Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Qual a melhor escolha no mercado liberalizado (Luz e Gás)

paizinho

Recommended Posts

• 4 weeks later...
    • Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• marcolopes

348

• JRJordao

254

• Gangster

116

• TiagoFel

91

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Simulador atualizado: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1PhbpG35wn4aF4XA-FQHKgowr3iCvEprp/edit (fazer download do Excel) A Galp apresentada é o plano Casa & Estrada (6% desconto na fatur

Análise feita a partir do simulador Excel. Para até 140kWh em 3.45, até 200kWh em 4.60, até 210kWh em 5.75, até 170kWh em 6.90, até 240kWh em 10.45, a tarifa regulada é a mais económica, dev

Se tivermos agora alguma promessa de manutenção de preço em tarifários fixos 0,08€/kWh, pode valer a pena aderir já (este mês). Caso venha a ser "treta", as portas da Luzboa e companhia, bem como do r

Posted Images

Visitante Afonso

Viva,

Como é que estão a calcular o PT - Perdas de Rede de acordo com a regulação em vigor (perfis publicado) (média %)?

Estive a analisar o perfil de perdas para 2023 publicado pela ERSE e existe BT, MT, AT, AT/RT e MAT e em nenhum deles o resultado foi igual ao apresentado em mensagens anteriores.

O que posso estar a fazer mal?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Visitante Afonso disse:

Viva,

Como é que estão a calcular o PT - Perdas de Rede de acordo com a regulação em vigor (perfis publicado) (média %)?

Estive a analisar o perfil de perdas para 2023 publicado pela ERSE e existe BT, MT, AT, AT/RT e MAT e em nenhum deles o resultado foi igual ao apresentado em mensagens anteriores.

O que posso estar a fazer mal?

Obrigado

Está a aplicar a alínea e) do artigo 28º do RARI?
    image.png.b90494a8303dc2f8034cda11a2adadf9.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Afonso
    4 hours ago, TiagoFel said:

Está a aplicar a alínea e) do artigo 28º do RARI?
    image.png.b90494a8303dc2f8034cda11a2adadf9.png

Viva Tiago,

Antes de mais obrigado pela resposta. Mesmo utilizando essa fórmula, estava a comparar com o resultado que o utilizador marcolopes colocou a umas semanas atrás nesta thread em que lhe dava:

(1+PT) = 1,1504 (valor do último prospeto da Luzboa)

Eu estive a analisar os perfis de perdas e está a dar-me 1.147 🤔.

A conta que estou a fazer é primeiro fazer a média do dia 1 de Fevereiro (que foi a data que calcularam o 1.1504) para BT, MT, AT AT/RT e MAT e no fim aplicar a fórmula que seleccionaste aí em cima. Mas deve estar a escapar-me algum passo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/04/2023 às 22:54, Visitante Afonso disse:

Viva Tiago,

Antes de mais obrigado pela resposta. Mesmo utilizando essa fórmula, estava a comparar com o resultado que o utilizador marcolopes colocou a umas semanas atrás nesta thread em que lhe dava:

(1+PT) = 1,1504 (valor do último prospeto da Luzboa)

Eu estive a analisar os perfis de perdas e está a dar-me 1.147 🤔.

A conta que estou a fazer é primeiro fazer a média do dia 1 de Fevereiro (que foi a data que calcularam o 1.1504) para BT, MT, AT AT/RT e MAT e no fim aplicar a fórmula que seleccionaste aí em cima. Mas deve estar a escapar-me algum passo.

Usei o 1,1504 para elaborar a tabela porque era o que estava no prospeto da Luzboa, mas não sei a que período corresponde, não me parece que se deva preocupar muito com ele.
    A mim, a média de todos os valores do ano 2023 origina um (1+PT)=1,158147.
    Veja se obtém o mesmo valor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante hivsat

Boa noite a todos,

Algum motivo para o simulador da ERSE ter retirado o tarifário Luzboa spot das opções?

Fiz pedido de adesão 1-2 dias antes do tarifário ser 'retirado' do site e entretanto ainda não confirmei a adesão por não saber se poderá haver 'gato'...

Agradeço a vossa ajuda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Visitante hivsat disse:

Boa noite a todos,

Algum motivo para o simulador da ERSE ter retirado o tarifário Luzboa spot das opções?

Fiz pedido de adesão 1-2 dias antes do tarifário ser 'retirado' do site e entretanto ainda não confirmei a adesão por não saber se poderá haver 'gato'...

Agradeço a vossa ajuda

O simulador da ERSE nunca esteve bem adaptado para os tarifários indexados. Ainda aparece um ou outro, mas periodicamente é necessário serem alimentados com informação nova, que eles não sabem ver automaticamente. Não estar lá não quer dizer nada. Na cashback-power  (CB Power Energy agora) há tarifas indexadas desde 2019 e nunca apareceu nesse simulador. Por isso até temos nós um simulador no site para comparar com as faturas que se tenham.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Luzboa de vez em quando desaparece do simulador da ERSE. Aconteceu este fim de semana, neste momento já voltou.

Não se passa nada. :)

Acabei de fazer a adesão do meu sogro. Recebeu o contrato com as mesmas condições que eu, que aderi em fevereiro.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, JRJordao disse:

A Luzboa de vez em quando desaparece do simulador da ERSE. Aconteceu este fim de semana, neste momento já voltou.

Não se passa nada. :)

Acabei de fazer a adesão do meu sogro. Recebeu o contrato com as mesmas condições que eu, que aderi em fevereiro.

Eu aderi há umas semanas à coopernico. Será interessante ver como compara com a luzboa

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, megamaster disse:

Eu aderi há umas semanas à coopernico. Será interessante ver como compara com a luzboa

Costuma surgir como ligeiramente mais económica em algumas simulações. Mas tem algumas exigências no acesso, não? Ser sócio/investidor ou algo do género?

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    17 hours ago, TiagoFel said:

Usei o 1,1504 para elaborar a tabela porque era o que estava no prospeto da Luzboa, mas não sei a que período corresponde, não me parece que se deva preocupar muito com ele.
    A mim, a média de todos os valores do ano 2023 origina um (1+PT)=1,158147.
    Veja se obtém o mesmo valor.

Exacto, dá-me o mesmo valor. Mas, já agora, este valor deve ser mensal (período da facturação) e não o anual, certo?

Já agora aproveito e confirmo e em relação ao valor do Factor de Adequação é o mensal que se retira desta spreadsheet?

É que pelo que estou a ver só tem o valor até Fevereiro.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, megamaster disse:

Sim, tem de ser ser membro ou ser convidado a fazer contrato por alguém que já seja. Na pratica ser membro significa pagar 60€, por 3 ações na cooperativa, dinheiro que, que saiba, não dá para reaver, não sendo no entanto uma despesa recorrente.

Tendo-se pago essa espécie de jóia pode-se fazer o numero de contratos que se quiser, em nome da pessoa que aderiu e ainda mais 3 em nome de familiares ou amigos.

Fiz as contas e compensava, especialmente se se for fazer mais que um contrato.

Achas que te vai compensar comparando com a Luzboa sem esse custo de 60€?

Um risco desse investimento inicial é o caso dos tarifários indexados se tornarem caros em breve. Não conto que aconteça, mas é um risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, JRJordao disse:

Achas que te vai compensar comparando com a Luzboa sem esse custo de 60€?

Um risco desse investimento inicial é o caso dos tarifários indexados se tornarem caros em breve. Não conto que aconteça, mas é um risco.

Eu, para mim, fiz já dois contratos e planeio em breve esgotar os 3 extra com familiares, para um total de 5. Tenho portanto 12€ a abater por cada contrato, o que calculei com base em simulações levará pouco mais de 6 meses, comparado com a tarifa da luzboa.

Pode ser que a coisa saia furada, mas mesmo que assim seja ser membro da coopernico não implica ter qualquer contrato ativo, pelo que mesmo que deixe de valer a pena os 60€ já estão lá depositados para quando voltar a ser favorável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém me esclarece uma dúvida que ainda se mantém em relação à facturação dos tarifários indexados (Luzboa, Copernico, etc)

Existe algum comercializador cujo tarifário INDEXADO seja debitado ao valor do DIA? Ou todos optam pela média mensal?

Com isto quero dizer... em algum comercializador deste tipo compensa gastar mais num determinado dia (em que a energia está negativa, por exemplo, que é o caso de hoje, dia 10)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, TiagoFel disse:

Ainda não encontrei nenhum que fature ao valor do dia... a Luzboa é pela média do período de faturação e a Coopérnico e LUZiGÁS é pelo valor da hora.

Pelo valor "da hora"??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, TiagoFel disse:

image.png

Quer dizer que no caso da fatura Coopérnico, os 0,068688€/kWh são o resultado de uma média ponderada

(consumo_hora_1 x preço_hora_1 + consumo_hora_2 x preço_hora_2 + ...) / (dias_da_fatura x 24)

?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, marcolopes disse:

Pelo valor "da hora"??

Sim.
    Se a instalação tiver um contador inteligente com comunicação de 15 em 15 minutos e consumidor der autorização na área de cliente da E-Redes para a partilha do seu diagrama de cargas com a empresa será faturado tendo em conta esse diagrama de cargas, se não der autorização, será faturado tendo em conta um perfil de consumo definido pela ERSE.
    Na imagem está a formula da LUZiGÁS.
    image.png.375a49cf400805c353718c1e755b064a.png

há 5 minutos, megamaster disse:

Não é bem assim... Cabe a cada qual decidir se activa ou não essa permissão na área de cliente da e-redes. Caso a permissão não esteja activa, eles faturam pela media do período de facturação, como faz a luzboa

Se não der permissão de partilha na E-Redes eles utilizam um perfil de consumo determinado pela ERSE, não fazem a média do período de faturação.
    Esse perfil da ERSE pode ou não ser vantajoso...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites