Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Guest Rafaela

Crédito Universitário - Pagamento

Recommended Posts

Guest Rafaela

Olá a todos!

Queria pedir ajuda para um esclarecimento.

Fiz um crédito universitário em janeiro de 2011 no santander totta de 4 anos e no valor de  20 000€, para ser pago em 10 anos + 1 ano de carencia. Em janeiro de 2015 inicia o dito ano de carência, em que o valor cobrado ronda os 80€ mensais. Só acabo a licenciatura em Fevereiro de 2015, e pelas minhas contas neste momento só tenho condições de pagar os primeiros dois meses do ano de carência. Não sei quando arranjo um trabalho, e por isso tenho andado com falta de sono a pensar neste assunto.

O que poderá acontecer em Março de 2015 se não tiver possibilidade de pagar a mensalidade? E se esta situação se prolongar até julho ou mais?!!

Obrigada pela atenção.

pauloagsantos

bem o melhor é ler com atenção o contracto de crédito e ver o que lá está, mas assim de repente se não tiveres bens nem ordenado não há nada que o banco possa fazer além de que ir somando juros para serem cobrados um dia quando arranjares emprego.

no entanto se existir nesse crédito algum fiador ele será chamado a pagar as mensalidades. Foste a unica a assinar o contracto ou mais alguém assinou.

ABCD

Fiz um crédito universitário em janeiro de 2011 no santander totta de 4 anos e no valor de  20 000€,

para ser pago em 10 anos + 1 ano de carencia.

Em janeiro de 2015 inicia o dito ano de carência, em que o valor cobrado ronda os 80€ mensais.

acabo a licenciatura em Fevereiro de 2015, e pelas minhas contas neste momento só tenho condições de pagar os primeiros dois meses do ano de carência. Não sei quando arranjo um trabalho, e por isso tenho andado com falta de sono a pensar neste assunto.

O que poderá acontecer em Março de 2015 se não tiver possibilidade de pagar a mensalidade? E se esta situação se prolongar até julho ou mais?!!

Obrigada pela atenção.

Que contas fez quando foi pedir o crédito universitário?

5000€/ano e depois logo se vê?

"Torrou" o capital todo e agora é que se preocupa?

Só viu facilidades no inicio e nem se lembrou da eventualidade de não ter possibilidade de pagar? Ou na possibilidade de não ter "trabalho" no imediato?

Tal como se afigura, admira-me a forma como "geriu" as finanças.

Não lhe foi possível solicitar bolsa?

Se não era bolseira e precisava de capital devia ter algum cuidado, aconselhando-se com familiares, antes de avançar para o crédito...

Podia ter solicitado um período de 6 meses após a conclusão do "curso" exatamente para dar tempo de encontrar trabalho/estágio...

Agora, deverá ler muito bem o contrato e ir informar-se, expondo a situação tal como se afigura atualmente, ao balcão onde efetuou o crédito...

Tiago Pereira

Olá a todos!

Queria pedir ajuda para um esclarecimento.

Fiz um crédito universitário em janeiro de 2011 no santander totta de 4 anos e no valor de  20 000€, para ser pago em 10 anos + 1 ano de carencia. Em janeiro de 2015 inicia o dito ano de carência, em que o valor cobrado ronda os 80€ mensais. Só acabo a licenciatura em Fevereiro de 2015, e pelas minhas contas neste momento só tenho condições de pagar os primeiros dois meses do ano de carência. Não sei quando arranjo um trabalho, e por isso tenho andado com falta de sono a pensar neste assunto.

Obrigada pela atenção.

Depende do tipo de crédito que foi feito, Rafaela. Se foi um produto normal de crédito do banco, começam a cair os procedimentos habituais para incumprimento de crédito como qualquer outro produto.

Se tiver sido ao abrigo do programa de crédito universitário de garantia mútua, caso haja incumprimento do crédito e não existam possibilidades de pagar, o Estado, na pessoa da Lisgarante, Norgarante ou Garval (dependendo da zona), cobre as prestações sempre que não exista emprego e não existam quaisquer rendimentos ou estes sejam inferiores ao valor da prestação mensal.

Funciona um pouco como fiador: se incumprir, quem entra é o Estado. A única questão é que isto só é válido enquanto não tem emprego e, logo que tenha e seja dada indicação no banco (com ordenado regular) ou no Estado (com desccontos feitos para a Segurança Social), regressa o pagamento das prestações, tendo que avisar sempre - e eu repito sempre! - as duas instituições, sempre que tal ocorra.

Guest Tiago
    A 11/02/2015 at 14:14, Tiago Pereira disse:

As prestações pagas pelo Estado abatem o capital em divida com o Banco?

Obrigado

Citação

Depende do tipo de crédito que foi feito, Rafaela. Se foi um produto normal de crédito do banco, começam a cair os procedimentos habituais para incumprimento de crédito como qualquer outro produto.

Se tiver sido ao abrigo do programa de crédito universitário de garantia mútua, caso haja incumprimento do crédito e não existam possibilidades de pagar, o Estado, na pessoa da Lisgarante, Norgarante ou Garval (dependendo da zona), cobre as prestações sempre que não exista emprego e não existam quaisquer rendimentos ou estes sejam inferiores ao valor da prestação mensal.

Funciona um pouco como fiador: se incumprir, quem entra é o Estado. A única questão é que isto só é válido enquanto não tem emprego e, logo que tenha e seja dada indicação no banco (com ordenado regular) ou no Estado (com desccontos feitos para a Segurança Social), regressa o pagamento das prestações, tendo que avisar sempre - e eu repito sempre! - as duas instituições, sempre que tal ocorra.

Guest Clara

Boa Tarde,

alguém me sabe dizer ao fim de quanto tempo prescreve uma dívida de um crédito ao abrigo do programa de crédito universitário de garantia mútua, caso haja incumprimento do crédito e não existam possibilidades de pagar?

Obrigado!

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa