Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

há 16 minutos, superkinas disse:

será boa ideia aproveitar os mínimos históricos das acções do BCP ou é melhor esperar para ver no que vai dar ?

Hoje em dia nunca se sabe. Quem aproveitou os minimos do Banif e do BES lixou-se. Eu não invisto em bancos, mas lá está depende do risco que está disposto a correr.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

306

• MMendes

197

• Rick Lusitano

188

• Vidolz

158

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Como eu queria Mid Caps Growth Tech, tive que pesquisar algum tempo, porque as Mid Caps pela sua natureza são pouco conhecidas, mesmo dentro do seu país, elas começam a ser conhecidas quando já são ma

Isso não é verdade!! Tens aqui mais pessoas que não se importam de ajudar ou até de falar da empresa X ou Z. Eu proprio já aqui escarrapachei o meu portfolio..... O @Cardoso24 é outra pessoa

Deixa subir enquanto tiver aquele rácio de shorts.  but I´m out  Para mim atingiu o topo. Contudo cuidado porque estou mesmo a ver o dia em que abre a -50%. No entanto nunca é demais avisar

Posted Images

On 3/24/2016 at 9:21 AM, Helder Silva said:

Tal como os depositos a prazo, o irs é retido na fonte. O dinheiro que recebes é liquido de impostos.

Se os teus rendimentos forem inferiores a 7000€ compensa englobar os rendimentos, e ir buscar a diferença entre os 28% retidos na fonte e os 14.5% que é a taxa do primeiro escalao de IRS. Caso o pretenda fazer tens que declarar os dividendos no Anexo E.

Hélder, isso não é só nos bancos? E no caso de ser uma corretora online?

Eu tenho a minha carteira de dividend stocks (bem tinha, porque a liquidei quase toda para comprar Real Estate) numa corretora. Eles enviam a declaração no fim do ano e faço o IRS na Alemanha com base nisso.

A partir do próximo ano vou ser (espero eu) residente fiscal em Portugal e queria perceber ao certo o que altera. Os dividendos vão ser taxados a 28% porque provavelmente já não me vai compensar englobar (assumo que tenho que declarar os dividendos no Anexo E e pagar no fim do ano os mesmos). Quando vendo as acções e realizo mais valias também pago na mesma os 28% (declarados e pagos também no ano seguinte no anexo J). Disse alguma asneira? 

Posso incluir perdas, já agora? E outra coisa, vocês vêm alguma desvantagem em ter uma carteira maioritariamente com acções do exterior, por exemplo US? Muda alguma coisa (por exemplo onde se declaram as mais valias e rendimentos e a % de tributação?)?

Obg 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, perdas podem ser declaradas. Podem abater directamente em mais-valias do mesmo anexo desse ano (ou seja, menos-valias de anexo J não abatem de anexo E). Caso não haja mais-valias para abater esse ano podem transitar para o ano seguinte, mas nesse caso é obrigatório englobar. Caso contrário não transita nada.

Não creio que haja alguma vantagem em ter ações no exterior. A tributação em Portugal é a mesma e a retenção de dividendos nalguns países (como US) é de 15% mas pode ser recuperado na declaração anual por crédito de imposto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado @ruicarlov

Essencialmente somos duplamente tributados em acções dos US e portanto há uma forma de ir buscar os 15% de lá, estou correcto?

Fiquei curioso quando ao que o Hélder disse. Como é possível o montante que chega à conta já ser líquido? Acho que só mesmo num banco, que sabe qual é a residência fiscal da pessoa, ou numa corretora isso também pode acontecer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda só li as primeiras duas páginas deste tópico, mas devo confessar que não esperava um assassínio tão grande do PSI20. :D

Gosto mesmo muito de apostar em acções singulares (embora tivesse muitas empresas antes de liquidar a carteira). Se tenho jeito ou não é outra história :) Anyways, nunca tinha investido no PSI20 até porque nunca fez muito sentido, mas agora não só faz mais sentido para mim como estou com muita vontade de o fazer, a começar com CTT e REN (devo atirar para já 200€ a cada uma). Nos próximos 2-3 anos conto atirar um total de 15-20k para acções (e se crashar, o que pode bem acontecer dado que já estamos perto dos 7 anos, aí faço um quase all-in).

O que me dizem de CTT e REN? Acho que os CTT vão expandir-se a um ritmo sustentável, especialmente agora com o banco e com a política que o banco tem (comissões nulas vão atrair muitas famílias). A REN acho que é uma empresa mais estável (mesmo no sentido de expansão), mas tenho que olhar para os relatórios e contas (das duas). Os bons dividendos foi o que me atraiu (os da Altri tb são bons, mas já deitei os olhos aos relatórios e contas e têm muita dívida para o meu gosto, além de terem caído 40%+ em caixa desde o último ano?!? e se 240k achava bem, 100k parece-me pouco tendo em conta a dimensão). Anyways, vou olhar com olhos de ver para os relatórios e deixar aqui a minha opinião (possivelmente amanhã ou depois). Dava jeito haverem aí resistentes do PSI20, pessoalmente acho que dá para trabalhar com esta bolsa em buy and hold e pelos dividendos, se a exposição não for muito grande. 

Quanto à pergunta sobre o BCP. A entrarem, mandem 10 euritos, eu ainda tenho esperança no BCP. Lembram-se da fusão BPI-BCP em que o rácio era uma bosta para o BPI mas mesmo assim foi o BCP a não querer? Mota Engil é diferente.

PS: Estou actualmente a usar a DeGiro, daí poder dar-me ao luxo de fazer apostas baixas. A minha carteira de acções sempre foram empresas nos US com dividendos altos, especialmente em mining.

Editado por scpuser
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora bem, CTT (a empresa em que estou mais interessado neste momento, e a que mais altos dividendos paga no PSI20). Última cotação: 8,053€.

- Distribuiu excelentes dividendos nos últimos dois anos (+++).
    - Distribuiu 35 milhões de dividendos em 2008, 69,75M em 2015 e 70,5M€ em 2016 e desde 2008 foi sempre a crescer (+++).
    - 277M€ em caixa, o que na minha óptica é muito bom para a empresa que é (+++).
    - O Banco, que é de extrema relevância para a minha análise, não me parece ter uma estrutura muito pesada dada a liquidez da empresa. Já tem 5M€ em depósitos e 3.000 contas. Os CTT esperam um aumento do volume grande e eu acho que vai acontecer. O banco teve um custo total de 8M€, e acho que é uma excelente forma de aproveitar a estrutura actual. (+).
    - Últimos lucros: 35,7M€ em 2012, 61M€ em 2013, 77M€ em 2014 (+++) e 72.1 em 2015 (+).

- Não conheço nada do presidente, a não ser que tem política agressiva de distribuição de dividendos, que eu gosto. Francisco Lacerda. Tem um BSc na Católica em Administração de Empresas, em 1982. Não tem grande experiência fora dos CTT a não ser na board de algumas empresas espanholas: https://www.ctt.pt/ctt-e-investidores/a-empresa/governo-da-sociedade/orgaos-da-sociedade/conselho-de-administracao/francisco-lacerda.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=1.

- Decresceu 4.4% no seu principal mercado em 2016, com a perda de um grande cliente em 4Q15 (--).
    - Caiu no período homologo de 2015 em 2016, em todos os sectores. Culpabilizou muito os certificados de aforro que caíram em %, com altas perdas no volume de facturação (ainda nos mil milhões, contudo, mas vs 2.5 mil milhões em período homologo - ainda que extraordinário). Lucros caíram na ordem dos 16%, mas ainda em 35M€. Caiu 12% em Espanha (--). 

A minha modesta opinião:

Os CTT são, na minha opinião, uma empresa sólida em Portugal, sem grande competitividade e com margem para crescimento. Têm uma excelente distribuição de dividendos e têm reportado lucros consistentemente. Os CTT apostaram na criação de um banco e eu acho que vai ter sucesso, o que se refliterá nas acções em 2/3 anos, onde acredito que já podem valer perto dos 10 euros. Mesmo que estejam na linha dos 8,5€, com uma distribuição generosa de dividendos, que tem sido política da casa, é uma excelente acção para ter como buy and hold. Acredito que até diminuam a distribuição num ano ou outro, mas esta política vai continuar. Vou comprar alguma coisa. :D Comentários?

Referências:

https://www.ctt.pt/contentAsset/raw-data/5a105d3f-dede-4ab3-83b7-fecfccc07dbb/ficheiro/7a853c2d-5ed8-44c0-8839-5108baf3bd4a/export/CTT_1Q16 Results.pdf
    https://www.ctt.pt/ctt-e-investidores/informacao-financeira/divulgacao-de-resultados.html#panel1-2

http://www.tvi24.iol.pt/correios/grupo-ctt/ctt-lucra-menos-20-e-paga-35-milhoes-em-dividendos
    http://www.dnoticias.pt/actualidade/economia/502382-ctt-propoem-distribuicao-de-dividendos-no-valor-de-046-euros-por-accao
    https://www.dinheirovivo.pt/empresas/ctt-vao-pagar-705-milhoes-em-dividendos/
    https://www.ctt.pt/ctt-e-investidores/informacao-financeira/divulgacao-de-resultados.html
    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/lucros_dos_ctt_crescem_70_para_61_milhoes_de_euros.html

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Próximas empresas REN e GALP.

Já agora, eu sempre utilizei regras parecidas com as do Kevin O'leary para dividend stocks (http://www.forbes.com/sites/steveschaefer/2015/11/13/shark-tanks-kevin-oleary-oshares-etfs-investing/#1a3d1ede2ba1) e sempre me dei bem com elas. Se quiserem seguir o que estou a escrever, devo dizer que planeio ter uma exposição reduzida ao PSI20, não é por estar agora a analisar empresas portuguesas que compro apenas essas.

A estratégia passa, em termos gerais por:

- Só dividend stocks, se não pagam dividendos são especulação.
    - Exposição máxima de <5% a uma empresa e 20% a um sector. Volatibilidade baixa.
    - Exposição reduzida a Portugal (diria que com 4-5k já se consegue ter menos de 20% em Portugal).
    - Buy and hold.
    - Entrar quando os Dividend yields estão a 5%. Tudo o que seja 5%+ é bom, menos do que isso deve estar na altura de vender posição (o que é bom sinal porque houve rendimentos de capitais)  

Vou partilhando a minha carteira (até Dezembro já terei uma carteira minimamente interessante).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 29/05/2016 at 15:59, superkinas disse:

uma pergunta basica mas tenho duvidas

quando se fala 4 % de dividendos que uma empresa dá , esse valor diz respeito ao valor investido ou ao numero acções

Isso raramente aparece descrito dessa forma.

O que é referido é o Dividend Yield que é baseado na cotação de fecho.

No entanto muitas empresas falam do valor a distribuir por acção, portanto é isso que te interessa.

Se souberes quanto é que é o valor a distribuir por acção, sabes qual é o valor bruto.

No PSI20 (tenho andado afastado, só pontualmente vejo/leio algo), as melhores são REN, CTT e EDP. Sendo que a PTI também não é má.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 03/06/2016 at 17:13, superkinas disse:

será boa ideia aproveitar os mínimos históricos das acções do BCP ou é melhor esperar para ver no que vai dar ?

1º Porque razão BCP?

2º Porquê da escolha recair num banco?

3º O que é que significa para ti mínimos históricos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/06/2016 at 00:13, scpuser disse:

Ainda só li as primeiras duas páginas deste tópico, mas devo confessar que não esperava um assassínio tão grande do PSI20. :D

Gosto mesmo muito de apostar em acções singulares (embora tivesse muitas empresas antes de liquidar a carteira). Se tenho jeito ou não é outra história :) Anyways, nunca tinha investido no PSI20 até porque nunca fez muito sentido, mas agora não só faz mais sentido para mim como estou com muita vontade de o fazer, a começar com CTT e REN (devo atirar para já 200€ a cada uma). Nos próximos 2-3 anos conto atirar um total de 15-20k para acções (e se crashar, o que pode bem acontecer dado que já estamos perto dos 7 anos, aí faço um quase all-in).

O que me dizem de CTT e REN? Acho que os CTT vão expandir-se a um ritmo sustentável, especialmente agora com o banco e com a política que o banco tem (comissões nulas vão atrair muitas famílias). A REN acho que é uma empresa mais estável (mesmo no sentido de expansão), mas tenho que olhar para os relatórios e contas (das duas). Os bons dividendos foi o que me atraiu (os da Altri tb são bons, mas já deitei os olhos aos relatórios e contas e têm muita dívida para o meu gosto, além de terem caído 40%+ em caixa desde o último ano?!? e se 240k achava bem, 100k parece-me pouco tendo em conta a dimensão). Anyways, vou olhar com olhos de ver para os relatórios e deixar aqui a minha opinião (possivelmente amanhã ou depois). Dava jeito haverem aí resistentes do PSI20, pessoalmente acho que dá para trabalhar com esta bolsa em buy and hold e pelos dividendos, se a exposição não for muito grande. 

Quanto à pergunta sobre o BCP. A entrarem, mandem 10 euritos, eu ainda tenho esperança no BCP. Lembram-se da fusão BPI-BCP em que o rácio era uma bosta para o BPI mas mesmo assim foi o BCP a não querer? Mota Engil é diferente.

PS: Estou actualmente a usar a DeGiro, daí poder dar-me ao luxo de fazer apostas baixas. A minha carteira de acções sempre foram empresas nos US com dividendos altos, especialmente em mining.

Boa Tarde scpuser,

Antes de responder a este comentário, quero dar-te os Parabéns pela tua participação e pelas contribuições que tens feito em determinados tópicos, contribuindo assim para aumentar o nível e aprendizagem de todos. De ressalvar que ainda és muito novo e já tens muita experiência.

Relativamente ao teu comentário, porque razão é que não esperavas um assassínio tão grande do PSI20? Enquanto índice a tendência é clara à muitos anos, acrescendo ainda os escãndalos de algumas cotadas, mais a liquidez de outras, e quase que não seria designado de índice. No entanto como eu referi inicialmente neste tópico, existe algumas excepções e oportunidades. Aliás oportunidades tanto do lado longo como curto.

A REN é sempre um refúgio dos investidores, costuma ser muito certinha e com uma política de distribuição de dividendos clara e muito generosa para os accionistas, sem dúvida que deve constar num portefólio que pretende gerar cash-flow. 

Quanto aos CTT´s acho que a política de distribuição de dividendos ("agressiva", na minha opinião) não é um bom presságio, ainda que esteja muito apetecível para quem valorize os dividendos. Eu não analisei as contas dos CTT´s e nem é o banco que me preocupa, no seu core business não têm muito mais para crescer...(Se fosse nos US a situação seria diferente, aqui em PT, não sei se daqui a alguns anos não podemos estar perante uma PT (Pharol).

O BCP é outra história, nenhum banco em situação "normal" perde mais de metade do seu valor, contabilizando apenas este ano, só por especulação. Se ainda pode valorizar 100%? Claro que sim. No entanto agora a tendência é clara, prefiro esperar sinais de inversão de CP.

Como mencionaste valores (200,00€) achas viável ainda que as comissões sejam baixíssimas, entrares com esse valor? Era só para perceber o propósito. Fazer all-in nessas empresas que referiste, ainda "consigo" perceber.... contudo um crash no PSI20 não é o mesmo que nos US.

PS- Estás satisfeito com a DeGiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 minutes ago, Cardoso24 said:

Relativamente ao teu comentário, porque razão é que não esperavas um assassínio tão grande do PSI20? Enquanto índice a tendência é clara à muitos anos, acrescendo ainda os escãndalos de algumas cotadas, mais a liquidez de outras, e quase que não seria designado de índice. No entanto como eu referi inicialmente neste tópico, existe algumas excepções e oportunidades. Aliás oportunidades tanto do lado longo como curto.

A REN é sempre um refúgio dos investidores, costuma ser muito certinha e com uma política de distribuição de dividendos clara e muito generosa para os accionistas, sem dúvida que deve constar num portefólio que pretende gerar cash-flow. 

Quanto aos CTT´s acho que a política de distribuição de dividendos ("agressiva", na minha opinião) não é um bom presságio, ainda que esteja muito apetecível para quem valorize os dividendos. Eu não analisei as contas dos CTT´s e nem é o banco que me preocupa, no seu core business não têm muito mais para crescer...(Se fosse nos US a situação seria diferente, aqui em PT, não sei se daqui a alguns anos não podemos estar perante uma PT (Pharol).

Olá e obrigado.

Parece-me (tenho que estudar a coisa mais a fundo) que há quatro boas empresas actualmente no PSI20: CTT, REN, GALP e EDP. Ora em 16, 4 delas serem boas não é nada mau. :-P A Galp tem dividendos intercalados, o que é um bonus. Estas quatro salvo erro desde 2009 subiram todas e têm bons dividendos (especialmente os CTT). Além disso, no mercado doméstimo em que vivemos, os CTT praticamente não têm concorrência e o banco vai crescer muito, a REN penso? que não tem concorrência, e as outras duas têm a fatia maior dos seus mercados.

Eu percebo que em poucos países do mundo veríamos os escandalos que vimos nos últimos anos em Portugal em empresas com nome e posição (a minha maior surpresa foi o BES), mas isso não invalida que não haja empresas sólidas o suficiente para quem quer um portfólio de yield (o meu caso). Além do mais, acho que alguma exposição a Portugal é recomendável. Portugal é um mercado muito resiliente e afastado do resto. Por exemplo, o Real Estate crasha nos US e demora 2-4 anos a chegar a Portugal (deve ser do Atlântico...). Somos um mercado muito provinciano e sinceramente, gosto de ter alguma exposição a isso, dadas as 4 empresas que falamos em cima. 

Prefiro empresas de dividendos agressivos com paragem de um ano do que empresas de 2%. Essas de 2% para mim são uma perda de tempo, não gosto nem nunca vou gostar. Há muitas empresas com dividendos agressivos que nós temos no portfólio apenas 1 ou 2 calendários porque sabemos que a política pode ser má para a própria empresa. Os CTT no entanto não me parece ser o caso.

5 minutes ago, Cardoso24 said:

O BCP é outra história, nenhum banco em situação "normal" perde mais de metade do seu valor, contabilizando apenas este ano, só por especulação. Se ainda pode valorizar 100%? Claro que sim. No entanto agora a tendência é clara, prefiro esperar sinais de inversão de CP.

Como mencionaste valores (200,00€) achas viável ainda que as comissões sejam baixíssimas, entrares com esse valor? Era só para perceber o propósito. Fazer all-in nessas empresas que referiste, ainda "consigo" perceber.... contudo um crash no PSI20 não é o mesmo que nos US.

PS- Estás satisfeito com a DeGiro?

O BCP não vejo grande interesse. Banco muito grande, mal gerido, estrutura pesada e facilmente desmoronável. Eu antes me metia no BPI mas banca portuguesa já concordo que é má, e BPI em particular como stock deve ser horrível.

O proprósito é rapidamente desenhar uma carteira, porque quero mesmo montar uma carteira interessante (aka grande) nos próximos 5 anos. Agora deito 10 euros para o lixo em comissões, mas fico com as posições marcadas para crescer. Eu se não tiver 1 sharezita de uma empresa raramente a sigo (a não ser a AXA que andei a seguir - que grande empresa para comprar - já já não, deixem a coisa baixar para os 19 e é comprar bastante). E digo-te uma coisa, comprei hoje 250 euros dos CTT, acho que na DeGiro paguei tipo 60 cêntimos. É significativo, mas nem tanto. Em todo o caso, estes 2 anos não me parecem ser os melhores para comprar stocks. Vai haver um crash mundial nos próximos tempos. Prefiro comprar posições pequenas e marcar a carteira do que gastar dinheiro a sério.

Quanto à DeGiro é recente. As comissões são mega, a plataforma detesto (comparando com a gobulling).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, scpuser disse:

Olá e obrigado.

Parece-me (tenho que estudar a coisa mais a fundo) que há quatro boas empresas actualmente no PSI20: CTT, REN, GALP e EDP. Ora em 16, 4 delas serem boas não é nada mau. :-P A Galp tem dividendos intercalados, o que é um bonus. Estas quatro salvo erro desde 2009 subiram todas e têm bons dividendos (especialmente os CTT). Além disso, no mercado doméstimo em que vivemos, os CTT praticamente não têm concorrência e o banco vai crescer muito, a REN penso? que não tem concorrência, e as outras duas têm a fatia maior dos seus mercados.

---> A GALP como está inserida num sector cíclico e com grande volatilidade, descartava-a dessa estratégia. Já para não falar que o DY é baixo. Preferia nesse caso a PTI (dá uma vista de olhos) ou SEMAPA.

Eu percebo que em poucos países do mundo veríamos os escandalos que vimos nos últimos anos em Portugal em empresas com nome e posição (a minha maior surpresa foi o BES), mas isso não invalida que não haja empresas sólidas o suficiente para quem quer um portfólio de yield (o meu caso). Além do mais, acho que alguma exposição a Portugal é recomendável. Portugal é um mercado muito resiliente e afastado do resto. Por exemplo, o Real Estate crasha nos US e demora 2-4 anos a chegar a Portugal (deve ser do Atlântico...). Somos um mercado muito provinciano e sinceramente, gosto de ter alguma exposição a isso, dadas as 4 empresas que falamos em cima. 

-> O problema nem são os escândalos porque isso é o que não falta nos mercados financeiros. Para mim os três maiores problemas são a falta de regulação da CMVM, não haver mão pesada (multas) para os responsáveis, e os pequenos investidores que ano após ano são destruídos...(Gosto de defender causas, ainda que as pessoas nos mercados financeiros saibam os riscos que correm, acho que estes últimos escândalos são demasiado grosseiros para deixarem passar em branco).

Prefiro empresas de dividendos agressivos com paragem de um ano do que empresas de 2%. Essas de 2% para mim são uma perda de tempo, não gosto nem nunca vou gostar. Há muitas empresas com dividendos agressivos que nós temos no portfólio apenas 1 ou 2 calendários porque sabemos que a política pode ser má para a própria empresa. Os CTT no entanto não me parece ser o caso.

-> Se não gostas de empresas de 2% (também partilho dessa opinião), deves descartar a GALP a não ser que tenha mudado alguma coisa, entretanto. A questão da política agressiva de dividendos é mesmo o de tentar perceber se isso não têm consequências a MLP. Não nos podemos esquecer que quando investimos é com base em dados actuais, ainda que se extrapole para o futuro.

O BCP não vejo grande interesse. Banco muito grande, mal gerido, estrutura pesada e facilmente desmoronável. Eu antes me metia no BPI mas banca portuguesa já concordo que é má, e BPI em particular como stock deve ser horrível.

O proprósito é rapidamente desenhar uma carteira, porque quero mesmo montar uma carteira interessante (aka grande) nos próximos 5 anos. Agora deito 10 euros para o lixo em comissões, mas fico com as posições marcadas para crescer. Eu se não tiver 1 sharezita de uma empresa raramente a sigo (a não ser a AXA que andei a seguir - que grande empresa para comprar - já já não, deixem a coisa baixar para os 19 e é comprar bastante). E digo-te uma coisa, comprei hoje 250 euros dos CTT, acho que na DeGiro paguei tipo 60 cêntimos. É significativo, mas nem tanto. Em todo o caso, estes 2 anos não me parecem ser os melhores para comprar stocks. Vai haver um crash mundial nos próximos tempos. Prefiro comprar posições pequenas e marcar a carteira do que gastar dinheiro a sério.

-> 10€ por compra ou total? Por isso é que para pequenos montantes, ainda que seja para marcar, não acho que valha a pena. Mais vale aguardar e depois entrar com 15-25% da posição. Pagaste 0,60€ por acção ou pelos 250€? 

-> É verdade que as stocks estão esticadas, o bull dura há muito tempo...mas parece que enquanto houver este cepticismo global, o mesmo não querer parar. Para já a trend é UP, falta fazer novos máximos. Estou apenas a falar dos US porque a Europa continua miserável...

-> Excelente empresa a AXA, melhor era comprá-la a 12€ :P  

Quanto à DeGiro é recente. As comissões são mega, a plataforma detesto (comparando com a gobulling).

-> Eu sei que é recente e ainda não olhei para o preçário como deve de ser. Só sei que são conhecidos por serem low-cost. GB-Pro é muito melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo em geral com o que dizes.

Paguei 60 cêntimos pelos 250€, deu 31 accões. Que se lixe a bica, hoje não tomo. :P

Eu acho que isto vai crashar mais cedo ou mais tarde, mas ainda deve demorar uns 3 anitos. Acho que o risco está on, mas não ao máximo. O Real Estate também já está em perigo nos US. O meu plano é ir acumulando liquidez, mas vou entrando com pouca coisa já.

Entraste na AXA a 12? Fantástico! Eu já só quero entrar a 19 perdi oportunidade duas vezes este ano... Para mim AXA está no mesmo grupo das que já andei a meter na carteira que desenhei e vou entrar (paulatinamente): Novartis, Roche, Coca Cola, Apple, etc, para além de alguns REITs onde tinha posição e acompanho há muito tempo. Metade do portfólio é para precious metals, que agora estão muito hot.

PS: Sim, em muitas coisas eu sou um Kevin O'Leary fanboy. Especialmente num dado que ele segue à risca: 73% dos retornos no mercado, nos últimos 40 anos, vieram de dividendos. Eu também nunca comprarei acções que não paguem dividendos, isso para mim não faz sentido.

Editado por scpuser
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, scpuser disse:

Concordo em geral com o que dizes.

Paguei 60 cêntimos pelos 250€, deu 31 accões. Que se lixe a bica, hoje não tomo. :P

Eu acho que isto vai crashar mais cedo ou mais tarde, mas ainda deve demorar uns 3 anitos. Acho que o risco está on, mas não ao máximo. O Real Estate também já está em perigo nos US. O meu plano é ir acumulando liquidez, mas vou entrando com pouca coisa já.

Entraste na AXA a 12? Fantástico! Eu já só quero entrar a 19 perdi oportunidade duas vezes este ano... Para mim AXA está no mesmo grupo das que já andei a meter na carteira que desenhei e vou entrar (paulatinamente): Novartis, Roche, Coca Cola, Apple, etc, para além de alguns REITs onde tinha posição e acompanho há muito tempo. Metade do portfólio é para precious metals, que agora estão muito hot.

PS: Sim, em muitas coisas eu sou um Kevin O'Leary fanboy. Especialmente num dado que ele segue à risca: 73% dos retornos no mercado, nos últimos 40 anos, vieram de dividendos. Eu também nunca comprarei acções que não paguem dividendos, isso para mim não faz sentido.

Nesse caso as comissões estão bastante atractivas. Assim vou inteirar-me sobre o preçário e ver as comissões sobre os dividendos e custódia de títulos (que também são importantes).

Pretendes ter uma carteira composta por quantas empresas? Essas que referem são muito boas. Acrescentaria, mas existem muitas, nomeadamente, PG, HCP, JNJ, VZ...Eu referi esse valor de entrada na AXA em que valeria mesmo a pena. Conheço algumas empresas do CAC mas neste momento estou apenas focado nos US. Quanto aos precious metals acho que fazes muito bem, ainda vou esperar mais um pouco.

Já agora extrapolando um pouco, o que achas do ouro/prata/platina como investimento? 

PS- O Kevin O´Leary "Mr Wonderful" é sem dúvida um ícone, o que ele faz é fantástico. Eu tenho acções que não pagam dividendos e de certa forma não acho que isso é algo que não faça sentido. Mr.Buffet prefere empresas que reinvistam. Eu tenho a carteira dividida por 3 segmentos, especulação, long shots e dividendos (que está numa fase muito prematura).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As comissões são top. Faz uma carteira lá com 1k se puderes. Com aquelas comissões, vale a pena! O atendimento é do melhor. A plataforma não gosto muito. Neste momento têm 700 ETFs sem comissão!

Pelo menos 80-120 empresas nos próximos 4 anos. A minha alterior carteira tinha 46, e o objectivo era continuar a crescer, mas derreti tudo por alguns motivos (de puro investimento). 

HCP conheço, mas subscrevo um muito parecido, e com dividendos mensais, que gosto mais (não sei os yields de cor, mas do "meu" REIT não saio). JNJ é muito boa, mas é uma daquelas que é preciso gerir com muito cuidado (eu normalmente dou preferência às med, no price range 20-80). A VZ também é muito boa e entra dentro do que eu gosto. É quase impossível perder dinheiro nestas empresas a 10 anos, vamos ser sinceros. Quanto à PG não conheço a empresa com detalhe suficiente (nunca segui).

Atenção, neste momento empresas europeias estão hot, mais que as nos US.

Não tenho grande opinião sobre o ouro/prata/platina como investimento. Ando a preparar um portfólio de ETFs e um de ouro, mas é como estabilizador. Nisso como investimento tenho experiência 0 e não é a minha praia.

O meu tipo de investimentos é free cash flow, eu não faço long shots. Percebo quem faça, mas eu tenho um masterplan montado à volta de free cash flow e é o modelo que eu mais gosto. You can't send me cash? You're dead to me. Adoro o homem. :-) Claro que as coisas têm que ser postas em contexto, contudo. O Mr. Wonderful detesta Real Estate, para mim é a melhor classe de activos que há. Mas eu invisto em Portugal, onde o Real Estate consegue ser quase dado e ter yields altíssimos (eu em Dezembro faço um update aqui no fórum sobre isso), nos US e CA aquilo é bolha dentro de bolha. Além disso, Real Estate para grandes investidores (>500M) é difícil capitalizar. No meu caso (<500M :P) faz todo o sentido.

Editado por scpuser
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive agora a ver o preçário e realmente é muito bom! 

Contudo vê este pormenor "

Por exemplo: o valor do seu portfólio é de €5.000 e transacionou na Euronext Lisboa, Euronext Derivatives, Eurex e ainda deteve uma posição na NYSE e na Euronext Lisboa. O cálculo da comissão será o seguinte:

Euronext Lisboa € 0,00 (pela posição e transação)
    Euronext Derivatives € 2,50 (pela transação)
    Eurex € 2,50 (pela transação)
    NYSE € 2,50 (por manter a posição)

A comissão para este ano será: 3 x € 2,50 = € 7,50

"

Ainda assim compensa largamente.

80 a 120?! Isso é um grande exagero porque irá fazer com que cada posição média seja muito pequena, acrescendo ainda o trabalho que irás ter para monitorar todas essas empresas.

Tens que dizer qual é esse REIT ;) Aconselho-te a veres a PG.

Estou mais desconfiado da Europa que dos US...ou então deve ser a questão "Brexit" que está a influenciar o seu desempenho.

Ele é sem dúvida uma grande personagem. Em relação ao RE deves ser dos primeiros a dizer isso do mercado nacional (no entanto é preciso saber escolher a localização, mais do que saber negociação que também é muito importante claro!). Avisa quando fizeres esse update, nem sempre ando por este fórum.

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O preçário parece-me excelente, mas já li pessoal a queixar-se de coisas escondidas, vê aqui: http://www.forumfinancas.pt/topic/10746-corretora-broker-degiro/?page=5

Para os que querem uma política de dividendos ou free cash-flow como eu, o melhor é uma conta Basic porque nas outras pagas 1€ por cada dividendo (suponho que seja por cada empresa que te pague dividendos) que recebas, mais uma percentagem do mesmo. Na Basic é gratuito.

Essa comissão que falas é ao ano, se não estou a fazer confusão. Basicamente eu planeio fazer 90% na NYSE (2,5€) e pouca coisa na Euronext Lisbon (0€). Posso vir a fazer noutras, mas aí sim já convém trabalhar com posições maiores, tipo 1k por posição no mínimo. Eu como disse, em 4 anos conto lá ter 20k, por isso as comissões já começam a diluir-se. Vou fazer uma macro gestão das comissões, porque a minha estratégia é fazer buy and hold em bolsas priviligiadas, por isso tou tranquilo.

80-120 empresas não ao mesmo tempo, mas o universo com que trabalho. A carteira ao mesmo tempo deve ter entre 40 a 50 empresas (gosto de posições até 2,5%, a regra é absolutamente nunca passar dos 5%). 

Tens razão não estou a ser justo. Aqui vai: o meu querido REIT é o OHI. ;) Conheço bem este REIT, vai ter uma questão para resolver de deferred debt em 2019/2021 (não me lembro e não quero ver os reports agora), mas tirando isso é sempre a abrir. IMHO, vai resistir a crashes em RE nos US, dado o cariz de Healthcare (eu sei que o HCP tb é Healthcare ;) ). 

Isto do Brexit acho que não vai dar em nada, até porque se der está tudo tramado e a europa leva um abanão monumental. Se não der fica tudo na mesma e posições reforçadas. OK, eu deixo um @Cardoso24

Editado por scpuser
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Antes de me meter totalmente na DeGiro quero ter conhecimento sobre essas situações que estão nesse tópico e noutro (de outro fórum). O SII é o holandês e só garante o pagamento até 20.000€ o que é um valor "engraçado", porém é curto para gerar cash flow em condições. Aliás numa situação qualquer, nem sei se é preciso contratar um advogado holandês para tratar da situação...

O facto de não existir qualquer comissão na conta basic é excelente! Basta ver o quanto outros brokers nos roubam (sim, pretendo abrir conta na DeGiro apenas com esse propósito, crescimento de dividendos). No entanto essa conta permite o empréstimo das nossas acções para short-selling (nem sei se isso tem impacto caso queiramos vender as acções, acho que não, mas nunca vi nada relacionado com isso e tem de existir diferenças para a conta custody.

É preciso que a carteira consiga gerar 4% ano para valer a pena o facto de teres tantas empresas, não concordas? Fiscalmente também seria interessante recuperar uma parte. Pretendes reinvestir os dividendos?

Duas questões:

Horizonte temporal da carteira (e objetivo de queres gerar cash-flow)

Esse REIT (OHI) é realmente excelente, no entanto fui ver o histórico dele e até assusta ver a queda que teve de 98 a 2001 (completamente delapidado), parece que está a fazer novamente o mesmo.

Obrigado ;) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Respondo/commento abaixo pela mesma ordem. ;)

Eu não vou comentar muito sobre a DeGiro porque para mim também é recente e não quero estar a induzir-te em erro. Há pessoal que não confia, eu pessoalmente compro a ideia que há uma fundação por trás que apenas segura os activos e por isso é um fundo de garantia. Eu gosto da ideia de gestão activa, sempre gostei, por isso para mim a DeGiro é a melhor. Quanto ao empréstimo das acções duvido que nos impeçam de vender, se isso acontecer provavelmente mudarei mais tarde para custody, mas até ter uma carteira grande (com vários ks, isso não me preocupa muito). Para te ser sincero eu percebo estes problemas mas ainda não tenho muito tempo na plataforma (há aqui pessoal com muito mais tempo) e não te sei responder ao que acontece. Posso-te é dizer que podes sempre trocar o tipo de conta e segundo a lógica até teres uns bons ks esta questão de poderes não vender quando queres é uma falsa questão, por isso eu ia para uma basic, mas terás que ver se te faz sentido. ;)

Sim. Eu fui ler acima e como está claro na minha cabeça mando só soundbites. Aqui está com mais detalhe: a longo termo pretendo ter 9% do meu net worth (a não ser RE, para mim os 9% por investimento é o número) numa carteira deste tipo, isto é high dividend yield (também posso fazer 50/50 com um ETF deste género e que eu saiba, para as regras do KO só há o dele: http://oshares.com/file/_updates/factsheets-docs/OUSA-FactSheet.pdf e https://www.youtube.com/watch?v=SndCX3dA96o). A 10-15 anos, assumo um retorno conservativo de 6%, na realidade. 3,5% dividendos, 2,5% CA. Para te ser sincero se não estivermos a fazer 9-10% estamos a entrar e sair nos piores momentos hahah... A carteira à partida agora é para manter para sempre, a partir de agora já não deverei ter que liquidá-la. No entanto, prevendo eu que vai haver um crash ou havendo um crash em RE em Portugal e eu querer comprar e não ter liquidez, posso sempre vender posição considerável, do que estiver em alta. O objectivo agora é que nunca mais tenha que liquidar a carteira quase toda. Não te consigo dar valores, o meu target é que ande entre os 8-10% do meu portfólio total. Nos próximos 6 anos, TODO o retorno dos meus investimentos é para meter em investimentos, a partir daí é para eu viver (deixando sempre o portfólio crescer um pouco acima da inflacção). Agora, se vou reinvestir tudo em mais dividend stocks ou noutra coisa qualquer só vendo o meu portfólio no final do ano, e ver o que necessito de rebalancear segundo a regra dos 9% por tipo investimento.

BTW Fiz bosta, tinha aqui um mega post e sem querer apaguei e não consegui voltar atrás. Rapidamente: planeio começar com 10-14 empresas, num universo de 80-120 (que tento ter numa base de dados e ir monitorizando minimamente). O objectivo é que a carteira tenha cerca de 40-50 empresas, para entrar nas regras do KO (com menos do que isso não consegues ter diversificação em nome e em sector). Vou-te dar um exemplo de uma carteira inicial: CTT, REN (já justifiquei a exposição a PT), Novartis, Roche, AXA, Coca-Cola, Verizon/AT&T[50/50], Apple, JNJ, OHI, Dover, Emerson Electric (cobre poucos sectores, mas tens logistica, saúde, seguros, consumer goods/tech, RE e industrials). Já vi a tua recomendação PG e estou pasmado, andei muito tempo sem acompanhar uma empresa tão boa... sempre a aprender. As métrias do HCP estão melhores do que a última vez que tinha acompanhado. Se calhar um mix 75/25 com a OHI é boa ideia! Depois é a velha questão: quanto mais dinheiro meter, mais empresas posso ter. Agora começo com pouco mas nos próximos anos vou aumentando (especialmente a haver um crash).  

Abraços

Editado por scpuser
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, scpuser disse:

Respondo/commento abaixo pela mesma ordem. ;)

Eu não vou comentar muito sobre a DeGiro porque para mim também é recente e não quero estar a induzir-te em erro. Há pessoal que não confia, eu pessoalmente compro a ideia que há uma fundação por trás que apenas segura os activos e por isso é um fundo de garantia. Eu gosto da ideia de gestão activa, sempre gostei, por isso para mim a DeGiro é a melhor. Quanto ao empréstimo das acções duvido que nos impeçam de vender, se isso acontecer provavelmente mudarei mais tarde para custody, mas até ter uma carteira grande (com vários ks, isso não me preocupa muito). Para te ser sincero eu percebo estes problemas mas ainda não tenho muito tempo na plataforma (há aqui pessoal com muito mais tempo) e não te sei responder ao que acontece. Posso-te é dizer que podes sempre trocar o tipo de conta e segundo a lógica até teres uns bons ks esta questão de poderes não vender quando queres é uma falsa questão, por isso eu ia para uma basic, mas terás que ver se te faz sentido. ;)

-> Eu como vou incrementar a carteira de acordo com o plano que traçei, não tenho também preocupações para já nesse sentido. No entantogostaria de saber o que tenho à disposição para evitar algum incómodo futuramente. Isto porque o planeamento de uma carteira vocaccionada para dividendos (gerar cash flow pressupõem também atenção à fiscalidade e à plataforma/corretora). Tinha ficado com a ideia que depois de aberta a conta basic só podias passar para Active e não para a custody.

-> Vou abrir conta na DeGiro porque está ao nível das melhores, portanto é para aproveitar.

Sim. Eu fui ler acima e como está claro na minha cabeça mando só soundbites. Aqui está com mais detalhe: a longo termo pretendo ter 9% do meu net worth (a não ser RE, para mim os 9% por investimento é o número) numa carteira deste tipo, isto é high dividend yield (também posso fazer 50/50 com um ETF deste género e que eu saiba, para as regras do KO só há o dele: http://oshares.com/file/_updates/factsheets-docs/OUSA-FactSheet.pdf e https://www.youtube.com/watch?v=SndCX3dA96o). A 10-15 anos, assumo um retorno conservativo de 6%, na realidade. 3,5% dividendos, 2,5% CA. Para te ser sincero se não estivermos a fazer 9-10% estamos a entrar e sair nos piores momentos hahah... A carteira à partida agora é para manter para sempre, a partir de agora já não deverei ter que liquidá-la. No entanto, prevendo eu que vai haver um crash ou havendo um crash em RE em Portugal e eu querer comprar e não ter liquidez, posso sempre vender posição considerável, do que estiver em alta. O objectivo agora é que nunca mais tenha que liquidar a carteira quase toda. Não te consigo dar valores, o meu target é que ande entre os 8-10% do meu portfólio total. Nos próximos 6 anos, TODO o retorno dos meus investimentos é para meter em investimentos, a partir daí é para eu viver (deixando sempre o portfólio crescer um pouco acima da inflacção). Agora, se vou reinvestir tudo em mais dividend stocks ou noutra coisa qualquer só vendo o meu portfólio no final do ano, e ver o que necessito de rebalancear segundo a regra dos 9% por tipo investimento

-> Não conhecia esse OUSA (realmente vale a pena estar na carteira!). 6% parece-me plausível mas também irá requerer bastante trabalho de prospecção para estar atento às empresas que temos em carteira (principalmente ao nível de outlook year after year). Os 2,5% CA vão ser cruciais! (Desconhecia o termo, principalmente a abreviatura mas fui procurar :)

Sublinhei aquela parte porque é o que também pretendo fazer :) 

PS- Hoje a AXA está a cair bem, mas ainda está longe de ressaltar (tecnicamente falando).

BTW Fiz bosta, tinha aqui um mega post e sem querer apaguei e não consegui voltar atrás. Rapidamente: planeio começar com 10-14 empresas, num universo de 80-120 (que tento ter numa base de dados e ir monitorizando minimamente). O objectivo é que a carteira tenha cerca de 40-50 empresas, para entrar nas regras do KO (com menos do que isso não consegues ter diversificação em nome e em sector). Vou-te dar um exemplo de uma carteira inicial: CTT, REN (já justifiquei a exposição a PT), Novartis, Roche, AXA, Coca-Cola, Verizon/AT&T[50/50], Apple, JNJ, OHI, Dover, Emerson Electric (cobre poucos sectores, mas tens logistica, saúde, seguros, consumer goods/tech, RE e industrials). Já vi a tua recomendação PG e estou pasmado, andei muito tempo sem acompanhar uma empresa tão boa... sempre a aprender. As métrias do HCP estão melhores do que a última vez que tinha acompanhado. Se calhar um mix 75/25 com a OHI é boa ideia! Depois é a velha questão: quanto mais dinheiro meter, mais empresas posso ter. Agora começo com pouco mas nos próximos anos vou aumentando (especialmente a haver um crash).  

-> Já me aconteceu (que azia! xD). Eu tinha em mente não ultrapassar as 30 empresas mas tendo em conta o que estás a dizer faz todo o sentido, vou alargar a minha pesquisa e ler mais sobre este assunto.

Quando falas da APPLE (estou a ficar cético porque o Iphone pode estar a atingir o seu ponto de saturação e a concorrência é brutal, ainda que o cash que a Apple têm é equivalente ao PIB PT, portanto pode distribuir dividendos muito generosos). 

Tenho mais empresas numa BD, podemos falar sobre isso.

Vou ver o vídeo do youtube porque o KO é mestre!

Abraço

PS- Desculpa estar a escrever dentro do comentário mas assim facilita o acompanhamento/resposta.

Abraços

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda bem que avisaste. Deixa a AXA entrar nos 19,5 e torro o cash todo que tenho... vou estar atento. Pode ser que continue a cair na próxima semana :praying:

Sim, podemos ir trocando empresas. O melhor era o pessoal perder 20 minutitos com cada empresa a avaliar o risco de cada uma. A ver se há mais gente por aí disposta.

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ui ui, tal como eu previ a última semana, AXA a levar mais porrada. Já vai em 19.88. Quase quase a chegar lá. :D  

EDIT: Mercado alemão a levar porrada, gosto.

Já se fala em mais uma semana excelente para os US, estou para ver quando é que os US começam a baixar...

@atlas Eu não sou residente fiscal em Portugal por isso nunca me preocupei com isso, mas quero saber, porque a partir do próximo ano vou pagar mais impostos em Portugal...

Editado por scpuser
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...