Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Qual a melhor escolha no mercado liberalizado (Luz e Gás)

paizinho

Recommended Posts

há 2 minutos, TiagoFel disse:

Está a comparar preços com TAR de 01/07/2025 com preços sem TAR a partir de 01/01/2026.

Com as TAR 2026, isso dá:
    Potência Contratada: 0,3554 €/dia
    Energia Fora Vazio: 0,1874 €/kWh
    Energia Vazio: 0,1109 €/kWh

Obrigado mestre! :D

A questão é que a GALP anda a enviar tarifários que são completamente díspares uns dos outros... há clientes a receber valores que oscilam muito... e depois quase ninguém sabe fazer as contas (e o EMAIL da GALP não é específico induzindo muita gente em erro como que este sejam os valores finais)

NOTA: nem o apoio ao cliente me soube dar os valores finais!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• marcolopes

348

• JRJordao

254

• Gangster

116

• TiagoFel

91

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Simulador atualizado: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1PhbpG35wn4aF4XA-FQHKgowr3iCvEprp/edit (fazer download do Excel) A Galp apresentada é o plano Casa & Estrada (6% desconto na fatur

Análise feita a partir do simulador Excel. Para até 140kWh em 3.45, até 200kWh em 4.60, até 210kWh em 5.75, até 170kWh em 6.90, até 240kWh em 10.45, a tarifa regulada é a mais económica, dev

Se tivermos agora alguma promessa de manutenção de preço em tarifários fixos 0,08€/kWh, pode valer a pena aderir já (este mês). Caso venha a ser "treta", as portas da Luzboa e companhia, bem como do r

Posted Images

há 2 minutos, marcolopes disse:

Obrigado mestre! :D

A questão é que a GALP anda a enviar tarifários que são completamente díspares uns dos outros... há clientes a receber valores que oscilam muito... e depois quase ninguém sabe fazer as contas (e o EMAIL da GALP não é específico induzindo muita gente em erro como que este sejam os valores finais)

NOTA: nem o apoio ao cliente me soube dar os valores finais!!!

Isso é tipico na Galp... diferentes contratos podem ter preços diferentes e em janeiro podem vir a lançar tarifário completamente diferente dos que enviou aos clientes antigos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, TiagoFel disse:

Isso é tipico na Galp... diferentes contratos podem ter preços diferentes e em janeiro podem vir a lançar tarifário completamente diferente dos que enviou aos clientes antigos.

Certo... mas eles não podem simplesmente avisar neste momento um valor e em Janeiro aplicar outro valor sem aviso prévio!! A não ser que... o tarifário "base" não mexa e simplesmente o que esteja aqui em questão seja a variação da TAR...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Certo... mas eles não podem simplesmente avisar neste momento um valor e em Janeiro aplicar outro valor sem aviso prévio!! A não ser que... o tarifário "base" não mexa e simplesmente o que esteja aqui em questão seja a variação da TAR...

Potência antes das TAR: -0,0013
    Fora Vazio antes das TAR: -0,0001
    Vazio antes das TAR: -0,0001

Para diminuir não me parece que seja preciso avisar com maior antecedência...

Tarifas de Acesso às Redes (TAR) para BTN a partir de 01/01/2026

Esta publicação tem também uma tabela comparativa dos valores das TAR para 2026 e das TAR em dezembro 2025 com as respetivas alterações.

TAR Simples: Aumento de 0,0007 €/kWh (1,17 %)
    TAR Horas de Fora de Vazio: Aumento de 0,0005 €/kWh (0,6 %)
    TAR Horas de Vazio: Aumento de 0,0009 €/kWh (6,04 %)
    TAR Horas de ponta: Redução de 0,0017 €/kWh (-0,69 %)
    TAR Horas cheias: Aumento de 0,0024 €/kWh (6,19 %)
    TAR Horas de vazio: Aumento de 0,0009 €/kWh (6,04 %)

TAR Potência: Aumento médio de 8,26 %

Tarifas e Preços Regulados
    https://www.erse.pt/atividade/regulacao/tarifas-e-precos-eletricidade/#tarifas-e-precos-regulados

Comunicado ERSE
    https://www.erse.pt/media/1u5dhvzl/comunicado_tarifasele_2026.pdf

11 Perguntas & 11 Respostas
    https://www.erse.pt/media/k3tg0ulu/perguntas-respostas_tarifasele_2026.pdf

Quadros de Tarifas Energia Elétrica vigentes a partir de 01 de janeiro de 2026 (ficheiro excel)
    https://www.erse.pt/media/wfziq5t5/s_tarifas_net.xlsx

Pode ser uma imagem de texto
    Pode ser uma imagem de texto

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, TiagoFel disse:

Potência antes das TAR: -0,0013
    Fora Vazio antes das TAR: -0,0001
    Vazio antes das TAR: -0,0001

Para diminuir não me parece que seja preciso avisar com maior antecedência...

No meu caso há AUMENTO!! (de acordo com os valores que me foram comunicados e com os valores finais que me deu!)

Em vigor a partir de 1 de julho de 2025

Sobre os preços finais a seguir indicados, incidirão os descontos associados ao seu contrato.

PREÇOS ELETRICIDADE

Potência Contratada (kVA) - 4,60

Preço final

Termo Fixo (€/dia) - 0.3392

Energia Fora de Vazio (€/kWh) - 0.187

Energia Vazio (€/kWh) - 0.1101

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso há AUMENTO!! (de acordo com os valores que me foram comunicados e com os valores finais que me deu!)

Em vigor a partir de 1 de julho de 2025

Sobre os preços finais a seguir indicados, incidirão os descontos associados ao seu contrato.

PREÇOS ELETRICIDADE

Potência Contratada (kVA) - 4,60

Preço final

Termo Fixo (€/dia) - 0.3392

Energia Fora de Vazio (€/kWh) - 0.187

Energia Vazio (€/kWh) - 0.1101

Para definir se há ou não aumento, é pelo preço do comercializador antes das TAR... e aí há diminuição, não aumento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Que grande confusão!

Hoje tive conhecimento de um "novo" plano GALP COMBINA (como sou cliente NOS, a parceria dá um desconto) mas os preços são RIDÍCULOS!!! https://www.galp.com/pt/energias/pt/combinaimage.png.b89c92aa76c154d7e6dc4f72b32e0eef.png

Consultando o SITE da GALP, vejo que o plano GALP CONTINENTE (com desconto directo em cartão e preços muito mais convidativos) desapareceu!!! Foi descontinuado? Para novos clientes? Vai ser descontinuado para todos?? https://www.galp.com/pt/casa/pt/casa/planos-eletricidade-e-gas

image.png.2e75b5b6f499481dd0aea0001b9ba746.png

EDIT: Afinal os preços são os mesmos entre o GALP combina e o GALP continente (actualizado!) https://www.galp.com/pt/casa/system/files/2025-12/AF_Tabelas_Precos_e_descontos_RESIDENCIAL_09_25.pdf

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito provavelmente o galp continente deixa de existir mas, quem tem esse tarifário ficará com ele até sair dele. Eu ainda ficarei na Iberdrola mais 5 meses, até esgotar os €28 por mês de desconto na fatura.

Editado por Gangster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Gangster disse:

Muito provavelmente o galp continente deixa de existir mas, quem tem esse tarifário ficará com ele até sair dele.

Já está explicado... o GALP Continente (com 10% desconto em cartão sobre os consumos) foi descontinuado! O novo plano GALP COMBINA é "ridículo".

Um cliente que tenha o GALP CONTINENTE deve continuar com o mesmo, até que a GALP aumente os preços desse plano de forma a empurrar os clientes para fora dele! Vamos lá ver... conhecendo a GALP, não lhes compensa manter os clientes num plano que dá 10% de desconto... e não tardará um belo aumento para o plano deixar de compensar...

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Gangster disse:

Não é ridículo se é parceria tem de ser benéfico para todas as partes. Há outras opções até melhores que este tudo depende do caso.

Correcto! Eu interpretei mal o desconto... o desconto (2, 5, 10%) é aplicado nas compras efectuadas no continente. Para quem faz muitas compras, pode ser vantajoso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...