Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• frida

Dúvida de novata

Recommended Posts

frida

Bom dia,

Estou com uma dúvida pois de finanças pouco ou nada percebo.

Acabei o meu curso em novembro e desde então tenho andado a trabalhar "às pinguinhas": dou umas explicações a recibos verdes, trabalhei durante um mês numa loja e recentemente candidatei-me a um daqueles estágios-emprego do iefp para o qual estou ainda a aguardar resposta.

Nunca apresentei nenhuma declaração de IRS sozinha nem tenho a certeza se tenho de o fazer já para este ano uma vez que é a 1ª vez que comecei a trabalhar. A minha questão é se realmente tenho de apresentar a declaração IRS para 2015 e se, atendendo à minha situação, será benéfico fazê-lo sozinha, ou seja, desvinculada do IRS do meu agregado familiar.

Agradeço desde já a atenção.

ruicarlov

Se não estou em erro este ano (2014) pode optar por entregar a declaração conjunta com o seu agregado familiar, pois esteve a estudar durante quase todo o ano, e estou assumir que não ganhou mais de 4100€ por esses trabalhos "às pinguinhas" até ao final de Dezembro.

Se tiver em seu nome rendimentos de depósitos a prazo, obrigações, mais-valias, etc, pode ser vantajoso entregar sozinha, optando pelo englobamento desses rendimentos, para recuperar parte do imposto retido pelo estado.

Caso o montante de juros pago seja pouco significativo e idem para a retenção na fonte dos trabalhos que fez, o resultado da declaração deverá ser próximo de zero, o que significa que pouco adiantará meter despesas de saúde e educação que fez ao longo do ano.

Nesta situação poderá ser mais vantajoso para entregar conjuntamente com o agregado familiar, que sairá beneficiado por poder considerar despesas de educação e a dedução de mais um dependente nas suas contas.

Guest Daniela G. B.

Boa noite,

Gostaria de tirar umas duvidas acerca dos trabalhadores independentes.

O ano passado tinha um part time a RV e nao fazia retencao na fonte.

Atualmente trabalho a RV em 3 part times devo fazer a retencao na fonte nos 3 sitios? Ou posso fazer so em 2?

Ja me falaram em abrir uma empresa em nome individual acha vantajoso?

Obrigada

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa