Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Wakka

IRS 2014 e Prestação Casa

Recommended Posts

Wakka

Bom dia,

Surgiu-me uma questão que penso que seja pertinente. Este vai ser o primeiro ano que vou entregar o IRS depois de ter comprado casa.

Vivo em união de facto com a minha mulher e temos um empréstimo no nome de ambos. Ou seja, teoricamente, cada um paga metade da prestação (amortização+juros+seguros).

Como ainda não faz 2 anos que vivemos em união de facto, não é considerado união de facto para o fisco. Assim, surge a dúvida, posso apresentar a totalidade da prestação no meu IRS ou é obrigatório fazer essa divisão pelos 2 IRS? Penso que seria mais benéfico para ambos se fosse apresentada no meu pois o meu ordenado mensal é o dobro do dela.

Obrigado.

Cumps!

pauloaguia

Não podem deduzir isso no IRS. As deduções do crédito habitação são só para contratos celebrados até ao fim de 2011: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs89.htm

Mesmo que pudessem, provavelmente compensava meter nos dois de forma a aproveitar o dobro do limite da dedução.

Wakka
    Não podem deduzir isso no IRS. As deduções do crédito habitação são só para contratos celebrados até ao fim de 2011: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs89.htmMesmo que pudessem, provavelmente compensava meter nos dois de forma a aproveitar o dobro do limite da dedução.
    Estranho, pensei que tinha lido algures no inicio de 2014 que a dedução acabava em 2015. Obrigado pelo link!!

pauloaguia
    Estranho, pensei que tinha lido algures no inicio de 2014 que a dedução acabava em 2015. Obrigado pelo link!!

Esteve para acabar na nova versão do Código do IRS (juntamente com a maior parte das deduções) mas à última da hora foi recuperada (imagino para minimizar a confusão que seria a introdução da cláusula de salvaguarda que o Governo tinha proposto).

De qualquer forma, já desde há uns anos que esta dedução em particular se aplica só para os contratos celebrados até 2011. E o limite de dedução tem vindo a diminuir cada vez mais...

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa