Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Guest AMSL

Comprar carro ou poupar e esperar?

Recommended Posts

Guest AMSL

Boa tarde,

Estou com uma dúvida existencial :) Tenho um carro antigo (2002 a diesel segmento C) que já está a chamar por uma reforma, no entanto para já ainda anda e tenho a ótima vantagem de pagar menos de 20€ de IUC e 240€ de seguro/ano.

Neste momento oferecem-me pelo carro 2100€. No entanto se vender por fora talvez chegue aos 2900. Assim vou usar a média de 2500€ para as contas.

A minha dúvida, está entre comprar carro agora vendendo o meu actual por 2500€ ou esperar 1 ano, poupar mais algum dinheiro e dar uma entrada maior mas perdendo um x (talvez 500€-1000€??) de desvalorização pelo meu actual carro. À semelhança do que fiz acima vou usar a média de 750€ de desvalorização nas contas abaixo.

Assim estas são as opções que considerei:

Opção A - Comprar um carro novo agora, até no máximo 20.000€ dando de entrada cerca de 4000€ + 2500€?

Opção B - Comprar um carro novo em 2016, até no máximo 20.000€ dando de entrada cerca de 7000€ + 1750€ ?

-------------------------------

Opção C - Comprar um carro usado agora (mínimo 2010) mas de gama superior, até no máximo 20.000€ dando de entrada cerca de 4000€ + 2500€?

Opção D - Comprar um carro usado em 2016 (mínimo 2011) mas de gama superior, até no máximo 20.000€ dando de entrada cerca de 7000€ + 1750€?

-------------------------------

Opção E - Comprar um carro usado este ano matriculado até 2007 (reduzindo assim o preço do IUC) até ao máximo de 7000€ pagando a pronto e esperar mais uns aninhos (3-4) até comprar um carro efectivamente novo?

Atenção que não percebo muito de carros, apenas sei que um carro novo desvaloriza imenso nos primeiros 2 anos. Não sei qual a desvalorização normal de carros usados.

Analisando as minhas próprias opções a que me parece mais razoável é a B pois a diferença de cerca de 200€ que pagaria no IUC + a diferença de cerca de 150€ no seguro acaba por compensar +/- a desvalorização que o carro irá sofrer.

Mas como não quero influenciar as respostas vou manter as restantes opiniões para mim (secalhar já influenciei  :D )

Qualquer conselho é bem vindo.

Obrigado.

macase

Boas,

As variantes de escolha são muitas. Tudo depende da cabeça de cada um, mais do que a necessidade, principalmente no que diz respeito à compra de um carro.

Eu pessoalmente tenho alergia a créditos, excepto os "sem juros", pelo que a minha linha de pensamento relativa a este tipo de compra, baseia-se em poupar para depois comprar, invés de comprar e depois pagar. 8)  Prazo mínimo de utilização do carro, não havendo problemas de maior, é de 8 anos, durante este tempo terei outro tanto t€mpo para se quiser, substituir a viatura.

De qualquer maneira, entre a compra pelo mesmo valor de um carro usado superior e um novo médio, optaria por esta última opção, porque para mim o objectivo seria durar uns bons anos, o que deixaria de ser relevante a desvalorização do valor do carro.

Mas o mais importante de tudo, é dar tempo, analisar, deixar "respirar" a vontade da compra, para se ter a certeza de que não haverá arrependimento de um ou outro factor mais tarde.

Bem sei que ajudei a criar mais dúvidas, mas pelo menos a dica deste anterior parágrafo é fundamental. ;)

ABCD

Carro novo: IUC e seguro elevado (a não ser que o faça nas companhias "low Cost")

Carro médio (muito pouco usado - usado apenas pela concessionária): IUC e seguro médio mediante a idade e a cilindrada. Como referiu, se adquirir um de 2007/2009/2011 paga menos IUC do que numa viatura de recente (2014/2015).

A outra diferença relaciona-se com a forma de pagamento. No primeiro caso, irá recorrer ao crédito e no segundo, poderá entregar a viatura atual e pagar a pronto.

A decisão terá de partir sempre do potencial comprador... mas se tiver valores mais exatos (valor novo, valor da retoma e respectivo crédito; valor usado e valor da retoma - leia-se, da viatura que tem atualmente) sempre pode ler mais umas opiniões!...

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa