempre um bom cartão (então 2% é muito bom)

3) :D 

4) Seria melhor dizer que não se paga qualquer COMISSÃO ou TAXA em TODAS a operações em TODO o mundo, independentemente do valor! (assim dito, muita gente não acredita, mas é assim mesmo - há outro cartão assim? Não conheço)

5) Uma bela "falácia" o SEGURO de uso FRAUDULENTO, que tem uma FRANQUIA de 100 euros! Uma perda ou roubo e um uso Contactless fraudulento deixam qualquer um a arder 100 euros. Discuti isto diversas vezes com a COFIDIS, porque a MASTERCARD oferece uma garantia de ZERO RISCO: "É seguro? R: Sim. Os pagamentos Contactless fornecem uma tecnologia de encriptação segura, proteção responsabilidade zero e são tão seguros como os seus cartões habituaishttps://www.mastercard.pt/pt-pt/frequently-asked-questions.html

Sobre a proteção responsabilidade zerohttps://www.mastercard.us/en-us/personal/get-support/zero-liability-terms-conditions.html

download.png.ac7af718dd91542ddef69999217cb4c3.png

Já agora, e para quem tiver curiosidade (porque é bom estar informado!!) eis o que a MASTERCARD disse sobre este assunto:

Citação
    Subject: Mastercard - Fale Conosco
    Date: Wednesday, July 15, 2020, 16:08

Bom dia!

A Mastercard agradece o seu contato.

Esclarecemos que a Mastercard é a bandeira e marca licenciadora dos cartões que lida apenas com a parte de benefícios e promoções, assim como seguros de viagem, programa Surpreenda, entre outros benefícios.       

A Mastercard não realiza operações financeiras, autorizações, saques, bloqueio ou desbloqueio de cartões, emissão ou segunda via de fatura, emissão ou segunda via de cartões, emissão de senhas, débitos, estorno ou cancelamento de compras, cobranças, alterações de dados cadastrais, gerenciamento de aplicativos móveis, cadastro de SMS, renegociações de dívidas ou qualquer outro tipo de transação financeira junto ao cliente. Todas estas solicitações são realizadas pelos bancos ou pelas instituições financeiras que os emitem.

Sendo assim, solicitamos por gentileza, que entre em contato com esta para maiores informações.

Para consultar os telefones das instituições financeiras que emitem cartões Mastercard®, acesse o site: http://www.mastercard.com/br/consumidores/emissores.html.

Caso tenha qualquer dúvida adicional, estamos à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana, através da nossa central de atendimento 0800-891-3294 ou 1-636-722-7111 (para clientes que estão no exterior – opção 3 para obter atendimento em Português) ou encaminhe um novo e-mail para fale_conosco@mastercard.com.

Atenciosamente,

Equipe Mastercard

A conclusão da da história (após muita confusão, informações contraditórias, onde ninguém se entende!)

Citação
    Subject: Pagamentos CONTACTLESS e RISCO associado!
    Date: Friday, July 24, 2020, 11:18
    To: Cofidis <cofidis@cofidis.pt>
    Cc: Mastercard <fale_conosco@mastercard.com>

Bom dia!

Ponto da situação:

1) A protecção publicitada pela MASTERCARD não é aplicável ao cartão COFIDIS (cada caso é um caso, e à partida aplicam-se as regras do contrato, onde o cliente é RESPONSÁVEL por eventuais utilizações "fraudulentas" CONTACTLESS efectuadas por terceiros, até ao momento em que a COFIDIS seja avisada da perda / roubo do cartão)

2) Ao contrário do que me foi transmitido por telefone, a SIBS NÃO SE RESPONSABILIZA pelos valores acima do anterior limite de 60 euros (confirmei com o apoio da SIBS, que me remeteu para o BANCO de PORTUGAL para mais esclarecimentos sobre o aumento do limite diário para 150 euros / 50 euros por operação SEM PIN). NOTA: Seria importante a COFIDIS não divulgar esta informação sem primeiro confirmar com as entidades envolvidas.

3) Não é explicado porque razão a MASTERCARD publicita de forma clara uma vantagem de protecção ao cliente, quando essa mesma vantagem não é transmitida / aplicada aos emissores dos cartões, remetendo a protecção para um "SEGURO" com uma franquia de 100 EUROS.

Como tal, pedi ao apoio a clientes da COFIDIS no dia 23 de Julho, o cancelamento da funcionalidade CONTACTLESS.

Cumprimentos e obrigado.

Subject: Mastercard - Fale Conosco
    Date: Wednesday, July 15, 2020, 19:40
    To: Mastercard Brasil <fale_conosco@mastercard.com>
    Boa tarde!

O meu emissor de cartão diz que não tem qualquer conhecimento da política RISCO ZERO da mastercard, no entanto, a informação pública da MASTERCARD é CLARA! Ou serve apenas para PUBLICIDADE, e em caso de problemas o consumidor está desprotegido?

Cumprimentos

Isto só para terem em conta que quando quero esclarecimentos, tento ir ao fundo da questão.

O que me parece é que, as empresas emissoras de cartões, para conseguirem melhores "negócios" nas taxas de transacção, abdicam de determinadas vantagens da rede emissora. Esta é uma delas. GARANTIAS de RESPONSABILIDADE ZERO são descartadas em prol de um SEGURO com 100 euros de franquia. Entendo que assim seja, mas gostava de ter sido esclarecido por quem conhece as regras, sem ter de andar a inquirir duas ou 3 empresas para chegar às conclusões que cheguei!

Atenção que "todas" as empresas que comercializam cartões de crédito, pelo menos por cá, estão no mesmo barco no que toca a estes procedimentos (no BRASIL, por exemplo, aplica-se a GARANTIA da REDE do cartão! por cá, cria-se um seguro que exclui logo grande parte dos usos fraudulentos, principalmente contactless, passando a responsabilidade dos primeiros 100 euros para o cliente!)

Esta sociedade é uma "selva" em muitos sentidos, e vale a pena saber como funciona!

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais alguem com problemas a fazer pagamentos com o Cofidis via Cofinet? Tentei pagar o Cetelem hoje com o cofidis mas a SMS não está a chegar. Para despistar se poderia ser uma limitação ao nivel do Cetelem, tentei um carregamento de telemovel e tenho o mesmo problema. Notei uma situação curiosa - na imagem abaixo, o numero costumava aparecer "camuflado" (i.e. enviamos para o numero XXXXX1234) mas agora não aparece nada...

image.png.e37bb325ab5db0183e7485399cb79971.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, MDFM disse:

Alguém com problemas no cashback do Cetelem para os pagamentos via MBWay?

No meu caso os pagamentos do Mercadão não deram cashback, vou abrir mensagem no suporte.

Experimentaste pagar no Mercadão sem MBWay (Cetelem direto)? O problema deve vir do Mercadão não ser reconhecido como supermercado.

É o que acontece/ia com o Continente online.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, pvieira84 said:

Mais alguem com problemas a fazer pagamentos com o Cofidis via Cofinet? Tentei pagar o Cetelem hoje com o cofidis mas a SMS não está a chegar. Para despistar se poderia ser uma limitação ao nivel do Cetelem, tentei um carregamento de telemovel e tenho o mesmo problema. Notei uma situação curiosa - na imagem abaixo, o numero costumava aparecer "camuflado" (i.e. enviamos para o numero XXXXX1234) mas agora não aparece nada...

image.png.e37bb325ab5db0183e7485399cb79971.png

Já está operacional por aqui.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, JRJordao disse:

Experimentaste pagar no Mercadão sem MBWay (Cetelem direto)? O problema deve vir do Mercadão não ser reconhecido como supermercado.

É o que acontece/ia com o Continente online.

Sim, os movimentos passados que tenho de compras no Mercadão e Continente Online com Cetelem direto (sem Curve) sempre deram cashback, estes mais recentes com o MBWay é que não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, MDFM disse:

Sim, os movimentos passados que tenho de compras no Mercadão e Continente Online com Cetelem direto (sem Curve) sempre deram cashback, estes mais recentes com o MBWay é que não.

Pode ser algo semelhante ao seguinte:

https://portaldaqueixa.com/brands/cofidis/complaints/cofidis-cashback-do-mbway-nao-foi-creditado-1-39381820

Ok, não é o mesmo cartão sequer, mas mesmo assim, pode ser uma situação análoga. Talvez o @marcolopes consiga acrescentar algo, ele tem um comentário na reclamação 😛

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, mestredasfinancas disse:

Pode ser algo semelhante ao seguinte:

https://portaldaqueixa.com/brands/cofidis/complaints/cofidis-cashback-do-mbway-nao-foi-creditado-1-39381820

Ok, não é o mesmo cartão sequer, mas mesmo assim, pode ser uma situação análoga. Talvez o @marcolopes consiga acrescentar algo, ele tem um comentário na reclamação 😛

Ultimamente não tenho usado o Cofidis via MBWay, mas usei bastante o ano passado e nunca tive problemas com o cashback. Nesta reclamação falta mesmo saber se o que a pessoa fez foi mesmo um pagamento ou um envio de dinheiro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje, ao ver o extracto do cartão de crédito do ActivoBank vejo que me foi cobrado uma taxa "Custo de serviço internacional" de €1.20 acrescida de imposto de selo.

No dia, ambos através do curve, fiz um top de 750 para o Revolut e levantei 40 euros num ATM.

Pelo que vi do preçário, essa taxa são 3% portanto foi o levantamento.

Em dezembro, tinha tb feito um levantamento e não foi cobrado nenhum valor.

Não sei se terá a ver com o brexit (apesar de agora o cartão ter base na Lituânia)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, kodiak disse:

Hoje, ao ver o extracto do cartão de crédito do ActivoBank vejo que me foi cobrado uma taxa "Custo de serviço internacional" de €1.20 acrescida de imposto de selo.

No dia, ambos através do curve, fiz um top de 750 para o Revolut e levantei 40 euros num ATM.

Não sei se terá a ver com o brexit (apesar de agora o cartão ter base na Lituânia)

Por isso é que o COFIDIS é impecável... não há surpresas. Há uns anos evitava cartões de crédito por causa destas taxas e taxinhas, comissões QUASI CASH, até de pagamentos fora da UE...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho uma dúvida sobre o CURVE...

Digamos que o cartão seleccionado para pagamento é um cartão de um banco nacional, que está sujeito a todas as taxas habituais, QUASI CASH, comissão por pagamentos no estrangeiro, gasolineiras, levantamentos e afins... AO fazer a operação pelo CURVE é o cartão que assume a "isenção" destas taxas, e o DÉBITO é feito pela empresa do CURVE na conta cartão... certo?

A minha pergunta é: Sendo a CURVE uma empresa inglesa, não haverá débito de comissões pelo banco emissor do cartão de destino, por ter sido feito um débito de uma empresa que não pertence à UE?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, marcolopes disse:

Tenho uma dúvida sobre o CURVE...

Digamos que o cartão seleccionado para pagamento é um cartão de um banco nacional, que está sujeito a todas as taxas habituais, QUASI CASH, comissão por pagamentos no estrangeiro, gasolineiras, levantamentos e afins... AO fazer a operação pelo CURVE é o cartão que assume a "isenção" destas taxas, e o DÉBITO é feito pela empresa do CURVE na conta cartão... certo?

A minha pergunta é: Sendo a CURVE uma empresa inglesa, não haverá débito de comissões pelo banco emissor do cartão de destino, por ter sido feito um débito de uma empresa que não pertence à UE?

O Curve abriu uma filial na Lituânia e todas as transações originam em Vilnius.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 2 horas, kodiak disse:

Agora faz sentido o que me aconteceu:

Pedi uma devolução via Curve, e foi-me devolvido o montante acrescido de 3% do AB. Acontece que embora a devolução só tenha sido feita agora ( devido ao horrível serviço de devoluções do Curve) a compra foi feita em Dezembro e não paguei nenhuma taxa. Bom, acho que fiquei a conhecer esta taxa da melhor maneira. A partir de agora não há mais Curve com AB.

Edit: tem o nome de devolução de taxa de serviço internacional. E como é subentendido não foi nenhum levantamento, foi compra numa loja portuguesa!!

Editado por Pequeno_Aprendiz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Agora faz sentido o que me aconteceu:

Pedi uma devolução via Curve, e foi-me devolvido o montante acrescido de 3% do AB. Acontece que embora a devolução só tenha sido feita agora ( devido ao horrível serviço de devoluções do Curve) a compra foi feita em Dezembro e não paguei nenhuma taxa. Bom, acho que fiquei a conhecer esta taxa da melhor maneira. A partir de agora não há mais Curve com AB.

Edit: tem o nome de devolução de taxa de serviço internacional. E como é subentendido não foi nenhum levantamento, foi compra numa loja portuguesa!!

Vai de encontro com a minha pergunta!!!

Como reagem os "bancos" aos débitos do CURVE!!

Uma coisa é o CURVE fazer os débitos indicando sempre "COMPRA" (como se fosse uma compra dentro da UE - e ainda assim, pode estar sujeita a comissões, salvo erro). A outra é a CURVE fazer movimentos indicando "levantamentos" e afins, que podem ser considerados pelo banco emissor do cartão como operações claramente sujeitas a taxas!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Almoços Grátis
    23 minutes ago, marcolopes said:

Vai de encontro com a minha pergunta!!!

Uma coisa é o CURVE fazer os débitos indicando sempre "COMPRA" (como se fosse uma compra dentro da UE - e ainda assim, pode estar sujeita a comissões, salvo erro). A outra é a CURVE fazer movimentos indicando "levantamentos" e afins, que podem ser considerados pelo banco emissor do cartão como operações claramente sujeitas a taxas!

Está tudo certo aqui, qual é a pergunta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relação ao Cofidis e o PayPal, então pensei que tinha o problema resolvido, quando apaguei o cartão e voltei a adicionar, de seguida confirmei no mbway. Fiz pagamento no caso disney + e tudo ok. Pensei que estava ultrapassado, hoje ao tentar fazer um pagamento normal num site voltou a dar o erro conhecido. Lá tive de fazer o pagamento directamente com o cartão, e confirmar com SMS. 

Acho que eles têm as validações todas lixadas  umas vezes e no mbway outras vezes é SMS com códigos. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, marcolopes disse:

As compras em loja são registadas como compra no setor apropriado. Tanto que se continua a receber cashback no Cetelem em compras no supermercado através do Curve.

Quanto a devoluções e "go back in time", deixo a resposta para os utilizadores mais experientes. :)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Almoços Grátis
    1 hour ago, JRJordao said:

As compras em loja são registadas como compra no setor apropriado. Tanto que se continua a receber cashback no Cetelem em compras no supermercado através do Curve.

Quanto a devoluções e "go back in time", deixo a resposta para os utilizadores mais experientes. :)

Impecável aqui as devoluções e go back in time.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites