Ir para o conteúdo
sebas

Sai de PT em 2014, devo entregar IRS?

Recommended Posts

sebas

No ano de 2014 eu e a minha companheira tivemos alguns rendimentos em Portugal.

O valor total desses rendimentos é inferior a 5000€, mas foram feitas retenções na fonte.

Entretanto começamos a viver fora de Portugal, e até alteramos a morada fiscal para o novo pais.

No pais onde estamos a viver vamos entregar a declaração normalmente, mas o que gostaria de saber é se posso entregar tb em portugal?

É que como não atingimos o valor mínimo de IRS, eu acho que devemos ter um reembolso do valor que foi retido na fonte.

Não consigo encontrar informação no site das finanças sobre como proceder, e se for ligar para eles, vou gastar uma fortuna em chamadas....

Podem ajudar?

Obrigado

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

O eBalcão é gratuito, não pagas chamadas ;)

Não só podem como são obrigados a declarar esses rendimentos. Enquanto não residentes só são tributados pelos rendimentos que obtiverem em Portugal.

No entanto, os residentes são tributados a uma taxa liberatória e não têm direito às deduções pessoais nem se aplicam esses mínimos de existência - o mais provável é que o que vos foi retido na fonte corresponda ao imposto a pagar. De qualquer forma, como têm que declarar, depressa vão descobrir isso...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
sebas

humn.... confesso que nunca tinha visto isso do e-balcão.

Vou criar lá um pedido :)

De qualquer forma não percebi a afirmação "No entanto, os residentes são tributados a uma taxa liberatória e não têm direito às deduções pessoais nem se aplicam esses mínimos de existência - o mais provável é que o que vos foi retido na fonte corresponda ao imposto a pagar"

Penso que queria dizer "não residentes", certo?

É que as retenções na fonte que foram feitas fora a uma taxa de 24%.... estava à espera de receber parte desse dinheiro, porque para todos os efeitos só recebi 5k, e para esse valor anual pagaria 0% de IRS...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia
De qualquer forma não percebi a afirmação "No entanto, os residentes são tributados a uma taxa liberatória e não têm direito às deduções pessoais nem se aplicam esses mínimos de existência - o mais provável é que o que vos foi retido na fonte corresponda ao imposto a pagar"

Penso que queria dizer "não residentes", certo?

Sim, queria ter dito não residentes, obrigado pela correção.

(que mania esta de escrever com texto miudinho que ninguém consegue ler).

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa