Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Qual a melhor escolha no mercado liberalizado (Luz e Gás)

paizinho

Recommended Posts

• Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• marcolopes

348

• JRJordao

254

• Gangster

116

• TiagoFel

91

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Simulador atualizado: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1PhbpG35wn4aF4XA-FQHKgowr3iCvEprp/edit (fazer download do Excel) A Galp apresentada é o plano Casa & Estrada (6% desconto na fatur

Análise feita a partir do simulador Excel. Para até 140kWh em 3.45, até 200kWh em 4.60, até 210kWh em 5.75, até 170kWh em 6.90, até 240kWh em 10.45, a tarifa regulada é a mais económica, dev

Se tivermos agora alguma promessa de manutenção de preço em tarifários fixos 0,08€/kWh, pode valer a pena aderir já (este mês). Caso venha a ser "treta", as portas da Luzboa e companhia, bem como do r

Posted Images

Quem quiser fazer as contas, tem aqui o raciocínio de um participante no blogue do Contas Poupança: https://contaspoupanca.pt/2023/01/11/eletricidade-a-edp-comercial-baixou-o-preco-do-kwh-compensa/

NOTA (minha): É uma pena que não exista uma ferramenta disponibilizada pelos comercializadores / ERSE / etc para efectuar os cálculos do mercado INDEXADO automaticamente!

Tiago no 1 de fevereiro de 2023 a partir do 3:58 pm

Vou aqui demonstrar os meus cálculos para 1 kWh, com base no valor médio mensal do OMIE de janeiro 2023.

PMD = 69,35 €/MWh = 0,06935 €/kWh
    Desvios + SAJ = 0.004 €/kWh
    CG = 0.005 €/kWh
    (1+PT) = 1,1504 (valor do último prospeto da Luzboa)
    FA = 1,02 (divulgado pela Luzboa)

CE = [ER x PFC x (1+PT)] x FA + (ER x CG) + (ER x TEPAi)

Sendo que PFC = PMD + Desvios + SAJ
    PFC = 0,06935 + 0,004 = 0,07335 €/kWh

CE = [1 x 0,07335€x 1,1504] x 1,02 + (1 x 0,005€) + (1 x -0,0958€)
    CE = 0,0861 + 0,005 – 0,0958 = -0,00473 €/kWh

Isto sem mecanismo de ajustamento MIBEL, que deverá ficar, também pelos meus cálculos, abaixo dos 0,002€/kWh.

https://luzboa.pt/wp-content/uploads/2020/12/LUZBOA-SPOT-BTN_2021_APRESENTACAO-PRODUTO.pdf

CE = Custo da energia (€/kWh)
    ER = Energia medida/estimada no registador no período horário(kWh)
    PFC = Preço médio final para consumidores (€/kWh)
    calculado mediante a seguinte fórmula:
    PFM = PMD + Desvios + SAJ
    Onde:
    PMD: O preço horário médio mensal, no período, do mercado diário publicado
    pelo operador do mercado ibérico de electricidade (OMIE).
    Desvios: Desvios de energia reportados.
    SAJ: Serviços do Operador de Sistema.
    FA = Factor de Adequação ORD (2%)
    PT = Perdas de Rede de acordo com a regulação em vigor (perfis publicado) (média %).
    CG = Custos de Gestão (€/kWh)
    TEPAi: Custos de acesso às redes regulados pela ERSE

Tarifa de acesso às redes: https://www.erse.pt/media/vueeumz4/tarifas-e-pre%C3%A7os-2023.pdf

Ficheiro histórico de preços diários: https://www.dgeg.gov.pt/pt/estatistica/energia/mecanismo-iberico

Desde que a média mensal fique abaixo dos 200€/MWh, o preço será mais barato do que a generalidade do mercado liberalizado / regulado.

Editado por marcolopes
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, JRJordao disse:

Como alternativa de preguiçoso a essas contas todas, podem simplesmente ir mantendo o somatório do valor comparativo com a tarifa regulada que vem em cada fatura.

Não permite prever o futuro ou evitar a próxima fatura cara, mas como o ruicarlov mencionou não é por 1 ou 2 faturas mais caras que deixa logo de valer a pena estar em indexado.

Para mim, o mais importante é a soma desses valores comparativos. Quando atingir 0€ ou algum outro valor que se considere o limite, está na altura de mudar para o regulado.

Não me lembrei / não raciocinei sobre essa informação que vem nas facturas...

Boa dica!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/02/2023 às 16:19, marcolopes disse:

NOTA (minha): É uma pena que não exista uma ferramenta disponibilizada pelos comercializadores / ERSE / etc para efectuar os cálculos do mercado INDEXADO automaticamente!

Pois não há... a Luzboa diz que daqui a uns tempos vai lançar algo para simular!

A ERSE não é expectável que disponibilize tal coisa.

Tiago

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, marcolopes disse:

Obrigado!

A TEPAi deverá manter o valor durante todo o ano de 2023, correcto? (devido à injecção do governo para reduzir o custo de acesso às redes)

Penso que a ERSE pode fazer alterações trimestralmente, a próxima data de possível revisão será a 15 de março, com efeitos a 1 de abril.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, TiagoFel disse:

Penso que a ERSE pode fazer alterações trimestralmente, a próxima data de possível revisão será a 15 de março, com efeitos a 1 de abril.

humm, eu mudei para o indexado ontem depois de ter lido este comunicado da ERSE: https://www.erse.pt/media/ucnifcnb/comunicado_tarifas-ee-2023-decisao.pdf

As tarifas de Acesso às Redes são fixadas pela ERSE para vigorarem entre 1 de janeiro e 31 de
    dezembro. Esta circunstância justifica que os comercializadores revejam normalmente os seus
    tarifários no mês de janeiro de cada ano.

Ou seja, contei que esta "variável" não seja alterada este ano!...

Estou errado?

Editado por marcolopes
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, marcolopes disse:

humm, eu mudei para o indexado ontem depois de ter lido este comunicado da ERSE: https://www.erse.pt/media/ucnifcnb/comunicado_tarifas-ee-2023-decisao.pdf

As tarifas de Acesso às Redes são fixadas pela ERSE para vigorarem entre 1 de janeiro e 31 de
    dezembro. Esta circunstância justifica que os comercializadores revejam normalmente os seus

Estou errado?

No contexto económico, social e bélico atual, um ano é uma eternidade.
    Ninguém consegue fixar nada a 1 ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, andre611 disse:

No contexto económico, social e bélico atual, um ano é uma eternidade.
    Ninguém consegue fixar nada a 1 ano.

O comunicado parece-me "claro"... não existem aqui excepções de "revisão" a outros prazos que não e 1 ano...

Fala-se de 2023, fala-se no contexto económico, e é devido a esse contexto que as tarifas foram decididas como estão!

Mas... entendo o que dizem... O governo tanto pode dar como tirar...

EDITForam mobilizados 4,5 mil milhões de euros para mitigar o preço da eletricidade. O impacto desta decisão traduz-se numa redução inédita das tarifas de acesso às redes, que em 2023 passarão a ser negativas para todos os níveis de consumo. O que significa que, no próximo ano, os consumidores serão pagos pela utilização das infraestruturas da energiahttps://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=o-que-muda-na-fatura-da-energia-em-2023

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, marcolopes disse:

Estou errado?

Estou a contar que não mudem, mas vou estando atento...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, TiagoFel disse:

Estou a contar que não mudem, mas vou estando atento...

Obrigado Tiago!

Acabei por falar com a ERSE há pouco, e está confirmado que existe revisão trimestral (já habitual).

Disseram-me que essa variação trimestral (valores) está disponibilizada no site, mas não encontro!

Editado por marcolopes
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, marcolopes disse:

Obrigado Tiago!

Acabei por falar com a ERSE há pouco, e está confirmado que existe revisão trimestral (já habitual).

Disseram-me que essa variação trimestral (valores) está disponibilizada no site, mas não encontro!

Eu sabia que havia a possibilidade reverem trimestralmente... a 15 de março se verá o que fazem.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, marcolopes disse:

Estou errado?

Mesmo que seja alterado é indiferente, já que todos os comercializadores refletem imediatamente os aumentos das TAR nas faturas. Ou seja, vamos imaginar que os tipos marimbam-se nisto e sobem as TAR 4 cêntimos. TODOS os tarifários sobem 4 cêntimos, seja fixo ou indexado. Logo a TAR não influencia se a indexada é vantajosa ou não, é o preço da energia dos outros comercializadores vs o preço de mercado que vai ditar qual é mais barato.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, ruicarlov disse:

Mesmo que seja alterado é indiferente, já que todos os comercializadores refletem imediatamente os aumentos das TAR nas faturas. Ou seja, vamos imaginar que os tipos marimbam-se nisto e sobem as TAR 4 cêntimos. TODOS os tarifários sobem 4 cêntimos, seja fixo ou indexado. Logo a TAR não influencia se a indexada é vantajosa ou não, é o preço da energia dos outros comercializadores vs o preço de mercado que vai ditar qual é mais barato.

É mesmo assim?? Então os comercializadores não estão a ganhar boas margens com as tarifas negativas? Eu não sei exactamente quando é que toda a gente comprou a energia, mas assim superficialmente, o que me parece que está a acontecer (como aconteceu com o IVA em espanha e até em produtos em Portugal) é as empresas absorverem de imediato as margens de poupança que deveriam ser atribuidos ao consumidor (convertendo-as em margens de lucro!)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Poderão haver algumas que estão, mas muitas não. O que já se vinha observando ainda antes do final do ano é que várias comercializadoras estavam gradualmente a aumentar os preços. Existir a tarifa regulada serviu como travão de grande aumento de preços, mas a certo ponto algumas simplesmente deixaram de tentar competir com a tarifa regulada, pois não seria viável, como é o caso da Galp. Os preço médio de mercado em 2022 foi em redor dos 160€/MWh. Começámos o ano com uma TAR de quase 4 cêntimos. Ter uma tarifa simples de 0,15€/kWh significa 110€/MWh de energia+estrutra comercial. Tirando ainda a parte das perdas e a margem comercial o preço de energia subjacente a este tarifário vai estar bem por baixo dos 100€. Ora isto seria sustentável no curto prazo, mas os preços superiores a 100€/MWh já vinham desde Agosto de 2021. Seria praticamente impossível garantir todo o fornecimento de energia a todos os clientes com energia comprada a preços tão bons. Até a EDP, devido à falta de água no ano passado, foi obrigada a ir ao mercado diário para compensar o que estava abaixo do planeado e foram vários milhões de prejuízo nos primeiros meses de 2022.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

E alguém sabe se existe alguma forma simples de se ir obtendo um valor para o custo do mecanismo Mibel que se poderá esperar na fatura?

(Estava a pensar se a média da coluna custo médio diário do ajuste na página da dgeg seria aproximado)

Cumprimentos 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    45 minutes ago, joost said:

Boa tarde,

E alguém sabe se existe alguma forma simples de se ir obtendo um valor para o custo do mecanismo Mibel que se poderá esperar na fatura?

(Estava a pensar se a média da coluna custo médio diário do ajuste na página da dgeg seria aproximado)

Cumprimentos 

https://www.omie.es/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 56 minutos, joost disse:

Boa tarde,

Cumprimentos

Olá.

Com certeza que há.
    Neste site, pode ver o "Custo médio diário do ajuste".
    Depois em baixo, tem o "Ficheiro com histórico diário (xls)", que pode descarregar, e aplicar a média dos últimos 30 (31? nunca sei), e obtém o valor mais ou menos exacto.
    Creio que são valores sem IVA, pelo que tem que ajustar o resultado.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Entretanto só confirmei a adesão à LUZBOA hoje! 😕

Enviam um email com o título "contrato"... gravei o contrato e não olhei sequer para a necessidade de CONFIRMAR a adesão através do LINK constante nesse mesmo email! (nem contava com essa necessidade)

A LUZBOA entretanto também não me contactou sequer.

Enfim... lá foram 15 dias ao ar...

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites