Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Qual a melhor escolha no mercado liberalizado (Luz e Gás)

paizinho

Recommended Posts

A 01/04/2024 às 23:22, marcolopes disse:

Para quem aderir à GALP, não esqueçam esta promoção de AMIGO! Eu acabei de fazer o contrato e não sabia da promoção!! Agora já tenho um CÓDIGO e vou ter de pedir a rectificação...

https://casa.galp.pt/ajuda/o-que-e-campanha-quem-indica-amigo-e

O que é a campanha “Quem indica, amigo é”?

A campanha “Quem indica, amigo é” permite a atuais clientes do segmento residencial da Galp partilhar um código promocional com familiares e amigos para que beneficiem de um desconto sob a forma de crédito em fatura na adesão a um plano Galp de eletricidade ou eletricidade e gás natural. Por cada amigo ou familiar que aderir recebe até 20€ de desconto na sua fatura (15€ no caso de adesão a contrato de eletricidade ou 20€ no caso de adesão a contrato de eletricidade e gás natural). Por sua vez, os seus amigos ou familiares podem ganhar até 60€ de desconto (30€ no caso de adesão a contrato de eletricidade ou 60€ no caso de adesão a contrato de eletricidade e gás natural).

EDIT: Para quem quiser aderir à GALP e ganhar e ter direito ao desconto de 30 ou 60 euros, aqui fica o meu CÓDIGO: g-1350317228 (deve ser introduzido no formulário de adesão, no ecrã onde é pedido um CÓDIGO PROMOCIONAL)

Bem... CONFIRMADO pelo APOIO telefónico: A CAMPANHA AMIGO É terminou no dia 12! (sem qualquer aviso prévio).

PIOR do que isso, os NOVOS CONTRATOS continuam a permitir a introdução do CÓDIGO do AMIGO, induzindo os consumidores em ERRO! Não sei como é que a GALP vai descalçar esta bota!!!

Além do mais... se terminou sem aviso (é a prerrogativa deles...) porque razão continua a ser publicitada na APP GALP? Porque razão não removeram a informação? Porque razão não colocaram uma "pequena" informação na APP (já nem falo dos canais digitais! REMOVER a PÁGINA da campanha??? Porque não manter a página com a informação CLARA de que foi descontinuada???)

MÁ FÉ!!!!

Estou a ver outro caso para o Tribunal Arbitral! :D

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• marcolopes

348

• JRJordao

254

• Gangster

116

• TiagoFel

91

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Simulador atualizado: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1PhbpG35wn4aF4XA-FQHKgowr3iCvEprp/edit (fazer download do Excel) A Galp apresentada é o plano Casa & Estrada (6% desconto na fatur

Análise feita a partir do simulador Excel. Para até 140kWh em 3.45, até 200kWh em 4.60, até 210kWh em 5.75, até 170kWh em 6.90, até 240kWh em 10.45, a tarifa regulada é a mais económica, dev

Se tivermos agora alguma promessa de manutenção de preço em tarifários fixos 0,08€/kWh, pode valer a pena aderir já (este mês). Caso venha a ser "treta", as portas da Luzboa e companhia, bem como do r

Posted Images

Recebi agora o contrato da GALP!

Estão a ver o "engodo"?

image.png.5e34c7afaaaf1ff264feac548ca3ee5d.png

Agora juntem a validade da oferta às condições de atribuição da campanha de amigo! "4.3. Os Bónus serão atribuídos, ao Atual Cliente e ao Novo Cliente, a partir da terceira fatura emitida após a ativação dos serviços da Galp ao Novo Cliente"

Vamos apostar que, no dia 1/7 a GALP vai aumentar "razoavelmente" os tarifários??? :D

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, marcolopes disse:

Recebi agora o contrato da GALP!

Estão a ver o "engodo"?

image.png.5e34c7afaaaf1ff264feac548ca3ee5d.png

Agora juntem a validade da oferta às condições de atribuição da campanha de amigo! "4.3. Os Bónus serão atribuídos, ao Atual Cliente e ao Novo Cliente, a partir da terceira fatura emitida após a ativação dos serviços da Galp ao Novo Cliente"

Vamos apostar que, no dia 1/5 a GALP vai aumentar "razoavelmente" os tarifários??? :D

Se não for Maio, será em Junho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Gangster disse:

Se não for Maio, será em Junho.

Enganei-me! Já rectifiquei...

queria ter dito "1/7" (mês seguinte ao final do preço "promocional" :D e exactamente o mês em que irão começar a dar os "descontos de AMIGO"!!! 👌

A minha curiosidade é... A GALP tem feito isto a todos os clientes? 3 MESES de validade na oferta de PREÇOS?

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Gangster disse:

Está proposto levar-mos uma "talhada bem grande".

Pode ser uma imagem de palavras-cruzadas e texto

https://observador.pt/2024/04/17/baixos-precos-no-mercado-eletrico-levam-regulador-a-subir-tarifas-de-acesso-as-redes-mas-impacto-na-fatura-da-luz-e-residual/

"Para compensar preços baixos no mercado grossista de eletricidade, regulador vai subir tarifas de acesso em junho. Impacto no mercado regulado é residual, mas trava descidas maiores na fatura da luz."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É impressão minha ou as TAR vão praticamente duplicar (eram 0,0365€/kWh e agora vão aumentar 0,0356€/kWh)?

Se assim for, para quem está no indexado, paga logo 0.0721€/kWh de TAR mais o preço da energia.

Quanto às ofertas não indexadas, normalmente nas condições contratuais referem que as alterações nas TAR implicam uma alteração nas tarifas ao cliente. 

Sabem que comercializadores vão subir os preços finais e quais vão manter?

E tudo isto porque:

«Esta revisão extraordinária surge da necessidade de compensar um desvio desses custos no valor de 945 milhões de euros face ao previsto no final do ano passado. Esse desvio resulta do custo da produção que tem contratos de remuneração garantida — sobretudo parques eólicos — face ao preço do mercado. Estes custos são suportados nas tarifas de acesso pagas por todos os consumidores de eletricidade, mas representam uma parte da fatura.»

Ou seja, de que vale aumentar a oferta de energias renováveis se a remuneração é garantida e os consumidores é que têm que compensar pela diminuição do custo da energia?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque energia renovável é mais do que preço, são menores emissões de CO2 , e esses pagam-se também, tanto na carteira como na saúde (juntamente com outros gases). Além disso, o bolo maior das remunerações garantidas diz respeito aos projectos mais antigos, que eventualmente terão o fim desses rendimentos garantidos. Quanto mais recente for o projecto, menos onerosa é a fatura para os CIEG.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Helder Ribeiro disse:

É impressão minha ou as TAR vão praticamente duplicar (eram 0,0365€/kWh e agora vão aumentar 0,0356€/kWh)?

Se assim for, para quem está no indexado, paga logo 0.0721€/kWh de TAR mais o preço da energia.

Quanto às ofertas não indexadas, normalmente nas condições contratuais referem que as alterações nas TAR implicam uma alteração nas tarifas ao cliente. 

E tudo isto porque:

«Esta revisão extraordinária surge da necessidade de compensar um desvio desses custos no valor de 945 milhões de euros face ao previsto no final do ano passado. Esse desvio resulta do custo da produção que tem contratos de remuneração garantida — sobretudo parques eólicos — face ao preço do mercado. Estes custos são suportados nas tarifas de acesso pagas por todos os consumidores de eletricidade, mas representam uma parte da fatura.»

Ou seja, de que vale aumentar a oferta de energias renováveis se a remuneração é garantida e os consumidores é que têm que compensar pela diminuição do custo da energia?

Isto tudo me está a passar ao "lado"... mas sinceramente não entendo como é que no mercado "regulado" o aumento vai ser RESIDUAL! 😕

Geralmente espero para ver... estes reguladores escrevem, escrevem, escrevem... As fórmulas da treta pouco interesse têm para o consumidor final. Vejamos mas é os preços...

Agora entendo a razão da GALP só garantir os tarifários 3 meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Helder Ribeiro disse:

E tudo isto porque:

Estes contratos são feitos com rendimentos previsíveis nós primeiros anos (ou década(s)) para conseguirem atrair o investimento e a manutenção da infraestrutura.

Por norma com o tempo uma maior percentagem do contrato rende com base nos preços do mercado à medida que a parte contratualizada vai diminuindo 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caríssimos... o IVA da energia e potência estão correctos??? (já nem falo dos descontos, que é assunto que está a ser discutido em sede própria)

O IVA não deveria ser 6%? Estarão a debitar o IVA erradamente a TODOS os consumidores??

image.png.2ef852004e45bd13cc6186dca940166b.png

https://www.erse.pt/media/yodok3zt/ersexplica_aplicação-do-iva.pdf

image.png.5c93949bb299a16d81b2885d4066179c.png

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, ruicarlov disse:

Na potência o IVA está certo. Nalgumas empresas como essa eles mostram primeiro o total da potência a 23%, depois retiram a parte da TAR da potência (0,0428€/dia a 23%) e faturam-na depois a 6%.

Claro que o mais simples é por logo uma linha para a TAR das redes e outra para a margem sobre a potência, tipo isto.

1-15kva.png

Mas a Iberdrola não é a única a fazer dessa forma arrevesada, sabe-se lá porquê. 

Quanto à energia em si, é claramente um erro. O exemplo que tenho à mão neste momento é de consumo com potência 2,3kVA, e vê-se claramente o IVA a 6%, logo 23% é erro, sem sombra de dúvida.

2-3kva.png

Ok! Erro meu no que toca à potência...

Obrigado pelo esclarecimento.

Na energia está provado que estão a cobrar IVA a 23% nos primeiros 100KWh quando deveriam estar a cobrar a 6%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também tenho alguma dificuldade em percebr as faturas da Iberdrola (vá para ser honesto ainda não consegui acertar as minhas contas com as deles ao cêntimo...).

Mas repara que, apesar de na última coluna estar sempre referido 23% de IVA, no separador taxas e impostos foram cobrados 0,00€ de IVA a 23%, e tem duas parcelas de IVA reduzido a 6%.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, mariot disse:

Eu também tenho alguma dificuldade em percebr as faturas da Iberdrola (vá para ser honesto ainda não consegui acertar as minhas contas com as deles ao cêntimo...).

Mas repara que, apesar de na última coluna estar sempre referido 23% de IVA, no separador taxas e impostos foram cobrados 0,00€ de IVA a 23%, e tem duas parcelas de IVA reduzido a 6%.

Tens razão... agora olhando melhor para a factura, efectivamente no "resumo de IVA" parece estar tudo correcto...

Deveria ter analisado com mais atenção.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na segunda factura o DESCONTO relativo à campanha de adesão já foi maior... eu gostava realmente de entender as cabecinhas pensadoras da Iberdrola no que toca à aplicação do desconto! (veremos o que dizem ao Tribunal Arbitral...)

Primeira factura...

image.png.d08d33f7a88cf56169d024ef58f595ff.png

Segunda factura...

image.png.a307efd534dd4adba32bfbb8b925c3de.png

image.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@marcolopes

Poderá ter a ver com esta fatura apanhar um maior período de consumo, devido aos acertos.

@Adriano Ramos Ter apenas em atenção que as linhas de baixo representam tarifários indexados, e que preços passados não são garantias de preços futuros, ainda que o mercado esteja de facto a favorecer os indexados de momento.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites