Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• miguelleitao

Duvidas IRS - proprietário de apartamento arrendado Juros do emprestimo

Recommended Posts

miguelleitao

Viva,

Sou proprietário de um apartamento. Pedi empréstimo ao banco. Actualmente tenho o apartamento arrendado. O inquilino tem a morada fiscal igual à morada do apartamento. Pergunto se posso fazer a dedução dos juros do empréstimo ao banco visto que o apartamento está arrendado a um inquilino que usa o apartamento para habitação própria e tem a morada fiscal na morada do apartamento.

Agradeço todas as dicas e informações. Obrigado.

pauloaguia

Diz o Código do IRS que são dedutíveis os

juros de dívidas, por contratos celebrados até 31 de dezembro de 2011, contraídas com a aquisição, construção ou beneficiação de imóveis para habitação própria e permanente ou arrendamento devidamente comprovado para habitação permanente do arrendatário, até ao limite de (euro) 296

Diz ainda que esta dedução não é acumulável, por exemplo, com a dedução de juros de empréstimo para habitação própria e permanente (do titular) ou com a dedução de rendas para habitação própria e permanente. Pode-se declarar tudo à mesma, mas o fisco só irá considerar uma destas deduções...

miguelleitao

obrigado.

só não percebi o que quis dizer com umas das duas?

E o que eles querem dizer com "ou arrendamento devidamente comprovadopara habitação permanente do arrendatário"?

pauloaguia
    só não percebi o que quis dizer com umas das duas?
    Só transcrevi uma parte do artigo mas acho que respondi à pergunta com o que disse. De qualquer forma o artigo está no portal das finanças, pode ser que a leitura dele completo esclareça melhor: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs89.htm

E o que eles querem dizer com "ou arrendamento devidamente comprovadopara habitação permanente do arrendatário"?
    Que tem de ser a morada fiscal do arrendatário.

miguelleitao

Viva Pauloaguia,

aqui no meu post não fiquei logo esclarecido sobre a minha duvida. muito provavelmente porque me expliquei mal. No entanto respondeste noutro post sobre o mesmo assunto e ai já percebi melhor.

obrigado pela atenção e esclarecimentos.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa