Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Guest nunocastro

Penhora de conta Bancaria

Recommended Posts

Guest nunocastro

Olá a todos, peço desculpa se estou a criar algum spam, mas se possivel gostaria de ajuda ou esclarecimento numa situação.

Sou trabalhador independente, com uma divida á segurança social, obvio que ja tenho penhora aos meus recibos na entidade que passo a maior parte dos recibos. O caso chegou ate onde chegou por negligencia da minha parte, é verdade...., mudança de morada, cartas não lidas enfim... contudo sabia que tinha a divida, mas com esta historia toda esta 3 vezes maior.... enfim....

Agora andei a tratar de resolver e reunir informação quando tive conhecimento da penhora, e mesmo estando a resolver sei (pelo que li) que a conta bancaria tambem pode ser penhorada, não é que levem muito.... pois pouco vai tendo...

A minha duvida é, e quem souber responder agradeço...

Podem penhorar o total do saldo da conta, ou podem penhorar que valor? há limites?

Com essa penhora, posso  (se restar alguma coisa...) movimentar a conta ou fico impedida de o fazer?

Pois ao penhorar os recibos e a conta na totalidade, as pessoas vivem de que? do ar? Sim sou devedor... mas acredito que ninguem o é porque quer ou lhe apetece... ou se compra Pão ou se paga impostos....

Obrigada

pauloaguia

Em teoria um saldo equivalente ao salário mínimo é impenhorável. O banco não deve deixar o saldo descer abaixo desse valor por causa da penhora e podes movimentar a conta com o que sobrar.

No entanto, como é possível penhorar várias contas e as finanças nem sempre dão a informação toda aos bancos, há vários casos de pessoas que viram a totalidade das contas penhorada. Mas é uma questão de reclamar com o banco e/ou Finanças que deve ficar lá pelo menos o salário mínimo...

Guest nunocastro

Obrigada pelo esclarecimento, espero resolver as coisas antes que chegue a este ponto, contudo estava na duvida se era o total ou essa questao do ordenado minimo, sim porque sendo eu trabalhador independente estas questões saltam todas ao de cima, já que infelizmente a nós independentes o estado não vê como os outros. Basta ter noção que eles penhoram os chamados "creditos" na totalidade nas entidades, e depois ficamos sem trabalhar porque as entidades mandam o pessoal dar uma volta, ja assisti a isso.... enfim

Guest anamota

Boa noite.

Sou trabalhadora independente e como não tenho recebido não efetuei os descontos para a seg social e agora a minha conta bancaria foi penhorada. Acontece que não tenho saldo na conta. E agora o que ira acontecer e o que deverei fazer para resolver a situação.

pauloaguia

Boa noite.

Sou trabalhadora independente e como não tenho recebido não efetuei os descontos para a seg social e agora a minha conta bancaria foi penhorada. Acontece que não tenho saldo na conta. E agora o que ira acontecer e o que deverei fazer para resolver a situação.

Qualquer dinheiro que entre na conta vai automaticamente para paar a dívida enquanto a penhora durar.

Para resolver a situação tens de pagar a dívida para a penhora ser levantada.

Guest Seanna

Boa noite,

Peço desculpa pela pergunta,  que pode parecer um pouco tonta,  mas alguém sabe como aparece nos movimentos bancários (tipo talão multibanco/extrato) no caso de ter havido penhora de algum valor da conta bancária? É que tenho um movimento denominado "pagamentos ao estado"  e não sei se será isso. Obrigada

ABCD

Boa noite,

Peço desculpa pela pergunta,  que pode parecer um pouco tonta,  mas alguém sabe como aparece nos movimentos bancários (tipo talão multibanco/extrato) no caso de ter havido penhora de algum valor da conta bancária? É que tenho um movimento denominado "pagamentos ao estado"  e não sei se será isso. Obrigada

Poderá ser o pagamento do IMI?

Averigue aqui: http://www.bportugal.pt/pt-pt/servicosaopublico/centralderesponsabilidadesdecredito/consultainternet/paginas/nsa-crc.aspx

ABCD

Também pode dirigir-se ao seu banco e questionar a que se deve aquele movimento. Por vezes, no meio de tantos afazeres pode-se ter dado o caso de se ter esquecido de algum pagamento que efetuou!...

Guest Joana Alves

Tenho varias duvidas: A segurança social pode penhorar as contas bancarias sem aviso prévio? E sem citação ao devedor? E pode fazer penhora no âmbito de processos em que existe um acordo de pagamento prestacional que está a ser cumprido? Como se processam as penhoras? É que recebi um mail do IGFSS dizendo que as contas bancarias teriam sido penhoradas pela seguranca social... É normal enviarem estes emails? Obg

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa