Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Qual a melhor escolha no mercado liberalizado (Luz e Gás)

paizinho

Recommended Posts

• Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• marcolopes

348

• JRJordao

254

• Gangster

116

• TiagoFel

91

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Simulador atualizado: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1PhbpG35wn4aF4XA-FQHKgowr3iCvEprp/edit (fazer download do Excel) A Galp apresentada é o plano Casa & Estrada (6% desconto na fatur

Análise feita a partir do simulador Excel. Para até 140kWh em 3.45, até 200kWh em 4.60, até 210kWh em 5.75, até 170kWh em 6.90, até 240kWh em 10.45, a tarifa regulada é a mais económica, dev

Se tivermos agora alguma promessa de manutenção de preço em tarifários fixos 0,08€/kWh, pode valer a pena aderir já (este mês). Caso venha a ser "treta", as portas da Luzboa e companhia, bem como do r

Posted Images

há 9 horas, Visitante Carlos Alves disse:

Boa tarde. Era importante os mais experientes irem dizendo se ainda compensa o Spot e avisarem quando não for.

Adira a este grupo do facebook... por enquanto vai havendo gente com pachorra para actualizar os preços diariamente!!! 

Preço diário de energia elétrica indexado

https://www.facebook.com/groups/1124638798217415

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Uma pergunta que talvez não faça nenhum sentido, mas que para um leigo como eu gostaria de ver esclarecida.

Como é que os operadores chegam ao valor tarifado para os diversos ciclos horários?

Fala-se tanto que o custo médio está em x ou y em determinado dia, mas como é que obtêm os valores para o Vazio, Super Vazio, Cheio e Pontas?

Obrigado

Editado por pavh_rm
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem está na Luzboa:

- A facturação não é mensal (do primeiro ao último dia do mês?)

- Tendo em conta que o meu contrato tem data de inicio de 24/02, não deveria ter sido emitida factura de 24 a 28 de Fevereiro?

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, marcolopes disse:

- Tendo em conta que o meu contrato tem data de inicio de 24/02, não deveria ter sido emitida factura de 24 a 28 de Fevereiro?

Era mensal (como descreves), mas alteraram no mês passado para o ciclo da e-redes, que deverá iniciar no dia em que o fornecimento originalmente começou. No balcão digital e-redes consegue-se ver essa data.

Citação

Caro(a) Cliente,

Com a crescente integração de redes inteligentes, e as especificidades do modelo de facturação indexado ao OMIE, torna-se necessário adequar as datas de facturação dos consumidores com os ciclos mensais de facturação do Operador da Rede de Distribuição (E-Redes).

Informamos que, a partir desta data, a facturação mensal do seu contrato ocorrerá de forma síncrona com as leituras, ou estimativas de leituras, que nos são comunicadas pela E-Redes.

Isto quer dizer que o contrato será facturado mensalmente na data de ciclo definida pela E-Redes.

Desta forma contamos minimizar (ou mesmo eliminar) as estimativas de consumo da facturação mensal do seu contrato.

E-mail recebido a 13 fevereiro

Editado por JRJordao
    Link
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mega Plusonuno

Eles dizem que sim:

6.2. A facturação é realizada mensalmente, salvo se as partes acordarem
    noutra periodicidade nas condições particulares do presente contrato.
    6.3. Se, no período a que a factura respeita, não tiver havido leitura do
    contador, o consumo para efeitos de faturação será estimado.
    6.4. Os eventuais acertos decorrentes das estimativas serão emitidos na
    primeira facturação emitida após a leitura do contador.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, JRJordao disse:

Era mensal (como descreves), mas alteraram no mês passado para o ciclo da e-redes, que deverá iniciar no dia em que o fornecimento originalmente começou. No balcão digital e-redes consegue-se ver essa data.

E-mail recebido a 13 fevereiro

O meu contador é inteligente... as leituras são diárias...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, marcolopes disse:

O meu contador é inteligente... as leituras são diárias...

É também o meu caso.

Inicialmente fui faturado até 31 janeiro, mas depois desta alteração a fatura seguinte não foi até 28 fevereiro mas até 2 março penso que por ter sido num dia 2 que me instalaram o contador.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, JRJordao disse:

Eu fiz diversas alterações de potência em diversos contratos (tudo contadores inteligentes) e há mais de 2 anos que é tudo feito à distância (no inicio as centrais ainda não estavam equipadas com o equipamento para poder comunicar com os contadores, mas gradualmente foi tudo actualizado)

NOTA: No local de consumo primário, tentei os 3,45kVA mas não valeu a pena! A poupança não vale a pena o esforço de, volta e meia, ter de armar o disjuntor...

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, marcolopes disse:

Eu fiz diversas alterações em diversos contratos (tudo contadores inteligentes) e há mais de 2 anos que é tudo feito à distância (no inicio as centrais ainda não estavam equipadas com o equipamento para poder comunicar com os contadores, mas gradualmente foi tudo actualizado)

O que eu nao sabia era que o contador indica a potência máxima utilizada nos últimos 30 dias, assim permitindo determinar se podemos reduzir a potência contratada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, JRJordao disse:

O que eu nao sabia era que o contador indica a potência máxima utilizada nos últimos 30 dias, assim permitindo determinar se podemos reduzir a potência contratada.

AH! Essa informação nunca consultei... É mesmo no display do contador? A EDP ia lançar um sistema para podermos consultar todos os dados do contador através de uma APP... Mas quando vi que ia ser um serviço pago, deixei de seguir a evolução...

https://www.e-redes.pt/pt-pt/transicao-energetica/redes-do-futuro/acesso-porta-serie-de-comunicacao

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, JRJordao disse:

Sim, é o valor com código 1.6.10.

Em alternativa ou complemento, no balcão digital e-redes consegue-se ver a potência máxima por mês e o consumo em cada período de 15 minutos (frequência de comunicação do contador). Informação muito útil, por exemplo para descobrir o consumo de um dispositivo específico.

Sim. Estou registado desde "sempre" (antes de migrar para E-Redes) e andei muitas vezes com eles ao barulho por causa de informação de moradas erradas, etc. Agora a coisa está "afinada"

Estou a ver que nos últimos 6 meses nunca ultrapassei os 3.3kVA! Ainda assim, não vale a pena andar a mexer mais na potência... no caso da Luzboa, poupo menos de 1 EURO se descer de 4.6 para 3.45! (prefiro poder ligar alguns aparelhos de "grande" consumo ao mesmo tempo sem ter de correr para o disjuntor!)

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, marcolopes disse:

Sim. Estou registado desde "sempre" (antes de migrar para E-Redes) e andei muitas vezes com eles ao barulho por causa de informação de moradas erradas, etc. Agora a coisa está "afinada"

Em | Os meus locais > Dados do local > Consultar dados | poderás ver o dia do teu ciclo, que deverá ser o dia em que fecha a fatura Luzboa.

image.png.7011a5f4a27f9b177196ccecf49c3073.png

Editado por JRJordao
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, marcolopes disse:

Como já referiram, inicialmente eram do primeiro ao último dia do mês, mas os períodos de faturação foram alterados para bater certo com o ciclo de leituras da E-Redes, que pode ser consultado em:
    E-REDES | BALCÃO DIGITAL - Dados técnicos

Editado por TiagoFel
    mais informação
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, JRJordao disse:

Em | Os meus locais > Dados do local > Consultar dados | poderás ver o dia do teu ciclo, que deverá ser o dia em que fecha a fatura Luzboa.

image.thumb.png.f59fdc5f2123b9edc823604fc801db0a.png

Tendo isto em conta, deveria ter recebido uma factura relativa aos dias 24 a 27!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, marcolopes disse:

Tendo isto em conta, deveria ter recebido uma factura relativa aos dias 24 a 27!

Não discordo... mas como eram poucos dias, provavelmente optaram por juntar tudo para o ciclo seguinte.

Faço gestão de 4 contratos na Luzboa:
    a) 1 com o ciclo de leitura em dia 20, contrato iniciado a 12 janeiro
    b) 1 com o ciclo de leitura em dia 20, contrato iniciado a 18 janeiro
    c) 1 com o ciclo de leitura em dia 2, contrato iniciado a 18 janeiro
    d) 1 com o ciclo de leitura em dia 12, contrato iniciado a 20 janeiro

Em:
    a) a faturação foi de 12/01 a 20/02
    b) a faturação foi de 18/01 a 20/02
    c) a faturação foi de 18/01 a 02/03
    d) a faturação foi de 20/01 a 12/02

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, TiagoFel disse:

Não discordo... mas como eram poucos dias, provavelmente optaram por juntar tudo para o ciclo seguinte.

Faço gestão de 4 contratos na Luzboa:
    a) 1 com o ciclo de leitura em dia 20, contrato iniciado a 12 janeiro
    b) 1 com o ciclo de leitura em dia 20, contrato iniciado a 18 janeiro
    c) 1 com o ciclo de leitura em dia 2, contrato iniciado a 18 janeiro
    d) 1 com o ciclo de leitura em dia 12, contrato iniciado a 20 janeiro

Em:
    a) a faturação foi de 12/01 a 20/02
    b) a faturação foi de 18/01 a 20/02
    c) a faturação foi de 18/01 a 02/03
    d) a faturação foi de 20/01 a 12/02

Portanto, com a data inicial do contrato! Lá está...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, marcolopes disse:

Talvez, para evitar uma fatura de tão poucos dias, façam 24 fev a 27 mar.

Se a questão te "incomoda", podes perguntar para apoiocliente@luzboa.pt . Têm-me respondido em 2 dias úteis (média).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites