Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Novo código do trabalho

Recommended Posts

Visitante carlos lourenço

Boa tarde fui de ferias em junho deste ano e ainda ate hoje o meu patrao nao me pagou o subcidio de ferias tanto a mim como aos meus colegas .o que eu queria perguntar é se ele é obrigado a pagar .e qual é o limite que ele tem que pagar .sem outro assunto obrigado carlos lourenço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • Respostas 126
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

25

• Lvsitano

14

• ildemaro

4

Visitante AndreiaA

Boa tarde,

Preciso de ajuda, numa dúvida.

Hoje a empresa apresentou-me o meu horário de trabalho e qual não é o meu espanto que me descontam todos os dias meia hora para o café entre as 11h e as 11:30. Ou seja em vez de poder sair 18:30 terei de sair ás 19H á conta deste facto. Logo eu que nem tomo café!!!

Isto é legal ou estão a abusar?

Se alguém me conseguir ajudar, agradeço imenso.

Obrigada.

Andreia

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante Thais Vieira

Bom dia,

Gostaria de ser esclarecida numa questão: Num dia de greve geral o qual não existem transportes para deslocação ao trabalho e no dia seguinte este dia é justificado pelo trabalhador com os devidos comprovativos dos transportes, que tipo de falta é considerada? Falta justificada remunerada ou Falta justificada não remunerada?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Carlos Costa

A minha entidade patronal está em divida comigo em 3 subsidios, no caso, um subsidio de natal e dois subsidios de férias, bem como efectua o pagamento do vencimento no final do mês (o vencimento que deveria ser pago até ao dia 8) . Estas situações perfazem o direito de eu solicitar rescisão por justa causa?. Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante ana rita correia

bom dia. trabalho há 4 anos num hospital privado..8 horas por dia com rotatividade de horários  semanais..sempre me predispus a efectuar trocas com as Colegas e, sempre fui acessível a efectuar banco de horas, até que no transacto de Dezembro não o pude realizar e fui "admoestada" de forma que considero no mínimo "deselegante"..Na próxima 2ª feira terei de sair 2 horas mais cedo por motivo de consulta (várias vezes adiada, pois é sempre complicadissimo ausentar-me do local de trabalho), recusei troca de horário, e a minha Coordenadora indica verbalmente que escuso de comparecer ao local de trabalho durante todo o dia .. Questiono será juridicamente legítima esta tomada de decisão ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boa noite,

Sou motorista de pesados de mercadorias internacional, com contrato a termo certo com termino a 25 de junho de 2013, a data de admissão foi 25-10-2011, tive um acidente e neste momento estou em casa pelo seguro contudo, existe neste momento uma grande possibilidade de despedimento. Podem despedir-me por justa causa? Como se processa esta situação?

Agradeço a ajuda. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

O meu cônjuge vai sofrer uma intervenção cirúrgica 6ª feira, irei acompanhá-lo, por lei será uma falta justificável, mas gostava de saber se a firma terá o direito de me descontar mais 1 dia visto que é vespera de fim de semana,  isso já aconteceu com colegas meus e salvaguardam-se dizendo que estão dentro da lei

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Boa tarde

Gostaria de saber se um trabalhador faltar por ter ido a uma consulta no seu medico de familia se implica perda de remuneração. Gostaria de uma resposta clara e direta sem me falarem dos artigos do código do trabalho pois tem o problema de ser mal interpretada.

Obrigado pela atenção

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

Gostaria de saber se um trabalhador faltar por ter ido a uma consulta no seu medico de familia se implica perda de remuneração. Gostaria de uma resposta clara e direta sem me falarem dos artigos do código do trabalho pois tem o problema de ser mal interpretada.

Obrigado pela atenção

Sim.

E não, se a "visita" ao médico for por motivo de doença devidamente justificada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Boa noite. A minha duvida é a seguinte: Se eu for com o meu filho de 8 anos a uma consulta fora da minha cidade a entidade patronal só não me vai descontar a hora da consulta, de resto vai descontar me o resto das horas, visto a consulta ser fora da minha cidade e eu levar 2 horas para lá chegar e mais 2 horas para voltar a entidade patronal não tem de me fazer o desconto do tempo da viagem? Se sim onde posso arranjar um documento que me comprove isso? Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Miguel simas

Bom dia a todos!!!

Peco desculpa pelo meu mau escrito.....gostave que me ajudassem com um problema.

O meu pai travalhava  como vigilante a 5 anos nesta emprasa a receivos verdes.  O travalho foi terminado porque a emprasa vai contratare outra emprasa privada.  Gostava de saber se o meu pai tem algum direito??  Gostave que me esclarececem noutro promonor...o meu pai passava o recibo verde mas numca acrescentou o IVA ao total.  O meu pai sempre pagou o IVA as financas com o salario.  Gostava de saber se isto e correct.  Descupem pelo meu portugues. Obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Exmnos Senhores

Gostaria o seguinte esclareceimento.

à luz do artigo 249º do C.T, é ou não legitimo proceder ao desconto salarial do trabalahador que falta para assistir a uma reunião escolar dos filhos.

Com os melhores cumprimentos

Jorge

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    Visitante Antoniobraga

Alguem que tenha conhecimento pode me ajudar ao que devo fazer, a minha empresa entrou em abril com um processo especial de revitalização mais conhecido por PER, o tribunal já declarou quem vai ser a administradora provisoria deste processo, até esta data apenas me falta receber o mes de Abril, á quem me diga que devo enviar uma carta registada a administradora provisoria para pedir os meus creditos, será mesmo assim?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Filipa Madeira

Boa tarde,

A minha empresa deve-me 2 subsidios de Natal e 1 subsidio de Ferias e há mais de um ano que me paga os ordenados em duas vezes, ao longo do mês.

Sabem dizer-me se estas faltas constituem bases suficientes para pedir a demissão por justa causa e ter direito a indemnização?

E já agora, terão de me pagar o subsidio de Ferias deste ano?

Muito obrigada!

Filipa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Visitante isabel costa

Boa noite,

tenho um contrato de trabalho com termo certo em funções publicas (municipio), sendo ele a recibos verdes. gostaria de saber se no final do contrato tenho direito a qualquer tipo de indemnização por caducidade do contrato de trabalho.

obrigada,

cump.,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho um restaurante e fiz um contrato com um colaborador a termo certo de um prazo de 6 meses. Gostaria de saber as folgas semanais legais que tem direito essa pessoa, que faz 8 horas semanais. Obrigado

Leia o art. 232 e 233 do código do trabalho

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Sofia Rodrigues

Trabalho a part-time, a recibos verdes faz neste verão três anos. Se me quiserem mandar embora têm de me dar aviso, se sim, de quanto tempo? tenho direito a receber alguma coisa? Gostaria que me esclarecessem, se possível e quais as bases legais se estas existirem. Desde já agradeço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Visitante Ana Paula Aniceto

Boa tarde fui informada pela empresa que não renovariam o meu contrato de trabalho, e teria que trabalhar mais 4 dias no último dia sendo que já havia cumprido os três tive que faltar eles podem não me pagar os meus direitos ou apenas por falta neste dia?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Boa tarde fui informada pela empresa que não renovariam o meu contrato de trabalho, e teria que trabalhar mais 4 dias no último dia sendo que já havia cumprido os três tive que faltar eles podem não me pagar os meus direitos ou apenas por falta neste dia?

E justificou a falta? Eles não pagam esse dia de trabalho apenas, os direitos continua a usufruir deles.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante Jose Dinis

Bom dia

Gostava que me esclarecessem sobre o seguinte

Fui vitima de despedimento colectivo (empresa mantem-se) eu e minha mulher (casal)

> Trabalhei desde 1986 sempre fora da sede se horário, apenas vinha a reuniões de 8 em 8 ou 15 em 15 dias - Nunca recebi isenção nem assinei nada para que tal acontecesse

QERGUNTO: Pretendia saber a que tenho direito nesta situação: CASAL e NÃO PAGAMENTO DE ISENÇÃO DE HORÁRIO

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Maria José Gomes

Preciso de uma informação com urgência!

Um funcionário que se dedica à distribuição de mercadorias foi afastado da empresa porque um cliente apresentou uma queixa de que teria recebido menos um volume do que o que teria encomendado e pago.

Chamado pelo Depto. de recursos humanos foi-lhe dito que existem imagens de video que atestam que ele carregou 5 volumes e só foi entregue ao cliente 4.

Mais foi impedido de voltar a entrar na empresa enquanto não terminarem as investigações.

Tendo colocado a questão sobre que volumes eram esses, ou o cliente em questão, nada mais lhe foi dito.

Tendo solicitado para visualizar as imagens foi-lhe respondido que a lei não permite a visualização das imagens colhidas e que aquelas apenas podem ser entregues á polícia.

Ou seja, em bom rigor, não faz a menor ideia de que o acusam, nem que supostas provas serão essas, pois que não lhe permitem vê-las.

A situação prende-se com o bom nome do funcionário (pois que não tem qualquer contrato com a empresa)... inclusivamente estava proximo de assinar contrato com outra empresa sub-contratada (tinha sido recomendado pelo gerente da transportadora atento o excelente desempenho que tem tido no exercicio das suas funções...) e agora é tratado como um vulgar ladrão.

A 1ª questão é: é verdade que não podem mostrar-lhe as imagens?

2ª questão:atenta a danosidade para a imagem profissional do trabalhador é possível fazer algo para tentar esclarecer os factos? (quaisquer que eles sejam...)

Obrigada!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites