Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • jrocha

    isencao de imi para desempregados

    Recommended Posts

    jrocha

    boa noite,gostaria de apresentar a minha duvida: estou desempregado tenho uma casa que e herança da minha mae tenho um irmao que esta em angola do qual tenho uma procuração que posso representar em tudo o que diga respeito a casa quero saber se estou isento de imi e com posso pedir a insencao pois o deste ano ainda nao consegui pagar porque nao tenho qualquer rendimento agradeço uma respostaobrigado pela ajuda Jose Rocha

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    Se a casa for para tua habitação própria e tiver um valor patrimonial reduzido (creio que até pouco mais de 60.000€) tens direito à isenção.

    Até ao ano passado era preciso pedir a isenção nas finanças, mas desde este ano que não tens que fazer nada para a obter - basta cumprir os requisitos que o fisco supostamente atribui as isenções automaticamente (o fisco sabe a tua morada, sabe quanto vale a casa e conhece os teus rendimentos - mas se não preenches declaração de IRS convém informares-te porque um dos requisitos é submeter a declaração a tempo e horas).

    A isenção, no entanto, não é retroativa - se já recebeste notificação para pagar IMI (que é referente ao ano passado) então esse tens mesmo de o pagar.

    Se o teu irmão for coproprietário da casa (através da herança), como ele não mora cá e não é a sua habitação própria e permanente, então não tem direito a isenção.

    Creio que se a herança estiver ainda indivisa tu também não (mais uma vez, convém esclarecer esse ponto nas Finanças, se for o caso).

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa