Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• r235

declaração de irs- divorciado com guarda conjunta

Recommended Posts

r235

Bom dia, estou com algumas dúvidas quanto ao preenchimento da declaração de irs, pelo que abaixo exponho as minhas dúvidas,

Sou divorciado e ficou decidido em tribunal a guarda conjunta das minhas 2 filhas, ficou também acordado o pagamento  de pensão de alimentos, pois ficaram a viver com a mãe, ficou também decidido o pagamento de 50% das despesas de educação e de saúde, pelo que desejava saber qual o valor que devo inscrever na declaração de rendimentos, ponho o valor total pago, fazendo o fisco a divisão, ou coloco efectivamente o que paguei, ou seja metade das despesas, sendo que a minha ex-mulher terá de colocar um valor igual ao meu.

Obrigado

pauloaguia

Eu creio que não podes deduzir as despesas mas apenas a pensão de alimentos. De qualquer forma, se ficou escrito pelo tribunal que tinhas obrigação de comparticipar nas despesas, talvez isso possa ser encarado como fazendo parte da pensão de alimentos?

O melhor é enviar uma mensagem às Finanças a perguntar...

Se não puderes declará-las, podes tentar chegar a um acordo com a tua ex-mulher no sentido de ela te pagar metade do reembolso que corresponde a essas despesas. É uma questão de simular a entrega da declaração com elas e sem elas e já dá para perceber qual o impacto que tem a sua inclusão. Depois ela dar-te-ia metade da diferença. Ficas no entanto dependente daquilo que ela conseguir deduzir...

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa