Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

jamorim

Recommended Posts

• Respostas 17,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

957

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

Nota positiva para o "mais por 1€" no Cofidis em relação a despesas no estrangeiro (fora da zona Euro).

Consegui efetuar pagamentos e levantamentos sem despesas, muito mais favorável do que com outros cartões que cobram sempre comissões e/ou outras despesas e taxas.

O benefício rondou os 4%, sem ter em conta cashback. (exemplo: uma compra no estrangeiro efetuada com o Cofidis ficou-me em 100eur, com outro cartão teria custado 104eur)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal que tem cartões da Cetelem (sem ser universo), por exemplo IKEA, Black, etc..

O cartão também funciona em modo de conta corrente? Ou seja eu com o Cofidis consigo ir fazendo os carregamentos de ATM que bem me apetecer... e vou carregando o saldo ou descarregando conforme utilizações. Posso fazer em teoria 10 carregamentos de ATM diferentes de 10 cartões diferentes que eles vão todos somar ao saldo.

No caso dos da Cetelem funcionam da mesma maneira? Ou seja, se quiser posso pagar 1000 euros de saldo em divida no mês de dois cartões diferentes pagando 500€ de cada?

No cartão IKEA da cetelem custumam pagar como o Black assim que sai o extracto? Ou custumam pagar antes como no do continente?

Tal com o @JRJordao estou a implementar a estratégia de apenas ter 2 movimentos na conta bancária por ano, sendo que, no limite e se realmente todos os cartões que uso (black, cofidis, ikea, unibanco classico) se dão para pagar uns aos outros (excepto os da cetelem um ao outro) e se em todos se podem fazer pequenos carregamentos desde que fique tudo pago, então na realidade consigo viver muito tempo (tenho bons plafonds no cartao) sem fazer movimentos na conta à ordem.

Conseguem ilucidar se o ikea/black se podem fazer pagamentos multiplos desde que no final da data limite de pagamento esteja tudo saldado? Acham melhor carregar antes ou depois? Por exemplo... o IKEA fecha a 17, quase que tanto me faz pagar a 20 depois de sair o extracto como a 13 ou 14 antes de sair o mesmo. Qual é a melhor estrategia? Mesmo depois de sair o saldo podem ser feitos pagamentos multiplos desde que o valor atinja o total do valor em divida e o débito já não sai?

Cumprimentos,

Editado por IceMan1910
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@IceMan1910

Já paguei o Black com diversos pagamentos, uns com cartão de crédito outros com dinheiro. Foi após sair o extrato, pois trato sempre dos pagamentos do mês a partir do dia 20.

No site mencionam claramente

Citação
    Flexível na Reutilização
    - À medida que reembolsa, o seu limite de crédito restitui-se e pode reutilizá-lo para efetuar novas utilizações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, JRJordao disse:

@IceMan1910

Já paguei o Black com diversos pagamentos, uns com cartão de crédito outros com dinheiro. Foi após sair o extrato, pois trato sempre dos pagamentos do mês a partir do dia 20.

No site mencionam claramente

Ok. Thanks, presumo que o do IKEA seja igual porque diz a mesma coisa. Então basicamente espera que o extracto saia, e assim que ele sai, faz o pagamento na totalidade do valor que é devido, mesmo que seja em pagamentos diversos desde que o total de valor dê o total que é devido, certo? Exemplo, extracto imitido a dia 20, com 1500 euros para pagar, voce paga 500 euros a partir da conta à ordem, 500 euros do cofidis e 500 euros do unibanco classico no dia 21. Contas saldadas. Certo?

Isto assim é muito facil de andar a brincar aos pagamentos de uns para os outros quando existem vários cartões com esta possibilidade e é possivel abater apenas parte da divida sem nunca incorrer num unico juro e entretanto o dinheiro está a render :)

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, IceMan1910 disse:

Então basicamente espera que o extracto saia, e assim que ele sai, faz o pagamento na totalidade do valor que é devido, mesmo que seja em pagamentos diversos desde que o total de valor dê o total que é devido, certo? Exemplo, extracto imitido a dia 20, com 1500 euros para pagar, voce paga 500 euros a partir da conta à ordem, 500 euros do cofidis e 500 euros do unibanco classico no dia 21. Contas saldadas. Certo?

Isto assim é muito facil de andar a brincar aos pagamentos de uns para os outros quando existem vários cartões com esta possibilidade e é possivel abater apenas parte da divida sem nunca incorrer num unico juro e entretanto o dinheiro está a render :)

Exatamente :)

Tem é que se manter uma contabilidade bem organizada. Nunca deixar valores por pagar após a data limite. Pessoalmente utilizo o fim do mês como minha data limite para ter tudo pago.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, JRJordao disse:

Exatamente :)

Tem é que se manter uma contabilidade bem organizada. Nunca deixar valores por pagar após a data limite. Pessoalmente utilizo o fim do mês como minha data limite para ter tudo pago.

Eu tenho os pagamento espalhados ao longo do mês nos vários cartões mas tenho ficheiros bem organizados com as datas limites de cada um e os dias de saida... assim consigo planear os cash flows nos diversos cartoes/contas bancárias. Até agora nunca falhou mas só tinha 2 cartões.

Estou a subir para 4 agora e a multiplicar a complexidade... mas sou um gajo organizado :)

Obrigado pela ajuda. Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, IceMan1910 disse:

@JRJordao, quando é que o cofidis faz reset aos cashbacks? Será nas compras a partir de dia 1 de Janeiro? Sabes como funciona?

Cumps,

Não sei e também gostava de saber. Já enviei a questão pelo site (no ano passado) mas não me responderam. Suspeito que seja a 1 de Janeiro, mas é só um "feeling".

Já agora, não sei se estás a par, no ano passado entre 1 Novembro e 31 Dezembro tiveram uma campanha em que, após registo no site, todas as compras eram contabilizadas e em Janeiro 10% do valor era-nos oferecido num voucher Odisseias. Espero que este ano repitam, pois passei uma bela semana no Alentejo com alojamento oferecido ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, 5coroas disse:

O limite máximo atingido do cashback volta a zero quando perfizer a anuidade do cartão. É isto que estão a perguntar?

Exato. A dúvida era se seria à anuidade do cartão ou a 1 de Janeiro para todos os cartões.

Obrigado pelo esclarecimento!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 21/10/2017 às 06:35, frugal disse:

Esses esquemas dos cartões não são trabalho a mais para o que se ganha?

O tempo que gastam com isto não seria mais bem empregue numa actividade remunerada?

Cumprimentos

Após o tempo gasto inicialmente (na subscrição dos cartões) não se perde muito tempo mensalmente a efetuar os pagamentos online/multibanco. Para mim esse tempo despendido é bem compensado (300 euros anuais de cashback). 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Usei a informação aqui colocada para tentar perceber como poderia tirar vantagem destes cartões e não encontrei vantagens (ou estou a fazer mal as contas ou no meu caso não resulta).

Cartão Black : 3% desconto em supermercado. Despesa mensal de 275€ para atingir 100€ de cash back. Como tenho subsídio de almoço em cartão, não chego a estes valores.

Celetem: 2% desconto. Despesa mensal de 833€ para atingir 188€ de cash back. Estou muito longe.

Vou investigar melhor as minhas despesas mas julgo que o retorno que poderei ter será baixo, quando comparado com os custos de eventuais falhas (passar um pagamento).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@parm

Se com o teu subsídio de almoço em cartão (cerca de 150€?) consegues pagar os supermercados e restaurantes do mês, os benefícios do Cetelem Black são de facto reduzidos. É no entanto um cartão gratuito, por isso se ocasionalmente o teu subsídio não cobrir todas essas despesas do mês, ou fores a sítios que aceitam cartões "multibanco" mas não o teu cartão refeição, ainda pode valer a pena.

No caso do Cofidis, o cartão com 1% cashback é grátis, mas para os 2% cashback nas compras e 1% cashback em pagamentos já terás que pagar 1€ por mês. Portanto tens que fazer bem as contas. Se em pagamentos (água, eletricidade, gás, tv/internet/telefone, IMI, seguros, etc) atingires os 100€ médios mensais, já te compensa o custo de 1€, mas se fôr por pouco pode não valer a pena o trabalho. Nota que se aderires aos 2 cartões poderás pagar o Cetelem com o Cofidis (ganhando 1% do valor do Cetelem) e vice-versa, mas é um esquema que requer algum planeamento.

De qualquer forma, o cashback é apenas uma das vantagens da utilização controlada destes cartões. Permitem-te também não precisares de tanto dinheiro na maioria dos meses e poderes investir mais do teu rendimento mensal. Mesmo no teu caso com o cartão refeição, ainda poderás investir o que irias gastar nos pagamentos que mencionei, bem como prendas, manutenção automóvel, transportes públicos ou saúde, desde que efetuados em estabelecimentos que aceitem cartão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, parm disse:

Boa tarde,

Usei a informação aqui colocada para tentar perceber como poderia tirar vantagem destes cartões e não encontrei vantagens (ou estou a fazer mal as contas ou no meu caso não resulta).

Cartão Black : 3% desconto em supermercado. Despesa mensal de 275€ para atingir 100€ de cash back. Como tenho subsídio de almoço em cartão, não chego a estes valores.

Celetem: 2% desconto. Despesa mensal de 833€ para atingir 188€ de cash back. Estou muito longe.

Vou investigar melhor as minhas despesas mas julgo que o retorno que poderei ter será baixo, quando comparado com os custos de eventuais falhas (passar um pagamento).

Os 200€ do cofidis são sempre possiveis.

Estratégia 1  - Arranjas um cartão pré pago tipo boost do activobank, carregas 2000 euros para lá, levantas os 2000 euros em ATM e depositas na tua conta. Pumbas, já limpaste 20 euros :)

Estratégia 2 - Despesas mensais de 300 euros:

Mes 1 - Cofidis 300€, Black 0€

Mes 2- Cofidis 300€, Black 300€ (pagar cofidis do mes anterior)

Mes 3 - Cofidis 600€ (pagar black do mes anterior), Black 300€ (pagar cofidis do mes anterior...)

..

..

E enfim... falase nos 200 euros porque é máximo que dá. Não tens qualquer obrigatoriedade de o fazer... se ganhares 50 euros ao ano que seja, já é melhor que não ganhar nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, IceMan1910 disse:

Estratégia 1  - Arranjas um cartão pré pago tipo boost do activobank, carregas 2000 euros para lá, levantas os 2000 euros em ATM e depositas na tua conta. Pumbas, já limpaste 20 euros :)

Estratégia interessante, mas levantar 2000€ em ATM (10 levantamentos de 200€) e depositar em conta é um bocado trabalhoso (e arriscado). Com esse cartão pré-pago podem-se fazer pagamentos de serviços ou transferências para contas noutro banco?

[EDIT: Já vi que esse cartão é só para quem tem até 30 anos :angry:]

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@parm, se o teu medo é desorganizares-te e falhares um pagamento e começar a pagar juros e penalidades, começa só com o cartão da Cofidis. Não ligues pelo menos para já a todos estes esquemas de pagar um cartão com o outro: utiliza o cartão nas compras do dia a dia e habitua-te ou a pagar o extrato com refs MB ou, mais simples ainda, garante que tens dinheiro em conta no dia de pagamento e deixa o débito direto fazer a sua magia. Se houver um acidente de aprovisionamento da conta no dia d, ligando atempadamente ao apoio ao cliente tudo se resolve.

É seguro, simples e sempre ganhas 1-2% em tudo o que compras. Como já te disseram, nem fiques a pensar em atingir o ganho máximo como objetivo. Pensa apenas que tens desconto em tudo o que compras com cartão...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 59 minutos, JRJordao disse:

Estratégia interessante, mas levantar 2000€ em ATM (10 levantamentos de 200€) e depositar em conta é um bocado trabalhoso (e arriscado). Com esse cartão pré-pago podem-se fazer pagamentos de serviços ou transferências para contas noutro banco?

[EDIT: Já vi que esse cartão é só para quem tem até 30 anos :angry:]

Se depositares logo depois a levantar não existe grande risco. É mais trabalhoso de facto, mas se num determinado mês for preciso cash advance por alguma razão, é uma forma de ter cash advance à borla e ainda ganhar cashback :)

Boost: De facto é apenas até aos 30 anos, eu também já os tenho mas o meu cartão ainda tem alguns anos até expirar :) Existem algumas alternativas como o cartão Lar, mas muito mais limitados, sendo que apenas permitem até 2500€ por ano. Por enquanto uso o boost, quando acabar, acabou :(  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, 5coroas disse:

Após o tempo gasto inicialmente (na subscrição dos cartões) não se perde muito tempo mensalmente a efetuar os pagamentos online/multibanco. Para mim esse tempo despendido é bem compensado (300 euros anuais de cashback). 

entretanto acabam essas promoções...

Qual é a tua estratégia para cartões?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, frugal disse:

entretanto acabam essas promoções...

Mas quais promoções? O cashback que tem sido aqui discutido faz parte das funcionalidades base dos cartões Cofidis (no mercado há 1 ano) e Cetelem Black (no mercado há mais de 3 anos).

Como de costume, acho que já tivémos esta conversa anteriormente...

há 2 horas, frugal disse:

A minha tia paga por cartao de credito 5euros por mes.

Ou é do montepio ou da CGD.

Como pode ela eliminar este custo?

O que aconaelham?

https://www.financaspessoais.pt/cartoes-de-credito-que-lhe-devolvem-dinheiro-8116.html

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites