Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Patrão não paga SegSocial

Guest danifilipa

Recommended Posts

Guest danifilipa

Boa noite

Trabalhei numa empresa 1 ano o contrato acabou e deram me a carta para o subsidio de desemprego, para meu espanto recebo a carta da Seg Social a dizer que nao tenho direito ao Sub de desemprego pois nao tenho os 360 dias de desconto que necessarios, desloco me aa seg social onde venho a descobrir que o meu patrao so me fez os descontos durante 6 meses e os outros 6 meses esqueceu se eu levei comigo o contrto recibos de ordenado e a carta de despedimento mas a senhora da seg social disse me que inha que forçar a minha entidade patronal a pagar os meus descontos ou entao esquecia o sub.desemprego e pedia o rendimento minimo. Ora tentei entrar em contacto com a minha ex.empresa que nao existe em lado nenhum o numero que a minha ex.chefe me deu que sera de um suposto escritorio ninguem me atende o que posso fazer para receber os meus direitos ??

pauloaguia

Trabalhaste à distância ou sabes a localização do escritório?  Não podes ir lá?

De qualquer forma, podes fazer uma denuncia da empresa junto da SS. Eles terão outros meios para os encontrar. Até me admira como não te sugeriram logo isso!

Mas é verdade, até se conseguir que a empresa pague esses descontos, não tens direito ao subsídio de desemprego...

Guest susisousa

Pedir ajuda/denunciar na Autoridade para as Condições de Trabalho (pode contactar on-line ou pelo telefone). pode também pedir ajuda ao sindicato (ver sector de atividade) também ajudam ou informam sobre os procedimentos. De qualquer forma a Segurança Social podia e devia atuar de imediato (abrindo um processo de contraordenação à empresa, porque ficar com os descontos dos trabalhadores é crime, mesmo não conseguindo saber onde está a empresa, tem a morada fiscal no contrato). Pode comunicar on-line com o Provedor da Segurança Social e expor a situação. Não desista. Boa sorte.

• 6 years later...
    Guest Cláudio!

Boa noite, descobri que a minha empresa me deve os 2 primeiros de descontos comecei a trabalhar no dia 10 de setembro, e os descontos só estão a partir do dia 5 de novembro.

O que devo fazer? 

• 4 weeks later...
    A 07/01/2015 às 07:55, pauloaguia disse:

Mas é verdade, até se conseguir que a empresa pague esses descontos, não tens direito ao subsídio de desemprego...

Penso que isso não é bem verdade. Se a empresa pague ou não as contribuições é problema dela, agora a empresa TEM (TINHA) que entregar as folhas das remunerações à Segurança social. 

Neste caso entregando as folhas (coisa que parece que não fez) teria na mesma direito ao subsídio de desemprego, mesmo que a empresa não pague as contribuições

Isto é um método muito usado por algumas empresas para evitar estar em atraso com a segurança social. Mas não deixa de ser crime...

A 05/03/2021 às 22:39, Visitante Cláudio! disse:

Boa noite, descobri que a minha empresa me deve os 2 primeiros de descontos comecei a trabalhar no dia 10 de setembro, e os descontos só estão a partir do dia 5 de novembro.

O que devo fazer? 

Tem contrato com inicio a 10 de setembro? 

A 28/03/2021 às 14:18, SABRE disse:

Penso que isso não é bem verdade. Se a empresa pague ou não as contribuições é problema dela, agora a empresa TEM (TINHA) que entregar as folhas das remunerações à Segurança social. 

Neste caso entregando as folhas (coisa que parece que não fez) teria na mesma direito ao subsídio de desemprego, mesmo que a empresa não pague as contribuições

Isto é um método muito usado por algumas empresas para evitar estar em atraso com a segurança social. Mas não deixa de ser crime...

A segurança social não quer saber, e o desgraçado que fica desempregado é que tem que ir atrás do patrão.

E o que o patrão tem que fazer é irrelevante, pois nem fica registado nos balcões da segurança social. Nunca os funcionários registam isto, pois eu já assisti a isto.

E este crime que fala é normal.

Aquilo que me choca é que a segurança social descarta a responsabilidade e obriga as pessoas a fazer o trabalho que lhe compete. O patrão não pagou os descontos do funcionário e a segurança social não faz nada? O funcionário para além de ficar sem emprego, sem dinheiro é que tem que ir atrás do patrão? A segurança social é que tem o nosso dinheiro é para resolver este tipo de abusos.

Sucedeu me a mesma coisa, também e eu é que tive que andar atrás da pessoa para me pagar os descontos. Engraçado que na mesma empresa a segurança social foi lá por causa de uma denuncia, fez pagar multas de 6 meses até das pessoas que estavam a recibos verdes, ficou a empresa na falência. E eu é que tive que andar a mendigar para me pagarem a segurança social para ter direito ao fundo de desemprego. Tem que haver um departamento na segurança social para resolver este tipo de incumprimentos. Não são as pessoas que ficaram sem emprego que tem que resolver. Os inspectores só servem para destruir empresas? e por denuncia? Isto é uma denuncia. A segurança social sabe muito bem onde estão os patrões.

A primeira coisa que as pessoas que estão nos balcões da segurança social dizem é que não tem direito ao subsidio porque o seu patrão não descontou. Os recibos de ordenado de nada servem. E mandam o desgraçado ir atrás do patrão. 

Inadmissível.

Infelizmente é assim. Também não concordo que tenha que ser o funcionário a ir atrás do patrão, mas...

O problema é que se as folhas da segurança social não entrarem não há dinheiro para ninguém, pois além de não receber irá ser igualmente prejudicado quando for para a reforma, pois estes meses em que não entrou as folhas, é como se não trabalhasse (e por consequente não descontava)

há 1 hora, SABRE disse:

Infelizmente é assim. Também não concordo que tenha que ser o funcionário a ir atrás do patrão, mas...

O problema é que se as folhas da segurança social não entrarem não há dinheiro para ninguém, pois além de não receber irá ser igualmente prejudicado quando for para a reforma, pois estes meses em que não entrou as folhas, é como se não trabalhasse (e por consequente não descontava)

Mas ai é que está, o funcionário desconta e prova isso mesmo.  E não tem que ser quem perde o emprego e fica sem subsídios e sem pensões, sem meios de subsistência que tem que andar atras dos patrões. A segurança social e as finanças são uma máquina de fazer dinheiro, á conta de quem cumpre e protege quem não cumpre, porque não quer saber.  Culpa das pessoas que lá trabalham, não me venha dizer que é a lei. A segurança social, se qualquer cidadão não pagar ou responder a uma divida no prazo de 14 dias (mesmo por falha dos próprios funcionários), ameaça com perdas de apoios sociais e penhoras nas finanças. Isto é o quê? isto é, desculpe a manheira de escrever, gozar com quem trabalha. Com o povo ignorante. Nem dá tempo para ver a lei. Isto para quem consegue perceber o que lá está escrito, claro. Os balcões da segurança social e das finanças tem que obrigatoriamente ajudar as pessoas que cumprem. Não abandoná-las quando precisam e atirá-las aos lobos. O sr sabe quanto custa um passe para quem não tem dinheiro? o mesmo que lhe custa a si. As contas são as mesmas.  Neste caso só há rendimento mínimo, mas para este subsidio tem que provar que não tem família para extorquir dinheiro. Sabe o que isso implica para  quem tem filhos? As pessoas tem que começar a ter consciência do que se passa na realidade. Eu quando fiquei, em 2005, desempregada pela primeira vez também era uma ignorante, acreditava no mundo cor de rosa que me impingiam nas noticias. A realidade é muito diferente. Quem me ajudou foram outros desempregados, alguns mais experientes que eu. Se eu fosse na conversa da segurança social hoje estava de baixo da ponte com a minha filha ou a viver de favores. Sempre me disseram desde o primeiro dia que não tinha direito ao subsidio de desemprego, e eu com uma bebé de 11 meses. O sr imagina como eu me senti? tive que obrigar a pessoa que estava no balcão a aceitar o meu pedido de subsidio de desemprego. E das outras, muitas, vezes aconteceu-me o mesmo. 

A segurança social é um "monstro" pode resolver este tipo de coisas rapidamente. Tem imenso dinheiro, o nosso dinheiro, tem as moradas de todos os cidadãos, os descontos de todos nós. Até se não pagarmos qualquer coisa manda ordem ás finanças para penhorar salários. Se faz isso com o cidadão comum, tem que servir para este tipo de coisas, ou seja proteger quem cumpre. Não estou a dizer que deve ser implacável com os patrões, pois há casos e casos. Eu não sou a favor de aplicar a lei cegamente. Muitas vezes uma situação de adiamento provoca uma bola de neve sem controlo. Tanta gente que recebe milhares de euros de reforma e nem a carreira contributiva de 40 anos tem, e recebe como se tivesse a carreira contributiva toda. Ou pessoas que como o meus pais que trabalharam desde os 5 anos, e começaram a descontar aos 14 anos e na reforma só conta 40 anos. Eu fiquei reformada por invalidez absoluta e descontaram-me sem piedade. Os anos de descontos dos meus pais ficaram lá todos. Eu não beneficiei de nada. Eu gostava muito de ter vindo com os 10 melhores anos, não me reformei porque não queria trabalhar, nem porque usei a lei para ter benefícios que só os espertalhões sabem e usam. Reformei-me por doença e vim com aquilo que está na lei. Como aquelas leis que dão 2000 por 5 anos por estarem em cargos políticos. 5 anos! eu com mais de metade da minha carreira contributiva com descontos nem vim com o ordenado mínimo e ganhava bem, nem com a simulação de reforme de invalidez social vim.

Este meu comentário não foi em nada uma resposta a si. Só um esclarecimento de que eu sei muito bem do que falo. E para todos os que queiram ver o estado do pais. Hoje considero que a pandemia abriu os olhos a muita gente. Espero que seja desta que todos comecem a ver o que é a segurança social quando há incumprimento dos patrões.

• 1 month later...
    Guest Pedro Melo

Boas!

Descobri que o meu patrão me coloca de 10 a 15 faltas justificadas todos os meses nos meus descontos, embora eu não falte, como posso fazer com que ele coloque tudo direito, algum jeito de o intimidar a ser correto, porque se eu me aleijo ou algo parecido, eu vou ter direito a uma miséria pelo seguro ou baixa

• 1 month later...
    • 3 years later...
    Guest rmfms

Trabalho numa empresa nacionalmente conhecida desde o dia 5 Junho de 2017, portanto à sensivelmente 7,5 anos.
    Acontece que nunca esta empresa me registou na segurança social como funcionário, logo não procedeu ao pagamento dos respetivos descontos (SS e IRS).
    Não existe nenhum contrato de trabalho entre a minha pessoa e a dita empresa da qual recebo todos os meses por transferência bancária como os restantes colegas.
    Desde o primeiro dia dizem-me que vão resolver a situação, no entanto, até ao dia de hoje tal não aconteceu.
    Sei bem que posso apresentar queixa, no entanto, gostaria de saber quais as consequências para a empresa e seus administradores.