Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• fernandomartins

Mudança unilateral de pacote PPR no BBVA

Recommended Posts

fernandomartins

Vivam,

Em 2010 adquiri um apartamento recorrendo ao crédito habitação do BBVA.

Uma das habituais condições para baixar o spread foi a subscrição de um PPR e insisti que fosse de menor risco possível (não tinham com risco zero).

Agora contactaram-me com a informação de que o PPR terminará em breve, que já não está a render nada e que *tenho* de escolher outro.

Nenhuma das opções que me colocam é de baixo risco (são de risco médio ou alto), justificando que no mercado de hoje em dia já não existe a possibilidade de baixo risco, dada a actual conjuntura.

Pergunto:

- Podem obrigar-me a subscrever outro PPR diferente do inicial?

- Podem obrigar-me a subscrever um pacote de maior risco que o inicial?

- É verdade que não podem existir PPRs de baixo ou nulo risco, nos dias que correm?

Compreendo que a natureza de parte da minha dúvida seja eventualmente mais jurídica do que financeira. No entanto, baseado na experiência dos presentes, se conseguirem dar-me a vossa opinião, ficar-vos-ia muito grato.

Agradeço antecipadamente qualquer atenção que possam dispensar-me.

Com os meus melhores cumprimentos,

Fernando Martins

paizinho

Vivam,

Uma das habituais condições para baixar o spread foi a subscrição de um PPR e insisti que fosse de menor risco possível (não tinham com risco zero).

Agora contactaram-me com a informação de que o PPR terminará em breve, que já não está a render nada e que *tenho* de escolher outro.

Nenhuma das opções que me colocam é de baixo risco (são de risco médio ou alto), justificando que no mercado de hoje em dia já não existe a possibilidade de baixo risco, dada a actual conjuntura.

Pergunto:

- Podem obrigar-me a subscrever outro PPR diferente do inicial?

- Podem obrigar-me a subscrever um pacote de maior risco que o inicial?

- É verdade que não podem existir PPRs de baixo ou nulo risco, nos dias que correm?

Compreendo que a natureza de parte da minha dúvida seja eventualmente mais jurídica do que financeira. No entanto, baseado na experiência dos presentes, se conseguirem dar-me a vossa opinião, ficar-vos-ia muito grato.

Fernando Martins

Fernando,

Situações destas com o BBVA são diárias...é uma instituição bancária que no momento de angariar clientes oferece uns produtos mas posteriormente altera as regras penalizando o cliente e não oferecendo qualquer contrapartida pela penalização.

Tenho um rool de situações idênticas, se o Fernando perder um pouco a pesquisar pelo fórum vai aperceber-se de problemas que também o afetam a Si e possivelmente ainda nem deu conta.

Já agora qual é o PPR que tem? É que eu tenho um com eles tb, o PPR Solidez (risco baixo!). Sendo eles a a entidade gestora do PPR podem termina-lo quando quiserem, no entanto, transferem o montante para o novo sem qualquer custo (previsto na lei) e para continuar a beneficiar de melhor spread tem que continuar alimenta-lo.

Fernando, deixo-lhe uma solução que estou a ultimar para iniciar esse processo:

Como as transferências são permitidas por lei e impedem que a instituição que as detém, o BBVA, cobre comissões, transfira com alguma regularidade os montante que tem para outro PPR, agora com melhores taxas e sem risco.

Eu coloco mensalmente 50€ no PPR do BBVA, e a ideia é trimestralmente, transferir 150€ para o outro PPR, desta forma o risco que corro é muito baixo e obtenho algum benefício pelas taxas do PPR sem risco.

No seu caso e como está prestes a fazer 5 anos, pode utilizar o dinheiro que tem no PPR para pagar a sua prestação (previsto na lei), isto é possível a partir do momento que o PPR faça 5 anos.

Obrigado.

ABCD

Vivam,

1. Uma das habituais condições para baixar o spread foi a subscrição de um PPR e insisti que fosse de menor risco possível (não tinham com risco zero).

Pergunto:

2. - Podem obrigar-me a subscrever outro PPR diferente do inicial?

3. - Podem obrigar-me a subscrever um pacote de maior risco que o inicial?

4. - É verdade que não podem existir PPRs de baixo ou nulo risco, nos dias que correm?

Fernando Martins

1. É costume os bancos associarem o PPR (seguros, cartões...) ao CH. No entanto, há quem prefira um spread mais alto e ter uma certa liberdade na aquisição de produtos financeiros. Como não é a maioria, os bancos valem-se disso!...

2. Não, mas se esse que subscreveu acabou e não pretende sofrer uma penalização no spread, é natural que o informem da necessidade de subscrever outro na entidade deles!...

3. Não. Se não há equivalente ou de menor risco não é obrigado a subscrever... a não ser pela tal penalização no spread!...

4. Não. Há uma série de PPR's no mercado de capital e taxa garantida. Encontra aqui uma lista: http://www.isp.pt/isp/Templates/Uso%20Geral/DivulgacaoPPR.aspx?FRAMELESS=false&NRNODEGUID={3EBAAF67-5FEA-4870-8640-22A994F45606}&NRORIGINALURL=%2fNR%2fexeres%2f1A4E93BA-6496-4F9F-A04F-B5E786F9871C.htm&NRCACHEHINT=Guest

Nesta lista/tabela, encontra as condições de subscrição, de transferência e de reembolso. Alêm disso, pode observar as taxas de custo anual, garantias e rendibilidades.

Seja pró-ativo e siga a sugestão do "paizinho"!...

fernandomartins

Muito obrigado pelas respostas! São, de facto, uma boa ajuda. Vou seguir a informação indicada e os conselhos dados.

Mais uma vez, muito obrigado.

ABCD

Muito obrigado pelas respostas! São, de facto, uma boa ajuda. Vou seguir a informação indicada e os conselhos dados.

Mais uma vez, muito obrigado.

Espero que a sua situação melhore, face às hipóteses que tem disponíveis. Boa sorte!

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa