Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Rubvi

Questão relacionada com IRS2009. Opiniões, SFF!

Recommended Posts

Rubvi

Bons dias,

Espero que esteja tudo bem com o pessoal..

Tenho uma questão que precisava da vossa ajuda...

Trata-se das despesas que tive com o crédito habitação que fiz em 06/2008...

Gostava de saber se as despesas (+-2000€) se podem colocar no irs...

As despesas foram:

Imposto selo - 300€

Comissão de abertura - 350€

Conservatória - 1059.91€

Solicitadoria - 240€ (este valor apenas me foi cobrado dia 02/03/2009, o que também me aborreceu porque não estava nada a espera desta cobrança, pensei que já estava tudo pago)

Cumprimentos! e obrigado...

pauloaguia

Um dia que vendas a casa podes descontar o preço da escritura (conservatória) às mais valias, como encargos.

Girassol

Rubvi

No anexo H da mod.3, quadro 7, campo 731, só se pode declarar os juros e amortizações de dívidas contraídos, neste caso, para  a aquisição de um imóvel.

Aconselho-te a guardares essas despesas, pois, de futuro, caso vendas esse imóvel, para a determinação das mais-valias sujeitas a imposto, ao valor de aquisição acrescem:

-Os encargos com a valorização dos bens, comprovamente realizados nos últimos cinco anos e as despesas necessárias e efectivamente praticadas, inerentes à aquisição e alienação (IMT e os encargos notariais e de registo predial).

Girassol

Rubvi

Obrigado... Não era a resposta que desejava mas a que estava À espera...

Cumprimentos!

Susana

Aconselho-te a guardares essas despesas, pois, de futuro, caso vendas esse imóvel, para a determinação das mais-valias sujeitas a imposto, ao valor de aquisição acrescem:

-Os encargos com a valorização dos bens, comprovamente realizados nos últimos cinco anos e as despesas necessárias e efectivamente praticadas, inerentes à aquisição e alienação (IMT e os encargos notariais e de registo predial).

Olha é bom saber disso... pensava que esse dinheiro gasto com a escritura era "a fundo perdido"  ;)

E em relação ao IMT, na altura da escritura demos o comprovativo do pagamento do IMT ao notário e não ficamos com qualquer cópia... estou a ver que fizemos mal. Pensava que aquilo não servia para mais nada... Como posso obter uma 2.ª via desse valor pago?

Girassol

Susana

Talvez a consigas numa repartição de finanças.

JP

Penso que no site das declarações electronicas podes fazer o requerimento da 2ª via ou mesmo retirá-lo directamente.

cmprts

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa