Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Qual a melhor escolha no mercado liberalizado (Luz e Gás)

paizinho

Recommended Posts

há 12 minutos, TiagoFel disse:

Se não der permissão de partilha na E-Redes eles utilizam um perfil de consumo determinado pela ERSE, não fazem a média do período de faturação.
    Esse perfil da ERSE pode ou não ser vantajoso...

É isso que depreende dos pontos 7.14 e 7.15 do contrato, ou há outros que sejam mais pertinentes?

Screenshot_20230410-171151.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• marcolopes

348

• JRJordao

254

• Gangster

116

• TiagoFel

91

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Simulador atualizado: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1PhbpG35wn4aF4XA-FQHKgowr3iCvEprp/edit (fazer download do Excel) A Galp apresentada é o plano Casa & Estrada (6% desconto na fatur

Análise feita a partir do simulador Excel. Para até 140kWh em 3.45, até 200kWh em 4.60, até 210kWh em 5.75, até 170kWh em 6.90, até 240kWh em 10.45, a tarifa regulada é a mais económica, dev

Se tivermos agora alguma promessa de manutenção de preço em tarifários fixos 0,08€/kWh, pode valer a pena aderir já (este mês). Caso venha a ser "treta", as portas da Luzboa e companhia, bem como do r

Posted Images

há 20 minutos, TiagoFel disse:

Sim.
    Se a instalação tiver um contador inteligente com comunicação de 15 em 15 minutos e consumidor der autorização na área de cliente da E-Redes para a partilha do seu diagrama de cargas com a empresa será faturado tendo em conta esse diagrama de cargas, se não der autorização, será faturado tendo em conta um perfil de consumo definido pela ERSE.
    Na imagem está a formula da LUZiGÁS.
    image.png.375a49cf400805c353718c1e755b064a.png

Se não der permissão de partilha na E-Redes eles utilizam um perfil de consumo determinado pela ERSE, não fazem a média do período de faturação.
    Esse perfil da ERSE pode ou não ser vantajoso...

Basta isto, correcto?

image.thumb.png.c1446a3b723a2106b55a1a71e3dc9ba3.pngimage.thumb.png.049157edf68e210de98ede0df17982c0.png

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, marcolopes disse:

Basta isto, correcto?

Não tenho essa permissão concedida à Luzboa e tenho sido faturado com base em leituras corretas. O mesmo já acontecia antes com a Endesa, e nessa fase ainda nem me tinha registado no balcão e-redes.

image.png.fc5b7ced3fe6aad94a29c0e03af36d5e.png

Suponho que apenas seja necessário para as faturações com base em preços diários/horários. O ecrã para dar acesso indica "Disponibilize o diagrama de carga da instalação ao comercializador.". Não refere leituras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, JRJordao disse:

Não tenho essa permissão concedida à Luzboa e tenho sido faturado com base em leituras corretas. O mesmo já acontecia antes com a Endesa, e nessa fase ainda nem me tinha registado no balcão e-redes.

Suponho que apenas seja necessário para as faturações com base em preços diários/horários. O ecrã para dar acesso indica "Disponibilize o diagrama de carga da instalação ao comercializador.". Não refere leituras.

Eu prefiro que seja feita uma média horária / diária...

Onde está esse ecrã? ("Disponibilize o diagrama de carga da instalação ao comercializador.")

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JRJordao disse:

Quer dizer que no caso da fatura Coopérnico, os 0,068688€/kWh são o resultado de uma média ponderada

(consumo_hora_1 x preço_hora_1 + consumo_hora_2 x preço_hora_2 + ...) / (dias_da_fatura x 24)

?

Pela informação que tenho, sim é a média ponderada.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, marcolopes disse:

Eu prefiro que seja feita uma média horária / diária...

Onde está esse ecrã? ("Disponibilize o diagrama de carga da instalação ao comercializador.")

Pelo que percebi das intervenções anteriores (@TiagoFel), a Luzboa usa sempre o preço médio OMIE. Não vai fazer nada com eses dados a que deste permissão.

O ecrã: https://balcaodigital.e-redes.pt/requests/consents/supplier-load

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, JRJordao disse:

Pelo que percebi das intervenções anteriores (@TiagoFel), a Luzboa usa sempre o preço médio OMIE. Não vai fazer nada com eses dados a que deste permissão.

O ecrã: https://balcaodigital.e-redes.pt/requests/consents/supplier-load

Mau...

1) Essa é a permissão que que dei, que é o acesso a toda a informação do contador...image.png.4656b17ef91c8492a4cf5fb52d40ced5.png

2) Então, mesmo com esta permissão, a Luzboa faz a MÉDIA OMIE?

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, marcolopes disse:

Basta isto, correcto?

image.thumb.png.c1446a3b723a2106b55a1a71e3dc9ba3.pngimage.thumb.png.049157edf68e210de98ede0df17982c0.png

Bastaria isso, mas num comercializador que fature pelo valor horário, o que não é o caso da Luzboa.
    Mas verifique bem se é vantajosa essa troca... no caso da comparação anterior não é vantajosa para o consumidor.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, marcolopes disse:

Mau...

há 1 hora, TiagoFel disse:

Ainda não encontrei nenhum que fature ao valor do dia... a Luzboa é pela média do período de faturação e a Coopérnico e LUZiGÁS é pelo valor da hora.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, TiagoFel disse:

Bastaria isso, mas num comercializador que fature pelo valor horário, o que não é o caso da Luzboa.
    Mas verifique bem se é vantajosa essa troca... no caso da comparação anterior não é vantajosa para o consumidor.

Obrigado a todos! Desisto! :D

Isto seria fantástico para uma "quinta" auto sustentável, onde o consumo para carregamento das baterias seria feito em dias de valor "negativo" por exemplo!

Eu perguntei mais numa óptica de conhecimento de causa. Não vale a pena sobrecarregar os neurónios com este assunto, porque, na prática, para consumo de uma habitação "normal" não haverá grande impacto.

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, TiagoFel disse:

Sim, é o que depreendo do ponto 7.15 e é coerente também com o que me responderam da Coopérnico em janeiro 2023.
    "Caso o cliente tenha contador com possibilidade de registar curvas de carga e dê autorização no site da E-Redes para o comercializador ter acesso ás mesmas a faturação será feita desta forma. Caso contrario há um perfil de consumo que será  a base da faturação."

Agradeço. Vou então questionar, uma vez que na sequencia do email que recebi deles e que aqui anexo, lhes tinha colocado exatamente essa questão e me disseram "calculamos a média do mês", uma vez que na morada em questão o contador instalado é dos antigos

Screenshot_20230410-180513.png

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, megamaster disse:

Agradeço. Vou então questionar, uma vez que na sequencia do email que recebi deles e que aqui anexo, lhes tinha colocado exatamente essa questão e me disseram "calculamos a média do mês", uma vez que na morada em questão o contador instalado é dos antigos

Screenshot_20230410-180513.png

Não deixa de ser uma média do mês... 
    Sendo autorizado o acesso ao diagrama de cargas, fazem a média ponderada com os consumos horários reais...
    Não sendo autorizado o acesso ao diagrama de cargas, ou não existindo o mesmo por ser um contador não inteligente, fazem a média ponderada com um dos perfis determinados... 
    Perfis de consumo de energia elétrica | E-REDES

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, TiagoFel disse:

Não deixa de ser uma média do mês... 
    Sendo autorizado o acesso ao diagrama de cargas, fazem a média ponderada com os consumos horários reais...
    Não sendo autorizado o acesso ao diagrama de cargas, ou não existindo o mesmo por ser um contador não inteligente, fazem a média ponderada com um dos perfis determinados... 
    Perfis de consumo de energia elétrica | E-REDES

Não estou assim tao certo disso.... Se os perfis são atribuídos com base em amostragem de medições obtidas através dos contadores inteligentes numa determinada zona, não vejo como é possível que o façam em zonas onde ainda não instalaram estes contadores. Não julgo ser à toa que me apontaram para os pontos 7.14 e 7.15 para justificar ser uma média do mês, presumindo eu uma média simples, e o 7.15 mencionar a existência de zonas sem perfis atribuídos. Como disse, vou tentar esclarecer junto deles

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De uma pessoa com experiência neste campo, períodos de faturação iguais podem dar origem a preços médios ligeiramente diferentes para consumidores diferentes. Coisas com ciclo horário (semanal vs diário), localização, etc dão ligeiras diferenças. Estar a tentar chegar ao mais ínfimo pormenor dos cálculos é um esforço inglório. O melhor é tomar os valores como indicativos, que o preço final não andará muito longe.

