Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• MoraisPedro

Impostos sobre heranças

Recommended Posts

MoraisPedro

Boa tarde,

Tenho a seguinte dúvida: o meu pai é cabeça de casal de um testamento deixado por uma amiga, ou seja, este não tem qualquer grau familiar com a falecida. Neste testamento foi-me deixada uma herança para os meus estudos universitários, de uma quantia ligeiramente elevada. Esta herança encontra-se nos EUA, visto a falecida ter sido residente lá. A minha dúvida é a seguinte: quais são os impostos/taxas implícitas neste tipo de situação? Sendo eu aluno universitário, e tendo o dinheiro para esse mesmo propósito de me ajudar nos pagamento dos meus estudos, tenho direito a algum tipo de isenção?

Saudações

pauloaguia

Não se tratando de herança de cônjuge, ascendentes nem descentes, está sujeita ao imposto sucessório, à taxa de 10%.

MoraisPedro

Essa taxa é sobre a herança ou é uma taxa anual/mensal?

Cumprimentos

pauloaguia

Essa taxa é sobre a herança ou é uma taxa anual/mensal?

A taxa incide sobre a herança. Uma taxa regular de 10%, ao fim de 10 vezes de aplicação da taxa ia-se a herança toda ::)

Vasco Ferreira

Bom dia,

recebendo um Imovel de Herança de valor por ex: 100000, mais uma conta bancaria de valor por ex: 20000, tenho de pagar imposto de selo, e so depois de pagar posso levantar o dinheiro no banco, mas selo o valor elevado do imposto, como posso faço para pagar o imposto do dinheiro que está la no banco?

pauloaguia
    recebendo um Imovel de Herança de valor por ex: 100000, mais uma conta bancaria de valor por ex: 20000, tenho de pagar imposto de selo, e so depois de pagar posso levantar o dinheiro no banco, mas selo o valor elevado do imposto, como posso faço para pagar o imposto do dinheiro que está la no banco?
    Pedindo dinheiro emprestado, diria eu...

O melhor é ir falar com o banco onde está a conta bancária e tentar perceber se há alguma forma de desempatar isso...

Vasco Ferreira
    Pedindo dinheiro emprestado, diria eu...

O melhor é ir falar com o banco onde está a conta bancária e tentar perceber se há alguma forma de desempatar isso...

Obrigado Paulo pela resposta no entanto depois de ter colocado aqui o post verifiquei que ja havia noutro sitio uma situação similar em que a resposta era que sim o banco poderia pagar, no entanto queria ter a certeza de algum com profundo conhecimento antes de falar com o banco.

Obrigado

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa