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  • FORMAS DE POUPAR

  • Qual a melhor escolha no mercado liberalizado (Luz e Gás)


    paizinho

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    pauloaguia

    Acho que a escolha vai variar em função do consumo de cada um, por isso as melhores opções para um podem não ser para outros. Dá uma vista de olhos aos simuladores no site da ERSE:

    http://www.erse.pt/pt/simuladores/Paginas/Simuladores.aspx

    Quando a DECO apareceu com última campanha, no início do Verão, inscrevi-me. Na componente Gás + Eletricidade ganhou a GoldEnergy com uma oferta que, a meu ver, ultrapassava tudo o que a concorrência tinha na altura (pelo menos que estava nos respetivos sites). Eu já era cliente deles no Gás (porque o protocolo que eles têm com a DECO é, a meu ver, imbatível no gás), decidi seguir em frente e passar a ser cliente de eletricidade também.

    O que eu fiz para fazer essa análise na altura foi ir à página da ERSE, procurar os fornecedores e depois visitar o site de cada um para ver as condições que ofereciam. A maior parte não tem propriamente tarifário, oferece apenas descontos sobre as tarifas reguladas, e faz o tarifário variar com as mesmas; mas também há quem faça descontos sobre o total da fatura ou sobre a parte fixa e mesmo quem, apesar dos descontos maiores, obrigue à contratação de outros serviços - por isso é que é importante ir ao site deles analisar as condições direitinho...

    Dei uma vista de olhos rápida ao site da GoldEnergy e continuam a ter uma boa oferta, mesmo fora daquela campanha da DECO. Mas não comparei o que os outros andam a oferecer agora...

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    Acho que a escolha vai variar em função do consumo de cada um, por isso as melhores opções para um podem não ser para outros. Dá uma vista de olhos aos simuladores no site da ERSE:

    http://www.erse.pt/pt/simuladores/Paginas/Simuladores.aspx

    Quando a DECO apareceu com última campanha, no início do Verão, inscrevi-me. Na componente Gás + Eletricidade ganhou a GoldEnergy com uma oferta que, a meu ver, ultrapassava tudo o que a concorrência tinha na altura (pelo menos que estava nos respetivos sites). Eu já era cliente deles no Gás (porque o protocolo que eles têm com a DECO é, a meu ver, imbatível no gás), decidi seguir em frente e passar a ser cliente de eletricidade também.

    O que eu fiz para fazer essa análise na altura foi ir à página da ERSE, procurar os fornecedores e depois visitar o site de cada um para ver as condições que ofereciam. A maior parte não tem propriamente tarifário, oferece apenas descontos sobre as tarifas reguladas, e faz o tarifário variar com as mesmas; mas também há quem faça descontos sobre o total da fatura ou sobre a parte fixa e mesmo quem, apesar dos descontos maiores, obrigue à contratação de outros serviços - por isso é que é importante ir ao site deles analisar as condições direitinho...

    Dei uma vista de olhos rápida ao site da GoldEnergy e continuam a ter uma boa oferta, mesmo fora daquela campanha da DECO. Mas não comparei o que os outros andam a oferecer agora...

    PauloGuia,

    Obrigado pelo comentário, sim de facto e pela análise que já realizei parece-me ser a melhor escolha. Atualmente apresentam 20% + 20%.

    Nunca teve problemas de faturação? Pergunto isto, pois já li vários problemas nesse sentido.

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    pauloaguia
    Obrigado pelo comentário, sim de facto e pela análise que já realizei parece-me ser a melhor escolha. Atualmente apresentam 20% + 20%.

    Nunca teve problemas de faturação? Pergunto isto, pois já li vários problemas nesse sentido.

    Atenção às percentagens - esses 20% não são sobre a mesma componente da fatura que a maior parte das ofertas da concorrência, não basta comparar valores assim em bruto, tem que ser visto com base na fatura mesmo.

    Até hoje não tive problemas de faturação. Aliás, quando aderi há uns anos atrás, por lapso, indiquei o tarifário errado - indiquei o tarifário normal em vez do tarifário do protocolo da DECO, apesar de ter deixado o meu número de sócio da DECO. Mandei um mail no dia seguinte a corrigir a minha adesão e asseguraram-me que iam tratar o processo como se eu tivesse pedido o tarifário da DECO logo desde o início; veio a fatura direitinha logo desde o primeiro dia.

    Quando à eletricidade ainda não sei - recebi a última fatura da Endesa no mês passado e ainda não recebi nenhuma deles. Mas, por exemplo, ainda não consigo ver os meus dados de cliente de eletricidade; ainda nem sei se vou receber duas faturas ou apenas uma (eu já era cliente de Gás, a adesão à eletricidade só foi feita agora). Estou-lhes a dar um desconto porque entraram no mercado de eletricidade agora e provavelmente ainda há arestas a limar... mas se for caso disso eu chateio-os ;)

    Por curiosidade, que tipo de queixas leste?

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    Atenção às percentagens - esses 20% não são sobre a mesma componente da fatura que a maior parte das ofertas da concorrência, não basta comparar valores assim em bruto, tem que ser visto com base na fatura mesmo.

    Até hoje não tive problemas de faturação. Aliás, quando aderi há uns anos atrás, por lapso, indiquei o tarifário errado - indiquei o tarifário normal em vez do tarifário do protocolo da DECO, apesar de ter deixado o meu número de sócio da DECO. Mandei um mail no dia seguinte a corrigir a minha adesão e asseguraram-me que iam tratar o processo como se eu tivesse pedido o tarifário da DECO logo desde o início; veio a fatura direitinha logo desde o primeiro dia.

    Quando à eletricidade ainda não sei - recebi a última fatura da Endesa no mês passado e ainda não recebi nenhuma deles. Mas, por exemplo, ainda não consigo ver os meus dados de cliente de eletricidade; ainda nem sei se vou receber duas faturas ou apenas uma (eu já era cliente de Gás, a adesão à eletricidade só foi feita agora). Estou-lhes a dar um desconto porque entraram no mercado de eletricidade agora e provavelmente ainda há arestas a limar... mas se for caso disso eu chateio-os ;)

    Por curiosidade, que tipo de queixas leste?

    PauloGuia,

    Sim tenho esse cuidado. Diria que quase todas oferecem X desconto na potencia contratada, ou no termo fixo.

    Quanto às queixas, dê uma vista de olhos no portaldasqueixas existem de vários tipos. É um portal excelente para expor situações pois notifica as entidades reclamadas. Já consegui resolver situações após a publicação da queixa nesse portal.

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    Esse desconto 20% + 20% refere-se apenas ao termo fixo?

    Embora esse número seja impressivo, um desconto de 5% sobre consumos e termo fixo é capaz de ser melhor!...

    Se efetuou as simulações sugeridas aqui: http://www.erse.pt/pt/simuladores/Paginas/Simuladores.aspx

    e obteve essa empresa, então nada como experimentar durante algum tempo para verificar se de facto é melhor que a empresa anterior!...

    Tente fornecer-lhes as leituras dos contadores no período que eles designam para o efeito e depois veja se o factor estimativa se reduz!...

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    Esse desconto 20% + 20% refere-se apenas ao termo fixo?

    Embora esse número seja impressivo, um desconto de 5% sobre consumos e termo fixo é capaz de ser melhor!...

    Se efetuou as simulações sugeridas aqui: http://www.erse.pt/pt/simuladores/Paginas/Simuladores.aspx

    e obteve essa empresa, então nada como experimentar durante algum tempo para verificar se de facto é melhor que a empresa anterior!...

    Tente fornecer-lhes as leituras dos contadores no período que eles designam para o efeito e depois veja se o factor estimativa se reduz!...

    Sim o desconto é apenas no termo fixo.

    Sim um desconto de 5% no total das faturas seria certamente mais vantajoso, mas julgo que não existe. Inicialmente tive essa ideia da EDP, mas depois de verificar era apenas na potencia e termo fixo.

    Vou validar o simulador.

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    ruicarlov

    Não há dúvida que a Gold Energy é imbatível no gás. Para mim então que só uso gás no Inverno (tenho placas solares que me dão para grande parte do ano), o facto de não pagar quase nada de termo fixo (0.60€) é espetacular.

    Já para a electricidade, a minha mãe mudou para eles quando foi a campanha, mas depois de 3 meses continua sem a mudança se ter processado. Já reclamou para lá, mas dizem sempre que ainda está em processamento.

    Eu mudei recentemente para a YLCE. A nível de preços é de longe a mais barata do mercado, mesmo com os descontos todos das outras. A ver como se porta em termos de faturação.

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    Sim o desconto é apenas no termo fixo.

    1. Sim um desconto de 5% no total das faturas seria certamente mais vantajoso, mas julgo que não existe. Inicialmente tive essa ideia da EDP, mas depois de verificar era apenas na potencia e termo fixo.

    Vou validar o simulador.

    1. Por acaso até existe... pelo menos parcialmente, isto é, 5% no gás e 3% na eletricidade: http://www.casatotal-edp.com/?tsource=netaff-idaff-56636&utm_source=netaff&utm_medium=email&utm_campaign=fimtarifas

    Descontos nos termos fixos e consumo, para adesões com débito direto em conta e fatura eletrónica, eletricidade com opção simples e potências a partir de 3,45kVA e gás natural com escalão 1, 2 ou 3. Os descontos não incluem taxas e impostos.

    Como a percentagem maior da fatura está no consumo, um desconto que incida nesta (e também nos termos fixos) diminui o valor total!...

    Os descontos só não incidem nas taxas e impostos, mas isso acontece em qualquer companhia ou serviço!...

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    pauloaguia
    Já para a electricidade, a minha mãe mudou para eles quando foi a campanha, mas depois de 3 meses continua sem a mudança se ter processado. Já reclamou para lá, mas dizem sempre que ainda está em processamento.
    Eu sei que a mudança já se processou porque o meu anterior fornecedor mandou-me a última fatura no mês passado, que terminava a 21 de Setembro, salvo erro (uma fatura de 4 dias :P)

    Como ainda não me cortaram a luz, só posso estar noutro fornecedor :) Mas a verdade é que também ainda não recebi nenhuma fatura da luz da Gold Energy (deve estar para sair a deste mês, vamos a ver se já vem com as duas coisas).

    Mandei-lhes agora mesmo uma mensagem a estranhar o atraso na comunicação por parte deles e a perguntar como posso comunicar as leituras da luz. Vamos a ver quanto levam a responder...

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    Eu sei que a mudança já se processou porque o meu anterior fornecedor mandou-me a última fatura no mês passado, que terminava a 21 de Setembro, salvo erro (uma fatura de 4 dias :P )

    Como ainda não me cortaram a luz, só posso estar noutro fornecedor :) Mas a verdade é que também ainda não recebi nenhuma fatura da luz da Gold Energy (deve estar para sair a deste mês, vamos a ver se já vem com as duas coisas).

    Mandei-lhes agora mesmo uma mensagem a estranhar o atraso na comunicação por parte deles e a perguntar como posso comunicar as leituras da luz. Vamos a ver quanto levam a responder...

    Pauloguia, por lei o processo tem que estar concluído em 60 dias:) (previsto na lei)! Pelo que percebo está com um serviço à borla:P.

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    pauloaguia
    Pauloguia, por lei o processo tem que estar concluído em 60 dias:) (previsto na lei)! Pelo que percebo está com um serviço à borla:P.
    :)

    Eu até acredito que esteve concluído em 60 dias - salvo erro, foi mais ou menos esse o tempo desde o leilão da DECO até à data indicada na última fatura do anterior fornecedor. E, como não me cortaram a luz, já passei para a GoldEnergy, portanto. Agora, eles também têm um prazo para me cobrar. Mas aí, acho que não podem cobrar consumos de há mais de 6 meses - sinceramente espero não ter de esperar tanto... tal como referi na mensagem que lhes mandei, não é agradável ter de pagar um prazo muito grande ao mesmo tempo...

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    Acabei de efetuar mais uns contactos e tudo aponta para que a solução mais vantajosa no caso de se alterar os dois serviços é a GOLDEnergy, porque ficamos isentos da taxa fixa no gás (sensivelmente 5€/mês) e na luz 20% sobre a potencia contratada (Simples) ou 10% em caso de Bi-horário.

    Quem pretenda única e exclusivamente mudar a eletricidade a YLCE é a mais competitiva, pois os valores da potencia e kw/h são inferiores a todas as outras.

    Vou continuar a analise, se alguém estiver também com este processo em mãos, vá dando noticias...

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    :)

    Eu até acredito que esteve concluído em 60 dias - salvo erro, foi mais ou menos esse o tempo desde o leilão da DECO até à data indicada na última fatura do anterior fornecedor. E, como não me cortaram a luz, já passei para a GoldEnergy, portanto. Agora, eles também têm um prazo para me cobrar. Mas aí, acho que não podem cobrar consumos de há mais de 6 meses - sinceramente espero não ter de esperar tanto... tal como referi na mensagem que lhes mandei, não é agradável ter de pagar um prazo muito grande ao mesmo tempo...

    Provavelmente emitem uma fatura única referente ao período em causa (2 ou 3 meses) e devem permitir o pagamento faseado devido ao atraso no processamento!...

    Já a comunicação das leituras, será feita por um funcionário de 2 em 2 meses ou por estimativa. Quando começar a receber as faturas, terá a indicação do período para dar a leitura real... mas não se deve livrar de umas estimativas feitas pela empresa!...

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    Acabei de efetuar mais uns contactos e tudo aponta para que a solução mais vantajosa no caso de se alterar os dois serviços é a GOLDEnergy,

    1. porque ficamos isentos da taxa fixa no gás (sensivelmente 5€/mês) e na luz 20% sobre a potencia contratada (Simples) ou 10% em caso de Bi-horário.

    Quem pretenda única e exclusivamente mudar a eletricidade a YLCE é a mais competitiva, pois os valores da potencia e kw/h são inferiores a todas as outras.

    Vou continuar a analise, se alguém estiver também com este processo em mãos, vá dando noticias...

    1. Essa isenção não será apenas no primeiro mês?

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    pauloaguia

    1. Essa isenção não será apenas no primeiro mês?

    Eu já sou cliente deles há muitos meses e descontam sempre na fatura o valor do termo fixo (2,38€, no meu caso). Mas pago à mesma o acesso às redes e a taxa de ocupação do solo, porque isso são taxas que eles têm de entregar...
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    Eu já sou cliente deles há muitos meses e descontam sempre na fatura o valor do termo fixo (2,38€, no meu caso). Mas pago à mesma o acesso às redes e a taxa de ocupação do solo, porque isso são taxas que eles têm de entregar...

    ...

    Os descontosnão incidem nas taxas e impostos, mas isso acontece em qualquer companhia ou serviço!...

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    ruicarlov

    Acabei de efetuar mais uns contactos e tudo aponta para que a solução mais vantajosa no caso de se alterar os dois serviços é a GOLDEnergy, porque ficamos isentos da taxa fixa no gás (sensivelmente 5€/mês) e na luz 20% sobre a potencia contratada (Simples) ou 10% em caso de Bi-horário.

    Quem pretenda única e exclusivamente mudar a eletricidade a YLCE é a mais competitiva, pois os valores da potencia e kw/h são inferiores a todas as outras.

    Vou continuar a analise, se alguém estiver também com este processo em mãos, vá dando noticias...

    Mesmo que se queira mudar gás+electricidade, penso que continua a sair mais barato passar o gás para uma empresa e electricidade para outra. Os 20% de desconto no termo fixo da electricidade são inferiores à poupança com os preços da YLCE.

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    pauloaguia

    Voltando à questão da GoldEnergy:

    * Enviei mensagem na 6ª feira ao fim do dia, a reconhecer que provavelmente já era cliente deles desde o dia 22 de Setembro (data em que o anterior contrato terminou) e a deixar uma série de questões, nomedamente, sobre quando ia começar a receber as faturas e como comunicar os consumos de eletricidade.

    * Responderam-me na 2ª feira que precisavam do meu NIF para me responder (foi lapso meu, realmente, mas tinham todos os meus outros dados, certamente chegavam lá). Enviei resposta na hora.

    * Hoje recebi um mail a confirmar que o meu contrato está ativo desde dia 22 de Setembro (algo que eu dizia no mail que já sabia) e a não responder a mais nenhuma pergunta. Portanto, respondi novamente, desta vez com um mail muito seco apenas com as perguntas bem enumeradas, para ver se a resposta vem melhor.

    Nem de propósito recebi há uns minutos a primeira fatura, já com eletricidade também (o que é sinal que vou receber só uma para o gás e eletricidade - ainda bem :))

    No entanto:

    * decidiram estimar 160kwh quer para consumo em vazio quer em cheio. Não sei de onde tiraram esse valor mas faz a minha fatura ser bastante superior ao normal.

    * O ponto anterior acabará por corrigir quando for feita uma leitura real... mas, lá está, na fatura só vem o número para emergências do gás, emergências de eletricidade e comunicação de leituras do gás - continuo sem saber como comunicar a leitura da eletricidade.

    * Estão-me a cobrar 2 meses completos de Contribuição Audiovisual e da taxa de exploração DGEG. No entanto, na última fatura do prestador anterior eu paguei 21 dias destas taxas. Ou seja, estou a pagar 21 dias em duplicado.

    * Aparece-me um Desconto de 0,61€ que não faço ideia de onde vem.

    Portanto, ainda nem responderam ao mail anterior e já vão levar com novo mail :P

    Mas sugiro a todos os demais clientes que prestem bem atenção às cobranças das taxas e reclamem, se achar que é caso disso...

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    Voltando à questão da GoldEnergy:

    * Enviei mensagem na 6ª feira ao fim do dia, a reconhecer que provavelmente já era cliente deles desde o dia 22 de Setembro (data em que o anterior contrato terminou) e a deixar uma série de questões, nomedamente, sobre quando ia começar a receber as faturas e como comunicar os consumos de eletricidade.

    * Responderam-me na 2ª feira que precisavam do meu NIF para me responder (foi lapso meu, realmente, mas tinham todos os meus outros dados, certamente chegavam lá). Enviei resposta na hora.

    * Hoje recebi um mail a confirmar que o meu contrato está ativo desde dia 22 de Setembro (algo que eu dizia no mail que já sabia) e a não responder a mais nenhuma pergunta. Portanto, respondi novamente, desta vez com um mail muito seco apenas com as perguntas bem enumeradas, para ver se a resposta vem melhor.

    Nem de propósito recebi há uns minutos a primeira fatura, já com eletricidade também (o que é sinal que vou receber só uma para o gás e eletricidade - ainda bem :) )

    No entanto:

    * decidiram estimar 160kwh quer para consumo em vazio quer em cheio. Não sei de onde tiraram esse valor mas faz a minha fatura ser bastante superior ao normal.

    * O ponto anterior acabará por corrigir quando for feita uma leitura real... mas, lá está, na fatura só vem o número para emergências do gás, emergências de eletricidade e comunicação de leituras do gás - continuo sem saber como comunicar a leitura da eletricidade.

    * Estão-me a cobrar 2 meses completos de Contribuição Audiovisual e da taxa de exploração DGEG. No entanto, na última fatura do prestador anterior eu paguei 21 dias destas taxas. Ou seja, estou a pagar 21 dias em duplicado.

    * Aparece-me um Desconto de 0,61€ que não faço ideia de onde vem.

    Portanto, ainda nem responderam ao mail anterior e já vão levar com novo mail :P

    Mas sugiro a todos os demais clientes que prestem bem atenção às cobranças das taxas e reclamem, se achar que é caso disso...

    Pauloguia, eu bem disse...ia avançar com a mudança, sendo assim vou esperar pelo resultado da sua situação. Obrigado por expor a sua situação...boa sorte e vá dando noticias do tema.

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    Voltando à questão da GoldEnergy:

    * Enviei mensagem na 6ª feira ao fim do dia, a reconhecer que provavelmente já era cliente deles desde o dia 22 de Setembro (data em que o anterior contrato terminou) e a deixar uma série de questões, nomedamente, sobre quando ia começar a receber as faturas e como comunicar os consumos de eletricidade.

    * Responderam-me na 2ª feira que precisavam do meu NIF para me responder (foi lapso meu, realmente, mas tinham todos os meus outros dados, certamente chegavam lá). Enviei resposta na hora.

    * Hoje recebi um mail a confirmar que o meu contrato está ativo desde dia 22 de Setembro (algo que eu dizia no mail que já sabia) e a não responder a mais nenhuma pergunta. Portanto, respondi novamente, desta vez com um mail muito seco apenas com as perguntas bem enumeradas, para ver se a resposta vem melhor.

    Nem de propósito recebi há uns minutos a primeira fatura, já com eletricidade também (o que é sinal que vou receber só uma para o gás e eletricidade - ainda bem :) )

    No entanto:

    * decidiram estimar 160kwh quer para consumo em vazio quer em cheio. Não sei de onde tiraram esse valor mas faz a minha fatura ser bastante superior ao normal.

    * O ponto anterior acabará por corrigir quando for feita uma leitura real... mas, lá está, na fatura só vem o número para emergências do gás, emergências de eletricidade e comunicação de leituras do gás - continuo sem saber como comunicar a leitura da eletricidade.

    * Estão-me a cobrar 2 meses completos de Contribuição Audiovisual e da taxa de exploração DGEG. No entanto, na última fatura do prestador anterior eu paguei 21 dias destas taxas. Ou seja, estou a pagar 21 dias em duplicado.

    * Aparece-me um Desconto de 0,61€ que não faço ideia de onde vem.

    Portanto, ainda nem responderam ao mail anterior e já vão levar com novo mail :P

    Mas sugiro a todos os demais clientes que prestem bem atenção às cobranças das taxas e reclamem, se achar que é caso disso...

    1. Provavelmente emitem uma fatura única referente ao período em causa (2 ou 3 meses) e devem permitir o pagamento faseado devido ao atraso no processamento!...

    Já a comunicação das leituras, será feita por um funcionário de 2 em 2 meses ou por estimativa. Quando começar a receber as faturas, terá a indicação do período para dar a leitura real... mas não se deve livrar de umas estimativas feitas pela empresa!...

    2.

    A goldenergy fatura mensalmente com base em leituras reais e estimadas. O Cliente pode comunicar à goldenergy os seus consumos para que a fatura mensal reflita sempre os valores reais. As leituras devem ser comunicadas nas datas indicadas na fatura.

    Quando não se dispuser nem da leitura real, nem da comunicação do cliente, proceder-se-á à faturação de consumos estimados. Tenha presente que, no mínimo, a goldenergy regista os consumos reais duas vezes por ano.

    Para comunicar a leitura do seu contador pode ligar para o 800 100 072, preferencialmente no período ideal para a comunicação de leituras indicado no verso da sua fatura, ou comunicar por email para leituras@goldenergy.pt

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