Quanto à questão da média dos preços, na CB Power também sempre se usou a média do preço diário e não do preço horário, haja ou não diagrama de cargas. Se por acaso o período de faturação tiver de ser repartido em 2, então existem duas médias diferentes, uma para cada período.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, Balth89 disse:

Malta sabem se é possivel meter o débito directo da luzboa no cartão Plutus, cujo o IBAN é NL03

Não há qualquer razão para que não o seja...

https://www.bportugal.pt/perguntas-frequentes/260

1. Os débitos diretos são efetuados na Europa de acordo com os mesmos requisitos?

Sim. 

Entre os países da Área Única de Pagamentos em Euros, habitualmente conhecida como SEPA (isto é, Estados-Membros da União Europeia, Andorra, Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega, Reino Unido, San Marino, Suíça e Vaticano), os utilizadores de serviços de pagamento podem efetuar e receber débitos diretos em euros utilizando uma única conta de pagamento e usufruindo das mesmas regras e direitos de que beneficiam em Portugal. Quer isto dizer que a execução de um débito direto entre duas contas domiciliadas em Portugal é em tudo semelhante à realização de um débito direto, por exemplo, entre uma conta em Portugal e outra conta sedeada em França (nomeadamente no que respeita a prazos de execução, datas-valor, custos, comissões e elementos de informação necessários para ordenar débitos diretos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, megamaster disse:

Não estou assim tao certo disso.... Se os perfis são atribuídos com base em amostragem de medições obtidas através dos contadores inteligentes numa determinada zona, não vejo como é possível que o façam em zonas onde ainda não instalaram estes contadores. Não julgo ser à toa que me apontaram para os pontos 7.14 e 7.15 para justificar ser uma média do mês, presumindo eu uma média simples, e o 7.15 mencionar a existência de zonas sem perfis atribuídos. Como disse, vou tentar esclarecer junto deles

Sim, o melhor é mesmo confirmar com a cooperativa.
    A minha interpretação é a que escrevi anteriormente e é concordante com a resposta que recebi em janeiro, mas pode ter mudado algo nestes 3 meses.
    Em ultimo caso chegará a uma conclusão definitiva se o valor do kWh a cobrar na fatura for diferente ou igual ao que seria expectável utilizando a média do período de faturação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Balth89 disse:

Malta sabem se é possivel meter o débito directo da luzboa no cartão Plutus, cujo o IBAN é NL03

Não sei se o Plutus já está preparado para suportar DDs.
    Mas de certeza que não tens cashback ainda 😉

há 34 minutos, marcolopes disse:

Não há qualquer razão para que não o seja...

Há uma boa razão, que é o facto do prestador de serviços que te fornece o IBAN não ter suporte para DDs.
    Não basta arranjar um IBAN SEPA, é preciso que a funcionalidade esteja implementada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, ruicarlov disse:

De uma pessoa com experiência neste campo, períodos de faturação iguais podem dar origem a preços médios ligeiramente diferentes para consumidores diferentes. Coisas com ciclo horário (semanal vs diário), localização, etc dão ligeiras diferenças. Estar a tentar chegar ao mais ínfimo pormenor dos cálculos é um esforço inglório. O melhor é tomar os valores como indicativos, que o preço final não andará muito longe.

Na Luzboa, duas faturas do mesmo período de faturação, ambas com opção horária simples, uma de um Ponto de Entrega em Santarém e outra de um Ponto de Entrega na Guarda, têm o mesmo valor por kWh faturado, e o valor é o que obtenho aplicando a fórmula da Luzboa.

Citação

Quanto à questão da média dos preços, na CB Power também sempre se usou a média do preço diário e não do preço horário, haja ou não diagrama de cargas. Se por acaso o período de faturação tiver de ser repartido em 2, então existem duas médias diferentes, uma para cada período.

No entanto as fórmulas de cálculo da Coopérnico e da LUZiGÁS têm em conta o preço horário e é fácil de verificar que não foi aplicada a média mensal na Coopérnico no exemplo que utilizei na comparação, pois aplicando a fórmula de cálculo da Coopérnico a diferença seria minima comparando com a Luzboa, e a diferença na faturação foi de 50%.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sei que a Coopérnico pode usar a média horária. Mas na maior parte dos casos não é o que acontece, tenha-se ou não a permissão na e-redes. 

Quanto à questão da variabilidade, os valores podem ser diferentes, não têm de ser diferentes. Parece-me que a Luzboa atribui valores fixos a algumas componentes variáveis de forma a terem um valor igual para todos.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/04/2023 às 18:30, megamaster disse:

Já obteve esclarecimento da Coopérnico?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites