Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• nunoguilhermex

ALOJAMENTO LOCAL

Recommended Posts

nunoguilhermex

Boa tarde,

Emigrei no ano passado e actualmente estou inscrito nas finanças como não residente, pelo que não tenho entregue declaração de IRS por não ter rendimentos em território nacional.

Neste momento estou a adquirir um imóvel que pretendo colocar no mercado de arrendamento como alojamento local em 2015 (para arrendamentos de curta duração a turistas). Informaram-me que esta actividade implica a declaração de inicio de actividade nas finanças.

O inicio de actividade para essa actividade funciona nos mesmos moldes de qualquer outra actividade a recibo verde (categoria B)?

E em relação à segurança social? Caso esse seja o único rendimento que obtenha em Portugal, terei que pagar segurança social em função dos rendimentos obtidos com essa actividade?

Deduzo que terei que começar a entregar declaração de IRS em Portugal apenas com os rendimentos da actividade relativa ao alojamento local, mesmo mantendo a inscrição como não residente.

pauloaguia

Depende do imóvel. Se for um apartamento ou uma pequena casa, provavelmente não precisas de abrir atividade. Deves declarar a tua intenção à câmara (online) e depois declarar os rendimentos no anexo dos rendimentos prediais.

Se for algo mais complexo, passível de encaixar na definição de estabelecimento de hospedagem, com muitos quartos, então aí sim, já a coisa tem de ser um pouco mais formal, com abertura de atividade nas Finanças, etc. E se tens atividade aberta, mais cedo ou mais tarde começas a descontar para a SS, sim...

O melhor é capaz de ser dar uma vista de olhos à legislação sobre alojamento local, que por acaso foi aprovada este ano e entrou em vigor há umas semanas atrás: http://dre.pt/pdf1sdip/2014/08/16600/0457004577.pdf

nunoguilhermex

Vou ler a legislação para tentar ficar mais esclarecido.

Trata-se de um pequeno T0 que seria gerido por uma empresa que presta esse tipo de serviços (mediante o pagamento de uma comissão).

Pelo que percebi, a declaração à câmara municipal já implica a entrega de cópia de declaração de inicio de actividade, pelo que deduzo que o pagamento da segurança social seja um dado adquirido...

O rendimento não deverá ser muito elevado. Terei que fazer contas para perceber se compensa, pois se ganhar 300 euros por mês e tiver que pagar 150 à segurança social talvez não valha a pena

pauloaguia
    Pelo que percebi, a declaração à câmara municipal já implica a entrega de cópia de declaração de inicio de actividade, pelo que deduzo que o pagamento da segurança social seja um dado adquirido...
    Sim, tens razão - não depende da tipologia como eu tinha ficado com a ideia... Está lá prevista na alínea e) do nº 2 do art 6º a obrigatoriedade de abrir atividade.

master-chief

Eu nao percebi...

vais colocar a casa como

alojamento local

ou em forma de

arrendamento de imovel

Se nao me falha a memoria são coisas distintas (pelo menos as finanças veêm assim)

pauloaguia

O nunoguilhermex referiu arrendamento de curta duração para turistas. Isso encaixa na definição de alojamento local.

O arrendamento é de mais longa duração (tipicamente alguns meses, pelo menos).

master-chief

Nuno

tens o regulamento de AL da tua Camara Municipal?

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa