Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• dtvalente

Como dividir a herança neste caso especifico???

Recommended Posts

dtvalente

Boa noite.O meu pai faleceu e deixou uma conta bancaria com 100000euros.O meu pai era divorciado da minha mãe ao qual somos 3 filhos, mas era casado com outra mulher desde 2010 ao qual tem uma filha menor desse mesmo casamento, gostaria de saber como é feita a divisão desse mesmo dinheiro???

pauloaguia

1/4 para a atual esposa (que tem direito a um mínimo de 25% da herança); os restantes 3/4 são divididos pelos 4 filhos, cabendo portanto 3/16 da herança a cada um.

Isto partindo do princípio que não há testamento a dispor em contrário...

dtvalente

Peço desculpa mas alguem me sabe explicar o porque de nestes casos ser só 25% para a esposa do meu pai?????

pauloaguia

Peço desculpa mas alguem me sabe explicar o porque de nestes casos ser só 25% para a esposa do meu pai?????

Não são "só" 25%. A herança é dividida em partes iguais entre o cônjuge e os filhos. Só que o cônjuge tem direito a ficar com pelo menos 25%. Se fossem só 2 filhos, dava 33% a cada um. Se fosse só um filho, dava 50% a cada um.

Assim, a partir dos 3 filhos ou mais, o cônjuge fica com 25% e os filhos dividem entre si os restantes 75%.

A menos que estejas a pensar na meação... o dinheiro era do falecido ou do casal? É que se era do casal, então metade é dela. E só a outra metade era do falecido, e só essa metade é que constitui a herança (dividindo-se essa metade em 25% para a viúva e o resto pelos filhos).

Mas como tu disseste que ele deixou a conta bancária, assumi que isso era dele e, portanto, a herança.

TiagoF

O seu pai ou o seu marido? Pela conversa...

Antes de mais convém saber qual o regime do casamento!

dtvalente

O seu pai ou o seu marido? Pela conversa...

Antes de mais convém saber qual o regime do casamento!

eu estou me a referir ao meu pai neste caso especifico.Se bem percebi é tudo o que esteja em nome do meu pai é 25% para a minha madrasta e 75% para os 4 filhos. e Tudo o que está em nome dos dois é 50% para ela e os outros 50% é 25%para ela e os restante 75% para os quatro filhos certo?.Eles casaram á 4 anos e não sei qual a forma do casamento mas á quantas??

pauloaguia
    Se bem percebi é tudo o que esteja em nome do meu pai é 25% para a minha madrasta e 75% para os 4 filhos. e Tudo o que está em nome dos dois é 50% para ela e os outros 50% é 25%para ela e os restante 75% para os quatro filhos certo?
    Certo.
    Eles casaram á 4 anos e não sei qual a forma do casamento mas á quantas??
    É importante saber o regime de bens para saber o que é de cada um. Por exemplo, em comunhão geral de bens é tudo dos dois. Em comunhão de adquiridos só é dos dois o que tiver sido adquirido depois do casamento.

Vejam na certidão de casamento, isso consta lá.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa