Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • brien

    Penhora de Salário - Sem influência (formal ) na divida.

    Recommended Posts

    brien

    Boa Tarde.

    Obrigado desde já a quem me puder ajudar, ou até mesmo a quem não puder mas ler o post na mesma  ;D

    Eis o que se passa:

    A minha mãe tem dois irmãos, e esta situação passa-se entre os meus 2 tios.

    A minha tia à alguns anos, abriu uma empresa de Construção Civil com o marido , na altura . Entretanto para abrirem a empresa, tiveram que pedir à minha mãe e ao meu outro tio para darem o nome deles como Gerente da empresa. A minha mãe não aceitou, mas o meu outro tio acabou por aceitar e deixou que dessem o nome dele para gerente da empresa.

    Começaram a desenvolver negócios, até que deixaram de passar facturas e ignoraram completamente o sistema legal e fiscal. O meu tio nunca soube de nada, e eles também não o informaram. Entretanto essa minha tia separou-se, e acabaram a empresa ( nem sei se fecharam realmente a empresa ou meteram-na a um canto ).

    O meu tio foi para Angola, e agora regressou a Portugal, e quando foi a meter o dinheiro que tinha em Angola numa conta, ficaram-lhe logo com a conta penhorada, e aviso de que teria que pagar a divida que foi deixada pela empresa à Segurança Social e Finanças. Já falámos com o ex-marido da minha tia, que diz que não tem dinheiro ( e não tem realmente ) , nem a minha actual tia, que também está com o salário penhorado.

    A minha questão é : Tendo o meu tio apenas dado autorização para ser gerente, sem nunca ter recebido um cêntimo da empresa, é obrigado a pagar esta divida ? Tendo sido a minha tia, e o ex marido os responsáveis por esta situação toda. Há a possibilidade de o meu tio pedir que passem uma declaração a explicar a situação dizendo que ele nunca esteve envolvido em nada, e que foram eles quem beneficiaram de todo o dinheiro ?

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    Eu acho que o teu tio tem obrigação legal perante a dívida. Se não queria ter essa responsabilidade não tinha aceite ser Gerente...

    Se há mal entendidos entre ele e a tua tia e o ex-marido, isso é entre eles, os credores não têm culpa.

    Eu sugeria que ele contactasse um advogado para ver se é possível avançar de alguma forma contra os outros dois para recuperar o dinheiro que ele perder. Mas a mim, sem conhecer mais detalhes e sem perceber muito do assunto, parece-me difícil...

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa