Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest Gastão Pinto

Herança indivisa

Recommended Posts

Guest Gastão Pinto

Meus pais faleceram em 2013 e deixaram uma casa arrendada. Um dos meus irmãos, como cabeça de casal, tem passado os recibos da renda em papel. De acordo com portaria recente, a partir de maio, os recibos devem ser passados em formato eletrónico.

Há cerca de uma semana a AT publicou o ofício circular n.º 20.176 com Faq sobre o IRS_2015. No ponto 5 pode ler-se:

d) Quem deverá emitir recibos de rendas no caso de imóveis que sejam

propriedade de heranças indivisas?

Os recibos eletrónicos de rendas devem ser emitidos, neste caso, pelos co-herdeiros nas

respetivas quotas-partes ou pelo cabeça-de-casal. Neste último caso, os co-herdeiros

devem comunicar a devida autorização concedida para o efeito através do Portal das

Finanças.

Os recibos vão continuar a ser emitidos pelo cabeça de casal mas acontece que não encontro no Portal das Finanças o local para dar a respetiva autorização.

O contrato de arrendamento deve ser registado eletronicamente. Deve ser o cabeça de casal a fazer o registo ou cada co-herdeiro deve fazê-lo?

pauloaguia

Salvo erro, isso só vai estar a funcionar em pleno no próximo mês.

A questão das autorizações ainda não a vi explicada em lado nenhum. Mas há uma breve referência a isso no fundo da página em que se declara um contrato (essa página já está disponível - https://imoveis.portaldasfinancas.gov.pt/arrendamento/criarRecibo )

Não tentei adicionar um contrato (não tenho nenhum imóvel arrendado) mas parece-me estranho que se possa declarar assim um contrato com os NIFs dos senhorios todos sem os mesmos terem de confirmar seja o que for.

Sugiro que experimentem registar o contrato e vejam se no seguimento há alguma comunicação aos envolvidos onde se possa dar essa tal autorização, por exemplo.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa