Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

jamorim

Recommended Posts

• Respostas 17,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

957

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

há 2 horas, FreeAtMind disse:

https://observador.pt/especiais/nao-temos-multibanco-o-que-leva-alguem-a-recusar-o-pagamento-com-cartoes/

É interessante saber os custos das transações com os cartões por cá e por redes.  

Não conseguindo ler o artigo, devido à paywall, é por estes custos que embora vá sempre escolher o meio de pagamento que me seja mais favorável (cashback, etc.) tenho normalmente o cuidado de escolher a opção multibanco no terminal em vez de Visa/MC quando o cartão suporta MB, desde que não perca nada com isso em termos das vantagens do cartao.

Dito isto, os comerciantes também têm muita culpa em não procurarem os melhores bancos/preçários de modo a baixar os custos de aceitar cartões, indo depois queixar-se sem terem feito o que podiam em relação ao assunto

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Marco Lopes disse:

Por curiosidade, a "dívida" no cartão Wizink é um valor já a CRÉDITO, ou seja, sujeito a juros?

Sim, o valor é a crédito, não pago juros porque pago a 100% fim do mês.

não dá neste caso?? 

há 12 horas, banid0 disse:

Nunca tentei com o bankinter gold mas já paguei com o cofidis sem problema

no entanro consegues após fecho de extracto, se for antes da erro. Espera que chegue o extracto e depois paga. Podes inclusivamente pagar parte com o cofidis, parte com o teu banco, até ao máximo do valor em dívida, depois da erro novamente

nao sei se fui claro

O extrato já fechou.. aliás eu vi no Wizink os detalhes para pagamento já com o extrato fechado...

Eu não tenho cofidis... só Bankinter, Universo e Wizink.

Mas o objetivo era pagar o Wizink, com o Bankinter, para receber o cashback do Wizink

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sem querer copiar a totalidade do artigo do Observador, fiz uma pequena amostra do que achei mais relevante.

"Em 2015... ...Comissão Europeia impôs tetos máximos (0,2% nas transações a débito; 0,3% a crédito) às comissões interbancárias cobradas pelos bancos aos comerciantes pela utilização de cartões."

"A lei dita que os estabelecimentos só não podem recusar pagamentos em dinheiro, mas se não tiverem um terminal de pagamento automático (TPA) para transações com cartões, ou se tiverem um limite mínimo para o seu uso, são obrigados a avisar os clientes.
    Mais: “caso não aceitem todas as categorias de cartões de um sistema de pagamento, os comerciantes devem prestar essa informação aos consumidores de modo claro e inequívoco, apresentando-a de forma bem visível à entrada dos estabelecimentos e na caixa e, nos casos de vendas à distância, através do site ou por qualquer outro meio eletrónico ou móvel aplicável, previamente ao momento do pagamento”, lê-se no site do Banco de Portugal."

https://infogram.com/multibanco-1hxr4zyxmmro2yo

https://infogram.com/multibanco2-1hzj4ok3j9j32pw

"É o pagamento em dinheiro que mais custos globais traz aos comerciantes (porque o número de transações com este instrumento é muito elevado). Segundo o relatório do Banco de Portugal, os pagamentos em dinheiro representaram 58,3% (702,8 milhões de euros) dos custos suportados pelos comerciantes. O pagamento com dinheiro ou cheque pressupõe para o comerciante, além do pagamento das comissões bancárias, o pagamento de comissões às empresas responsáveis pela obtenção, troca e depósito de notas e moedas.

Mas se olharmos para o custo médio por transação, é o cartão de crédito o instrumento mais caro para os comerciantes (os comerciantes perdem 92 cêntimos por pagamento, em média), e o pagamento em dinheiro “o que tem menor custo unitário” (21 cêntimos por transação). “Apesar de o numerário ser o instrumento que globalmente traz mais custos para os comerciantes, o elevado número de transações justifica que este instrumento apresente um custo unitário [médio] muito reduzido”, refere o Banco de Portugal. Já o pagamento com cartão de débito tem um custo, em média, de 34 cêntimos."

Fonte: https://observador.pt/especiais/nao-temos-multibanco-o-que-leva-alguem-a-recusar-o-pagamento-com-cartoes/

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/10/2019 às 11:08, Sérgio_2019 disse:

2. Bankinter único, associado à conta ordenado. Não utilizo desde que posso fazer cash advance sem custos com o Cofidis + 1, é só porque é dual e não paga comissões, ao contrário do de débito;

Já tenho o cartão mas ainda não tive oportunidade de usar porque meti 5k e só para o mês que vêm é que meto 800€. 

A funcionalidade Duo deste cartão significa que em qualquer terminal vai aparecer sempre a opção de Multibanco e Visa? 

A levantar dinheiro no MB, consigo escolher se é Debito ou Cash Advance?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, GMCristiano disse:

Já tenho o cartão mas ainda não tive oportunidade de usar porque meti 5k e só para o mês que vêm é que meto 800€. 

A funcionalidade Duo deste cartão significa que em qualquer terminal vai aparecer sempre a opção de Multibanco e Visa? 

A levantar dinheiro no MB, consigo escolher se é Debito ou Cash Advance?

Sim, a funcionalidade duo vai-te permitir escolher entre MB e Visa. Há casos em que só aparece MB porque o comerciante não aceita Visa.

Sim, podes escolher entre levantamento e cash advance.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem... a mim corre-me sempre tudo mal! ? :D? 

Depois de diversas insistências por mensagem na área de cliente, FINALMENTE a Wizink concorda que alguma coisa não está bem... o crédito da promoção não me foi feito dentro do prazo.

Citação

Olá,

Para dar seguimento à questão que nos coloca foi aberto caso nºxxxxxxxxxx

Num prazo de 4 a 7 dias úteis será contactado ou receberá um SMS com a sua resolução.

Obrigado

A sua equipa Wizink Online

Estou para ver...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Sérgio_2019 disse:

Sim, a funcionalidade duo vai-te permitir escolher entre MB e Visa. Há casos em que só aparece MB porque o comerciante não aceita Visa.

Sim, podes escolher entre levantamento e cash advance.

esqueci-me de perguntar. e Pagamento de Serviços no Multibanco? é A debito?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A ‎15‎/‎10‎/‎2019 às 11:08, Sérgio_2019 disse:

Bom dia,

Entretanto utilizei o Cetelem Black numa bomba de gasolina em Espanha, depois reporto se deu cashback.

Bom dia,

Não deu cashback, e até era uma bomba da Galp :)

há 1 hora, GMCristiano disse:

esqueci-me de perguntar. e Pagamento de Serviços no Multibanco? é A debito?

Nunca utilizei, mas deve ser. Eu uso muito pouco o cartão, talvez, 2/3 vezes em 5 meses….

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O mês passado fiz 3 levantamentos com o Curve: 150+50 bankinter e 140 cofidis e não me foi cobrada qualquer taxa. 

Como tinha lido aqui que o montante máximo grátis de levantamento com o Curve é de 200€, pergunto se é referente a levantamento por cartão? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A ‎17‎/‎10‎/‎2019 às 09:13, Sérgio_2019 disse:

Bom dia,

Não deu cashback, e até era uma bomba da Galp :)

Meus caros bom dia,

Reviravolta positiva, nos movimentos e no cashback não está ainda atualizado, mas no extrato vejo que foi atribuído cashback ao abastecimento de gasolina que fiz em Espanha.

Editado por Sérgio_2019
    completar.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podem clarificar-me umas dúvidas em relação aos levantamentos com o curve, nunca fiz, experimentei o cartão numa ATM multibanco e pediu um código de 6 números que sinceramente nunca vi em lado algum. As minhas dúvidas são:

- quando falam de fazer levantamento, fazem-no numa ATM multibanco ou só nas ATM EURONET?

- onde têm este pin de 6 números?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Jojo Videi disse:

Podem clarificar-me umas dúvidas em relação aos levantamentos com o curve, nunca fiz, experimentei o cartão numa ATM multibanco e pediu um código de 6 números que sinceramente nunca vi em lado algum. As minhas dúvidas são:

- quando falam de fazer levantamento, fazem-no numa ATM multibanco ou só nas ATM EURONET?

Colocas o teu de 4

Fiz numa ATM multibanco

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas.

Recebi o novo Cetelem Black Plus há umas duas semana atrás, agora que se fechou o extracto de outubro, tive a surpresa de constatar que todos os movimentos feitos com o novo cartão (embora a conta seja a mesma) deu 5% de cashback, ou seja, incluiram os clientes actuais que recebem o novo cartão na promoção dos 5% até ao final do ano.

Editado por joaoleonardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, joao dias said:

O mês passado fiz 3 levantamentos com o Curve: 150+50 bankinter e 140 cofidis e não me foi cobrada qualquer taxa. 

Como tinha lido aqui que o montante máximo grátis de levantamento com o Curve é de 200€, pergunto se é referente a levantamento por cartão? 

Os levantamentos utilizando o Curve é de 200€ sem custos, por períodos que contam do último levantamento, tem sempre em conta os últimos 30 dias. O limite de 200€ é do Curve, se é o Curve que metes no ATM é esse que conta, de onde ele debita o levantamento não tem importância para este limite.

58 minutes ago, Jojo Videi said:

Levantamentos é em qualquer uma das ATM.

O PIN é por os 4 dígitos e carregar no verde (enter).

Editado por FreeAtMind
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, FreeAtMind disse:

Os levantamentos utilizando o Curve é de 200€ sem custos, por períodos que contam do último levantamento, tem sempre em conta os últimos 30 dias. O limite de 200€ é do Curve, se é o Curve que metes no ATM é esse que conta, de onde ele debita o levantamento não tem importância para este limite.

Só acrescentar que este limite de 200€ (por mês de calendário e não nos últimos 30 dias) do Curve é para cartões de crédito. O limite a débito é de 10 levantamentos por mês sem limite de montante levantado. Os levantamentos a débito não contam para estes 200€, mas o limite de 10 levantamentos é global, conta tudo

Editado por megamaster
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, FreeAtMind disse:

Levantamentos é em qualquer uma das ATM.

O PIN é por os 4 dígitos e carregar no verde (enter).

Peço desculpa mas não estou a perceber...

Eu meti o cartão Curve no ATM a debitar (selecionado) no Cofidis e Bankinter, no total foi mais de 200€ e não me foi cobrada qualquer taxa. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 minutes ago, megamaster said:

Só acrescentar que este limite de 200€ (por mês de calendário e não nos últimos 30 dias) do Curve é para cartões de crédito. O limite a débito é de 10 levantamentos por mês sem limite de montante levantado. Os levantamentos a débito não contam para estes 200€, mas o limite de 10 levantamentos é global, conta tudo

Tudo o que é limites na app aparece com a indicação dos últimos 30 dias

curve-limit-atm.thumb.png.9aeba4f8a8d8db79f9cc6742efb21f4c.png

How will Curve save me money abroad?

Curve Blue (free product): 0% fee on spend in over 150+ foreign currencies worldwide of up to £500 per rolling month, with a 2% foreign exchange fee after that. ATM withdrawals are free up to £200 per rolling month, after which there will be a charge per extraction of £2 or 2%, whichever is higher.

https://support.imaginecurve.com/hc/en-gb/articles/115005776925-How-will-Curve-save-me-money-abroad-

Se fores noutro pergunta tens outra indicação.

Is there a fee to withdraw cash abroad?

For Curve Blue (free) customers, you can withdraw up to £200 per month with no currency conversion fees. For any withdrawal over £200 per month, you will be charged 2% of the amount of the transaction or £2 (whichever is higher).

https://support.imaginecurve.com/hc/en-gb/articles/115005775029-Is-there-a-fee-to-withdraw-cash-abroad-

Conheço quem tenha levantado com menos de 30 dias de diferença um somatório na ordem dos 250€ e pagou taxas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/10/2019 às 10:55, pavh_rm disse:

Bom dia,

Recebi o extracto do Affinity card de Outubro e verifico que deixaram de dar cashback ao Top Revolut.

Alguem confirma esta situação.

Alguma conclusão?

Não teras feito a operação entre o dia 9 e 13 e não ficou registada?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites